Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

110 ou 220 volts


inacio98

Posts recomendados

Fala brother.....

Na verdade não existe vantegem nenhuma na minha opinião. Se esta se referidno ao consumo, é o mesmo pois se a tensão for menor 110 volts por exemplo a corrente é maior compensando assim 220 volts.

Com relação a choque elétrico, sem sobra de duvidas a 110 volts é a mais perigosa, pois alem da corrente ser maior, você fica grudado do fio, diferentemente da tensão 220, aonde na maioria das vezes você é arremessado para longe.

Abraço e cuidado....

:D:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a principal vantagem é sobre a corrente, que em 220V ela é menor, o que faz com que se utilize fios mais finos do que em 110V. quanto a potencia vai ser a mesma nas duas.

quanto ao choque nem sempre 220V te "joga pra longe" o choque vai depender de como você leva ele, por quais regiões do seu corpo a corrente vai passar.

um conselho: não tome choque em nemhuma das tensoes, experiencia propria.

já levei choque tanto de 220V quanto de 110V e para mim o 220v foi muito pior, a condiçao em que levei o choque foi quase a mesma, descalço no cimento. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rede 110Vac vai ter o dobro da corrente para um mesmo tipo de equipamento, porque a potência é mantida, para ter a mesma potencia em 110Vac é preciso o dobro da corrente.

Em caso de choque, a resistência do corpo seria fixa e a corrente que passaria pelo corpo seria a metade do que na rede 220Vac, logo,o choque é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a vantagem de um rede 220v é que a espessura do fio é menor do que uma de 110v para equipamentos de mesma potencia já que "P=IxU"

e esse negocio 110v gruda e 220v joga a pessoa não tem nada a ver depende da cituaçao :tantan:

e o choque em 220v a corrente é maior "U=RxI" :ahh:

tem um negocio sobre isso em http://www.cfaraujo.eng.br/choque.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto maior a tensão, mais fácil sera de condusi-la e ser trabalhada, pois a corrente diminui tornando o custo mais baixo para a rede de transmisão, por esse motivo saem os 300 mil volts das hidreletricas, na diferença dos 220v e 110v acho que não teve ser estão grande a diferença de aproveitamento, deve ter algo relacionado a regiao também

quanto ao xoque dizem que é o 110v pois a corrente é inferior(xoke mais fraco),

porém isso ocasiona que a pessoa não leva um tranko suficiente para libera-la do da proeza desastroza

já levei xoque em um aparelho de cerca eletrica que joguei um alicate pela janela da casa onde eu estava sem perceber, hehehe, é muito rápido o tranko, mas não é nada bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mata não é a tensão mas sim a corrente que passara pelo seu corpo.

por EX: uma tensão de 1000V e uma corrente de 10mA é bem menos perigosa do que uma tensão de 220V e uma corrente de 200mA.

a pele até isola uma certa tensão por EX uma pilha (1,5V) (faz com que nos nem sentimos nada)

Geralmente tensoes acima de 50V se tornam perigosas, pois ai começa a passar mais corrente pelo noso corpo e sentimos o XOKE :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e assim q funciona.

numa toma da 110v você tem 1 fase q passa 110v e um neutro.

já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?

a intensidade da corrente(corrente) e menor porque você tem duas fontes de força.

em qualque lugar você pode ter rede 220v(isso não e questao de regiao)

basta pedir a mudança da sua rede para bifasica (ai você monta a rede de sua casa usando as duas fases em toda a insatalaçao,ao contrario doq a maioria faz q e aproveitar uma fase em uma parte da casa e uma parte na outra).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e assim q funciona.

numa toma da 110v você tem 1 fase q passa 110v e um neutro.

já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?

a intensidade da corrente(corrente) e menor porque você tem duas fontes de força.

não é assim que funciona amigo, tensão é uma diferença de potencial,

é uma medida relatita e não absoluta como você diz,

um fiu não tem 110V, isso na verdade é relativo a um outro potencial,

esse seu fiu pode ser -12V em relaçao a um potencial, e +600.000V a um outro potencial

quanto a corrente, isso depente do circuito consumidor que exige um determinado fuxo de eletrons(A)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE(marquimvfs @ 05 de maio de 2006, 20:48)

"e assim q funciona.

numa toma da 110v você tem 1 fase q passa 110v e um neutro.

já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?"

Lamento discordar mas esta afirmação não esta totalmente completa:

F= Fase ; N=Neutro

Existem regiões em que entre a F e o N se tem 110V, nessa regiao entre duas F se tem 220V.

E Existem regiões em que entre F e o N se tem 220V, nessa regiao entre duas F se tem 380V

quanto a isso:

"já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?

a intensidade da corrente(corrente) e menor porque você tem duas fontes de força."

não esta correto afirmar que 110V +110V = 220V (numa tomada) o que ocorre é que existe uma diferença de potencial entre as fases que é de 220V.

Se entre fase e neutro a diferença de potencial é 110V a corrente é menor do que uma diferença de potencial 220V. e esta corrente menor causa um xoke mais fraco.

diferença de potencial é outra forma de expressar tensão elétrica

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, galera. Eu quero primeiramente agradecer a todos que responderam meu questionamento. Viajei esta semana e não pude entrar pra responder de imeditado. Mas já tive algumas conclusões, me corrijam se estiver errado. Quanto ao choque me parece que na verdade ele é maior em 220V e não em 110V, pois se nosso corpo for considerado como uma resistência e levarmos em conta a lei de ohm, que diz que I = E/R, com E=220V teremos uma corrente maior circulando pelo nosso corpo no caso de choque, certo? Quanto às vantagens de se utilizar uma ou outra tensão, a tensão de 220V permite economia para instalação da rede por permitr uso de fios mais finos. Estive pensando na questão do consumo. Segundo o marquimvfs, o consumo é menor em 220V. A questão da diferença de potencial entre as fases também é muito interessante, porque eu também tinha a ideia de que "em 110v você tem 1 fase q passa 110v e um neutro.

já na tomada 220v os dois pinos sao fase (1 fase 110v + 1 fase 110v =220v) sacou?

a intensidade da corrente(corrente) e menor porque você tem duas fontes de força.

em qualque lugar você pode ter rede 220v(isso não e questao de regiao)

basta pedir a mudança da sua rede para bifasica (ai você monta a rede de sua casa usando as duas fases em toda a insatalaçao,ao contrario doq a maioria faz q e aproveitar uma fase em uma parte da casa e uma parte na outra)." e pelo que vejo o que há na verdade é uma ddp entre F e N. Eu gostaria de receber opiniões sobre essas questões. Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce esta certo inacio98, o choque é maior em 220V, e a unica vantagem de se optar por uma rede de 220V é a redução de corrente.

onde se optem 220V através de F + N até se usa mais fases em uma residencia, mas é so na questao de dividir a carga da residencia.

pois a tensão de 380V só é usada em industrias (motores grandes etc...)

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:blink::wacko:

eNTÃO...

SE A tensão 220, TEM MENOS CORRENTE que a 110, porque 220 é mais forte?

foi o que disse o cara aí em cima...

isso vai depender do que estiver no circuito consumidor, por exemplo um aparelho de 1000W:

A = 1000w/220v = 4,5A (um aparelho de 1000W em 220v)

A = 1000w/110v = 9A (o mesmo aparelho de 1000W em 110v dobrou a corrente)

isso acontece que para um determinada "carga" fazer o mesmo serviço, a potencia final tem que ser a mesmo,

então se você tirar na tensão, tera que diminuir a resistencia e aumentar a corrente neste caso, afim de manter o circuito em equilibrio, mantendo uma mesma potencia

agora quanto ao corpo suponhamos qeu o corpo tenha um resistencia de 10M ohns

A = 220v/10000 = 0,022A (xoke de 22mA em 220V)

A = 110v/10000 = 0,011A (xoke de 11mA em 110V)

formulas:

P=AxV

V=A.R

espero ter esclarecido, mas qualquer coisa poste a nova duvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quase tudo já foi falado, mas não esclareceu a questão do amigo!

O problema do choque:

Vamos entender uma coisa.....quem mata não é a TENSÃO e sim, a corrente! Não lembro agora, a intensidade de corrente que é suficiente para matar uma pessoa, mas explico o processo. Vejamos a questão do 110V e 220V.

Precisamos deixar claro que a corrente que circulará pelo corpo dependerá da resistência oferecida pela pele ou seja, numa pele molhada, a corrente fluirá bem mais facilmente(maior intensidade) do que numa pele seca! Como quem mata de fato, é a corrente, muitos acham que em 110V, por ter corrente maior, numa determinada carga, seria mais letal. Não é bem assim.....suponhamos que o corpo humano ofereça uma resistência XX ohms, sob determinadas condições(seco, molhado, etc). Mantidas as condições e os mesmos XX ohms, em 220V, a indução de corrente no corpo será o dobro da oferecida em 110V! Portanto, sob as mesmas condições, 220V sempre será mais letal que 110V.

Questão....porquê, num flyback de TV, apesar da tensão chegar a 25.000V(ou mais), não há tanto risco?

- Ora, quem mata é a corrente(lembram?)....no circuito do flyback, a capacidade de corrente é mínima! O circuito não foi projetado para fornecer altas correntes e assim, não consegue matar uma pessoa, por não conseguir segurar a corrente....o sistema entrará em colapso, antes do indivíduo bater as botas!

Para melhora o entendimento, vamos analisar as razões de não haver maiores riscos no manuseio de uma bateria automotiva, que consegue fornecer altas correntes(50A, 70A. etc) Novamente, lembro que, quem MATA é a CORRENTE, mas quem INDUZ(provoca) a corrente é a tensão! Como os 12V da bateria não conseguem "vencer" a resistência do corpo humano(mãos), uma pessoa que tocar nos polos da bateria não sentirá choque!

Agora, associando-se várias baterias de 12V em série(tensão somada), experimentem tocar nos polos extremos!(melhor não experimentar :D ), que estarão fornecendo tensão da ordem de 120V DC(10 baterias em série)! É uma PORRADA só! Isso mostra que a corrente é que produz efeitos danosos ao corpo humano, mas não se pode esquecer, que essa corrente dependerá da tensão a que é submetido o corpo humano!

Existem tabelas que relacionam as intensidades de corrente e as reações ou efeitos no corpo humano! Nessas tabelas, não é informada a tensão que as gerou, pois como vimos no exemplo do flyback, se a corrente não atingir valores elevados(por diversas razões), mesmo em alta tensão, não haverá riscos!

Só para concluir, lembrem-se. Estando o corpo humano isolado, pode-se tocar num cabo de alta tensão, como por exemplo, 100.000 VOLTS(cem mil volts) e nada ocorrer! Isto é, mesmo submetido a uma elevada tensão, a corrente não terá um caminho para seguir e assim, nada acontecerá!

Espero ter ajudado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala, galera, minha curiosidade é a seguinte: qual é a vantagem de uma cidade ter sua rede de energia domiciliar de 220V em vez de 110V? Ah, e qual é mais perigosa em caso de choque elétrico? Um abraço a todos e aguardo resposta. Obrigado.

Vantagem:

Aquilo que já foi dito anteriormente pelos nobres colegas: redução no custo da compra dos fios.

Pense bem: Tomemos como exemplo um Chuveiro Elétrico de 4400W. Ligado em 220volts, sua Intensidade de Corrente será de 20A, ou seja, um fio de bitola 4,0 (28A) será suficiente para ligá-lo. Já com 110volts, dobraria sua Intensidade de Corrente, ou seja, 40A (neste caso, um fio de bitola segura seria 10 (50A). Atualmente não sei o preço das bitolas citadas, mas no custo final de uma instalação, você verá que faz diferença.

Obs.: os valores das bitolas citados acima são valores seguros. Mas há quem use bitolas de valores menores para as citadas ligações.

Desvantagem:

Para o meu caso em específico, que uso aparelhos que trabalham unicamente em 110volts. Como a tensão aqui onde moro é 220volts, se eu esquecer de usar transformadores, ligar uma tomada por engano, posso mandar "pro balaio" meus pobres equipamentos. Às vezes o prejuízo é pequeno (um fusível, uma fonte), mas nem sempre... :cry:

Já que estão falando em choque, já imaginaram um choque de um chuveiro elétrico (o citado acima, por exemplo)? :ahh: Seria terrível :devil: 220v a 20A :devil:

Lembrem-se de uma questão de segurança: A bitola do fio pode ser maior do que a corrente do aparelho, mas jamais deixe que o disjuntor ultrapasse a corrente do aparelho.

Abraços a todos e me corrijam se falhei em alguma coisa, afinal errar é humano... :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vantagem:

Lembrem-se de uma questão de segurança: A bitola do fio pode ser maior do que a corrente do aparelho, mas jamais deixe que o disjuntor ultrapasse a corrente do aparelho.

Olá!

A ÚNICA COISA QUE ME FALTA ENTENDER...

..."jamais deixe que o disjuntor ultrapasse a corrente do aparelho"...

O disjuntor é a famosa chave?

15...

30...

40??

é isso?!?!

Então em um choveiro de 20A, eu ligar numa chave de 30 ou 40... O que pode acontecer?

Acho que é isso:

em caso de curtocircuito, a chave não vai cair, devido a ser muito mais forte do que o aparelho, então ocorrerá um incendio elétrico?

Acho que entendi! :goff:

Agradeço aos esclarecimentos anteriores! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que tudo já foi dito, quanto ao disjuntor ele deve ser especificado o mais proximo possivel do valor de corrente que o aparelho consome. para chuveiros a maioria dos chuveiros consome entre 25 e 30A então nesse caso opta-se por disjuntores de 32A.

um conselho: usem disjuntores daqueles branquinhos eles normalmente desarmam antes do que os disjuntores pretos.

a exeçoes, mas prefiro não cita-las para não criar proplemas como EMPRESA x EMPRESA.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá!

A ÚNICA COISA QUE ME FALTA ENTENDER...

..."jamais deixe que o disjuntor ultrapasse a corrente do aparelho"...

O disjuntor é a famosa chave?

15...

30...

40??

é isso?!?!

O referido disjuntor opera com dois tipos de relés (infelizmente não lembro dos nomes). Um serve para desarmar o disjuntor em caso de sobrecarga e o outro para desarmar em caso de curto-circuito. O número que você vê escrito na chave do disjuntor é justamente a Intensidade de Corrente (corrente) máxima suportada. Ultrapassando esta marca, o relé de proteção contra sobrecarga desarma o disjuntor.

Por esse motivo os disjuntores são essenciais a quaisquer instalações elétricas. Se você fizesse a instação elétrica de sua casa e não utilizasse o disjuntor, você só saberia que ultrapassou a corrente máxima suportada pelos fios quando os mesmos sobreaquecessem e provocassem um incêndio e até mesmo danificasse os aparelhos ligados à rede. Com o disjuntor, você não corre esse risco. Da mesma forma com o curto-circuito: em caso de contato entre os pólos (fase e neutro), o curto-circuito só acabaria depois da destruição dos pontos em contato ou da instalação toda, além queimar todos os aparelhos ligados à esta rede. Em caso de curto, o disjuntor desarma e desliga a rede elétrica imediatamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então em um choveiro de 20A, eu ligar numa chave de 30 ou 40... O que pode acontecer?

Acho que é isso:

em caso de curtocircuito, a chave não vai cair, devido a ser muito mais forte do que o aparelho, então ocorrerá um incendio elétrico?

Mesmo o disjuntor sendo de 30A ou 40A ou até mais, ele provavelmente desarmaria em caso de curto circuito de fato devido a resistência ser muito baixa e a corrente eletrica ser extremamente alta nesses casos.Ex.:

Rede 220v

fio R= 1 Ohmm

I = 220/1

I= 220A Com essa corrente não há disjuntor que aguente

Lembrando que é só um exemplo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...