• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   14-02-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores do fórum. Os requisitos são:
        Pelo menos 1000 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
SIDAONET

Mac x pc

6 posts neste tópico

Caros colegas,

Na opnião de vocês, qual delas é melhor?

Um MAC G4 800, ou um Athlon Xp 1.8 Ghz ??

Aguardo uma resposta.

Obrigado. (:-D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, essa pergunta é meio difícil... É meio que comparar maçãs com laranjas... Bem, vamos pegar o G4 933 MHz, o top excetuando o dual processor e um Athlon XP 2100+ (1.73GHz) em uma placa mãe Asus A7V333 por exemplo. Se formos comparar friamente os números, sem dúvida o XP levaria vantagem em quase tudo:

clock XP: 1.73 MHz

clock G4: 933 MHz

FSB XP: 266 MHz

FSB G4: 133 MHz

clock da RAM XP: 333 MHz

clock da RAM G4: 133 MHz

IDE XP: ATA 133

IDE G4: ATA 66

Firewire/IEE1394: item de série no G4, opcional na ASUS A7V 333

USB 1.1: item de série em ambos

USB 2.0: pode-se usar uma placa PCI USB 2.0 no G4, item opcional na ASUS A7V333

rede 10/100/1000: item de série no G4

vídeo: ATI Radeon (GeForce 4MX 64 MB) com suporte à DVI no G4, já têm placas GeForce 4 para PCs também

Como você pode ver os números são frios e a vantagem clara seria do PC com XP, e muito provavelmente a melhor performance final, também seria do XP. Mas só por isso o PC seria melhor que um Mac? Não sei. eu diria que performance não é tudo. Eu explico. Se por exemplo você precisar editar vídeos/filmes em um computador, atualmente a melhor solução profissional que não ultrapasse as dezenas de milhares de dólares de uma ilha Avid ou Media 100, sem sombra de dúvidas é da Apple. A combinação e interação entre hardware/software da Apple derrubam o nosso XP em questão, sem maiores dificuldades. Hoje a Apple dispõe dos melhores programas (FinalCut, DVD Studio Pro) que funcionam e exploram todos os recursos do G4.

você já parou para pensar porque todos os testes da Apple de performance entre o G4 e Pentium 4 são feitos com Photoshop? Simples, o Photoshop é desenvolvido para usar TODOS os recursos possíveis dos processadores G4, incluindo a arquitetura Velocity Engine. Esse basicamente é o motivo das "vitórias” esmagadoras da Apple contra a Intel.

Para finalizar tudo que um faz, o outro também faz, e no geral, o PC ganha disparado na flexibilidade, custo/benefício e até em performance. Já em funções específicas, das quais envolvem edição de audio/vídeo, imagem, e editoração eletrônica, aí o Mac ganha brincando.

E olha que eu nem vou comentar sobre os sistemas operacionais (Mac OS e Windows) senão o texto aqui não terá fim!

Um abraço,

Rodrigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rola um papo na Internet (são fontes confiáveis) que a Apple iria portar o Mac OS X para ser usado nos novos processadores que a AMD lançará usando arquitetura x86-64, e que cogitasse que ela irá usar futuramente, até em substituição ao PPC. Ou no mínimo uma nova linha.

Um dos motivos, é que a diferença de desempenho mesmo em cálculos pesados não é tão grande e até deixará de ser superior quando a AMD lançar o Hammer.

E o processador usado nos Mac's é muito caro pela imensa quantidade de cache (que responde bastante pelo desempenho).

Quanto a uma comparação atual, acho que o MAC não vence. O motivo é o mesmo que faz o P4 ser um pouco mais rápido que o Athlon XP, a imensa disparidade de clock. Os dois são mais eficientes, mas diferença muito grande de clock acaba compensando.

O último comparativo que vi de Photoshop, era contra o G3. Na matéria falava da perda do reinado dos Mac's no Photoshop. Agora, acredito no amigo, já que o clock aumentou bastante e novas instruções foram adicionadas e já são suportadas.

Eu dificilmente comprarei um MAC. Falta de dinheiro, e falta de flexibilidade (eu gosto de montar o meu micro, peça por peça, não gosto de compra-lo feito).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, não manjo nada de mac... mas já aprendi na Faculdade que a arquitetura dele é muito melhor do que os do PC porque ele evolui constantemente e descarta a arquitetura antiga(ultrapassada), diferente do PC, que evolui mas mantém a compatibilidade anterior, tipo assim:

um programa feito no windows 2000, funciona no win95... mas um programa feito no G4, não funciona nas versões anteriores da Apple... e vice-versa!

ou seja um PC é projetado para ser compatível com suas versões anteriores... o que não ocorre com o mac

Bom, acho que é isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0