Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mac x pc


SIDAONET

Posts recomendados

  • Membro VIP

Cara, essa pergunta é meio difícil... É meio que comparar maçãs com laranjas... Bem, vamos pegar o G4 933 MHz, o top excetuando o dual processor e um Athlon XP 2100+ (1.73GHz) em uma placa mãe Asus A7V333 por exemplo. Se formos comparar friamente os números, sem dúvida o XP levaria vantagem em quase tudo:

clock XP: 1.73 MHz

clock G4: 933 MHz

FSB XP: 266 MHz

FSB G4: 133 MHz

clock da RAM XP: 333 MHz

clock da RAM G4: 133 MHz

IDE XP: ATA 133

IDE G4: ATA 66

Firewire/IEE1394: item de série no G4, opcional na ASUS A7V 333

USB 1.1: item de série em ambos

USB 2.0: pode-se usar uma placa PCI USB 2.0 no G4, item opcional na ASUS A7V333

rede 10/100/1000: item de série no G4

vídeo: ATI Radeon (GeForce 4MX 64 MB) com suporte à DVI no G4, já têm placas GeForce 4 para PCs também

Como você pode ver os números são frios e a vantagem clara seria do PC com XP, e muito provavelmente a melhor performance final, também seria do XP. Mas só por isso o PC seria melhor que um Mac? Não sei. eu diria que performance não é tudo. Eu explico. Se por exemplo você precisar editar vídeos/filmes em um computador, atualmente a melhor solução profissional que não ultrapasse as dezenas de milhares de dólares de uma ilha Avid ou Media 100, sem sombra de dúvidas é da Apple. A combinação e interação entre hardware/software da Apple derrubam o nosso XP em questão, sem maiores dificuldades. Hoje a Apple dispõe dos melhores programas (FinalCut, DVD Studio Pro) que funcionam e exploram todos os recursos do G4.

você já parou para pensar porque todos os testes da Apple de performance entre o G4 e Pentium 4 são feitos com Photoshop? Simples, o Photoshop é desenvolvido para usar TODOS os recursos possíveis dos processadores G4, incluindo a arquitetura Velocity Engine. Esse basicamente é o motivo das "vitórias” esmagadoras da Apple contra a Intel.

Para finalizar tudo que um faz, o outro também faz, e no geral, o PC ganha disparado na flexibilidade, custo/benefício e até em performance. Já em funções específicas, das quais envolvem edição de audio/vídeo, imagem, e editoração eletrônica, aí o Mac ganha brincando.

E olha que eu nem vou comentar sobre os sistemas operacionais (Mac OS e Windows) senão o texto aqui não terá fim!

Um abraço,

Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rola um papo na Internet (são fontes confiáveis) que a Apple iria portar o Mac OS X para ser usado nos novos processadores que a AMD lançará usando arquitetura x86-64, e que cogitasse que ela irá usar futuramente, até em substituição ao PPC. Ou no mínimo uma nova linha.

Um dos motivos, é que a diferença de desempenho mesmo em cálculos pesados não é tão grande e até deixará de ser superior quando a AMD lançar o Hammer.

E o processador usado nos Mac's é muito caro pela imensa quantidade de cache (que responde bastante pelo desempenho).

Quanto a uma comparação atual, acho que o MAC não vence. O motivo é o mesmo que faz o P4 ser um pouco mais rápido que o Athlon XP, a imensa disparidade de clock. Os dois são mais eficientes, mas diferença muito grande de clock acaba compensando.

O último comparativo que vi de Photoshop, era contra o G3. Na matéria falava da perda do reinado dos Mac's no Photoshop. Agora, acredito no amigo, já que o clock aumentou bastante e novas instruções foram adicionadas e já são suportadas.

Eu dificilmente comprarei um MAC. Falta de dinheiro, e falta de flexibilidade (eu gosto de montar o meu micro, peça por peça, não gosto de compra-lo feito).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, não manjo nada de mac... mas já aprendi na Faculdade que a arquitetura dele é muito melhor do que os do PC porque ele evolui constantemente e descarta a arquitetura antiga(ultrapassada), diferente do PC, que evolui mas mantém a compatibilidade anterior, tipo assim:

um programa feito no windows 2000, funciona no win95... mas um programa feito no G4, não funciona nas versões anteriores da Apple... e vice-versa!

ou seja um PC é projetado para ser compatível com suas versões anteriores... o que não ocorre com o mac

Bom, acho que é isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!