Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repelente Ultrasônico. Alguem tem o projeto ?


Magiver

Posts recomendados

  • 6 meses depois...

coloquei o resistor de entrada novamente, escuto um barulho parecida com uma bomba de aquario, mas volume baixo, vou comprar outro piezo e testar

Este barulho que você está escutando que você diz parecido com uma bomba de aquario é que seu ocilador está emitindo um som de 50~60Hz (não é Khz). ouça aqui um arquivo de som com 60hz que eu fiz pra voce verificar

arquivo em mp3:

http://www.arquivoweb.net/arquivo.php?id=3267505

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem me parecia que tinha algum erro nisso

mas continuo a dizer que tem um volume de som demasiado elevado o que pode trazer problemas mesmo a pessoas

por outro lado afreqüência que tem nesse circuito não sei se esta correcta , tera que experimentar , essa são mais usadas para roedores etc.

as freqüências que penso serem efectivas para mosquitos vão de 4kz a 9kz

Esta frequencia que você falou está errada, pois ela é audivel a seres humanos, você pode até conferir aqui pois gerei um arquivo de audio ocilando entre 4khz e 9khz que você disse e o barulho é muito irritante.

Olhe o arquivo mp3 aqui:

http://www.arquivoweb.net/arquivo.php?id=5686988

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

viu nico meu buzzer chegou, olhei ele e ele só tem tipo um alto falante dentro, sem circuito, deve ser o q eu preciso, pois bem montei assim mesmo o skema, é normal fazer um chiado tipo um zzzz baixo e meio agudo?

Vi que o pessoal tem perguntado muito sobre ruido. humanos so escutam sons entre 20Hz e 20.000Hz. seu ocilador produz um ultrasom ele é maior que 20Khz então é inaldivel a humanos, se voce está escutando algo é porque ele esta entre 20hz e 20khz.

Mas é bom lembrar que como todo sistema acustico na pratica possui distorções (imperfeição na reprodução da frequencia na pratica) , o que voce está escutando pode ser a distorção do som produzido!

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A modulacao q você diz não é a frenquencia especificamente? Ou você quer dizer q a onda tem q ser quadrada ou dente de serra etc? Até onde eu sei o que precisa alem da freqüência nescessaria é a potencia do som.

acho q o que o amigo pclock quis dizer não é a forma da onda mas a forma com que uma onda estacionaria é mudulada. (o que os ociladores produzem são ondas estacionarias.) tipo colocando agente no lugar dos morcegos, sons de alta frequencia podem ser bastante incomodantes para nos exemplo uma sirene, mas um som de flauta tambem produz som de alta frequencia, porém pode ser agradavel para o ouvinte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
  • mês depois...

os capacitores de ceramicas nunca devem ser substituidos por um eletrolicos vice e versa por que os eletroliticos sao polarizados e os ceramicos de disco nao tem funçoes dentro do projetos diferentes,e nos casos dos diodos a troca de IN4001 ou 4004 ou 4007 pode ser usado basta presta atençao na tensão ok?:cool::o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os capacitores de disco nao devem ser substituidos por um de eletroliticos ,pois os eletroliticos sao polarizados,e nos casos dos diodos deve se olhar as tensoes do circuito se a tensão nao for estão alta pode se usar um IN4001 ou 4002 o 4007 ele pode ser usado quando a tensão e mais alta :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olha, ler aqui já ajudou muito meu trabalho!

Só q eu n achei o esquema desse circuito do nico q a galera tá falndo q funcionou. Na vdd eu estou fazendo um projeto localizador pra um robô, por ultra som. A minha dificuldade é saber se realmente esse piezos irão funcionar pra mim, pois até agora não achei um documento q falasse com precisão qual o alcance de um sensor comum. Eu não queria q fosse muito longo porque senão vai rolar um certa interferência e ecos q vão prejudicar a recepção de um outro Usom.

Estou pensando em montar esses circuitos aqui: http://www.reconnsworld.com/ir_ultrasonic_ultraswitch.html

alguem já tentou!? Eu realmente preciso que o emissor e o receptor sejam separados.

Se alguem souber algo sobre precisão e alcance, eu agradeceria muito a ajuda!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

:)

o circuito funciona perfeitamente

a variaçao de freqüência é feita atraves do pino 5 do ne555 e é automatica

repare que este pino esta ligado ao transfornmador de alimentaçao , atraves da resistencia de 12k , isto faz com que a tensão no pino 5 varie com a tensão da rede o que implica a variaçao da freqüência ao ritmo da freqüência da rede .

OK: :unsure::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!