Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repelente Ultrasônico. Alguem tem o projeto ?


Magiver

Posts recomendados

:) Oi estava pesquisando sobre repelente para cahorro, tem uns 4 ou 5 na rua que fazem questão de "cagar" na minha calçada.. ai eu comprei um repelente eletrônico para morcegos na tentaiva de levantar o circuito e mudar a frequencia...e o circuito é este mesmo o CI é o LS1240A. basta mudar o resistor no pino 4 do ci que voce consegue outras frequencias (os cães no caso vão de 67 a 45.000 Hz) vi em artigos dos EUA.

estou fazendo esperiencias com este circuito e depois eu conto os resultados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode usar um circuito com saida de 12-20dc retificado com um mosfet irf 740 ligado a um piesoeletrico com frequêcia de 1 a 5 mhz, ira promover ultrassom que só é audível de forma gritante pelos animais e ele se afastam.

Estou com um grade problema, na realidade não muito grande, e ele se chama morcego. Meu forro esta impregnado deles (!!!!!!). Bom, descobri que existem aparelhos que geram sons em alta frequência e faz com que eles se afastem, Se você tiver algum esquema e puder me ajudar....

você pode usar um circuito com saida de 12-20dc retificado com um mosfet irf 740 ligado a um piesoeletrico com frequêcia de 1 a 5 mhz, ira promover ultrassom que só é audível de forma gritante pelos animais e ele se afastam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você pode usar um circuito com saida de 12-20dc retificado com um mosfet irf 740 ligado a um piesoeletrico com frequêcia de 1 a 5 mhz, ira promover ultrassom que só é audível de forma gritante pelos animais e ele se afastam.

Onde você viu um transdutor para reproduzir ultrasom nesta frequência e qual animal pode ouví-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
bem me parecia que tinha algum erro nisso

mas continuo a dizer que tem um volume de som demasiado elevado o que pode trazer problemas mesmo a pessoas

por outro lado afreqüência que tem nesse circuito não sei se esta correcta , tera que experimentar , essa são mais usadas para roedores etc.

as freqüências que penso serem efectivas para mosquitos vão de 4kz a 9kz

Tenho um projeto, assim que eu passar do pendrive para o computador eu mando tudo, com freqência, esquema de montagem e explicaçòes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

olá Galera, sou novo aqui, já dei uma lida nas paginas e resolvi montar um dos esquemas, montei o esquema do Nico com o 555 alimentado direto da rede, funcionou a parte eletronica, só que gera um barulhinho muito chato, gostaria de saber qual é a frequencia que teria que utilizar para repelir mosquitos.

vou fazer uma outra experiencia, vou programar um pic 16f84 para gerar uma frequencia, onde vou variar esta frequencia dentro de uma faixa por exemplo de 20 khz a 70 ou 80khz, com isso consigo cobrir uma boa faixa e o repelente pode ser p tdos os animais que estejam dentro da faixa, só vou ter q tomar cuidado com a faixa de animais domesticos.

Essa é a minha ideia, mas para isso preciso de algumas informações do povo que sab,

qual seria o tempo minimo para eu manter uma frequencia ( pergunto pois vou fazer uma rampa) ex: 20kHz (tempo) 25 Khz (tempo) 30 Khz (tempo) Tempo==????

Meu intuito inicial é mosquitos então qual frequencia que repele os mesmos???

valeu galera um abraço, vou tirar fto da placa que fiz e postar beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado amigo,

Venho fazer alguns esclarecimentos à respeito de repelentes eletrônicos. Para montar um repelente torna-se necessário determinados cuidados, um dos principais é a escolha de bons componentes, uma boa confecção da placa de circuito impresso, utilização de transdutor de acordo com a frequência a utilizar e a utilização de um osciloscópio para calibração da frequência de operação (cada animal possui uma frequência de audição diferente do outro). se forem tomadas todas essas precauções, além de um grande conhecimento na área de montagens eletrônicas com certeza terá fabricado um bom produto. Já fabrico esses tipos de equipamentos há tempos e tenho um vasto conhecimento na área. Vejo casos em que são vendidos aparelhos ultra-sônicos com potência de saída muita baixa e colocação de transdutor cerâmico (que apesar do preço baixo, não é o mais indicado para todas as frequências), esses equipamentos possuem um raio de ação muito pequeno, daí motivo de não funcionar bem. Desenvolvo projetos com amplificação ultra-sonica de alta potência, aí sim funciona para todo tipo de animal, é só determinar a frequencia de operação. Referente à sua ideia de fazer um repelente trabalhando em escalas é ótima, mas terá problema se tiver essa variação de escala de frequência, o motivo será o transdutor que na maioria das vezes não alcança todas as faixas, entende?? Estou construindo um site, lá vou falar tudo sobre o assunto, muito em breve, aguardem...

Caso algum amigo necessite de alguma informação complementar meu e-mail/msn é [email protected]. Muito obrigado, e espero que tenha valido de alguma coisa minha participação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

PCLOCK,

Você tem este artigo da Eletrônica Total n.º 7 com o Ouvido Ultra-sônico?

Comprei a revista por uma livraria sebo virtual e recebi hoje pelos correios... ela chegou retalhada... O sujeito que deixou a revista no sebo cortou justamente este artigo, e não encontro nenhuma referência a ele na Internet, nem PDF...

Pode me ajudar?

QUOTE(PCLOCK @ 24 de fevereiro de 2006, 10:39)

Pessoal, parabéns pelo excelente nível da discussão!

Quero considerar açgo sobre os transdutores. Pode ser usado um Tweeter Piezoelétrico da Le Son, desses usados em carro. Ele tem como especificação freqüência de resposta até 45KHz.

Em princípio pode parecer uma viagem da minha parte... Entretanto, recordo certa edição da revista Eletrônica Total (Saber Eletrônica) em que publicaram um interessante projeto de ouvido ultrassônico. O projeto consistia em captar os diversos sons ambientes através de um microfone de eletreto (faixa de freqüência mais abrangente e alta); filtrar (remover) as freqüências baixas e por fim, convertê-las em som próprios do nosso espectro audível através de um divisor de frequências. O projeto é funcional e utiliza componentes comuns.

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
:) oi estava pesquisando sobre repelente para cahorro, tem uns 4 ou 5 na rua que fazem questão de "cagar" na minha calçada.. Ai eu comprei um repelente eletrônico para morcegos na tentaiva de levantar o circuito e mudar a frequencia...e o circuito é este mesmo o ci é o ls1240a. Basta mudar o resistor no pino 4 do ci que voce consegue outras frequencias (os cães no caso vão de 67 a 45.000 hz) vi em artigos dos eua.

Estou fazendo esperiencias com este circuito e depois eu conto os resultados..

ola tenho o mesmo problema e encontrei um repelente especÍfico para cÃes no site (www.albrasil.com.br) r$188,00, no site (bit cÃo ) tem um portÁtil mas de baixo alcance... Neste mesmo site consegui gravar oi som de um apito , so que som ultrasonico nÃo achei nenhum pra baixar na internet ... Se alguem souber onde por favor me informe... Se alguem tiver projeto para espantar cÃes por favor estou querendo fazer um obrigado... Parabens pela iniciativa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • mês depois...

Salve, galera!

Googlando por 'frequencia repelente eletrônico' encontrei este tópico. Também quero montar um repelente eletrônico para pernilongos.

Li em alguns lugares que a frequência usada para repelir pernilongos deve ser igual à emitida pelas fêmeas, porque uma fêmea não gosta do ruído emitido pela outra, e citava frequências dentro da faixa de 500hz a 3Khz (vide http://img215.imageshack.us/img215/3643/repelentedepernilongosjn6.jpg ). Outro artigo dizia que apenas as fêmeas fecundadas gostam de chupar sangue, e como já estão fecundadas elas fogem do ruído que o macho emite quando está buscando acasalamento, e citava a frequência de 22khz (vide http://www.ibytes.com.br/projetos.php?id=472 ). Analisemos agora as informações acima.

Faz sentido que apenas as fêmeas já fecundadas chupem sangue, pois precisam alimentar seus ovos. No entanto, não acho que o ruído emitido por uma fêmea afugente as demais; caso isso fosse verdade, teríamos usualmente apenas um pernilongo no quarto, e muitas vezes temos diversos pernilongos nos importunando durante a noite. Então, provavelmente o ruído das fêmeas não é o melhor pra afugentar as outras fêmeas. Biologicamente, o argumento de fêmeas fecundadas fugirem de machos parece fazer sentido.

Não sei ao certo quais ruídos os pernilongos produzem, mas a certeza que todos nós temos é que emitem um som agudo, característico do bater de suas asas (acredito que sua forma de onda seja algo bastante similar a uma senóide e um pouco similar a uma onda triangular). Se esse é o som que repele os pernilongos, temos um problema: esse mesmo som também incomoda a nós, seres humanos. Como não me adianta fazer um repelente para pernilongos que vá me irritar, vou partir do pressuposto que a frequência que repele os pernilongos é inaudível para seres humanos, e portanto ultrassom.

Importante notar também que os pernilongos não emitem um som "afinado" ao voar: cada pernilongo emite um som levemente diferente, e o som que cada um deles emite varia também de acordo com a velocidade e movimento que ele está fazendo (se ele vai fazer uma curva para a direita, por exemplo, ele tem que bater a asa esquerda mais rapidamente do que a direita, e com isso a frequência da onda mecânica gerada pela asa esquerda é maior do que a da direita). Portanto, pode ser necessário acrescentar ao sistema algum tipo de modulação aleatória de frequência. No entanto, por simplicidade, suporemos a princípio que isso não será necessário.

Chegamos, portanto, à conclusão de que precisamos de um gerador de ultrassom na faixa dos 22khz, preferencialmente senoidal. Imaginemos agora uma forma fácil e barata de testar se o resultado é válido.

Arquivos MP3 utilizam tipicamente taxa de amostragem de até 44,1Khz, com o que dá pra obter uma onda triangular de 22,05Khz. Então, como primeiro recurso para testes, podemos gerar uma onda triangular de 22,05Khz e colocar pra tocar num mp3 player, tomando o cuidado de ligá-lo em um transdutor que responda a essa frequência (imagino que alguns fones de ouvido respondam, mas eles podem não ser altos o suficiente). Pode acontecer ainda de o aparelho de MP3 não responder bem a frequências tão altas ou a taxas de amostragem altas, mas sem muito esforço encontrei no google um aparelho GoGear Philips que aceita amostragem de até 48khz, o que serve como indício de que pode ser possível encontrar um aparelho que reproduza esta frequência. Como aparelhos de celular têm alto-falantes minúsculos (bons para reproduzir baixas frequências), pode valer a tentativa de colocar um arquivo destes em um celular e deixar tocando a noite toda com o viva-voz no volume máximo, pra ver se afugenta os pernilongos.

Tendo-se em vista que boas placas de som de computadores atuais tem taxas de amostragem de até 96khz, podemos gerar uma onda triangular de 48khz ou uma "senóide porca" de 22khz composta de pouco mais de 4 pontos de amostragem por ciclo.

Outra alternativa menos prática, mas mais eficiente, é usar um CI 555 para gerar a frequência desejada (como já foi largamente discutido aqui) e usar um amplificador operacional como integrador para transformar a onda quadrada do 555 em onda triangular (e posteriormente mais um amp op como buffer para ligar ao transdutor). Antes do buffer, pode ser colocado até mesmo um pequeno indutor (em série com um resistor e conectado a outro resistor ligado ao terra) como forma de suavizar os picos da onda triangular, "senoidalizando" um pouco a onda triangular.

Em um projeto de um mixer de áudio usei o CI 072 (que tem dois amp ops) alimentado com tensões simétricas de 12 volts (de uma fonte AT antiga) ligado diretamente em fones de ouvido (32 ohms de impedância), e ele conseguiu fazer um barulho bom nos fones - com um detalhe importante: nem o CI e nem os fones queimaram. Como buzzers piezoelétricos são extremamente eficientes para altas frequências, imagino que com este arranjo é possível gerar um ultrassom de intensidade muito alta.

Se o repelente eletrônico não funcionar, tenho uma última sugestão que não envolve venenos: aos que não gostam de pernilongos, há lâmpadas que vêm envolvidas em arames eletrizados com a finalidade de eletrocutar os bichos que são 'atraídos' pela luz. E aos que não gostam de morcegos, lâmpadas comuns colocadas no forro podem ser suficientes para afugentar os morcegos (que costumam preferir lugares escuros). Caso as lâmpadas comuns não sejam suficientes, coloquem uma luz negra e aproveitem para dar uma festa por estarem livres dos morcegos. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

nico, fiz o repelente e testei mas não esta espantando os pernilongos, e vi no fórum que você disse que o seu funcionou, gostaria de saber em qual frequencia realmente repeliu os pernilogos, porque aqui faz o zumbido mas não está repelindo. aguardo sua resposta o mais breve possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

OLÁ !!!

SOU NOVO NO PEDAÇO !!! SAUDAÇÕES A TODOS !!! E PARABÉNS PELO NÍVEL DOS COMENTÁRIOS...

NÃO MONTEI O CIRCUITO, MAS ESTOU PENSANDO EM REALIZAR ESTA MONTAGEM ....

http://www.marcotomas.eu/electronica/varios17.htm

Principio de funcionamento

No esquema do circuito mostrado na figura 1, pode ver-se que um oscilador ultrasónico alimenta um altifalante do tipo tweeter, cujo som põe os insectos em fuga.

A principal característica desta versão é que a frequência dos ultrasons não é uma, como acontece em todos aparelhos deste tipo; ela varia entre 20 KHz e 40 KHz aproximadamente, umas 50 vezes por segundo.

Parece ser esta variação que mais irrita os órgãos sensoriais dos insectos, obrigando-os a se manterem afastados a uma prudente distância do aparelho.

O circuito integrado IC1, um 555, oscila e o sinal de saída do seu terminal 3 é aplicado à base do transístor de potência, do tipo 2N1711, o qual funciona como amplificador de corrente para excitar o tweeter TW1.

O díodo LED DL1, alimentado com uma corrente alternada, emite uma luz modulada a 50 Hz, uma variação demasiado rápida para ser percebida pelo olho humano.

Esta luz incide na fotoresistência FR, a qual faz variar 50 vezes por segundo a corrente contínua aplicada ao terminal 5 de IC1.

Encontrei neste site :

http://www.leadtek-ele.com/product_show.asp?type=2&pid=15

Caso encontre algo nacional relatarei...

OUTRO PIEZZOELÉTRICO

http://www.hexamite.com/he240stxrx.htm

*

Precision Positioning

*

Wind speed Monitoring

*

Doppler Applications

*

Echo Ranging

*

Level Measurements (Solids and Liquids)

HE240STX. is an Ultrasonic Ceramic Transmitter, it can produce wide beam up to 120db output SPL (sound pressure level) at 40 kHz in air Single conductor shielded cable extends from the back of this sensor, for connection to a driver circuit.

NÃO PESQUISEI O PREÇO, MAS EXISTEM DISPOSITIVOS PARA EMISSÃO ACÚSTICA NUMA AMPLA FAIXA DE FREQUÊNCIA !!!

http://www.pacndt.com/index.aspx?go=products&focus=/sensors/general_purpose.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

E então pessoal!!!

Quais as conclusoes que vocês chegaram????

Alguem realmente conseguiu efetivar seu objetivo???

eu tambem estou a procura de um repelente para morcegos, acompanhei os depoimentos postados ate aqui mas pelo que eu vejo ainda nao chegamos ao objetivo

ok?

Se alguem chegou a lagum finalmente e puder postar, sera muito produtivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...