Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o DVD-lab PRO


Posts recomendados

Bucho, testei aqui e, realmente, se você fizer a transição direto do "VM Command" para o menu, não funciona. Tenta o seguinte, crie uma cópia ("Menu", "Add", "Add Duplicate") do menu de legendas e tire os links dos botões (só tire o link, deixe os botões). Linke o "VM Command" pra ele. Em "Connections" clique com o direito sobre essa cópia e "Edit VM Commands", "Edit", "Script", apaga aquele "NOP" e clique em "Quick Link" e escolha a transição. Depois é só linkar a transição pro menu que você quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

maorefice

O link que você postou do DVDlab, esse foi o 1° Tutorial que eu achei na Net e postei, ele é bem simples, agora o Tutorial do Maverick79 que também foi postado é bem + completo e tem uns 2.7 Mb está em .pdf , dai por favor coloque lá em cima também ficando com + uma opção para o pessoal que já está um pouco + avançado.

segue o link: Link do DVDlab + que completo do maverick79

Agora a minha dúvida fica para todos ....

Estou fazendo um DVD de um seriado perdido aí com 10 episódios por DVD, só que eu coloquei os links para os episódios um em baixo do outro , só que quando eu seleciono os episódios para ver qual eu quero assistir ele simplismete pula do 6° para o 8° não dando a opção de selecionar o 7° isso occore também se eu colocar os links na horizontal sendo 2 colunas de com 5 epsódios cada também dá erro , os links estão todos corretos, se eu faço até 7 links ele funciona normalmente agora se eu faço + 1 o 8° link o erro aparece...será algum bug do DVDlab,

segue exemplo de como está desposto os links:

1° epsódio

2° epsódio

3° epsódio

4° epsódio

5° epsódio

6° epsódio

7° epsódio daí começa a dau paue nunca dá a opção de selecionar o 7°

8° epsódio

9° epsódio

10° epsódio

a versão do DVDlab que eu estou usando é a 1.53

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o link q você postou está ruim! tentei e nada.

Olha, eu também já tive este problema sobre os links, no meu caso resolvi desta forma, "esta dando certo até hoje" ao add o arquivo de video no LAB passei a coloca-lo pela sequência em que desejava no link, teria que ficar assim:

1° epsódio ------------- pista de video [os demais também]

2° epsódio

3° epsódio

4° epsódio

5° epsódio

6° epsódio

7° epsódio

8° epsódio

9° epsódio

10° epsódio

1° epsódio ------------- links na sequência [os demais também]

2° epsódio

3° epsódio

4° epsódio

5° epsódio

6° epsódio

7° epsódio

8° epsódio

9° epsódio

10° epsódio

Bom desta forma aqui comigo, não tem dado mais problemas nas sequências dos links. Pois antes eu add os videos fora de sequência e os links ficavam também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal com problema nos links, dá uma olhada nessa dica retirada do manual do lab em PT:

Janela do Menu - Navegação

Quando um espectador tocar um DVD no seu tocador de DVD, ele tem a opção de navegar interativamente pelos menus e outras características usando os botões no controle remoto do DVD.

A lógica da navegação a que o tocador de DVD responderá, é a organização da Autoração do DVD com uma ferramenta como DVD-lab. Cada botão de menu tem quatro parâmetros para dirigir o tocador para onde ir quando o usuário apertar as teclas de setas para Cima, para Baixo, para a Esquerda ou para a Direita.

Nota: Navegação é uma propriedade de um botão, que é qualquer objeto que tem um Linque ao filme, menu ou ponto de capítulo. Objetos sem linques não são navegáveis.

Show Links (Exibir Linques).

No alto da janela do Menu há um pequeno quadrado amarelo que representa “Show Navigation Links”, Exibir Linques de Navegação. Clicando na seta para baixo ao lado direito deste botão terá o menu que se abre para baixo para controlar quais Linques a exibir (ou esconder). A exibição dos linques de navegação vem desativada por padrão. Os linques podem ser exibidas ou escondidas conforme precisar, durante a fase de desenho do Menu.

Aqui selecionamos “Show from Selected Object”, Mostrar do Objeto Selecionado. Sempre que você seleciona um objeto, seus linques para outros botões serão mostradas através de linha com seta na ponta.

Aqui vemos que quando o usuário tem o botão 1 selecionado e depois pressiona a tecla para baixo, a seleção irá ao botão 4. Se apertar a tecla para a direita, a seleção irá ao botão 2.

Você pode tentar outras colocações para mostrar todos os linques ou só ligações para uma certa direção.

Cor do Linque

O botão para baixo nem sempre pode apontar para baixo, assim cada direção tem sua própria cor e você pode reconhecer visualmente a ligação pela sua cor associada:

Para cima é Vermelho, para baixo é Verde, Esquerda é Azul, Direita é Amarelo

Auto-Route (Rota Automática)

DVD-lab oferece uma opção automática de rotear botão. Isso significa que DVD-lab determinará um melhor padrão de rotear automaticamente e preencherá os parâmetros de navegação de botão para você. Em muitos casos, isto será bem aceitável, seguindo a lógica de matriz simples.

Manual-Route (Rota Manual)

Para desenho menos tradicional, a Auto-Rota pode não ser o que você quer. Considere a seguinte imagem:

post-5808-13884897821352_thumb.gif

post-5808-13884897821515_thumb.jpg

post-5808-13884897821604_thumb.jpg

post-5808-13884897822776_thumb.gif

post-5808-13884897822814_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos botões posicionados num círculo. Aqui a lógica normal de matriz não funcionará. No quadro seguinte mostra que usando o Auto-Rota terá que apertar a tecla para a direita para ir do botão 2 para o botão 1 e uma tecla para baixo para ir do botão 2 para o botão 3.

Pode não parecer uma grande coisa, mas tente realmente navegar tal menu. Você estará se perguntando quais botões a apertar para ir a algum lugar.

Clock Navigation (Navegação no sentido Horário)

Pode até mesmo parecer estranho a princípio, o melhor modo de navegar tal menu seria em círculo.

Isso significa que ajustaríamos as teclas para Cima e para a Direita no sentido horário e as teclas para Baixo e Esquerda no sentido anti-horário. Na imagem acima, nós vemos só links de navegação para a direita, para melhor clareza. Olhe para onde a seta aponta e verá todas as setas indo para a direita.

Isso é por que, no DVD-lab você tem a opção para desativar o Auto-Rota e desenhar os linques manualmente.

O desenho manual de Linques é muito fácil. Primeiro, desative o Auto-Rota. Depois selecione um das quatro direções de ligação para desenhar com botões, que são mostrados como cor codificada próximo à caixa de ativar o Auto-Rota. Digamos por exemplo, que você escolhe para Cima.

Agora, clique no botão de Menu que será DO botão e arraste ao botão que será PARA O botão.

Nota: Ao desenhar linques, só as do mesmo tipo serão mostradas. Quer dizer, se você está desenhando uma ligação para cima, você só verá linques para cima. É deste modo lógico.

Linque Cego

Você pode com o desenho, fazer uma ligação que não faz nada. Se você não quiser que uma seta de direção aponte para qualquer objeto, arraste-a para um espaço onde não há nenhum objeto. Tal ligação será cega, significando que o usuário pode apertar um botão para aquela direção e nada acontecerá.

Looping (Em Ciclo, Circulando).

Outro tipo de navegação é em Ciclo. A seta direita do botão final (3) liga de volta ao primeiro botão (1) e a seta esquerda do primeiro botão (1) une de volta ao botão final (3).

Navegação em Zig-zag

Outro tipo de navegação é em Zig-zag. O fim de uma fila navega ao começo da próxima fila e vice-versa.

Nota: Lembre-se de puxar todos os quatro linques de navegação de direção. Quando acabado o desenho das setas para Cima, continue com as setas para Baixo, etc...

Nota: Se você voltar o Auto-dirigir a ON (ativar), todos os seus sistemas de navegação manual serão perdidos! É de uma forma ou de outra, só.

Finalmente, você pode testar seu sistema de navegação do Menu na visão de Simulação no DVD-lab.

post-5808-13884897822889_thumb.jpg

post-5808-13884897822959_thumb.jpg

post-5808-1388489782303_thumb.jpg

post-5808-13884897823077_thumb.jpg

post-5808-13884897823133_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, como converto o m2v p/ mpeg2? qual programa utilizo?

Sds.

Baroni

Postado Originalmente por maorefice@12 de outubro de 2005, 13:57

Muita gente tem postado várias dúvidas a respeito do DVD-lab PRO, então o pessoal mais frequente aqui do forum achou melhor concentrar as dúvidas num único tópico pra que as informações não ficassem espalhadas dificultando sua localização.

De cara, um link pro tutorial que o rafaelrss disponibilizou: Tutorial DVD-lab PRO.

Esse foi colocado pelo Maverick: http://forum.clubedohardware.com.br/index....topic=284561&hl

Agora, respondendo a uma pergunta recorrente, como fazer um menu animado. As duas formas mais comuns são: menu com um fundo animado preenchendo toda a tela e menu com fundo estático com pequenos clipes animados.

Pra fazer um menu com fundo animado, abra na janela "Assets" o filme a partir do qual você quer fazer a animação. Clique duplo nele e aparecerá no "Preview". Arraste com o mouse uma imagem qualquer do "Preview" para o menu e dimensione de forma a preencher toda a tela.

Agora monte seu menu colocando os botões, textos, o que quiser. Faça também todos os links necessários. Apenas quando o menu estiver totalmente pronto, vá para o próximo passo. Vá em "Menu", "Render Motion" e se abrirá uma tela como na figura abaixo.

Escolha o ponto de início do clipe, sua duração e o método de conversão. Se usar AVI será bem rápido, mas depois terá que converter pra mpeg2 com seu "encoder" preferido. Após configurar tudo, clique em "Render". Escolha onde salvar e se abrirá uma lista de codecs. Escolha o que preferir (eu sempre uso xvid com a configuração padrão) e "OK". Ao terminar de converter, clique em "Close". As vezes o ".m2v" criado já aparece automaticamente no lugar certo. Se isso não acontecer, vá em "Assets" e importe o arquivo com a animação. Arraste-o pra linha "Motion" logo abaixo do menu.

Pronto. Se quiser colocar um arquivo de áudio, arraste pra linha "Audio". Não esqueça que só pode usar wav, mp2 (ou mpa), ac3 ou dts, sempre em 48000 Hz.

A outra maneira, colocando pequenos clipes, segue exatamente os mesmos passos. Se quiser colocar um fundo, você pode escolher um dos "Backgrounds" já existentes no DVD-lab, pode também escolher uma imagem sua (importe em "Assets") ou ainda uma imagem a partir do "Preview". Nesses dois últimos casos, arraste a imagem pro menu mantendo a tecla "Shift" pressionada. Após isso arraste quantas cenas quiser do "Preview" (sem usar "Shift") para o menu e dimensione a seu gosto. Eu sempre uso uma moldura ("frame") ao redor da imagem e, ao invés de linkar a imagem ao filme, você usa a moldura pra fazer o link. Pode também usar um texto ou botão junto à imagem pra fazer o link. Novamente, monte inteiramente seu menu antes de animá-lo. Quando estiver pronto, siga os mesmos passos já explicados antes. É isso.

Quem tiver outras dúvidas, por favor coloque nesse tópico, assim as informações ficarão concentradas num único lugar, facilitando a vida de todo mundo. Outra coisa, como sempre, O TÓPICO NÃO TEM DONO. Quem souber responder qualquer dúvida aqui colocada, por favor, faça-o.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tradução dos tutoriais que estão na coletânea do Marverick deixa a desejar em alguns pontos.....

No caso do menu motion é mencionado aquele efeito indesejado de ao final de cada clip reproduzido nas janelas, eles retornarem a reproduzir ao mesmo tempo a e como ser evitado, mas não consegui fazer......

Como colocamos em torno de 15 segundos a reprodução, eles sempre terminam juntos a menos que se pegue clips de tempos inferiores...10 11 12 13 seg e fazer o loop neles, mas no caso dos capitulos eles representam partes de um trecho sempre maior do que 15 sec e ao clicar em cada um deles no render menu o tempo não pode ser individualizado, somoente o ponto de inicio da reprodução...

Em resumo, como fazer para que em um menu motion que corra durante 30 segundos, os clips possam ser configurados para tempos diferentes de reprodução e não façam a mudança conjunta.....

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há como fazer isso no lab. O que o tutorial fala é que você pode selecionar o tempo total do menu animado em, digamos, 15 seg. Se você escolher clipes que tenham duração menor que essa, você pode mandar eles se repetirem ("Repeat if Shorter") até atingir o tempo total (15 seg) e também sortear ("Shuffle loop point") o ponto de reinício de cada um. Pra fazer o que você quer eu sugiro o Premiere. Mas mesmo assim, ao final dos 15 seg, o menu se reinicia ("loop").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Fiz todo o processo que o amigo rusty nos passou para utilizar o dvdlab,e por coincidência também quero fazer um dvd do seriado lost,porém, sempre que estou no DVDLAB e ele esta "compilando o 5 episodio da o seguinte err:

o que pode ser?

como resolver?

fico no aguardo de uma ajuda "divina"...valeu.

post-45698-13884897875785_thumb.jpg

post-45698-13884897875943_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kreslayer

você comprou esse tutorial no mercado livre?

Esse tutorial é na verdade um manual que está com um link no meu primeiro post aqui nesse tópico.

Trata-se de um manual que é a tradução do Help feita pelo Portugues Joquinho do forum V Mesquita e esta na relação de sites uteis do Marcio Sell a muito tempo

para baixar de graça....

O Maorefice já colocou diversas vezes o do site dele para baixar, mas valeu!

Fique super curioso achando que era algo novo.......

Isso é um bricadeira, os caras comercializando tutoriais dos outros :ahh:

eficiencia coloca o link Manual no teu 1º post e eu retiro do meu, fica mais fácil para a turma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um probleminha no DVDLAb.. usando as instruções dadas aqui e alguns tutoriais, já comecei a gravar uns DVDs lá e deu tudo certo.. porém, ontem fui gravar um filme onde fiz 2 menus com músicas de fundo.

Estava dando erro sempre que compilava o projeto, dizendo que eu estava usando arquivos "non elementary", então comecei a tirar coisas do projeto e descobri o erro. Era o arquivo de áudio que coloquei no 2º menu.

Seguinte, peguei uma mp3 e converti para WAV em 48khz e funcionou no 1º menu, mas eu usei um programa que "corta" WAV para usar uma parte dessa mesma música no menu 2, e esse é o arquivo que dá problema... será que o programa que cortou o wav deixa ele inválido para o DVDlab? alguém sabe um programa que eu possa usar para cortar os wav para usar apenas uma parte da música nos menus dos filmes?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usei wav pois uso o TMPGenc para converter os filmes para m2v. E eu extraio o wav do filme com o virtualdub e coloco como a fonte de audio, e o avi como a fonte de vídeo. Então ele cria um m2v e um wav gigante, quase 1GB.

Isso os arquivos principais do filme... então achei que os audios dos menus eu deveria colocar em wav também. estou fazendo algo errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está errado, simplesmente o wav, por não ser comprimido, é gigante. Um DVD pode ter no máximo 4,38 GB, se o arquivo de áudio for muito grande, sobrará menos espaço para o de vídeo, consequentemente você terá que converter para m2v usando uma taxa de bits menor do que poderia, perdendo qualidade com isso. Além disso, como você está partindo de um mp3, a conversão para wav não te trará nenhum benefício. Converta seus áudios sempre para ac3 ou mp2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal

to com uma duvida

quero faze um menu assim

mas quero faze de um filme que tenho em avi..

mas quero tranforma ele pra dvd...como faço?? depois de tranformar que devo tentar fazer esses menus..

obs o arquivo em avi já tem a legenda embutida!!! o filme tem 2.8 Gb meio grande mas é do senhor dos aneis prolongado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maorefice,

Como estou no trampo,não tenho como ver a versao,porém,ontem resolvi passar o episodio que estava dando problema novamente pelo diko ( como fiz o procedimento do rusty, passei 6 episodios de 350 megas pelo diko ao mesno tempo e acho que isso que deu o problema), ai resolveu...quando fiz o processo novamante pelo dvdlab,não deu o problema.

vou ver se preciso atualizar minha versao ( melhor previnir do que remediar)

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...