Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MOTOR DE HD Á 7500rpm DARIA BOM COOLER


glauberoliver

Posts recomendados

Amigo...

O motor do HD é um motor de passo, portanto a cada pulso eletrico ele gira 1 grau, de uma procurada ai na internet q você vai encontrar um monte sobre motores de passo, Agora... de HD vai ser complicado pra caramba, talvez no site do fabricante do motor, geralmente NEC ou JVC.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para adaptar sim mas é inviavel, o caso é a hélice do cooler, ela teria que ser de metal ou um plástico estremamente rígido, o torque e força do motor do HD é grande, principalmente girando a 7200RPM, eu sei como liga-lo mas esbarrei neste item, outra coisa é a estrutura para sustentar o cooler, o consumo também não é nada bom em torno 3A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo Cassiano BH bom também q você já tenha pensado nisso, olhando velhos hds aqui vi q a estrutura deles é muito eficiente e muito complexa mas vou continuar procurando, se você tiver ai um esquema de como posso fazer ele funcionar ficaria muito grato, ai vai o e-mail ou posta qui.

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É UMA IDEIA MEIA MALUCA MAS VAMOS LA EM UM SECADOR DE CABELOS Q TENHO AQUI EXISTE UMA VENTOINHA GRANDE, Q SE COLOCADA POR CIMA DO DISSIPADOR COM O MOTOR DO HD E A CARCAÇA DO VELHO SECADOR PODERIA SER POSSIVEL A CRIAÇÃO DE UM DUTO DE AR QUENTE QUE PODE SER JOGADO PARA FORA DA CPU. COM ISSO CRIARIA UM VACUO ONDE O AR QUENTE TROCARIA DE LUGAR COM O AR FRIO

já QUE O MAIOR RESPONSAVEL PELO CALOR INTERNO DA CPU É O AR SATURADO "MUITO QUENTE" GERADO PELO PROCESSADOR

ENCONTREI NA NET UM ARTIGO SOBRE O MOTOR, MAS ACHO Q NUM SERVE ELE FALA DE UM MOTOR DE UM VELHO HD DE 20MB COM 6 PERNAS DE FIO MUITO ANTIGO CREIO Q NUM SEJA POSSIVEL COM ESSE ESQUEMA PRO MEU MOTOR

VEJA O ARTIGO http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/glauberol...h6fdjDB6NSpfC2n

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara o motor de HD é um motor Brushless ou seja sem escovas, atem disso ele tem 4 terminais, que são ligados aos enrolamentos que são 3 e o quarto fio é um comun entre eles. Os motor de hd por terem essa caracteristicas são erradamente ditos como de passo o que não é verdade eles são naverdade spindle motor. Para ligar a primeira coisa q você deve fazer é encontrar o comun isso você vai fazer com o multimetro e medir as resistencia o comum é o que tiver a menor resistencia ligado com os outros é o "diferente" normalmente fica nos cantos. Depois de encontrado você liga ele no (-) da fonte ai é so alternar na ordem os outros com o fio (+) Aconselho usar +5V porque a velocidade é dada pela alternancia dos outros 3 fios e não pelo Vcc em si. Alem do que esses motores esquentam muito para fazer a alternancia você pode usar reles ou ainda melhor um CI L298. Espero ter ajudado

Nelson Lima

RJ Soluções em Informática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para fazer rodar você vai ter que alternar entre os tres terminas da bobina. Cada hora em um fio alimenta o comum no - e liga o + em cada ponta que sobrar um de cada vez em seguencia ai você vai ver ele rodando. Para girar bem você faz um circuito digital. Q pode ser com rele, com o CI propio ou ainda com transistor. Quem tiver interesse pode mandar e-mail q eu tenho o esquema e já fiz rodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito desse tópico e estou com o mesmo problema: Tenho um motor de HD antigo (5400RPM) com 4 terminais em baixo, li todos os posts e vi que preciso fazer um curcuito eletrônico simples pra que ele funcione, só que até agora, ninguém postou esse circuito, então eu vim pedir que alguém por favor poste o circuito que faz a tensão +5V alternar entre os outros 3 pinos de forma contínua.

Espero várias opções de circuitos de vocês, então por favor, pesquisem bastante. :D

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Valeu Nelson!!!

Não estou desmerecendo, longe disso...

Mas... puts... éra isso?

É só polarisar os transistores em sequencia para fazer o motor girar?

Estou me sentindo um verdadeiro asno !!!!!

:-):-):-):-):-):-):-):-):-)k

:stupid:

Pesquisei em varios sites, inclusive uns de aeromodelismo eletrico, em uns fala até em usar um pic para montar o "ESC Brushless", mas nunca consegui o circuito pois o site era externo e estava off-line já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, só pra esclarecer, já vi aqui na facul um pessoal mexendo com motor de hd com apenas 3 terminais. Estes são motores AC (corrente alternada), e seu funcionamento é igual aos motores AC industriais, ou seja, são três fases defasadas de 120 graus, sendo que cada fase é uma tensão senoidal... é um pouco mais complicado de montar, na verdade este circuito seria um inversor de frequência. Seria necessário um programa (num PIC, AVR, 8051 ou semelhante) responsável pela lógica, e um conjunto de transistores para fazer a interface com o motor.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Gente isso é muito fácil!!!

Você usa o ULN-2003 ja citado a cima, ele é um driver de motor de passo certo...

solta 5V em cada uma das suas saidas...

você precisa gerar uma frequencia de trabalho pra ele então é só montar um multivibrador astavel com o ci 555, na saida de driver ULN-2003 você coloara transistores para controlar o motor com uma corrente maior, ou seja o driver alimentando a base do transistor, assim você controla uma carga maior e faz o motor rodar direitinho...

você pode utilizar transistor fet, mosfet, ou até bipolar, qualquer um deles da certo, desde que seu circuito fique bem dimencionado...

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eheueh acreditem, passei 6 meses pra fazer essa geingonça funcionar direito. Mas nao tem jeito de fazer o bicho girar legal. Quando você poe carga no motor ele parece q pula fora de sincronia e para de girar.você precisa de um controlador que tenha entrada pra sensor hall, pra poder medir a posiçao do motor e assim chavear a bobina certa. Esse motor eu construi já. To com um aqui do meu lado, de 24V 50A. Vai q é um canhao e gira 25k rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...

dando um ress no tópico, vi no ml uma micro-retifica de 12v-10,000 rpm custando 17,00, daria para ligar direto na fonte do pc com uma ponte retificadora com um capacitor, porque essa coisa deve ser de escova então se ligar direto...... CÀ-BUUUMMM!!! hauauaua vai pedaço de pc p/ todo lado... não seria possivel ligar essa micro-retifica no eixo da ventoinha e botar o pau pra quebrar... digo.. criar um tunel de vento com ela pra ventilar o proc??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colegas!!! não desmerecendo todas as opiniões!, se você's não perceberam este tópico começou com o colela Glauber querendo fazer um motor de HD como Cooler!!!.... à 3 Anos atrás!!!, creio que os assuntos desenrrolados caberiam em tópicos específicos!!! Acompanhem!!!

Abraços...

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...