Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Delphi em rede


AAS

Posts recomendados

O Delphi naturalmente já está preparado para trabalhar em rede, no caso de uso de você usar o BDE e o Paradox, faça o seguinte: Instale o programa e o BDE nas três máquinas, na máquina onde banco de dados vai ficar crie uma outra pasta chamada C:\BDE (é uma sugestão, pode-se usar qualquer nome ou a raiz do diretório), e aponte em todas as máquina o parametro NET DIR para essa pasta. O Alias de todas as máquinas deve estar apontando para onde está o seu banco de dados (PATH). Deixe o LOCAL SHARE como TRUE em todas as máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você abre o programa bde administrator e nele tem duas abas à esquerda, Databases e Configuration, na primeira é onde ficam as definições dos alias. Vá na segunda aba (Configuration) e abra ela nessa sequencia: Configuration -> System -> INIT, lá você irá encontrar a opção Local Share, deixe todas as máquinas com a opção TRUE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ivan_RF@11 de agosto de 2005, 21:32

Você abre o programa bde administrator e nele tem duas abas à esquerda, Databases e Configuration, na primeira é onde ficam as definições dos alias. Vá na segunda aba (Configuration)  e abra ela nessa sequencia: Configuration -> System -> INIT, lá você irá encontrar a opção Local Share, deixe todas as máquinas com a opção TRUE.

Não entendi a parte do Local Share. O que acontece se estiver em False ? Para que serve essa opção ? Acho que estou com um problema que esse exemplo pode me ajudar, porque minha máquina está em False e um programa não quer funcionar, ele abre e fecha em seguida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de mexer a muitos anos com Delphi tem coisas que é difícil de explicar em poucas palavras e eu posso também estar errado, mas vamos lá.

Lembrem-se de que essas explicações são válidas para a dupla BDE+Paradox, sempre usei assim, preciso aprender SQL :P

255 máquinas de acesso simultâneo (leitura e/ou gravação de dados) deva ser aplicado sobre a dupla BDE+PARADOX, para um acesso a um banco de dados SQL não creio que haja um limite, a regra básica é que quando você tiver que usar mais do que 20 ou 30 terminais o lógico seria mudar do Paradox para um SQL. Essa regra deve ser considerada também no caso de acessos remotos.

Quanto ao Local Share acontece o seguinte: Se existe apenas uma máquina, ou seja a sua máquina de desenvolvimento e não existe rede e nenhum terminal tentado acessar a base da dados tanto faz se o Local Share estiver em True ou False. Mas se você instalou a sua aplicação e o banco de dados em várias máquinas todas devem estar com o Local Share como True, pois se alguma delas estiver como False vai ocorrer violação de compartilhamento e problemas de acesso.

Sou péssimo para dar aula, espero ter resolvido algumas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pessoal, como faço pro meu programa identificar a rede? No caso, primeiramente eu teria que fazer a rede pelo so ( windows ), não e? E depois, tenho que dar algum comando para o delphi localizar a rede e transfeirir os dados ou existe algum assistente no proprio delphi pra mim fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andersonjb@24 de agosto de 2005, 10:57

Mas pessoal, como faço pro meu programa identificar a rede? No caso, primeiramente eu teria que fazer a rede pelo so ( windows ), não e? E depois, tenho que dar algum comando para o delphi localizar a rede e transfeirir os dados ou existe algum assistente no proprio delphi pra mim fazer isso?

Na verdade você não coloca nada no programa Delphi para identificar a rede, quem faz isso é o BDE Administrator, você só tem que criar um alias nele e dentro do programa indicar esse alias para as tabelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por AAS@24 de agosto de 2005, 16:14

Valeu hein Ivan!! Deu certinho...só estava faltando mesmo o local share e apagar qualquer duplicaçao dos arquivos contidos na pasta Lck que são criados quando setamos o caminho...

Que bom, fico feliz por ter sido útil !!! Disponha !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...