Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como transformar VA para Watts?


FBorges22

Posts recomendados

  • Membro VIP

Segundo alguns fabricantes, em média, basta multiplicar dividir os VA por 1.45 e obtem-se o valor em W. No caso, 500/1.45= 345W aproximadamente!

Particularmente, não gosto dessa afirmação genérica, pois isso vai depender também do fabricante! Existem bons produtos e péssimos no mercado e com certeza, essa regrinha não consegue atender à ambos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é tão simples assim!

O conjunto formado pelo estabilizador+fonte+PC tem parâmetros particulares que definirão como se processará o jogo de potência. É o fator de potência FP, tão discutido em nosso meio. Para cada valor do FP, haverá uma correspondente variação na equação ou equilíbrio de forças positivas e reativas.

O estabilizador tem seu FP, que definirá o equilíbrio da potência recebida da rede AC, mas será influenciado também pelo FP verificado na fonte, que por sua vez, apresentará variação na dispononibilidade de potência, conforme o hardware existente no PC e o seu próprio FP. Assim, os fabricantes baseiam-se em um FP que seria visto pelo estabilizador. Vamos ver um exemplo numérico.

Estabilizador de 500VA, FP 50%, considerado no conjunto. Desprezamos o rendimento dos equipamentos. Assim,

VA = W / 0.5

W = VA x 0.5 = 250W.

Veja que, todas as vezes que variar o FP, a quantidade de potência disponível em watts será alterada e portanto, depende da fonte e também da carga(PC). Como o conjunto citado acima mantem-se praticamente com as mesma características, o FP do conjunto será baseado na média do que se costuma encontrar. Por isso, um valor razoável mantem-se na faixa de 45% à 65%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é, os VA informados são mesmos verdadeiros? E o FP? Para equipamentos que atendem às normas técnicas, sim, mas o que dizer de equipamentos que não passam por uma simples inspeção? As fontes genéricas são assim! Não tem certificação nenhuma.

Para nós, simples mortais, considerar algo acima dos 50% já está de bom tamanho e assim, no caso da fonte citada, 250W seria um valor razoável. A solução é empregar fontes de marca, com alguma certificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hammm...

Bom a fonte aqui tem o dobro do tamanho de uma fonte padrão de hoje em dia, e seu peso também é equivalente a duas fontes boas de marca.

Dei uma olhada por dentro e os componentes empregados são bem grandinhos, principalmente os dois capacitores de entrada que devem ter algo entorno de 1,5' de diâmetro e uns 2' de altura, o seu trafo principal deve dar quase a metade de uma fonte padrão dos tempos atuais. Portanto acho eu que ele deva ser uma fonte bastante razoável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...