Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas sobre fans


MADMAX

Posts recomendados

Essa dica é pra quem está tendo problemas com ruídos nos fans do gabinete e da fonte .E como eu tenho 6 fans instaladas no meu gabinete (duas são da fonte de 450w) essa dica foi muito boa pra mim.

Retire o fan que está barulhento (ou até mesmo os que estão aparentemente normais e aproveite pra fazer uma manutenção preventiva) e limpe-o com um pincel retirando toda a poeira existente , se a poeira estiver muito difícil de ser retirada use um pano com um pouquinho de querosene (não vai lavar o fan com querosene!.Depois que a poeira foi toda removida , com cuidado , retire parcialmente aquele adesivo que fica num dos lados do fan (adesivo que mostra o modelo ,tensão etc...) embaixo desse adesivo deverá ter uma tampinha bem no centro , com o auxílio de um alfinete ou coisa parecida e com cuidado retire essa tampinha e você verá o eixo do fan . Pegue óleo lubrificante(usei óleo singer) e pingue uma ou duas gotas no eixo .Recoloque a tampinha , reaplique o adesivo e pronto ! Seu fan funcionará silenciosamente por mais alguns meses .

Os meus estava fazendo um zumbido horrível, depois que fiz isso , foi só alegria .

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O óleo singer é super fino !! No meu caso até aumentou a rpm pois meus fans foram comprados num ferro velho de computadores e depois de alguns meses começaram a fazer um ruído chato pra caramba . Imagine 4 dos 6 fans fazendo ruido , é de enlouquecer qqr um .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Amigo,

Bom realmente a observação foi bem feita... O melhor a se utilizar é realmente o Óleo de Relojoeiro... Extra Fino...

Não que seja altamente recomendável este óleo, existem outros óleos de boa qualidade... procure por óleos finos para motores sensívies... Colocar um óleo grosso pode interferir no funcionamento correto deste...

Quanto a lavagem do Cooler... em eletrônica existe um tipo de Álcool próprio para lavar componentes eletrônicos sem danificar...

Álcool Isopropílico... Pode ser encontrado em Pharmácias, ou casas de materiais para eletrônica e informática...

Tomar Cuidado com o manuseio pois é altamente inflamável, ele é de secagem ultra-rápida... se mergulhado o motor do cooler ou o proprio em um pouco e dado o tempo correto para secar, não afeta nenhum componente... e limpa pequenos vazamentos causados por resistências e diodos... melhorando problemas do circuito...

Ele também pode ser usado para limpar contatos de placas, memórias, slots, e etc...

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai galera, beleza...

Bem, as palavras do nosso amigo Neo - Matrix foram perfeitas!!!

Mas tenho algumas dicas extras!!!

No caso do Alcool Isopropilico, você pode trocar por Alcool Absoluto; e pode lavar as placas do PC sem problema q não irá danificar (Antes de limpar a placa - mãe, remova a bateria, isso é muitissimo importante)!!!

E para limpar os contatos de placas e memorias, você pode usar limpa prata (aquele produto q sua mãe usa para limpar a prataria da casa). Passe uma camada de limpa prata e depois espere secar e depois com um pano limpo e seco, limpe os contatos, você verá q o pano vai sair bem sujo!!!

Falou galera!!!

[]'s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LabTec-BR@05 Abr. 2002, 01:43

E ai galera, beleza...

Bem, as palavras do nosso amigo Neo - Matrix foram perfeitas!!!

Mas tenho algumas dicas extras!!!

No caso do Alcool Isopropilico, você pode trocar por Alcool Absoluto; e pode lavar as placas do PC sem problema q não irá danificar (Antes de limpar a placa - mãe, remova a bateria, isso é muitissimo importante)!!!

E para limpar os contatos de placas e memorias, você pode usar limpa prata (aquele produto q sua mãe usa para limpar a prataria da casa). Passe uma camada de limpa prata e depois espere secar e depois com um pano limpo e seco, limpe os contatos, você verá q o pano vai sair bem sujo!!!

Falou galera!!!

[]'s...

Ops, + uma coisa q esqueci...

Sempre passe um pincel na placa-mãe antes e depois de usar o Alcool!!!

Antes para tirar o excesso (não sei se é assim q se escreve...) de pó e depois da placa seca, para para tirar algum residuo de pó q tenha sobrado!!!

[]'s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!