Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilação do gabinete


Fabio Gomes

Posts recomendados

Estou com um gabinete IMT4000, ele já vem com uma ventoinha na forma de ventilador na parte frontal do gabinete, ele tem furação para mais uma do lado e uma na parte traseira, pretendo colocar mais uma na lateral fazendo também a função de ventilador e na parte de tras a função de exaustor junto com a da fonte, essa montagem seria a mais indicada?  ....valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O jeito é testar. Mas ligue só um na motherboard (o menos potente de preferência).

O problema é que motores elétricos inserem ruído na linha (claro que são motores pequenos, mas é um sistema bastante sensível). Já vi ventoinha com problema (raspando) deixar o sistema instável.

Quando você tem motores elétricos grandes, costuma-se usar uma rede dedicada. O terra é chamado de "terra sujo" tamanho a quantidade de ruído, o que atrapalha o uso de eletrônica sensível a ruídos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo beleza?

...Ok,  cara  faz o seguinte:

Vá até uma loja de acessórios eletrônicos, solicite uma fonte de 12v e 2 Amperes.

Assim você poderá fazer a ligação de quatro cooleres de 80mm de diâmetro.  Faça a ligação em paralelo.

No gabinete, na parte posterior,  faça uma adaptação colocando uma fêmea (plug)  e dentro do gabinete você fará a distribuição para os devidos cooleres.

ok? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai beleza?

eu recomendo se você fizer esta alteração puxe o calor para fora de sua torre. vai funcionar melhor pois se você ventilar o ar para dentro de seu pc ele ficará circulando o calor dentro dele,.faça com que haja então uma corrente de ar,, passando de um lado para outro do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Alou...

Colega, seja qual for o seu projeto, opte sempre por ligar os coolers em uma fonte externa, não só pela perda de carga da fonte principal, mas pelo ruido que os mesmos podem lançar no circuito (já que nem todos posuem indutores de proteção!).

Com relação a disposição, a melhor forma é testar, esta disposição não tem padrões, por isso deve atenter ao seu gabinete especialmente.

Até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu uso 6 cooler dentro do meu gabinete (sem contar o cooler da CPU e o cooler da placa de video que eu adaptei) e uso uma fonte de 350W e ela guenta beleza. Eu uso dois cooler em baixo um cooler na frente um cooler atrás e dois exaustores (aqueles que coloca no encaixe de placas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei minha maquina finalmente com 2 fans, mais a da CPU e a da placa de video, tem uma fan frontal ventilando e uma na parte de tras ligada como exaustou, fora  isto o gabinede vem com abertura nas duas laterais o que ajuda um pouco na ventilação, a temperatura no meu XP 1700+ mesmo depois de horas ligado, rodando jogos pesados até agora não passou de 48 graus, acho que ta bom não esta? Pelo menos acho que sim, os dias utimamente estão bem quentes e o meu ambiente aqui onde fica a maquina não é dos melhores......

falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

senhores a Mecânica dos Fluidos é muito complexa.

é quase impossível determinar em que posição e qual o sentido (jogando ou tirando ar) que os fans devam ficar no gabinete.

Cada gabinete é de um jeito, o arranjo de cabos e placas dentro deles também. Não tem como determinar um modelo de melhor circulação de ar.

por exemplo:

se abro a lateral de meu gabinete, a temperatura cai, mas se coloco um fan de 12mm jogando ar de frente a placa mãe com a tampa aberta, a temp aumenta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!!!

Bom, eu estou usando 4 cooler's de 80mm e 2 coolers de 60mm'.

Dois cooler's de 80mm, servem para jogar o ar (frio) para dentro (estes 2 cooler's, ficam na parte inferior dianteiro do gabinete, embaixo das baias e ao lado da placa - mãe.)

Dois cooler's de 80mm, servem para jogar o ar (quente) para fora (estes 2 cooler's, ficam na parte superior traseiro do gabinete, em cima do processador e do lado do mesmo, passando este ar pela fonte.)

Dois cooler's de 60mm, servem para resfriar o processador e resfriar a placa de video.

E com tudo isso, o meu PC não ultrapassa a marca de 30ºC!!!

[]'s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O wemerson está certo , não tem como saber exatamente o jeito cérto pois cada caso é um caso . Gostaria de lembrar que se instalar muitos fans retirando ar do gabinete e não deixar uma boa entrada de ar eles podem "brigar" com o fan  da fonte e e o ar que deveria sair da fonte acabar retornado pro gabinete , pois é uma "luta" desonesta, um fan da fonte  contra 3 ou 4 do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LabTec-BR@05 Abr. 2002, 01:27

Olá pessoal!!!

Bom, eu estou usando 4 cooler's de 80mm e 2 coolers de 60mm'.

Dois cooler's de 80mm, servem para jogar o ar (frio) para dentro (estes 2 cooler's, ficam na parte inferior dianteiro do gabinete, embaixo das baias e ao lado da placa - mãe.)

Dois cooler's de 80mm, servem para jogar o ar (quente) para fora (estes 2 cooler's, ficam na parte superior traseiro do gabinete, em cima do processador e do lado do mesmo, passando este ar pela fonte.)

Dois cooler's de 60mm, servem para resfriar o processador e resfriar a placa de video.

E com tudo isso, o meu PC não ultrapassa a marca de 30ºC!!!

[]'s...

Ai galera, veja como ficou os cooler's extra's no no meu Case!!!

http://www.f1net.com.br/~aguiar/Photo1.jpg

http://www.f1net.com.br/~aguiar/Photo2.jpg

http://www.f1net.com.br/~aguiar/Photo3.jpg

Os cooler's da fonte e em cima do gabinete, jogam o ar para fora e os dois de baixo, jogam o ar para dentro do Case!!!

OBS: Desculpe a qualidade das fotos, mas não sou fotografo!!! :**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo elogio Sr.<mestre fagan>!!!

E sobre a entrada de pó, ainda está em fase de teste. Mas se ocorrer a entrada de pó, já tenho um esquema de se colocar filtros, sem perder o potencial de resfriamento!!!

[]'s...

OBS: Daqui um mes e meio, vou fazer uma avaliação e darei a resposta aqui neste forum!!! Caso entre pó, passarei o esquema do filtro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Postado Originalmente por Fabio Gomes@13 de março de 2002, 07:58

Estou com um gabinete IMT4000, ele ja vem com uma ventoinha na forma de ventilador na parte frontal do gabinete, ele tem furação para mais uma do lado e uma na parte traseira, pretendo colocar mais uma na lateral fazendo também a função de ventilador e na parte de tras a função de exaustor junto com a da fonte, essa montagem seria a mais indicada?  ....valeu....

aí...posta aí o tamanho dos cooler's que você tem (ou quer colocar) e "testa" qual é força dessa "ventoinha" frontal (por comparação em relação a seus cooler's, se ele é 2 vezes mais forte, 3 etc...) Ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Tipo... eu tinha um gabinete q so tinha um cooler de 80x80mm atras... perto da fonte servindo como exaustao (colocando o ar pra fora do gabinete)... meu processador estava trabalhando a 65 graus :devil: .... então troquei de gabinete (para o Clone mod. 15030) coloquei a parte lateral de acrilico com um cooler fan de 80x80mm servindo como ventilacao (colocando o ar pra dentro do gabinete) e mais um de 80x80mm servindo como exautao... então ficaram 2 para exaustao atras do gabinete e 1 na lateral como ventilacao (todos de 80x80mm).... agora minha makina não ultrapassa 40 graus :D ... eu achei bom... pois eu moro em Recife/PE e aqui é calor o ano todo e a sala onde o PC esta não tem ar condicionado. A parte ruim é a poeira.... de 3 em 3 meses tenho q abri a makina para limpa-la. Abraço a todos. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem no meu caso é o seguinte: Tenho 7 coolers

1 de 80mm na CPU;

1 de 80mm na VGA;

2 de 80mm na Frente puxando o ar para dentro (se bem que meu gabinete não tem entradas de ar na frente) vejam:

http://img140.imageshack.us/img140/5588/ga...tefrente1ia.jpg

1 de 80mm atrás jogando o ar de dentro para fora;

1 de 120mm (da fonte seventeam) jogando o ar para fora;

E daqui uns dias 1 na lateral de acrílico no canto inferior esquerdo (+/- em cima da VGA) jogando o ar para dentro...

O único problema é que o barulho é muito alto, e olha que as fans são novinhas...

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...