Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia do Scenarist em Português


Posts recomendados

Olá amigos,

Depois de algum tempo ausente aqui do fórum, venho trazer uma pequena contribuição para essa grande família. Como a grande maioria, eu também sou fascinado pela edição e autoração de vídeos. Aqui conheci o DVD Maestro, através do grande colaborador Somaniaco (Dinho). Como sou extremamente curisoso explorei ao máximo os recursos do DVD Maestro aproveitando as dicas aqui postadas e até mesmo postando algumas. Foi aqui que também descobri o Scenarist, que segundo o Dinho, expert no assunto, é o único software da atualidade capaz de superar o DVD Maestro em recurso de autoração. Bem, consgui o Scenarist e resolvi entrar de cara nele, apesar de ter sido alertado pelos amigos aqui do fórum de que a sua utilização era complexa em relação aos outros programas que já havia utilizado, como o Adobe Encore, DVD Lab Pro e DVD Maestro. Mesmo assim resolvi tentar, afinal todos nós sabemos que autoração é um processo contínuo de aprendizado. Confesso que no início tive várias dificuldades, pois comecei a fuçar sem saber muito o que estava fazendo, baseado apenas nas experiências com os outros programas aqui já citados. Foi então que resolvi começar realmente pelo começo. Dei uma olhada no guia que acompanha o Scenarist e decidi traduzi-lo, pois achei ele extremamente didático e de fácil compreensão. Aproveitando uma certa experiência que tenho na lingua do tio sam e com a ajuda de um bom tradutor, iniciei essa longa jornada. Já conclui oito, dos 15 capítulos do guia. E com eles já consegui autorar alguns DVDs e sentir o potencial do programa. Ágora estou aqui postando essa mensagem, principalmente para o mediador, pois quero disponibilizar esse guia traduzido para toda comunidade do fórum. Faço isso em agradecimento a grande ajuda que aqui já recebi e me espelhando no exemplo de tantos aqui, principalmente do Somaniaco, que demonstra a cada dia o seu despreendimento em estar sempre à disposição para transmitir novos conhecimentos aos antigos e novos companheiros dessa família. É uma contribuição simples, mas espero que ajude a todos a progredir nesse fascinante mundo. O único problema é que não sei como pôr aqui os capítulos que já conclui, pois os arquivos foram digitados no microsoft word e são compostos de texto e figuras para melhor compreensão. Espero uma orientação do mediador ou do próprio somaniaco sobre como viabilizar isso. Enquanto a solução não é postada, aqui vai meu email para os interessados. [email protected]. Sei que o somaniaco está preparando um tutorial sobre o Scenarist, mas com certeza não é meu objetivo atrapalhar a sua iniciativa e sim enriquecer ainda mais o conteúdo sobre o Scenarist aqui no fórum. Abraços e aguardo mensagem do mediador. Paulo Roberto - Natal/RN.

Guia do Sonic Scenarist em Português

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Humilde colaboração....

Acho que não.... Isto é mais do que bem vindo....

Como trata-se de um guia de várias páginas, o ideal seria disponibilizá-lo para download, depois de convertido em PDF.

Posso fazer esta conversão e alguém disponibilizar para download. Talvez o proprio Dinho no seu site. Também posso tentar hospedar no Terra.

Com certeza vamos achar uma solução e disponibilizar esta grande ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo (Natal),

Obrigado!!!

Além de disponibilizar em um site para download, poderia também (se retirada as figuras), ser postado como tópico, que mesmo não sendo colocado em destaque (gostaria que fosse...), pelo interesse que por certo despertará estará sempre em evidência, como tem acontecido - até agora - com o tópico sobre gravadores de DVD de Mesa e sobre filmadoras que se manteve no topo até que o Sell resolveu destacar mesmo que, temporariamente.

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Como havia prometido, já comecei a enviar o material do guia do Scenarist traduzido para português. Envei para o Marcio e o Dinho para que eles avaliem se vale a pena disponibilizá-lo aqui no fórum ou num site para download. Tenho certeza que não haverá dificuldades para isso, afinal o Dinho e o Marcio já deram provas de que estão sempre dispostos a contribuir com todos nós para ampliarmos nossos conhecimentos. Quanto ao pessoal que me enviaram emails pedindo o arquivo, estou enviando dentro da medida do possível, pois tenho que também defender o leite das crianças e só posso enviar no intervalo do almoço aqui onde trabalho. Um abraço a todos.

Paulo - Natal/RN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Pessoal,

O Paulo me mandou o primeiro capítulo que já disponibilizei em PDF.

Somente o primeiro capítulo tem 18 páginas, o que torna inviável a publicação na forma de posts aqui no fórum, visto que tem 15 capítulos.

Não tive tempo ainda de ler todo, então qualquer alteração me mandem uma MP ou postem aqui.

Guia do Sonic Scenarist em Português

Vou colocar também um link na minha relação de sites.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, cara, você arrebentou... Parabéns aí amigo!!! Fico muito feliz com isso e um pouco responsável também.... afinal de contas, trilhamos juntos por essas veredas do DVD... Isso ái... Muito bom!!!!

Gaalerinha, vamos arrebenetar no DVD agora... Ninguém nos segura... Escolham: Scenarist e Maestro, só aqui você têm as 2 armas mais poderosas de Autoração de DVD... só nós mesmo os Brasucas para fazermos um trabalho desses!!!!!

E isso vai continuar com as Filmadoras, com os gravadores de DVDs e tudo mais!!!! Vamos mostrar para essa galera aí de fora que brasileiro também pensa e produz!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, nego tá tirando meu coro....estive aí em Curitiba e semana que vem vou para BH e Fortaleza novamente...estou sem tempo até para vir aqui no Forum.... roubo um tempinho e pego um PC no lobby dos hotéis para poder responder lá no Tópico do Maestro....Mas vamos vê.... Muita coisa que eu tinha feito, o Paulo já mostrou aqui na tradução do Manual. Na verdade o Scenarist é bem simples, depois é claro que você pega o macete. Único problema que eu acho é o excesso de caminhos para determinada ação, o que torna o MAESTRO muito mais ágil para pequenos projetos.

Mas olha, vou me propor a colocar mais itens de detalhamento prático, além destes que o Paulo colocou...talvez até mesmo respondendo as questões quando elas aparecerem....

Vamos ver o desenrolar disso aqui... o Maetro já passam das 9.000 visitas e a galera lá tira o meu coro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leymar@25 de maio de 2005, 00:09

Amigos !!! Onde consigo o bendito Scenarist ??? Na página Sonic nem trial tem.; Afinal Scenarist 2.... ou Scenarist 3... ? E por último. No site da Sonic tem um tal de Sonic DVD Producer 5.0. Este é tão bom quanto o Scenarist ? Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu.....

Leymar, na Pagina da Sconic em Profissionais tem o Scenarist para trial, mas é bem limitado. Lembre-se que este programa custa mais de U$ 25 mil mesmo!!!!! não tem desconto, não tem choro!!! Mas também é o Maná dos Deuses!!!

Quanto ao DVD Producer 5.0 não chega nem aos pés do Scenarist. A Sonic também tem o Sonic my DVD Studio Deluxe Suite para quem gosta de programas com pressets prontos, rápidos, multifunção, que aceite avi (Xvid/Divx), é tipo os programas da Ulead, é um bom programa para autoração caseira, de vídeos caseiros....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Quero apenas corrigir a informação dada aqui pelo Sidney. Não estou enviando o programa Scenarist por e-mail para quem me pedir. Primeiro porque é enviável pelo seu tamanho e segundo e principal motivo, como o Somaniaco informou, a lincença dele custa caro e conseguentemente fazer essa distribuição é contra a lei dos direitos autorais. Se fizesse isso, estaria cometendo um crime. O que enviei para o Sidney foi um Trial, baixado no próprio site da Sonic. Espero ter esclarecido o equívoco do nosso amigo Sidney. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Paulo_Natal/RN@27 de maio de 2005, 11:43

Olá pessoal,

Quero apenas corrigir a informação dada aqui pelo Sidney. Não estou enviando o programa Scenarist por e-mail para quem me pedir. Primeiro porque é enviável pelo seu tamanho e segundo e principal motivo, como o Somaniaco informou, a lincença dele custa caro e conseguentemente fazer essa distribuição é contra a lei dos direitos autorais. Se fizesse isso, estaria cometendo um crime. O que enviei para o Sidney foi um Trial, baixado no próprio site da Sonic. Espero ter esclarecido o equívoco do nosso amigo Sidney. Abraços.

Paulo, me desculpe pela colocação feita mal feita. Na verdade eu queria apenas informar ao pessoal que você está madando o arquivo, TRIAL _ com eu mesmo mencionei. A minha intenção era apenas tranquilizar os colegas e informá-los que você está tentando colaborar com todos.

Sinceramente, desculpe-me. Não tive a intenção de prejudicar niguém.

Sidney

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dinho,

Não consegui resolver o problema do Scenarist. Acho que o problema não está relacionado com incompatibilidade do SP2, pois no micro de casa tenho o SP2 instalado e lá Scenarist funcionam perfeitamente. Como não tenho versão anterior, infelizmente estou impossibilitado de trabalhar com ele. Se descobrir alguma coisa, poste uma mensagem. Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio S(h)ell, como tinha te falado, eu já usava esta versão antes e não tive nenhum problema, porém logo que instalei a nova versão, a mais nova, os problemas começaram.

Leymar, a instabilidade é quanto ao fato do programa travar constamente, o que não acontece na versão que eu coloquei no post anterior. Esta realmente é bem firme, nunca tive problemas, e logo que percebi o problema, desinstalei a nova versão e reinstalei a antiga e o problema foi sanado, assim agora mais uma vez confirmado pelo Marcio.

Porém, realmente NÀO descobri porque esta versão está travando e nem vou perder meu tempo tentando achar.....se alguém descobrir como resolver o problema, avise-no!!! heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...