Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Diminuir o Barulho Produzido pelo PC


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Como Diminuir o Barulho Produzido pelo PC


"Aprenda a instalar um potenciômetro para diminuir a velocidade de rotação das ventoinhas auxiliares, diminuindo o barulho emitido por seu micro."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

E aí Gabriel, tudo bem?!

Gostei muito da dica, ela vai ser muito útil aqui em casa. Estou com dois coolers bonzinhos da akasa, mas que fazem muito barulho. Mas queria saber se dá para fazer uma adaptação em relação a este esquema que você passou. É que estes dois coolers que tenho estão na frente do gabinete e ligados em série, então queria saber se se eu fizer este esquema com a ligação de um potenciômetro no fio do primeiro cooler vai dar para controlar a velocidade de rotação dos dois coolers ao mesmo tempo. Existem opções de potenciômetros diferentes, tipo algum que chega a até desligar o cooler e não só diminuir sua rotação, ou até mesmo questão de marcas ou modelos melhores?

Parabéns pela dica e já agradeço pela atenção,

Leandro e.t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive procurando o tal potenciômetro na internet e acabei achando um tópico do forumpcs no qual tem uma discussão a respeito desta forma de controlar a rotação dos cooler, e lá tem muita gente falando que está errado fazer assim, que desta forma gera-se muito calor, e que existem formas mais eficazes de se fazer este controlador. Procedem estas informações? Valeu,

Leandro e.t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Acho q tanto faz. Com Ci regulador de tensão ou sem.

Quanto a dissipar calor é normal porque um potenciometro e quase a mesma coisa que um resistor e a função dele é trasfomar energia eletrica em energia termica.

De uma olhada neste site que tem uns esquemas de baybus e ate de um controlador que usa CI:

http://www.casemodbr.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Daniel Araujo@24 de março de 2006, 21:54

1º: pode-se instalar outro tipo de potenciometro? (de outra potencia) é que ta difícil achar exatamente esse.

2º: eu vi no forumpcs que deve-se instalar tambem um transistor, a informação procede?

ABS

desde de quando potenciomentro e usando para transformar energia eletrica em energia termica, e os dois tem muita diferença. o que quer dizer dissipador de color?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vinicius_apocalipso@20 de abril de 2006, 10:56

desde de quando potenciomentro e usando para transformar  energia eletrica em energia termica, e os dois tem muita diferença.  o que  quer dizer dissipador de color?

Um potenciometro é basicamente um resistor so que um potenciomentro você pode controlar a resistencia eletrica e um resistor não. Ambos transformam energia eletrica em energia termica e por isso dissipam calor, mas não acho esse calor muito alto é pouco...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...