Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Boa tarde !!!

Estou com uma dúvida básica.

Baixei o programa e o codec, porém, estão zipados com uma extensão .rar.

Não conheço um programa pra descompactar isso.

Gostaria que alguém me indicasse um programa pra descompactar, e um passo a passo de como mexer no tal programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza SOMANICO?

Muito bom o seu tuto mas estou com uma duvida.

Fui gravar um arquivo .avi de 300 mega (mais ou menos uns 50 minutos de filme). Tava usando o Premiere 7 tudo beleza. Separei o video e o audio. Mandei gravar o audio e foi beleza. Quando mandei gravar o video ele demorou mais ou menos umas 3 horas. Isso é normal? Ou tem alguma coisa que tenho configurar no programa para que ele faça mais rápido.

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@07 de março de 2005, 06:44

Amigo, você pode fazer a conversão de .avi para .m2v através do TMPGEnc Plus ou o Express. Inclusive ele já te dá a opção de fazer o DEMUX, gerando apenas o arquivo de vídeo ou os arquivos de áudio e outro de vídeo.

Se seu vídeo capturado está em .avi sem compressão o Premiere lê, e exporta para o Encore. Talvez o seu software esteja corrompido

beleza,resolvido o problema audio e video,conclui o dvd sem fazer menus,ok.

porém ao tentar rodar num player de dvd ,o video não inicia,aparece o tamanho

mas não dá play

Obs.não encontrei a opção connections no maestro,ela tá clicada na

barra de ferramentas mas não tem icone abaixo,não conclui essa etapa,tem alguma

coisa aver ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por marcelo.s.correa@07 de março de 2005, 14:08

Boa tarde !!!

Estou com uma dúvida básica.

Baixei o programa e o codec, porém, estão zipados com uma extensão .rar.

Não conheço um programa pra descompactar isso.

Gostaria que alguém me indicasse um programa pra descompactar, e um passo a passo de como mexer no tal programa.

É um arquivo compactado. Use o WinRar.

Aqui você encontra as instruções: Instruções

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa, gostaria de te agradecer pelas valiosas dicas que tem postado nos fóruns. Agora tenho a certeza que poderei autorar dvd’s altamente profissionais com a ajuda do Maestro. Espero que em breve você coloque tb algumas dicas sobre o Scenarist. Mas tenho uma dúvida e gostaria que você me ajudasse. Graças ao tutorial que você escreveu, pude sem problemas entender o funcionamento básico do Maestro. Mas na hora de ligar os links, tive um pequeno problema. Fiz todo o projeto com um filme de 1 hora. Criei o menu animado no Premiere, importei , deu tudo certo. Dividi o filme em dois capítulos. De 0 até 45 minutos é o primeiro capítulo, daí em diante até 1 hora é o segundo. Dei o preview e tudo funcionou perfeitamente. Queimei o dvd e na hora de assistir, um pequeno erro. No final do capítulo 1, quando começa o capítulo 2, sem ir para o menu, com o filme correndo direto, acontece um pequeno travamento no filme, de mais ou menos 1 segundo. Exatamente no ponto que começa o segundo capítulo. Acredito que tenha feito algo errado na janela connections, então vai aí o que fiz lá:

First Play – Menu1

Title Menu – Menu1

Movie1: Chapter 00:00:00;00 Menu key – Menu1: Button1

Movie1: Chapter 00:00:00;00 End Action – Movie1: Chapter 00:45:00:00

Movie1: Chapter 00:45:00;00 Menu key – Menu1: Button2

Movie1: Chapter 00:45:00;00 End Action – Menu1

Menu1 Timeout – Menu1

Menu1 : Button 1 - Movie1: Chapter 00:00:00;00

Menu1 : Button 2 - Movie1: Chapter 00:45:00;00

Eu gostaria que quando acabasse o capítulo 1, entrasse automaticamente o capítulo 2, sem necessidade de voltar ao menu para acioná-lo. Mas acontece o travamento de 1 segundo e acaba ficando esquisito.

Agradeço desde já sua ajuda e espero que possa me dar essa dica.

Abraços e sucesso.

Marcelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Merlin@06 de março de 2005, 09:49

Quando clico na tecla Play do Prevew aparece uma janela de erro dizendo

Message - 2076098541 Not Found (0x84414013)

O codec Cinemaster esta instalado, já tentei com outros arquivos .m2v e sempre é a mesma coisa. Alguém sabe aonde é que estou dando a zebrada??

Grato.

Merlin

Amigo, me desculpe por não ter respondido antes a sua questão, é que realmente não a tinha visto!!

Quando o Maestro apresenta erro do Codec, isso é mostrado logo quando você abre o programa! Então, seu erro não é de Codec!

Lembre-se que para você ter um Prevew é primeiro antes você ter colado seu .m2v na timeline de Movie e habilitar o botão ao Lado deste Movie, por exemplo: Movie 1, a tecla ao lado de Movie 1 deve ser acionada, ficando na cor salmão... aí tecle em Play...voc~e vai assistir seu filme!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por papo@07 de março de 2005, 15:03

Beleza SOMANICO?

Muito bom o seu tuto mas estou com uma duvida.

Fui gravar um arquivo .avi de 300 mega (mais ou menos uns 50 minutos de filme). Tava usando o Premiere 7 tudo beleza. Separei o video e o audio. Mandei gravar o audio e foi beleza. Quando mandei gravar o video ele demorou mais ou menos umas 3 horas. Isso é normal? Ou tem alguma coisa que tenho configurar no programa para que ele faça mais rápido.

Valeu...

Olá, amigo!!! Bem vindo ao Mundo do Encodamento!!! O que te aconteceu e acontecerá é que você está fazendo um "encodamento de vídeo" a tarefa mais destruidora de Processadores e Placa de vídeo!!! Brincadeira!! O Processo de encodamento é realmente a tarefa que mais exige desses componentes. A velocidade de encodamente é relativa a potência de sua máquina: quanto mais potente mais veloz!! Você até que foi rápido para um vídeo de 50 min!! O premiere 7 usa o MainConcept para transformar seu .avi (não comprimido) em mpeg2 de DVD, ou seja, .m2v. Mas quando você importar para o Maestro e fizer seu DVD, o compresso de compilação será bem mais rápida, uma vez que não há encodamento, apenas a montagem física e lógica do DVD!!

mas é isso aí, você está indo bem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phantom who walks@07 de março de 2005, 17:13

Carudinho,

Em menos de 15 dias 55 replies e Milcentoecacetadas de visitas deve ser um record imbatível por muito tempo. Estou pensando seriamente nas possibilidades de te levar para o fórum-PCs, também (eu falei também).

Tu mereces...

Mr. Walker

Olá, Fantasma!!!

Isso também sem contar a quantidade de Downloads do Maestro e seu Codec, que já passa de 150. Fico muito felizcom isso em mostrar o Poder desse programa que estava totalmente esquecido aqui no Brasil e que agora volta com força total graças ao nosso esforço!!! Com isso talvez a Ulead tome vergonha na cara e crie programas de autoração de nível profissional!!

O DVD Maestro é uma ferramenta que não pode faltar na máquina de quem gosta de Edição e criação de vídeo!! Não há comparação para ele quanto a simplicidade, a inteligência e o Poder do programa.

Te confesso que andei meio sem ânimo aqui, as pessoas baixavam o programa e ninguém falava nada!! nem para dizer que era ruim.... cheguei a pensar em tirar do ar , mas acho que está se recuperando e as dúvidas estão aparecendo!!!

Estarei em qualquer lugar para defender o poder do Maestro!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcelosp@07 de março de 2005, 21:28

Antes de qualquer coisa, gostaria de te agradecer pelas valiosas dicas que tem postado nos fóruns. Agora tenho a certeza que poderei autorar dvd’s altamente profissionais com a ajuda do Maestro. Espero que em breve você coloque tb algumas dicas sobre o Scenarist. Mas tenho uma dúvida e gostaria que você me ajudasse. Graças ao tutorial que você escreveu, pude sem problemas entender o funcionamento básico do Maestro. Mas na hora de ligar os links, tive um pequeno problema. Fiz todo o projeto com um filme de 1 hora. Criei o menu animado no Premiere, importei , deu tudo certo. Dividi o filme em dois capítulos. De 0 até 45 minutos é o primeiro capítulo, daí em diante até 1 hora é o segundo. Dei o preview e tudo funcionou perfeitamente. Queimei o dvd e na hora de assistir, um pequeno erro. No final do capítulo 1, quando começa o capítulo 2, sem ir para o menu, com o filme correndo direto, acontece um pequeno travamento no filme, de mais ou menos 1 segundo. Exatamente no ponto que começa o segundo capítulo. Acredito que tenha feito algo errado na janela connections, então vai aí o que fiz lá:

First Play    –    Menu1

Title Menu    –  Menu1

Movie1: Chapter 00:00:00;00 Menu key    –    Menu1: Button1

Movie1: Chapter 00:00:00;00 End Action    –    Movie1: Chapter 00:45:00:00

Movie1: Chapter 00:45:00;00 Menu key    –    Menu1: Button2

Movie1: Chapter 00:45:00;00 End Action    –    Menu1

Menu1 Timeout    –    Menu1

Menu1 : Button 1    -    Movie1: Chapter 00:00:00;00

Menu1 : Button 2    -    Movie1: Chapter 00:45:00;00

Eu gostaria que quando acabasse o capítulo 1, entrasse automaticamente o capítulo 2, sem necessidade de voltar ao menu para acioná-lo. Mas acontece o travamento de 1 segundo e acaba ficando esquisito.

Agradeço desde já sua ajuda e espero que possa me dar essa dica.

Abraços e sucesso.

Marcelo.

Caro Amigo!!

Fico muito satisfeito de sabe que colaborei com o seu secuesso!! O Maestro realmente é fantástico!! E você deve concordar comigo que o Menu animado pelo Premiere é uma porta ao infinito, onde você cria o que quiser, sem nenhuma limitação!!

Faça sua conexão assim:

First Play – Menu1

Title Menu – Menu1

Movie1: Chapter 00:00:00;00 Menu key – Menu1: Button1

Movie1: Chapter 00:00:00;00 End Action – (deixe em branco)

Movie1: Chapter 00:45:00;00 Menu key – Menu1: Button2

Movie1: Chapter 00:45:00;00 End Action – Menu1

Menu1 Timeout – Menu1

Menu1 : Button 1 - Movie1: Chapter 00:00:00;00

Menu1 : Button 2 - Movie1: Chapter 00:45:00;00

Os capítulos são sempre sequenciais, você não precisa informar que ao terminar o primeiro deverá iniciar-se o segundo, o Maestro faz isso automaticamente. O End Action só deve ser usado para informar "jump" mudança de rota!!

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcio Sell@07 de março de 2005, 21:12

É um arquivo compactado. Use o WinRar.

Aqui você encontra as instruções: Instruções

Beleza, consegui descompactar e instalar.

Bom, antes mesmo de começar a usar o programa, gostaria de esclarecer três dúvidas.

1º ) Eu costumo fazer filmes de até 3 horas usando aquele esquema de diminuir a resolução, compensando no aumento da taxa de dados. Com isso, gravo um DVD de 3 horas sem perder a qualidade, gerando os filmes no Studio e autorando pelo TMPGENC. O problema é que, até agora, usava o Encore DVD pra autorar, só que o encore não aceita resolução de 352X480 por exemplo, e por isso, tinha que usar o TMPGENC, só que esse último, quando termina um capítulo, ao invés de voltar para o menu, ele dá uma leve travada, e vai para o capítulo seguinte.

Ufa, a dúvida é a seguinte: Dá pra gravar até quanto tempo pelo Maestro sem que a imagem fique " aos trancos " pelo filme ser grande demais pra caber na mídia ? Pra gravar um DVD de 1:30 hrs, por exemplo, tem que configurar alguma coisa ? Ainda nessa mesma " história " que eu contei acima, a segunda dúvida: Como faço pra ter um botão que rode o filme inteiro e outros que escolho o capítulo, sendo que, ao final de cada capítulo ele volta ao menu, ao invés de ir para o próximo.

E, finalmente, a terceira dúvida: o Maestro aceita resoluções de 352X480, por exemplo ?

Abs.

Marcelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dinho, é natural que haja um espaço entre o conhecimento de informações novas e o aparecimento de dúvidas. Agora elas estão aparecendo e prepare-se pára tentar respondê-las, pois você iniciou o processo. Ainda não usei o programa mas irei testá-lo em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcelo.s.correa@08 de março de 2005, 09:06

Beleza, consegui descompactar e instalar.

Bom, antes mesmo de começar a usar o programa, gostaria de esclarecer três dúvidas.

1º ) Eu costumo fazer filmes de até 3 horas usando aquele esquema de diminuir a resolução, compensando no aumento da taxa de dados. Com isso, gravo um DVD de 3 horas sem perder a qualidade, gerando os filmes no Studio e autorando pelo TMPGENC. O problema é que, até agora, usava o Encore DVD pra autorar, só que o encore não aceita resolução de 352X480 por exemplo, e por isso, tinha que usar o TMPGENC, só que esse último, quando termina um capítulo, ao invés de voltar para o menu, ele dá uma leve travada, e vai para o capítulo seguinte.

Ufa, a dúvida é a seguinte: Dá pra gravar até quanto tempo pelo Maestro sem que a imagem fique " aos trancos " pelo filme ser grande demais pra caber na mídia ? Pra gravar um DVD de 1:30 hrs, por exemplo, tem que configurar alguma coisa ? Ainda nessa mesma " história " que eu contei acima, a segunda dúvida: Como faço pra ter um botão que rode o filme inteiro e outros que escolho o capítulo, sendo que, ao final de cada capítulo ele volta ao menu, ao invés de ir para o próximo.

E, finalmente, a terceira dúvida: o Maestro aceita resoluções de 352X480, por exemplo ?

Abs.

Marcelo.

Amigo, antes de qualquer coisa quero te lembrar que o MAESTRO é um programa PROFISSIONAL, então, por favor, não cometa a atrocidade de fazê-lo trabalhar com vídeo de baixa qualidade encodado para .m2v O MAESTRO NÃO ENCODA VÍDEO. Se você importar para ele um vídeo de baixa qualidade, ele irá reproduzir assim, portanto não o culpe por isso!!

Não existe DVD de 352x480 ! Isso não é DVD. TODO DVD tem a resolução de 720x480 (NTSC)... Já viu o que vai acontecer se você pegar um mpgeg VCD de 352x480 e "espichar" para mpeg2 (.m2v) para 720x480, é algo impossível de se assitir... vai flocar tudo, vai ser uma guerra de quadriculadinho.... Não culpe o Maestro ou qualquer programa de Autoração....

Programas de autoração Profissionais, dos quais queremos ter um vídeo perfeito de qualidade tem que trabalhar com vídeos originais de 720x480 (NTSC). Agora, se você tem aquele filmizinho que baixou na internet que tem 540x480, ou 620x380...ou qualquer outro formato e queira transformá-lo em DVD, em qualquer programa de encodamento, tipo Premiere ou TMPGEnc, o resultado vai ser sempre pior do que seu filminho original que você tem.... Lembre-se, programa nenhum cria pixel, então como se explica passar de 352x480?...simplesmente ele interpola estes pixels, repitindo-os...por isso ficam aqueles quadriculados....

Usar um Programa Profissional de autoração não vai resiolver seu problema de qualidade, pois a sua fonte que ruim!!

Criar os botões é bem simples, orientar a navegação também... Por isso istale o programa e comece a trabalhar, estaremos aqui para ajudá-lo....

Mas procure fontes de boa qualidade!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcio Sell@08 de março de 2005, 09:09

Dinho, é natural que haja um espaço entre o conhecimento de informações novas e o aparecimento de dúvidas. Agora elas estão aparecendo e prepare-se pára tentar respondê-las, pois você iniciou o processo. Ainda não usei o programa mas irei testá-lo em breve.

Ok, Moderador!!! Você verá que daqui há alguns dias mais pessoas estarão me ajudando nas explicações. Pessoal que instalaram o MAESTRO e viram o quanto é simples e estarão aqui nos ajudando!!!

Pode testar, o risco que você corre é simplesmente ficar DEPENDENTE!!! E nunca mais largar o Programa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@08 de março de 2005, 10:59

Amigo, antes de qualquer coisa quero te lembrar que o MAESTRO é um programa PROFISSIONAL, então, por favor, não cometa a atrocidade de fazê-lo trabalhar com vídeo de baixa qualidade encodado para .m2v O MAESTRO NÃO ENCODA VÍDEO. Se você importar para ele um vídeo de baixa qualidade, ele irá reproduzir assim, portanto não o culpe por isso!!

Não existe DVD de 352x480 ! Isso não é DVD. TODO DVD tem a resolução de 720x480 (NTSC)... Já viu o que vai acontecer se você pegar um mpgeg VCD de 352x480 e "espichar" para mpeg2 (.m2v) para 720x480, é algo impossível de se assitir... vai flocar tudo, vai ser uma guerra de quadriculadinho.... Não culpe o Maestro ou qualquer programa de Autoração....

Programas de autoração Profissionais, dos quais queremos ter um vídeo perfeito de qualidade tem que trabalhar com vídeos originais de 720x480 (NTSC). Agora, se você tem aquele filmizinho que baixou na internet que tem 540x480, ou 620x380...ou qualquer outro formato e queira transformá-lo em DVD, em qualquer programa de encodamento, tipo Premiere ou TMPGEnc, o resultado vai ser sempre pior do que seu filminho original que você tem.... Lembre-se, programa nenhum cria pixel, então como se explica passar de 352x480?...simplesmente ele interpola estes pixels, repitindo-os...por isso ficam aqueles quadriculados....

Usar um Programa Profissional de autoração não vai resiolver seu problema de qualidade, pois a sua fonte que ruim!!

Criar os botões é bem simples, orientar a navegação também... Por isso istale o programa e comece a trabalhar, estaremos aqui para ajudá-lo....

Mas procure fontes de boa qualidade!!!

Então, o tempo máximo de vídeo que cabe em um DVD é 1 hora, correto ?

Você, com sua experiência, qual o tempo máximo que conseguiu autorar em uma única mídia de DVD ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por somaniaco@08 de março de 2005, 11:01

Ok, Moderador!!! Você verá que daqui há alguns dias mais pessoas estarão me ajudando nas explicações. Pessoal que instalaram o MAESTRO e viram o quanto é simples e estarão aqui nos ajudando!!!

Pode testar, o risco que você corre é simplesmente ficar DEPENDENTE!!! E nunca mais largar o Programa!!!

Beleza. Estou muito curioso. Só preciso acabar algumas edições e logo, logo vou testar o DVD Maestro. Obviamente depois de ler seu tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcelo.s.correa@08 de março de 2005, 11:05

Então, o tempo máximo de vídeo que cabe em um DVD é 1 hora, correto ?

Você, com sua experiência, qual o tempo  máximo que conseguiu autorar em uma única mídia de DVD ???

Você não pode esquecer que temos um limite na midia de de DVD o que acabará quando todos estiverem usando um Dual Layer.

Você pode fazer seu filme de 1hora e meia tranquilo, de 720x480, com menus e extras.

Se você tiver um DVDr ripado inteiramente de um DVD9, você poderá comprimi-lo no Shrink e trabalhar com o arquivo de 4 Gb, o que ainda assim te garante um boa qualidade.

O que você não pode e não deve fazer é transformar um VCD em DVD, não há milhagre que acerte isso, a qualidade do DVD será sempre pior do que a que você tem no VCD....ou seja, horrível!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@08 de março de 2005, 16:28

Você não pode esquecer que temos um limite na midia de de DVD o que acabará quando todos estiverem usando um Dual Layer.

Você pode fazer seu filme de 1hora e meia tranquilo, de 720x480, com menus e extras.

Se você tiver um DVDr ripado inteiramente de um DVD9, você poderá comprimi-lo no Shrink e trabalhar com o arquivo de 4 Gb, o que ainda assim te garante um boa qualidade.

O que você não pode e não deve fazer é transformar um VCD em DVD, não há milhagre que acerte isso, a qualidade do DVD será sempre pior do que a que você tem no VCD....ou seja, horrível!!!

Opa, valeu amigo !

1:30 já é beeeem melhor.

No Studio, quando eu tentava autorar um dvd de 1:30, as imagens ficavam " aos trancos ", depois de muito tempo eu descobri que era porque o arquivo era grande demais pra caber no DVD, só que ele não avisava nada.

Também estou na fissura pra começar a usar o MAESTRO, porém, preciso terminar alguns DVD's que tenho lá.

Meu trabalho é, principalmente, passar de VHS pra DVD, e acho que o da maioria das pessoas aqui também.

E os clientes sempre aparecem com esses VHS com 1:40, 2 horas, e querem pagar apenas 1 DVD, daí, começa o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcelo.s.correa@08 de março de 2005, 16:35

Opa, valeu amigo !

1:30 já é beeeem melhor.

No Studio, quando eu tentava autorar um dvd de 1:30, as imagens ficavam " aos trancos ", depois de muito tempo eu descobri que era porque o arquivo era grande demais pra caber no DVD, só que ele não avisava nada.

Também estou na fissura pra começar a usar o MAESTRO, porém, preciso terminar alguns DVD's que tenho lá.

Meu trabalho é, principalmente, passar de VHS pra DVD, e acho que o da maioria das pessoas aqui também.

E os clientes sempre aparecem com esses VHS com 1:40, 2 horas, e querem pagar apenas 1 DVD, daí, começa o problema.

O MAESTRO trabalha inclusive com mídia de DVD dupla face, não há problema.. você vai poder ir monitorando o espaço em seu DVD, pois há um contador de espaço no rodapé do vídeo.

Lembre-se que existe também um fato importante na sua captura!! Tenha certeza que seu DVD vai ser sempre ruim!!! O VHS tem uma qualidade sofrível e a autoração não resolve isso, então o que você tem que fazer é tentar ao máximo deixar o DVD com a qualidade (ruim) do VHS. Um bom caminho é você capturar em .mpeg sem compressão. Editar no Adobe Premiere criando efeitos e transições legais, as quais impressione seu Cliente, mesmo com a qualidade baixa advinda do VHS. Daí você gera seu .m2v para autorar no MAESTRO.

É possível e fundamental criar Menus animados com o Premiere e exportar para o MAESTRO. Caso seu vídeo esteja com um tamanho muito grande no Premiere. Exporte do premiere diretamente para DVD, aí você vai poder Shirikear e gerar um .m2v que sempre caiba no DVD5.

Autorar é trabalhar, é criar, é vencer barreiras, SEM PERDER QUALIDADE!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do nosso Bom Maestro, quero alertar a alguns companheiros que possuam Plataforma Pentium IV e Placa mãe de Dual Canal que o Maetro de vez em quando durante a Compilação pode apresentar algum problema de compatibilidade!!! Claro, quando o Maestro foi descontinuado a Dual Channel não existia nem na imaginação!!! Portanto, o fato de dois processadores pode dar um conflito na compilação. Para resolver esse problema, dê um Control+Alt+Del, vá em gerenciamento e desative um dos Processadores, aí o MAESTRO fará perfeitamente a Compilação... Uma vez concluida, reabilite seu processador....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...