Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá, Amigos... insentivado pelo Fantasma, um amigo já de datas, passo a participar deste FORUM fazendo que mais gosto: Autoração de DVD! Para isso venho trazendo para vocês um rápido Tutorial, que irei divir em 5 partes, que irá mostrar passo-a-passo a maneira de usar este Programa Profissional que foi covardemente retirado do Mercado há uns 4 anos atrás mas que continua sendo um dos melhores do segmento, perdendo apenas para o atual SCENARIST...

Bom vamos lá!!!

TURORIAL DVD MAESTRO PARTE I

Ao começarmos uma Autoração de DVD, temos que ter em mente que estamos prontos para juntar várias peças de um quebra-cabeça para formarmos um lindo quadro. Um DVD é uma mídia magnífica que trás nela uma programação bem arrojada. São muitos comando para que possamos realizar qualquer tarefa num DVD. como por exemplo: escolher um áudio, uma legenda, caminhar com o cursor... enfim, são milhares de tarefas que só seriam possíveis de ser elaboradas com muito conhecimento de Programação. Mas graças a Deus temos os programas tipo O DVD Maestro que faz tudo isso por nós, para tanto é apenas necessário que demos a ele as informações necessárias. Então vamos lá fazermos um DVD de altíssima qualidade.

- Você vai precisar ter os seguintes arquivos separados:

- arquivo do vídeo em .m2v, m1v (isso é mpeg)

- arquivo de áudio em .ac3, .dts ou .wav

- legendas no formato .stl (podem ser transformadas facilmente no Workshop)

- Fotos tipo .bmp ou tipo .jpg para os menus

Acho que aqui deve ser o maior problema da grande maioria, pois não sabem onde conseguir estes formatos, ou como tê-los separados, pois se a fonte que se tem é um arquivo .AVI com vídeo e áudio juntos!!! Então, vou dar uma trabalhada nesse assunto, para que possamos ter os arquivos certos e com isso obtermos um bom resultado...

1) PARA QUEM TEM UM FONTE SENDO UM ARQUIVO . AVI

Temos que fazer o DEMUX, ou seja separar o áudio e o vídeo. Há vários programas capazes de fazer isso. Como estamos falando de qualidade, vou adotar o Adobe Premiere 7. Simplesmente abra o Premiere, escolhendo a opção New Project. Dê um nome para o seu projeto e click em OK . Aí o Premiere abre todas aquelas janelas, que a maioria das pessoas morrem de medo!!! Olha só como é simples!!! Vá em FILE e escolha a opção IMPORT... Ele vai abrir um diretório; aí você escolhe o seu arquivo de vídeo (seu-video.avi) (por favor, “seu-video.avi” foi o nome de um arquivo que dei aqui apenas para exemplo, o seu vídeo, claro que terá outro nome) Dê 2 cliks sobre o arquivo e o Premiere irá carergá-lo para a pasta “Project”. Agora, nessa pasta Project, há uma janelinha já com a primeira imagem do seu vídeo e as epecificações dele. E logo, abaixo, Há uma tabela com duas colunas: NAME e LABEL. Nesta tabela há duas linhas, a primeira terá “Sequence 01” e a segunda linha terá “seu-video.avi”. Veja que logo abaixo dessa pasta Project que estamos trabalhando, há uma pasta maior chamada TIME LINE, com vários video1, vídeo 2, video3, audio1, audio2, Máster...Essa TIME LINE é o coração do Premiere.... Bom, valos lá... Agora Clic e segure o mouse sobre seu-arquivo.avi e arraste-o para a TIMELINE posicionando extamente sobre o vídeo1, coincidindo com a linha vermelha, onde marca o tempo 00.00...solte o mouse.... Pronto, o Premier acaba de dividir seu vídeo e seu áudio, você já consegue ver isso, pois em áudio1, já aparecem as freqüências, assim como em vídeo1 está o “seu-arquivo.avi”... Como apenas queremos separar áudio e vídeo, não precisamos fazer mais nada, é só mandar gravar cada parte. Veja como é simples: Vá em FILE, escolha a opção EXPORT-> Áudio, aí ele já vai abrir um diretório onde você vai gravar este arquivo de áudio, veja que o áudio é o mesmo da sua fonte, provavelmente ac3. ou wav. Grave o arquivo. Agora vá em FILE novamente, e como queremos um vídeo em (.m2v) já para ser usado em DVD, vamos em EXPORT-> Adobe Media Encode... o Premiere abre um quadro com várias opções... vamos ao que interessa para o novo vídeo... Veja em FORMAT e escolha a opção MPEG2-DVD, desmarque a opção áudio em Summary (quando você tiver fera, podemos alterar várias configurações desse vídeo extamente nessa janela)... porém quanto click em OK e escolha o diretório onde irá gravar “seu-arquivo.m2v” aconselho que seja no mesmo diretório onde gravou o seu áudio.

Pronto, você já está com o arquivo de áudio e de vídeos prontos para ser usados nos grandes programas de autoração de DVD. Para isso vamos usar o DVD Maestro.

. Como a minha intenção é o uso do DVD Maestro, pode ser que tenha muita gente que queira extrair o áudio e o vídeo de um DVD por exemplo e não de um arquivo .AVI. Também é possível e até bem mais fácil. Para isso usamos o praminha free chamado VOBEdit. Mas antes o DVD já deve ter sido Ripado para seu HD. Assim, abrimos o VoBEdit, vamos em OPEN e escolhemos o diretório do Nosso DVD e clicamos no primeiro VTS_01_0.VOB... depois vamos em DEMUX, aí, para extrair o áudio, verifique qual é o áudio do seu DVD, se é AC3, se é PCM ,MPA ou DTS e clic na opção do seu áudio, marque também a opção “Demux Complete title set” e clic OK...mandando gravar seu arquivo de adio num diretório. Para extrair o vídeo, repita DEMUX -> Marque a opção MPEG Stream e “Demux Complete Title set” e clic OK, mandando gravar seu arquivo .m2v no mesmo diretório onde gravou seu áudio.

Pronto amigos, com isso dei ferramentas mais que necessárias para se obter áudio e vídeo separados, para que possamos fazer uma boa autoração....

No Proximo POST entrarei definitivamente no DVD MAESTRO

Abraços

Som-maniaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TUTORIAL DVD MAESTRO – PARTE II

Bom, pessoal. Espero que todos tenham baixado e instalado o DVD Maestro e o Codec Cinemaster 2000. Assim poderemos dar continuidade ao nosso processo de Autoração do DVD.

Já temos “seu-arquivo.m2v” e “seu-arquivo.ac3” (lembre-se que o áudio também pode estar em .wav.

Vamos precisar também do arquivo de legenda, que será “seu-arquivo.stl”. A extensão .stl é gerada facilmente pelo Subtitle Workshop. Mas o que precisamos ficar atento é quanto ao framerate, já que produziremos nosso DVD em NTSC, para isso o framerate será fps 29.970. Você tedo qualquer arquivo de legenda em formatos .srt, .txt, .sub, abra o SubtitleWorkshop, mude o FPS de entrada e de saída para 29.970, em seguida abra seu arquivo de legenda mande SALVAR COMO.. Escolha a Opção “Spruce Subtitle File”, aí ele te pedirá o diretório e o nome do arquivo e já te dá a extensão .stl. O arquivo então gerado, que deverá ser gravado no mesmo diretório onde se gravou o vídeo e o áudio, será “seu-arquivo.stl”. Feito isso partimos para a Autoção.

Abra o DVD Maestro. Ele abriu, cheio de janelas!! Parece o Adobe Premiere!!! Que susto!! Calma, você vai ver que é bem simples.

Primeiro vamos fazer umas configurações básicas: Na primeira janela, no lado esquerdo, está presente um diretório denominado “Untitled1 Project” Clic com o botão direito do mouse sobre “untitled1 Project” e escolha a opção “Properties...” em TV System, marque a opção NTCS, em “Initial Stream Set” marque (x) Set Áudio to (1) e marque também (x) Set Subtitle to (1) . Pronto!!! Vamos entender o que foi feito!!! Você acaba de dizer ao MAESTRO que seu projeto será em NTSC e que deverá iniciar sempre pelo áudio (1) com a legenda (1), com isso você já percebe que poderia fazer um projeto com vários áudios e com várias legendas!!! Mas no nosso projeto usaremos apenas 1 áudio(original em inglês-em ac3) e uma legenda (em português .stl).

Feito isso, vamos começar a carregar nosso projeto!!! Vamos fazer o MAESTRO ler os arquivos que geramos anteriormente de vídeo e áudio. Para isso vá na janela inferior direita, Onde tem uma Palnilha com as seguintes colunas : NAME, DURATION, TYPE e STATUS. Coloque o Cursor em qualquer lugar da planilha e dê um Clic com o Botão direito, escolha a opção “Import Media Asset”, ele vai abrir uma janela de diretório para você escolher o arquivo a ser importado para dentro do MAESTRO. Então você escolhe “seu-arquivo.ac3” e dê OK... O MAESTRO começa a carregar o seu arquivo de áudio. Quando termina ele completa a primeira linha da tabela de importação com “seu-arquivo.ac3”, a duração em xx.xxx,xx ; o Tipo – áudio e o Status OK. Depois disso repita a seqüência: Aponte o mouse para a tabela de importação; clic com o Botão direito e escolha “ Import Media Asset” e agora escolha “seu-arquivo.m2v” e dê ok e o MAESTRO carrega o arquvio de vídeo.!!! Agora me diga, é fácil ou não é?!!! Mas não acaba por aí....

Volte Naquela primeira janela do diretório do “Unititled1 Project” Lá você vê o diretório com 3 pastas: Movies e depois uma sub pasta com um desenho de uma fita de vídeo denominada Movie1, uma pasta Menu, com a sub pasta Menu1 e outra pasta Command Sequencies. Vamos em Movie1 e demos 2 clics..... caramba!!! Mudou tudo na parte de cima do vídeo!!! Aparece uma seqüência bem parecida com o Adobe Preiere...Vamos entendê-la: No MAESTRO você tem uma Time Line Chamada de WALL CLOCK, iniciada com iniciada por 00.00.00,00 e uma escala de tempo em Minutos. Logo abaixo você tem uma linha 1, mais larga e que vai até a linha 9, aqui é onde iremos colocar nosso vídeo. Logo abaixo vem a seqüência de áudio, começando pela linha 1, linha 2, linha3, linha 4...até linha 8., A outra seqüência ABC, é a seqüência de legenda que vai de linha 1 a linha 32. Com isso você já percebeu que podemos ter diversos vídeos (até 9) diversos áudios (até 8) e diversas legendas, (até 32).... esses números podem mudar para mais, mas você terá que ter um computador com uma capacidade enorme para compilação!!!! Vamos autorar!!!!

Vá lá embaixo na janela de Importação para onde você carregou seus arquivos, CLic e segure sobre o “seu-arquivo.m2v” e arraste ele lá para a Linha 1 do vídeo e solte!!!! Pronto, ele já ficou lá!!!! Repita o processo com o arquivo “seu-arquivo.ac3” arraste e solte sobre a linha 1 do áudio!!! Vamos entender!!!! Você acaba de dizer pro MAESTRO que o vídeo do seu projeto é o vídeo 1, assim como o áudio do seu projeto é o áudio 1; e que deve ser reproduzido estes arquivos que você colou!! Agora só falta você ir no númer 1 da linha de vídeo e clicar sobre ele, com isso a célular que contem o númer 1 fica na cor salmão. Faça isso para a célula 1 do áudio e ela também ficará na cor salmão!!! Vamos entender!!!! Quando você habilita (com a cor salmão) as células, isso significa que quando você for fazer um Prevew( ver o filme) serão essas mídias áudio e vídeo que serão reproduzidas!!!! Só para deixar mais chic, na Linha de áudio, ao lado da célula que tem o número 1, tem outra célula com a inscrição “E N” Clic nela e abrirá uma janela referente a língua do áudio... Como a língua do nosso áudio está em Inglês, a sigle é realmente “E N” se fosse Português de Portugal serial PT, se fosse do Brasil seria BR..... só para ilustrar....

Faltou a legenda!!!!! Vá na linha de legenda, aponte seu mouse para a linha número 1, clic com o botão direito e escolha a opção “Import Subtitle File”, ele vai abrir o diretório e aí você vai escolher “seu-arquivo.stl” que você gerou anteriormente no Worshop. E dê ok!!! Quando termina ele informa a quantidade de caracteres carregados e OK...Agora habilite a legenda número 1, clicando sobre a célula 1 e ela ficando na cor slamão, só falta agora você informa que a língua é a portuguesa PT..., cli em “E N” e escolha PORTUGUESE e clic OK...Nessa altura você já pode ter uma Prevew do seu DVD.. verifique se os botões de número 1, tanto em vídeo, áudio e legenda estão na cor salmão, se não estiverem, cicle sobre eles para que fiquem na cor salmão e assim habilitados para ser reproduzidos!! Agora Vá lá em cima, onde tem 3 botões roxo um Stop, um Play/pause e outro Step Frame.... Clic em Play, botão do meio.... e o seu vídeo começa a ser reproduzido na janela abaixo, já legendado!!!! Se você quiser assistir em full screen, clic sobre a janela do Prevew com o botão direito do mouse e escolha a opção FULL Screen... Seu projeto está quase pronto!!!!

Vamos informar o Maestro o ponto de início do filme.. Para isso vamos na orelha, abaixo do quadro das linha de legenda, denominada “ Conections”...essa Pasta fica habilitada e lá em cima tem duas colunas “All Sources” e “Target”. Na primeira linha de All Sources está First Play, então apontamos o mouse para a primeira linha de “Target” ao lado de “First Play” e clicamos com o botão direito do mouse, escolha MOVIES->MOVIE1->MOVIE 1: CHAPTER 00:00:00,00 e é Movie1: Chapter 00:00:00,00 que fica marcado na cor Salmão na primeira linha de Target. Vamos entender!!!! O que fizemos aqui foi apenas informar ao MAESTRO que a reprodução do DVD vai começar sempre no tempo 00:00:00,00 (isso porque nesse capítulo não faremos MENU, vamos apenas compilar o DVD com o filme principal!!!)

Já que nesse capítulo não vamos fazer o MENU, então vamos lá na janela do diretório, onde está a pasta MENU, clicamos com o botão direito do mouse sobre a pasta Menu1 e escolhemos DELETE MENU, com isso vamos fazer um DVD só com o filme principal!!!!

Pronto estás pronto o seu Projeto!!! Vá em FILE ...> Save AS e escolha um Nome para o seu Projeto e grave-o.... Em seguida vamos transformar esse projeto num DVD, para isso vá em TOOLS e escolha a opção COMPILE , ele vai abrir uma janelinha para você escolher um diretório onde será gravado o seu DVD, que são as pastas VIDEO_TS e AUDIO_TS do seu filme... escolha e dê ok!!! Ele começa a compilar... No final ele dá ok!!!!

Agora, eu te aconselho a abrir o POWER DVD ou qualquer outro Player, escolha a pasta VIDEO_TS do seu filme e mande rodar!!!!! Se deu tudo certo, escolha um queimador, de preferência o IntervideoCopy2 Platinum e mande queimar a o DVD e rode no Play da sala.... foi você quem fez!!!!!

Viu como ele é rápido para compilar?

Viu como é fácil?

Agora vou aguardar a galera está toda apta até este ponto, para então passarmos para fazer mil e uma aventuras com os MENUS!!!

Até lá!!!

Divirtam-se

Som- Maniaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TUTORIAL DVD MAESTRO – PARTE III – MENUS

Bom amigos, para aqueles que estão acompanhando a série de Tutoriais do DVD Maestro, chegou a hora de nós entrarmos na última Parte, com referência a construção de MENUS. Veja, aqui vou dar o caminho mínimo para que todos possam fazer um Belo MENU para seus DVDs, porém, se estudarem um pouco mais, farão MENUS muito mais perfeitos!!! Lembre-se que estes programas são de uso profissional, o que já mostra que eles têm muito mais a oferecer daquilo que vou mostrar aqui.

Bom, você já fizeram o DVD, seus vídeo, áudio e legendas já estão funcionando direitinho no MAESTRO, isso foi verificado no PREVEW (e há aqueles que até já compilaram e fizeram o DVD mesmo sem MENUS e capítulos)!!!

Vamos dividir em duas etapas o nosso trabalho. Primeiro, a parte inicial, ainda no MAESTRO para a criação dos capítulos!! O seu projeto deve estar aberto no MAESTRO, com o vídeo na Timeline de vídeo, o áudio na timeline de áudio, assim como a legenda também em sua time line. Vamos criar os capítulos: Vá na timeline Wall Clok, onde está marcado o Chapter 00:00:00,00, Veja que Wall Clock tem uma escala de tempo em minutos, (eu procuro fazer meus capítulos sempre a cada 10min. De filme, então vá na direção dos 10minutos de dê um clic com o mouse, e abrirá uma janela de diálogo(Edit Marker), nessa janela deixe marcado a opção: Chapter Point. Na base inferior dessa janela há um Botão “Save as Bitmap...” Clic nele e mande gravar num diretório, (naquele onde você gravou todos seus arquivos para montar o DVD) e dê um nome para esse arquivo: ex.: cap1.bmp e dê ok. Dê ok novamente para fechar a janela Edit Marker. Repita esse processo para quantos capítulos quiser fazer, lembrando-se sempre de gravar a foto bitmap (vamos usá-la no nosso MENU do sico). Pronto agora você já tem todos os seus capítulos marcados no seu Projeto. Vamos comerçar a fazer o Nosso Menu!!!

Como já sabemos, o MAESTRO é realmente um arranjador de tudo, ele não cria nada, a não ser a compilação final do DVD. Sendo assim, logo percebemos que não faremos nenhuma parte gráfica no nosso amigo MAESTRO, vamos precisar fazer esse trabalho fora. Há duas maneiras de fazer bem profissionais uma é com o Adobe Photoshop e a outra é com o DVD Menu Studio. Vou usar o DVD Menu Studio por achar que tem uma interface bem amigável e exclusiva para execução dos trabalhos de MENU. Então, baixe e instale o DVD Menu Studio V1.1 (é uma versão trial no site, por 30 dias). Vamos entende como funciona o DVD Menu Studio. Ele vai criar a parte gráfica, importando imagens, criando os panos de fundo e os panos sobrepostos, para ser admitidos como Botões e a parte de texto do seu menu. Então vamos fazer assim: Vamos colocar uma foto do seu filme no fundo do menu e colocar a quantidade de quadros equivalentes a quantidade de Capítulos que você criou. Então, geralmente seu filme está com um áudio e uma legenda, então não vale a pena criar botões para mudar de áudio e de legenda, mas se estiver criando um filme com mais de um áudio e mais de uma legenda, você terá que fazer esses botões também. Então:

Abra o DVD Menu Studio. A primeira coisa que terá que fazer é informar o Aspcto de retio do seu filme (4:3 ou 16:9) então vá em na Barra de ferramenta e Clic em “Project”, em seguida escolha “Size and Color” vai abrir a janela “Document Properties” nela vá em “Canvas Size”-> Ratio e escolha a modalidade do seu vídeo e Dê oK. Agora vamos na Barra de Ferramentas em FILE e IMPORT e escolha seu arquivo da foto de fundo e dê ok. Agora a foto abre e você terá que ajustar o Tamanho da foto com as dimensões limites de aparência do seu MENU, de preferência com a marcação tracejada interna, onde deverão estar todos os seus comandos. É importante você saber que o formato NORMAL mostra o pano de fundo e o Subpicture são os botões, textos, fotos sobrepostas. Já que você já tem seu pano de fundo, agora vamos abrir as fotos dos capítulos (você deve espalhá-las no MENU de uma forma ordenada (pense sempre como a pessoa que vai manusear seu MENU). Vá novamente em FILE-> IMPORT e abra seu primeiro arquivo de foto do capítulo, quando você der OK, ele vai abrir em outra janela de RESIZE, isso é para você redimensionar sua foto, aconselho escolher algo em torno de 15%, dê OK e mova, arrastando a foto com o mouse, para o local que você quiser e achar melhor no seu MENU. Repita essa operação para todos os capítulos. Agora você precisa informar que cada foto dessa será um botão a ser selecionado no seu MENU final, então elas terão que se tornarem “ subpicture”. Veja que logo abaixa da barra de ferramenta, há 5 quadradinhos: branco, vermelho, azul, preto e branco, nessa seqüência. O primeiro branco, da esquerda para a direita é o modo normal . Há também um botão, na seqüência que possui o desenho de um olho e um quadradinho vermelho, este botão habilita e desabilita a visualização das camadas de Subpicture. Então clic no “Olho+quadrinho vermelho” (Show/Hide subpicture), em seguida vamos na Subpicture 1 (quadrado vermelho) e na seqüência, ca coluna Esquerda há vários íncones, clic no oitavo, de cima para baixo, (rectangle) aí passamos para o nosso MENU e com o botão do mouse apertado no canto superior esquerdo da foto do primeiro capítulo, desenhe um retângulo sobre a foto, do mesmo tamanho da foto. Quando você soltar o mouse, a foto fica toda vermelha. Repita o processo para todas as fotos de todos os capítulos. Vamos entender: Você acaba de criar uma camada superposta, Subpicture para cada foto, que será admitido como um botão no seu MENU. Não esqueça de criar um botão chamado PLAY ou INICIAR FILME, para isso, é só escrever um texto e desenhar um retângulo de Subpicture 1 para ele. Agora, se você quiser ver como está seu MENU, và em DVD MENU PREVIEW, penúltimo íncone na barra de ferramenta superior. Ele abrirá uma janela já com a estrutura do seu MENU. Veja que há também uma escala de cores para cada subpicture: Normal, Selected e Activated, quando você aponta o mouse sobre cada foto de capítulo ela mostra uma sobra, isso é o efeito do SELECTED, se você aumentar ou diminuir essa escala, o efeito também mudará de intensidade sobre a foto. O mesmo acontece quando você clica sobre a foto, esse efeito é resultado da opção ACTIVATED, que também pode mudar de intensidade se você quiser. Estes efeitos serão vistos no seu MENU definitivo feito pelo MAESTRO. Pronto, A Base do seu MENU já está pronta e já pode ser exportada para que o MAESTRO faça a operação lógica desses Botões. Vá em FILE-> DVD Menu Export, Marque o Sistema NTSC e Eportasr Menu para: DVD Maestro e clic em NEXT Deixe marcadas as opções: “Standard Subpicture Menu, Adobe PSD File e Export Color Map Pallet, Clic em NEXT e marque a opção “Use NTSC Safe Colors” , dê um nome para seu arquivo e Clic em EXPORT ! Pronto você já exportou seu arquivo. Não esqueça de salvar seu Projeto antes de sair, em File-> Save As e feche o DVD Menu Studio.

Fácil, não é!!

Bom gente, pensei que esta aqui fosse a última parte, mas este post está ficando muito grande, então vou terminar por aqui e quando tiver de vocês a informação que todos chegaram até aqui, farei a última (última mesmo) parte deste Tutorial que será a montagem do MENU no MAESTRO.

Divirtam-se

Som-Maniaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TUTORIAL DVD MAESTRO- Parte IV - Final – MENUS

Bom, amigos, agora vamos finalizar o nosso Projeto frazendo os MENUS.

Até aqui nós já importamos para o MAESTRO todas as mídias necessárias: áudio, vídeo, legenda e o Arquivo de MENU do DVD Menu Studio. Então, agora é a hora de fazermos a propgramação para que tudo funcione através do controle Remoto do seu DVD Player!!

Uma ferramenta importante para esse trabalho é o “Navigation Simulation” do DVD Maestro, onde você simula a navegação real do seu controle remoto, testa tudo para ver se está certo antes de Compilar seu projeto,economizando bastante tempo para as correções!!! Então, não esqueça, a cada ligação e conexão de comandos, teste a Simulação de Navegação!!!!

Vamos criar o MENU. Na primeira parte do TUTORIAL, como eu disse que não faríamos os MENUS naquele momento, eu falei para o mesmo ser deletado, então, voltemos lá e criemos a nossa pasta de MENU no Explorer do MAESTRO (janela ao lado esquerdo). Clic com o Botão direito sobre a pasta MENU e em ADD NEW MENU, feito isso, aparecerá uma sub-pasta denominada MENU1, você pode renomear esta pasta, clicando com o botão direito sobre ela, pode-se dar o nome de MENU PRINCIPAL, por exemplo, ou qualquer outro. Nós, para efeito do tutorial, continuaremos como Menu1. Veja que na janela de visualização do ladodireito, foi criado uma outra orelha, chamada MENU1 e o nome do seu projeto, é nessa pasta que iremos trabalhar. Clic na orelha MENU1, com isso irá aparecer uma janela, em branco, com alguns comenados na parte inferior. Essa janela em branco, terá dois retângulos tracejados, informando a parte que será visível dentro do aspecto de ratio do seu projeto. Vamos importar o nosso arquivo de MENU. Vá na janela de importação, onde você importou os arquivos. Clic e arraste o arquivo do DVD MENU para dentro dessa janela em branco!! Pronto, seu Menu já aparece lá!!! Como se fosse uma única foto!! Mas lembre-se que você tem, no mínimo, 2 layers, ou subpicture. Você tem na parte inferior e no lado esquerdo, uma janela denominada VIEW LAYER que lhe mostra Background (foto do fundo), Subpicutre (as fotos dos capítudos, ou outras superposta sobre a principal) e Both (ambos os layres, reproduzidos juntos). Slecione um de cada vez, e você verá o aspecto do MENU mudando! Do lado direito, inferior, há uma seqüência de pastas com várias orelhas de conexão, a primeira é Color Mapping. Vamos nela e em Subpicture, Zere todas as cores, com isso seu MENU aparece como você criou!!! Button Selection, é a cor que seu botão terá no momento que sele cioná-lo através do cotrole remoto e Button Action é a cor que esse botão terá no momento que você apretar OK no controle remoto!!.. Entnedendo, quando estiver navegando sobre os botões com o controle remoto as cores dos botões terão as indicadas em Button Selection e quando escolher aquela cena, ou aquela ação (seja voltar, play) quando der OK, a cor deste botão passa ser aquela que escolheu em Buton Action!!

Ok.. Agora vamos fazer nossos botões de Comando!! Para isso, vá na janela View Layer e escolha a opção SUBPICTURE, aparecem vários retângulos na sua janela branca!! Esses retângulos serão nossos BOTõES de comando. Vá na orelha de BUTTONS, o importante agora é você criar os botões na seqüência em que colocou seus layers (quadrados) na tela. Escolha o primeiro quadradinho. Clic com o mouse no canto superior esquerdo do qudadrado, e continue segurando o botão, e puxe o mouse para baixo, fazendo uma diagonal para o canto inferior direito, com isso o quadrado fica contornado, exatamente do tamanho que foi criado no DVD MENU, quando terminar de contorna, solte o mouse e acaba de ser criado o botão 1..repita este passo para todos os layers do seu MENU, para aqueles que você queira que seja um botão!!!

Criou todos os botões?... Ótimo, agora vamos fazer a navegação desses botões!!! Clic sobre o botão 1....Veja que aparece um quadrante, com 5 quadrados: um ao centro que tem o número 1 (é o seu botão) e mais quatro quadrados em branco: um do lado direito, um no esquerdo, um em cima e outro em baixo do botão 1. Estes quadrados representam a direção que torará seu controle remoto quando estiver parado sobre o botão 1. Então, você precisa “ensinar” ao seu Remoto para onde ele deve ir depois do botão 1. Por exemplo, se ao lado direito do botão 1, estiver o Botão 2, colo o número 2 no quadro da direita. Se o botão o botão 3 estiver abaixo do botão 1, colo o número 3 no quadro abaixo do botão 1.... e assim sucessivamente. O número que você informar para onde o Controle remoto deve ir, ele irá, independentemente da posição na tela!!! Repita isso para todos os botões!!!! Pronto, você já consegue navegar ente os botões. Para ver se estar funcionando, vá em VÍDEO MONITOR e aparecerá uma janela para você navegar...navegue com as setas do teclado, simulando seu REMOTO.... Ok...está tudo certo?... Passemos então para as conexões, a programação desses botões!!!

Agora escolha a orelha CONNECTIONS, e ao lado esquerdo no Explorer , clic em MOVIES. No Lado direito aparece uma janela, dividida em duas partes na Horizontal. A primeira parte, tem duas colunas: All Surces e Target; a segunda parte, inferior é a Target Bin (all Targets). Aqui devemos fazer as ligações. All Targets são todas as partes do projeto. Vá ma primeira Parte, e onde estiver em All Surces a linha First Play, pegue lá de baixo de all target o MENU1, puxe e arraste para a linha First Play na coluna Target.... Ou seja, na primeira parte, onde tem as colunas All Surces e Target, a primeira linha é First Play, então na coluna Target, ao lado, deverá conter MENU1... Vamos entender... isso faz com que quando você insira o DVD no Player, ele vá direto para o MENU principal!!! A segunda linha é Title MENU, em Target puxe e cole MENU1 também...Ouseja, sempre que você apertar a Tecla MENU1 do seu Remoto, irá aparecer a tela MENU1. Você pode também colocar estes targets, através do botão direito do MOUSE. Você percebe que na realidade, os targets são as marcações de capítulos e os botões criados... O que temos que fazer agora é colar na coluna target, o número de cada botão, no tempo de cada cena celecionada...você pode fazer isso, puxando e colando os targets ou através do botão direito do mouse!!!.. As linhas que contem os tempos dos capítulos e que tem a função End Key...devem ficar em branco na coluna target, preencha com os botões referentes nas linhas Movie1Chapter xx:xx:xx:xx Menu Key... Primeiro você está informando que as Souces (fontes) de cada capítulo terá um botão referente... Quando terminar as linhas dos capítulos, virá a linha MENU1 TIME OUT, aqui você deve colar o Menu1 Chapter 00:00:00:00, ou seja, quando terminar o tempo do menu, o filme começará no início do tempo!! Depois Vêm as seqüências dos botões: Menu1 Button1, Menu1 Button2...Aí, você cola, o Tempo inicial de cada capítulo, ou seja, o inverso doque fez acima!!!!... Era importante você ter criado um botão INICIAR FILME e nesse botão você colar o tempo Menu1 Chapter 00:00:00:00, isso é sempre bom para você começar a reproduzir o filme sempre a partir do início do tempo!!!....Pronto!! Seu MENU já está navegando e conectando!!! Vá em SIMULATION NAVIGATION e teste tudo!!!

Você poderia ter colocado também uma música de fundo, lembre-se que terá que ser AC3, DTS, ou WAVE (PCM), para isso você teria que ter importado o arquivo, clicado e arrastado para dentro da janela de MENU. Para ver se está tudo certo, vá na orelha MENU1, assume a janela do MENU, e escolha a orelha Playback Control, você devrá ver, em vermelho, os arquivos importados para o menu, inclusive o de áudio. Aconselho que ao lado, clic na opção LOOP, isso fará com que fique sempre reproduzindo o MENU (enquanto você não escolher nada através dele) quando terminar o arquivo de áudio, ele voltará a reproduzi-lo automaticamente!!! Quando você stiver testanto em Simulation Navigation o áudio não será reproduzido!!!

Bom, galera, é isso aí!! Este foi um MENU bem simples, mas que ensina a maioria dos Comandos. O importante é você saber e conhecer a lógica dos comandos, com isso aprendido, o céu é o limite... Você poderá fazer Menus com uma infinidade de páginas, para isso é só criar uma outra pasta de MENU em ADD NEW MENU e em CONNECTIONS ligar uma com a outra, através do botão que definir para fazer isso... Lembre-se, tudo que você mandar ele fazer, ele fará!!! Se mandar fazer errado, ele fará errado!!! O programa não raciocina, ele é o reflexo do seu pensamento!!! Por isso, pense, faça, teste, corrija se precisar!!! E COMPILE se estiver tudo certo!!!!!

Parabéns você agora é mais um AUTOR através do DVD MAESTRO O mais PERFEITO programa de Autoração de DVD!!!

Divirtam-se

Som-Maniaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TUTORIAL DVD – MAESTRO – MENUS ANIMADOS - PARTE V

Olá, Amigos... preciso ir me liberando das promessas, senão daqui a pouco vou ficar todo endividado!!

Antes de tudo, quero informar ao amigo Dante, que se você estiver fazendo o MENU no Maestro a partir do DVD Menu Studio com fotos estáticas, para adicionar um áudio de fundo´, é só importar o áudio na janela de importação, como fez com o vídeo e todos os outros arquivos, lembre-se que o formato desse áudio terá que seguir os memos formatos de áudio do filme principal( ac3, dts, wavw-pcm). Agora, clic no MENU, deixando a janela de MENU ativa, clic e arraste este arquivo de áudio para dentro do MENU... pronto!!! Está feito!! Apenas um detalhe, ve você for dar um Prevew de navegação, o áudio do MENU não será reproduziso. Para verificar, clic em "Video Monitor" na janela do MENU e o menu vai aparecer já com o áudio. Não esqueça de ir na janela Playback Control e habilitar a opção LOOP, que fará o áudio ficar tocando sempre !!

Bom, agora quanto ao Menus Animados, na realidade não farei nenhum TUTORIAL, uma vez que essa ferramenta deverá ser criada totalmente em outro programa, o Adobe Premiere e importado diretamente para o MAESTRO já totalmente pronto, devendo ser criada no MAESTRO apenas o Layer de Subpicture.

Vamos entender: O MAESTRO não produz Menus que permitam aquelas janelinhas onde você cola o Clip, ficando Uma foto no fundo e as várias janelas de Clips que deverão ser clicadas para irem diretamente para o vídeo. Esses Clipes podem ser capítulos do filme principal, ou vários filmes diferentes, caso esteja fazendo um DVD com vários filmes e seu Menu apresentará uma janela com um pedaço de cada um dos filmes. Bom para nível de entendimento, vamos produzir um DVD em que terão 4 Clips.

É importante dizer que a estação de programação do MAESTRO dentro da opção MENU aceita tão somente um layer de fundo (Background) e um layer de sobreposição (Subpicture). Então, como faremos para ter um fundo e 4 janelas de vídeos diferentes? É simples, não será feito no MAESTRO, será produzido no Adobe Premiere Pro 7.... Bom, para aqueles que já sabem do que estou falando e conhecem o Adobe Premiere, é só ir correndo para lá e começar a Montar seu MENU Animado!!! Para aqueles que não sabem, vamos lá!!!

Abram o Adobe Premiere... O legal aqui, é que temos a opção de fazer nosso Background também ser um vídeo... Mas vamos fazer com uma foto estática....

Antes de tudo, é importante você pegar seus 4 Clips e retirar deles um pedaço de +/- uns 30 segundos, isso pode ser feito até mesmo no Adobe Premiere. Apenas importando os vídeos e fazendo os cortes e exportando em formato .mpeg, para que possam ser novamente importados pelo Premiere. Então você já tem os 4 Sub-Clips de 30 segundos em .mpeg.

Com o Premiere aberto no seu projeto de NEMU Animado (este é o nome do seu projeto que eu batizei agora), import seus 5 arquivos: 1 foto, que será o Background (também pode ser um vídeo) e os 4 Sub-Clips. Arraste todos para a Time Line sendo a foto na linha de vídeo 1, o Sub-Clip na linha de vídeo2, o Sub-Clip2 na linha de vídeo 3 , o sub-clip3 na linha de vídeo 4 e o sub-Clip4 na linha de video5. Caso não estejam mostrando todas essas linhas de vídeo, é so clicar com o botão direito na TimeLine e ADD Movie, adicionar linhas de vídeo. Não se preocupe com o áduio, inclusive você poderá desabilitá-lo, no lado esquerdo de cada linha de áudio. Pois vamos fazer só o vídeo o áudio deverá ser importado diretamente no MAESTRO, todos os vídeos deverão ser colocados no ponto zero. Voc~e verá que a foto fica com um tamanho bem menor, mas é importante que ela tenha a mesma duração dos vídeos. para isso é só "esticar" a foto, clicando no lado direito e arratasndo até a foto ficar com a mesma duração dos Clips.

Você vê que o que aparece no Prevew é o Sub-Clip4, pois o Premiere reproduz sempre do movie mais externo para o movie mais interno...

Vamos colocar cada sub-Clip em cada canto do Vídeo... Clic no Sub-Clip4, agora vá na janela EFFECTs e clic em SCALE, feito isso aparecerá um retangulo de comando sobre o Sub-picture4, diminua a escala, até ficar do tamanho do Botão que você queira que apareça no seu Menu. Pronto! Só que ele ficou no centro do vídeo... vá na janele EFFECTS e DIRETION e vá mudando os números de Horizontal e Vertical, de uma forma que a janela fique num dos cantos do vídeo. Você já viu que quando você mudou a escala do Sub-Clip4, na nalea de prevew o SUB-Clip3 apareceu no fundo da imagem.... Então vá na TIME LINE, Clic no Sub-Clip3 e repita os mesmos passos de ESCALA e DIREÇÃO da janela... Você vê que ao jundo apareceu o Sub-Clip2... Vá na Time Line, Clic no Sub-Clip2 e repita os passos de ESCALA e DIREÇÃO da janela de vídeo... você verá que apareceu ao fundo o SUB-CLip1, repita os passos de ESCALA e DIREÇãO para o sub-Clip1 e você verá que agora você tem: A foto ao Fundo, e os 4 Sub-Clips, um em cada canto do vídeo!! Essas Locação das janelas é você quem vai decidir onde vai querer...

Bom, agora só faltam os TEXTOS...aqui, caberia um TUTORIAL inteiro para inserção de textos no PREMIERE, vou dar apenas uma LUZ e cada um vai a luta... é por essa rotina que se cria aqueles créditos que sobem na tela depois do filme... Vamos lá.... estando com seu projeto aberto no PRemiere, vá em FILE -> NEW -> TITLE, pronto abre a janela para você inserir seu TEXTO como Título do DVD, Botões, etc,etc..... Qundo você fechar esta janela, automaticamente irá para a janela importação o arquivo TITLE que você deverá arrastar para a TIME LINE e colocá-lo na linha de vídeo 6, clicando do lado direto e arrastando até ele ficar co o tamanho dos demais CLIPS (com a mesma duração, isso também pode ser feito clicando com o botão direito e escilhendo SPEED/DURATION e dando a duração. TODOS TERÃO QUE TER A MESMA DURAÇÃO!! 30 segundos, ou qualquer outra que quiser!!

Feito isso, é só apertar o ENTER para RENDERIZAR tudo...aqui é que a porca torce o RABO, para quem tem computador lento, vai sofrer.....

Após a RENDERIZAÇãO, exporte tudo em EXPORTE como .m2v!! ESSE SERÁ SEU MENU ANIMADO!!!

Agorta é só abrir o MAESTRO, importar esse .m2v, Clicar em MENU e arratar esse .m2v para o MENU.... Viu, como fica bonito!!!!! Agora é só Criar a SUbpicture diretamente no MAESTRO, fazendo os Botões e demais navegações já explicadas anteriormente nos outros TUTORIAIS. Não esqueça de acrescentar um áudio bem legal como expliquei no início desse post.

Milhares de efeitos podem ser criados nesse menus, principalmente se aliado ao Premiere for usado o Adobe AFTER EFFECTS...agora é coisa DE PROFISSIONAL!!!

Caramba, agora chega... vaõ brincar um pouquinho...e estou quite com todo mundo!!!

Abraços

SOM-MANÍACO

Link para o Tutorial de Comand Sequence.

Tutorial DVD Maestro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Bom amigo. meus parabêns :-BEER

que trabalhão hein!!!!

Agora como dica será que dava para colocar tudo em um único tópico só com links para outras partes e depois bloquea-los os tópicos ??

Ficar uma coisa única para não acabr se perdendo e parte , ter que fir procurando parte A, parteB ......mas em fim seu trabalho foi show.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos!! E quero informar que a partir de hoje estarei sempre por aqui mostrado essa ferramenta poderosa!!!

O DVD MAESTRO é um programa, dentre os Profissionais e Semi-Profissionais que tem uma Interface bem simples, mas é capaz de Produzir DVDs, rapidamente, de altíssimo nível!! De compilação rápida....

O Autorador pode criar jogos iterativos para filmes infantis, ou jogos mais complexos para os usuários mais arrojados. Enfim, o MAESTRO é aquele programa que você experimenta e jamais abandona!! Compatível com áudio 5.1 canais Dolby e DTS e é o único capaz de enfrentar o Scenarist de igual para igual e tem um terço do peso de processamento!!!

Vamos lá! Vamos começar a Autorar!!!

Abraços

Som-Maniaco!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros companheiros,

Eu pensava que manjava de autoração de DVD até o dia em que o DINHO - Som Maníaco apareceu no fórum INFO da Editora Abril.

Ultimamente, eu não estava conseguindo acessar o fórum http://forum.abril.com.br/info/topicos.php?area=115, devido a um Adware ou Spyware encravado em minha máquina, muito menos o http://www.inforum.isite.com.br/8413/, o qual co-gerencio. Assim, vim parar aqui no fórum dos senhores.

Após vários escaneamentos com o BPS Spyware Removal, finalmente consegui romper o bloqueio e constatei que o fórum da Abril fora tomado de assalto por uma malta de vendilhões que estavam atrapalhando o magnífico trabalho que o Dinho se propôs a desenvolver por lá.

Sentindo sua frustração tomei a liberdade de convidá-lo a vir repartir conosco um pouco do muito que ele conhece. Animei-o dizendo que haveria grande possibilidade de, ao serem lidos pelos moderadores, seus tutoriais serem "pinados" para um lugar de destaque no mural, onde pudesse ser sempre compartilhado por todos aqueles que têm sede de saber. Muitos fazem autoração de DVD amadoristicamente, outros, como eu pensam que o fazem semi-profissionalmente... O trabalho desenvolvido pelo Dinho é sem sombra de dúvida o que mais se aproxima das produções profissionais hollywoodianas.

Se um tutorial magnífico como este ficar restrito a um link em uma relação de sites, sem que, as pessoas saibam realmente qual é seu conteúdo para abri-lo, confesso que, quem ficará frustrado serei eu. Sem querer parecer ousado, e, sem a mínima intenção de confrontá-los, pediria que, o meu tópico "DESTRAVANDO DVD PLAYERS", bem como, o local prometido para o "Glossarium do Fantasma" sejam tirados de destaque para a inclusão do "Tutorial do DVD Maestro".

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola Dinho,

que bom que você veio para este forum, eu sempre passo por aqui pois aqui aprendi muito sobre captura, espero que o pessoal ponha a mão na massa e passe a usar esse programa para mim ele é o melhor, e graças a você eu pude ver como esse programa é bom além se ser muito rápido.

muito sucesso para você.

Mizael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que maravilha! :-BEER:-BEER

1º de tudo, sejes mui bem-vindo Dinho!!(se me permite a intimidade Mr. Eng. SomManíaco)

Parabéns por este teu belo trabalho. Quiçá, o mundo fosse melhor se todos fossem mais mestres como tú e Fantasma, sempre a nos ensinar, sem pedir nada em troca, pelo puro prazer de estar a ajudar o próximo.

Sempre leio seus posts lá no infouol, tanto que muitos de seus posts, bateteclas com o Labate, Milo,WFranco, etc.... estão acá gravados em .mht no meu pc.(descurpe-me da apropriação indébita..rsrsr..mas NET é isso mesmo....pilhagem!)

Daqui uns meses após comprar minha handycam Panasonic GS120, irei passar minhas VHS pro PC e aí irei brincar com autoração de fitas pessoais. E, de sola estarei a lhe questionar(como gafanhoto ao mestre sempre a questionar...ou como skywalker querendo algo mais de Master Yoda, Vida Próspera!!!)

E, com certeza, dentro em breve este tópico deva ser pinado!!!

E, estou aguardando o novo tuto do Scenarist(descurpa a folga!!rsrsr!!!)

:palmas: :palmas: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois de tantas manifestações, não me resta outra alternativa, senão destacar o tópico. Eu acabei de ler o tutorial e fiquei bastante curioso para usar o programa.

TÓPICO PINADO

E que o pessoal aproveite ao máximo os seus conhecimentos.

Ah, e Mr. Walker, vou destacar o seu tópico do glossário também.... Só não esqueça as modificações....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MKSell,

Obrigado por ter destacado o tópico do Dinho - Som Maníaco. Ele, realmente, merece um espaço para se expandir e compartilhar. Outros companheiros virão na esteira dele e tu verás que este debate será enriquecedor. A Comunidade Clube do Hardware só terá a colher bons frutos com o concurso deste novato (Dinho) no fórum, porém casca-grossa nas lides da Edição e Autoração de vídeo com ênfase ao DVD com áudio espetacular.

Estou feliz! O homem é de vocês... Extraiam tudo o que puderem dele, pois, assim, estarão devolvendo a ele, toda a energia empregada em suas pesquisas.

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Amigos!!!

Você estão me emocianando!!! Estou sem palavras com essa recepção!! O que, claro, aumenta ainda mais a minha responsabilidade!!! Mas isso é tranquilo para mim!! Obrigado a todos que me deram palavras de recepção, ao Moderador que destacou meu Post e ao Amigão Fantasma!!! Por fala nisso, Fantasma, estou baixando por aí.. me aguarde!!!

Estou à disposição para elucidar questões quanto ao MAESTRO, mas também estou trabalhando em outros tutoriais para o DVDLab Pro e o SCenarist!!! Portanto, amiguinhos, esqueçam os TMPGEnc DVD Author que não serve pra nada e vamos cair matando com DVDs de alto nível que qualquer um pode fazer com um pouquinho de força de vontade...

Também estarei postando questões comuns sobre a Criação de DVDs com qualquer outro programa vou dar também um apoio à programação avançada de Códigos Virtuais, a programação propriamente dita!!!

Tô na área!!

Dinho

Somaniaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Dinho, onde o mestre vai os alunos vão atras, deixa te falar uma coisa....tenho um tutorial muito legal para iniciantes no DVDLab Pro....se você quiser coloco aqui para seu conhecimento e dos demais amigos aqui do forum...

Um abraço

Wagner

PS. Só me explique como e onde posta-lo aqui para que todos tenham acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Dinho, voce merece!

Como não podia deixar de ser, quando vi que voce estaria por aqui, vim tambem pois como disse nosso colega Wfranco " onde o mestre vai os alunos vão atras" e aqui estou eu na minha humilde ignorâcia na autoração de DVDs... mas querendo aprender te dar boas vindas a agradecer a sua ajuda. Parabens tambem ao amigo phanton que o incentivou!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom!!! a Casa cheia de amigos!!! Cara, isso é muito legal!! Você não têem ideia como isso é bom!!! estou cheio de gás e se depender de mim, e você me ajudarem, queria fazer aqui O MELHOR ENDEREÇO PARA AUTORAÇÃO DE DVD!!!! Vocês topam?!!!

Franco, me passa por email o teu Tutorial do LAB, aí eu dou uma olhada, se tiver algo para retocar, eu o faço, te devolvo, você analisa e aí pedimos permissão ao Moderador para postá-lo!! Eu tenho uns truques legais no LAB, aí a gente posta tudo de uma vez só!!! Aproveita e me diz também, por email, onde é esse FORUM que voc~e quer postar o Tutorial, queria dar uma olhadinha primeiro!!! Não seria melhor a gente incrementar aqui, ao máximo, e chamar a galera dos outros FORUNS para vir para cá!!! Te confesso que a forma que fui recebido aqui me emocionou e gostaria de retribuir isso com uma certa exclusividade e gostaria de contar com vocês nisso...afinal de contas, é das dúvidas que todos têem que me anima a pesquisa para poder ensinar!!!

Aguardo seu retorno!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wfranco@23 de fevereiro de 2005, 20:06

Dinho, você não faria um tutorial de como juntar 2 DVDs em uma midia usando o DVDLab Pro?....Embora  você afirme(e deve ter toda a razão)que o DVD Maestro é o melhor, me adaptei melhor ao Lab Pro....

Um abraço

Wagner

Sim, Franco, eu posso fazer!! Mas é sempre bomlembrar que para unir 2 DVDs em uma única mídia, os 2 filmes têm que ser pequenos, no máximo 2 Gb, em VOB. Talvez funcione para aqueles que já tenham gravado DVDs de Video Clips em mídias diferentes e queiram uni-los em uma só mídia!!!

Você pode me passar quais são os tipos dos arquivos de vídeo e seus tamanhos? Aí farei algo mais direcionado!!!

Dinho

Som-maniaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que pode ser feito é utilizando o re-author do Shrink comprimir os dois filmes para caberem num DVD e depois utilizando o DVD lab ou Maestro fazer a autoração. Eu fiz este processo com o TMPGEnc DVD Author (conforme tutorial pinado), mas ele é limitado. Seria interessante ter a possibilidade de usar outro programa mais elaborado.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...