Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica Para ganhar desempenho no HD....


trindadedavi

Posts recomendados

Postado Originalmente por trindadedavi@14 de fevereiro de 2005, 13:58

Olha...

No meu caso eu realmente senti diferença em alguns jogos porque tenho apenas 512MB ate agora...

Pra quem tem isto ou menos eu aconselho muito fazer....

Testa ai... Se não reparar diferença você tira....

não custa nada....

Espero ter ajudado...

Abrassos

Davi

falou cara, vou desfragmentar algumas vezes minha máquina e vou passar o pqmagic pra criar a terceira partição.

quando tiver o resultado, posto novamente.

abraço!!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MetalKill@18 de fevereiro de 2005, 09:25

falou cara, vou desfragmentar algumas vezes minha máquina e vou passar o pqmagic pra criar a terceira partição.

quando tiver o resultado, posto novamente.

abraço!!

:-BEER

Dinada ai cara...

E valeu pela força....

Abrassos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por J. Bravo+18 de fevereiro de 2005, 01:38-->
Criei um tópico uma vez bem prático explicando como não ter disperdício usando apenas FAT32 e FAT16 nas partições, mas ninguém deu muita bola, inclusive fiz várias experiências de como formatar para melhorar desempenho, e a ideia de fat 16 vi no baboo.

Bom o que você devem fazer para ter melhor performance doq a q foi indicada é colocar a partição fat16 para pagefiles em primeiro ou segundo, na partições, eu também colocava em último, mas fica muito melhor em primeiro ou depois da partição Windows.

A melhor formataçôes que fiz foram as seguintes:

1 - Page files 1,8Giga

2 - Windows 6,5Giga

3 - Games 8Giga

4 - Games 8Giga

5 - Games 8Giga

6 - Programas 6,5Giga

e

1 - Windows 6,5Giga

2 - Page files 1,8Giga

3 - Games 8Giga

4 - Games 8Giga

5 - Games 8Giga

6 - Programas 6,5Giga

Porque 3 partições d 8Giga para games ao invé d uma, simples, porque com menos d 8Giga as partições ficam com 4KB o cluster mesmo do NTFS, ou seja, sem disperdicio e melhor performance.

falou!  :bye:

J. Bravo@18 de fevereiro de 2005, 01:38

Esqueci d colocar porque ficar em primeiro a pagefiles, bom...

As partições que estão no começo do Hd se tornam mais rápidas, não sei dizer tecnicamente.

cara...

Olha...

Sem querer causar qualquer tipo de polemica com você, sua ideia esta certa, mas ao contrário...

A partição no final do HD vai ser acessada mais rapida, que por ser mais na ponta do disco, a ultimas trilhas sao maiores e com isso provoca menor movimento da agulha entre trilhas....

cara..... não presciza de criar varias partições de 8GB, eu tenho uma partição FAT-32 de 24GB(um bom tamanho) com clusters de 16k e te falo, não sofro e nem reparo muito este tal "desperdicio".... Sei que existe sim e o partition magic detecta o tanto, mas conparado com a performace que se ganha eu pelo menos iginoro.....

Concordo, e uma boa ideia, e todas idéias aqui são muito bem vindas, mas só acho que não precisa de tudo isto....

Tudo isso baseado na MINHA PRÓPRIA OPINIÃO, e pesquisas lidas em sites confiáveis, não pretendo causar o mínimo de polêmica amigo....

Abrassos...

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por J. Bravo@18 de fevereiro de 2005, 01:42

Esqueci d colocar porque ficar em primeiro a pagefiles, bom...

As partições que estão no começo do Hd se tornam mais rápidas, não sei dizer tecnicamente.

Com esta formatação na inicialização apenas passa uma vez a barra para inicializar o windows contra 6 de apenas uma partição NTFS e contra 3 da formatação com Pagefiles em ultimo.

falou!  :bye:

Juro pra você, sou obsecado por desempenho, e com este tipo de formatação pra HD que postei, minha barra de boot do windows so passava exatamente 1 vez com este pc da minha assinatura...

Contando que ja tinha mexido no registro pra melhorar, desfragmentado, etc...

Abrassos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí trindadedavi,

como viu tenho 256 de ram, então seria bom fazer isso né?

agora preciso detonar tudo? assim, excluir todas partições? e comecar do zero?

qual seria os tamanhos ideais para minhas partições? sendo que tenho um hd mt grande.

e do seu post original não entendi essa parte

É importante que você também mantenha um arquivo de pagefile de no mínimo 80 Mb na mesma partição aonde o Windows está instalado (normalmente C:).

pagefiles são aqueles arquivos de swap do windows?

dá uma força aí, que quero fazer isso no meu o mais rapído possivel.

também sou meio doido por desempenho :-BEER

outra coisa estou sem o partition magic, tem como fazer isso atraves do fdisk?

se tiverem o link de um partition seria melhor ainda, :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Coisinha@18 de fevereiro de 2005, 18:14

E aí trindadedavi,

como viu tenho 256 de ram, então seria bom fazer isso né?

agora preciso detonar tudo? assim, excluir todas partições? e comecar do zero?

qual seria os tamanhos ideais para minhas partições? sendo que tenho um hd mt grande.

e do seu post original não entendi essa parte

É importante que você também mantenha um arquivo de pagefile de no mínimo 80 Mb na mesma partição aonde o Windows está instalado (normalmente C:).

pagefiles são aqueles arquivos de swap do windows?

dá uma força aí, que quero fazer isso no meu o mais rapído possivel.

também sou meio doido por desempenho  :-BEER

outra coisa estou sem o partition magic, tem como fazer isso atraves do fdisk?

se tiverem o link de um partition seria melhor ainda,  :P

Olha, sinto muito mas não tenho nenhum link, meu partition magic eguei de um HD de um amigo.....

So consigo um link d onde você comprar cara.....

Se quiser te mando via MP...

Olha, seu HD e do mesmo tamanho q o meu, então EU fiz assim...

-> 24.1GB FAT-32 Windows (C:)

-> 85.6GB NTFS MP3,ISO,PROGRAMAS(por ser muito importante pra mim escolhi NTFS) (D:)

-> 1.99GB FAT-16 Page-fales (arquivo de paginação ou também chamado Memória virtual) (E:)

Arquivos swap, não sei bem ao certo se chama-se isto também mas que eu sei é page file, arquivo de paginação e memoria virtual....

Espero ter ajudado....

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi@14 de fevereiro de 2005, 13:58

Olha...

No meu caso eu realmente senti diferença em alguns jogos porque tenho apenas 512MB ate agora...

Pra quem tem isto ou menos eu aconselho muito fazer....

Testa ai... Se não reparar diferença você tira....

não custa nada....

Espero ter ajudado...

Abrassos

Davi

Cara criei a partção fat no final do hd com 1,9 gb e conigurei a pagefileno c: 384 minimo e máximo.

ainda não senti diferença. vou continuar usando caso perceba diferença posto aqui!

valeu!!

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MetalKill@20 de fevereiro de 2005, 00:55

Cara criei a partção fat no final do hd com 1,9 gb e conigurei a pagefileno c: 384 minimo e máximo.

ainda não senti diferença. vou continuar usando caso perceba diferença posto aqui!

valeu!!

:palmas:

Olha cara, coloque so 80 no maximo porque senao ele ultiliza somente a da c:, coloque o maximo e minimo 80 em c:, e FAT-16 (no meu caso E:) coloco o maximo da partição menos 100MB pra não ficar aparecendo disco cheio....

Esperimente isto....

Abrassos cara....

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@20 de fevereiro de 2005, 01:57

trindadedavi muito bom o tópico parabéns e valeu pela iniciativa :palmas:  :palmas:  :palmas:  :bandeira:

Muito obrigado.....

Galera mais uma coisinha, como alguns ja sabem o final do HD e a parte mais rápida por suas trilhas serem maiores e a agulha ter que se movimentar menos, sendo assim seria uma boa colocar no final tanto a partição para memoria virtual como a do próprio windows, vocês escolhem, no meu caso estou usando os pages files no final mesmo, por ultilizar varios jogos 3D que requerem muita memória, mas há as pessoas que ultilizam o PC mais para trabalho e internet mesmo, sendo assim a partição do windows no final seria melhor, mas vocês podem escolher, foi apenas uma dica.....

Espero ter ajudado e muito obrigado pela força galera.....

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico!

Só para completar:

Para tirar o balãozinho de disco cheio faça o seguinte:

** Faça um backup do registro antes **

Abra o registro e vá para:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer

Agora crie um novo DWORD com o seguinte valor "NoLowDiskSpaceChecks" (sem aspas - Case Sensitive) e mude o valor para 1 em HEX.

Reinicie o computador!

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz ontem o processo de formatação e criacão das novas partições,

então ficamos assim,

c: 20 gb Fat 32

d: 92 gb NTFS

e: 2 gb Fat16,

assim, no partition ele não diz Fat16 , mas só FAT , isto está certo?

e essa partição de 92 gigas, putz acho que mt avacalhada,

hoje irei fazer as configurações no windows, insatalar os programas que uso e os jogos , pra começar os testes, de acordo com os resultados vou postando aqui,

fuiii

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Coisinha@23 de fevereiro de 2005, 08:49

Fiz ontem o processo de formatação e criacão das novas partições,

então ficamos assim,

c: 20 gb Fat 32

d: 92 gb NTFS

e: 2  gb  Fat16,

assim, no partition ele não diz Fat16 , mas só FAT  , isto está certo?

e essa partição de 92 gigas, putz acho que mt avacalhada,

hoje irei fazer as configurações no windows, insatalar os programas que uso e os jogos , pra começar os testes, de acordo com os resultados vou postando aqui,

fuiii

Esta certo sim, no partition magic como no proprio windows a partição FAT-16 aparece mesmo como FAT.....

Boa, poste resultados sim....

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultados da minha primeira bateria de testes:

deixei da seguinte forma a quantidade de espaço pra pagefiles,

c: - 80 ( minimo ) 80 ( maximo ) não é isso?

e: fat 16 - 100 ( minimo ) e 1900 ( maximo )

instalei programas que utilizo diariamente, ex: nero, players, messengers, etc... ,

da forma que está, sinto uma boa diferença na abertura dos programas que ja instalei,

o proximo passo será instalar os jogos, NFSU2 , UNREAL TORNAMENT e 2003, WARCRAFT 3 TFT , por enquanto só esses e verei a performance no jogo, velocidade de entrada e saída dos mesmos,

detalhe desfragmentei varias vezes tb, até não sobra nenhum fragmento, :P ,

e uma duvida que restou, na partição D: que é NTFS e estão todos os meus bagulhos, por exemplo se eu for abrir um filme, ou outra coisa dele, vai ficar lento por ser NTFS?

valeu, agradeço a paciencia de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi@20 de fevereiro de 2005, 00:46

Olha cara, coloque so 80 no maximo porque senao ele ultiliza somente a da c:, coloque o maximo e minimo 80 em c:, e FAT-16 (no meu caso E:) coloco o maximo da partição menos 100MB pra não ficar aparecendo disco cheio....

Esperimente isto....

Abrassos cara....

Davi

cara já coloquei 80 no max e min na fat 32 e 1900 max a min na fat-16, mas até agora não sentir diferença quando jogo NFSUnder2.

será que precisa fazer mai alguma coisa???

valeu!!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Coisinha@24 de fevereiro de 2005, 08:19

Resultados da minha primeira bateria de testes:

deixei da seguinte forma a quantidade de espaço pra pagefiles,

c:          -    80 ( minimo )  80  ( maximo ) não é isso?

e: fat 16 -  100 ( minimo ) e 1900 ( maximo )

instalei programas que utilizo diariamente, ex: nero, players, messengers, etc... ,

da forma que está, sinto uma boa diferença na abertura dos programas que ja instalei,

o proximo passo será instalar os jogos, NFSU2 , UNREAL TORNAMENT e 2003, WARCRAFT 3 TFT , por enquanto só esses e verei a performance no jogo, velocidade de entrada e saída dos mesmos,

detalhe desfragmentei varias vezes tb, até não sobra nenhum fragmento,  :P  ,

e uma duvida que restou, na partição D: que é NTFS e estão todos os meus bagulhos, por exemplo se eu for abrir um filme, ou outra coisa dele, vai ficar lento por ser NTFS?

valeu, agradeço a paciencia de todos

Tudo erto mas na partição FAT-16 coloque o max e min igual ao maximo(1900MB)....

Espero ter ajudado amigo...

ABrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MetalKill@24 de fevereiro de 2005, 10:37

cara já coloquei 80 no max e min na fat 32 e 1900 max a min na fat-16, mas até agora não sentir diferença quando jogo NFSUnder2.

será que precisa fazer mai alguma coisa???

valeu!!

:-BEER

Poxa cara, sinto muito mas e isso cara, era pra você ter sentido....

So uma pergunta você usa Win XP? E por acaso e SP2, porque quando tentei instalar o SP2 aqui na minha maquina ela perdeu MUITO desempenho e nem com essa dica de HD e nem todas a dicas d regedit serviu....

Tive que reformatar para o SP1....

outra coisa, a diferença não chega a ser assustadora, mas tem, por exemplo, eu ultilizo aqui em kza o WarcraftII TFT na resulução maxima possivel e com filtros, assim antigamente sem nenhuma mudança o mouse deslisava na tela muito devegar, ai quando fiz todas a dicas do regedit e esta do HD reparei uma boa diferença neste jogo, que requer muita memoria.....

O NFSUnder2 mesmo coisa, presciza d memoria, mas precisa mais ainda de uma boa Placa de Video, sendo assim não sei bem ao certo se era pra você reparar tanta diferença.....

Faça mais testes de PC, mas não como 3d MArk, faça teste d todo PC e poste aqui....

Estou torcendo por você....

Espero ter ajudado amigo...

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi@24 de fevereiro de 2005, 12:50

Poxa cara, sinto muito mas e isso cara, era pra você ter sentido....

So uma pergunta você usa Win XP? E por acaso e SP2, porque quando tentei instalar o SP2 aqui na minha maquina ela perdeu MUITO  desempenho e nem com essa dica de HD e nem todas a dicas d regedit serviu....

Tive que reformatar para o SP1....

outra coisa, a diferença não chega a ser assustadora, mas tem, por exemplo, eu ultilizo aqui em kza o WarcraftII TFT na resulução maxima possivel e com filtros, assim antigamente sem nenhuma mudança o mouse deslisava na tela muito devegar, ai quando fiz todas a dicas do regedit e esta do HD reparei uma boa diferença neste jogo, que requer muita memoria.....

O NFSUnder2 mesmo coisa, presciza d memoria, mas precisa mais ainda de uma boa Placa de Video, sendo assim não sei bem ao certo se era pra você reparar tanta diferença.....

Faça mais testes de PC, mas não como 3d MArk, faça teste d todo PC e poste aqui....

Estou torcendo por você....

Espero ter ajudado amigo...

Abrassos

Davi

Meu windows é XP SP1.

não acho que nã seja minha placa de vídeo, ela deve aguentar, conseguir jogar com a configuração full, mas não jogo sempre full, fica pesado, coloco uma config mais leve pro jogo rodar melhor.

quando abro o jogo é rápido, mas quando vou para os menus já no início fica um pouco lento, quando vou jogar o carro demora um pouco para responder aos comandos por motivo de estar carregando, mas depois disso o jogo roda beleza.

quais as configurações no regedit que você fez??

o antivirus q uso é Bit defender, ele é bem leve em comparação ao norton e mcafee, eu fecho ele quando vou jogar.

vou tentar fazer alguns config no XP, ver se ele libera memoria.

vou fazer mais umas tentativas e posto aqui.

valeu

abraço

:bandeira::-BEER:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vi em sua assinatura você tem uma FX5200 128/128 certo?

Como pode ver na minha assinatura tenho uma FX5900 128MB 256Bits e com um processador a 2400MHZ REAIS(pra t uma ideia em 2200 ele equivale a um 3200+) e mesmo com isto o NFSU2 não roda perfeito em full com filtros no maximo, mas mesmo assim aqui vai, fiz uma catada de varios itens de varios sites e reuni em um texto pra que a cada formatação eu não tenha que ficar procurando tudo de novo....

Ai vai.....

------------------------------------------------------------------------------------------

Libere 20% de sua banda de rede/Internet.

O Windows XP possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que “reserva” 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio.

Para desabilitá-lo, siga os seguintes passos (Observação: é preciso estar logado como Administrador para executar os procedimentos abaixo):

a. Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK.

b. Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede

c. Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”.

d. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.

e. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Deixe o menu Iniciar mais rápido

Vá em Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem aspas), pressione OK.

Vá em HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita.

Clique com o botão direito do mouse, selecione Modificar e mude o valor para 0 (zero). Reinicie o micro e veja a diferença.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Habilitar Logon automático – inicialização e desligamento mais rápido.

Se há somente um usuário no micro, que tal agilizar o processo de boot e desligamento?

Para isto, temos que seguir algumas etapas:

a. Vá em Iniciar > Executar e digite "control userpasswords2" (sem aspas) e clique em OK.

b. Na aba Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.

c. Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não é recomendável deixar esta senha em branco), clique em OK.

d. Vá no Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Aumente o desempenho do XP

HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Keyboard\InitialKeyboardIndicators 0 > 2

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory

Management

DisablePagingExecutive 0 > 1

LargeSystemCache 0 > 1

-------------------------------------------------------------------------------------------

Carregue o Internet Explorer mais rapidamente.

Quando o IE é aberto, mesmo que não haja uma página da Web definida como inicial, ele carregará a ‘instrução’ “about:blank”. Desabilitar esta ‘instrução’ torna-o mais rápido ao carregar.

Para fazer isto, basta adicionar o comando “-nohome” no atalho do IE que você costuma usar.

Clique com o botão direito no atalho, vá em Propriedades, e na linha Objeto, adicione (após as aspas) o comando –nohome

-------------------------------------------------------------------------------------------

22 – Recuperando RAM após o fechamento dos programas

A dica tira todas as DLLs, que estavam sendo usadas, da RAM, evitando mensagens de falta de memória ou eventuais travamentos, e recompondo o Windows XP mais rapidamente.

Essa dica foi usada como Flight Simulator 2002, demorado para se recompor após o fechamento, e funcionamento perfeitamente.

Abra o registro e procure a chave:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Currentversion\Explorer]

Crie uma nova subchave chamada “AlwaysUnloadDLL” (sem as aspas) e marque como padrão o valor 1 para desabilitar Windows caching the DLL memory.

Reinicie o Windows para obter o efeito!

--------------------------------------------------------------------------------------------

17 – Navegue mais rápido na internet.

Start/Run/Regedit.

Vá até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\InternetSetting.

No panel da direita , crie/modifique os valores dword seguintes

MaxConnectionsPerServer: Duplo-clique sobre ele e escrever 4 em decimal (para Adsl 20 é a escolha ideal).

MaxConnectionsPer1_0Server: Duplo-clique sobre ele e escrever 8 em decimal ( para Adsl 20 é a escolha ideal).

Depois desta dica possibilita uma maior velocidade de acesso a servidores HTML, imagens e emails!

---------------------------------------------------------------------------------------------

Aumente sua taxa de upload

ver site baboo-> AQUI

OU

Clique em Iniciar > Executar > digite regedit e clique em OK

Navegue até a seguinte chave do registro:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\AFD\Parameters]

Se você não encontrar a pasta Parameters dentro da pasta AFD, você poderá criá-la sem problemas.

Crie a seguinte chave DWORD "DefaultSendWindow" sem as aspas e atribua a ela o valor "18000" Hexadecimal sem as aspas

Agora navegue até a seguinte chave do registro:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters]

Crie a seguinte chave DWORD "EnablePMTUDiscovery" sem as aspas e atribua a ela o valor "1" Decimal sem as aspas. Se a chave já existir, basta mudar o valor para "1" Decimal.

Agora reinicie seu computador e faça um novo teste de upload no site recomendado acima e compare com o resultado anterior.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Apague as pastas especiais de "Meus Documentos".

Se não gosta – ou não usa das pastas especiais dentro de “Meus Documentos” (por exemplo, “Minhas Músicas”, “Minhas Figuras”, etc.), basta executar o comando:

regsvr32 /u mydocs.dll e, em seguida, apagar as pastas indesejadas. Para reverter a ação, execute o comando regsvr32 mydocs.dll. As pastas serão recriadas na próxima inicialização do Windows.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Espero ter ajudado amigo

Abrassos

Davi

Fontes: FCDH WinXP Registro do windows, site baboo, coisas ensinadas por amigos e e etc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a respeito da pergunta que fiz em relação a abertura de arquivos que estarão na unidade que está particionada com NTFS? não vai ficar lento?

obs, já fiz a mudança do maximo e minino para a partição FAT 16, mas não tive tempo de fazer nenhum teste, vou aproveitar o fim de semana pra manda bala,

fuiiiiiii

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...