Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equipamentos na porta serial


Tranzorb

Posts recomendados

Olá pessoal,

Montei um pequeno programador de microcontroladores PIC há pouco tempo e, por enquanto, ainda não consegui programar nenhum chip. Ainda preciso analisar o problema.

Ele é ligado na porta serial do micro. Há alguns tempos, antes mesmo de montar esse programador, fazendo experiências ligando leds à porta e tentando comandá-los através de software, observei que alguns, devidamente ligados a pinos de saída, não obedeciam a ordens de mudança de valor vindas do programa.

Utilizo um mouse serial (meu micro não possui PS/2), e, para fazer essas experiências, reinicio o computador antes. Minha pergunta é a seguinte:

Será que, por haver mouse instalado, o acesso completo à porta serial fica restringido por algum driver ou coisa do tipo?

Se algum dos colegas puder colaborar, agradeço.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá pessoal,

Montei um pequeno programador de microcontroladores PIC há pouco tempo e, por enquanto, ainda não consegui programar nenhum chip. Ainda preciso analisar o problema.

Ele é ligado na porta serial do micro. Há alguns tempos, antes mesmo de montar esse programador, fazendo experiências ligando leds à porta e tentando comandá-los através de software, observei que alguns, devidamente ligados a pinos de saída, não obedeciam a ordens de mudança de valor vindas do programa.

Utilizo um mouse serial (meu micro não possui PS/2), e, para fazer essas experiências, reinicio o computador antes. Minha pergunta é a seguinte:

Será que, por haver mouse instalado, o acesso completo à porta serial fica restringido por algum driver ou coisa do tipo?

Se algum dos colegas puder colaborar, agradeço.

Tranzorb.

Mano, as portas seriais, dependem também muito do controle de IRQ's a que são direcionadas, e isso você nota pelo SETUP... beleza... de uma olhada depois, vendo se as IRQ's da máquina a qual você está testando não estão dando conflito, relacionada a outras portas, ou a alguma placa instalada, principalmente com as placas de fax modem internas... beleza... falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações,

É, eu não havia pensado sobre as IRQs, mas acredito que não esteja havendo nenhum conflito. Há um mouse ligado na porta serial e ele funciona plenamente.

Possuo um modem instalado na COM3... li em algum lugar que a COM3 compartilha a mesma interrupção com a COM1, certo? De qualquer forma, utilizo o mouse sem problemas....

Gostaria de informar também que meu sistema operacional é o Windows 98. Creio que essa informação seja importante.

Muito obrigado por enquanto,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É, eu não havia pensado sobre as IRQs, mas acredito que não esteja havendo nenhum conflito. Há um mouse ligado na porta serial e ele funciona plenamente.

Possuo um modem instalado na COM3... li em algum lugar que a COM3 compartilha a mesma interrupção com a COM1, certo? De qualquer forma, utilizo o mouse sem problemas....

Gostaria de informar também que meu sistema operacional é o Windows 98. Creio que essa informação seja importante.

Muito obrigado por enquanto,

Tranzorb.

Então, primeiramente, mudem seu modem de irq... ou de com..... use a COM5 para o modem, o que vai fazer funcionálo sem problemas....

Depois observer novamente, como vai ficar o funcionamento de suas seriais... beleza... e poste... novamente... essas alterações, você pode fazer no SETUP, também, observando, qual IRQ as portas estão utilizando... beleza.... falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...