Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

compatibilidade de hardware


hyraxmaster

Posts recomendados

olá... pretendo adquirir a seguinte config. abaixo, mas antes gostaria saber se alguém pode me dizer se o linux já reconhece o hardware apresentado:

Processador : ATHLON XP 3200+

Placa Mãe : ASUS A7N8X-E DELUXE S/2L SATA

Memória : DDR 512MB 400MHz (PC3200)

Placa de Vídeo: AGP 256 PROLINK RADEON 9250SE DUAL+TV

HD : SATA 120G SEAGATE ST3120827AS 7200 RPM

tks...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu hardware é compatível. Apenas faço duas observações:

1 - HD SATA - Hardware recente, então utilize uma distribuição recente, de preferência baseada na série 2.6 do kernel.

2 - Placa Radeon - Vai funcionar muito bem, mas não tão bem quanto uma nvidia. O motivo disso é que os drivers da ATI para o Linux não são tão bem trabalhados quanto os da nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma vez q eu vou ter problemas com essa placa de video... qual q você me indicaria? custo de no max R$400,00... valeu

ah... procurando sobre drivers da ATI for Linux encontrei isso:

http://www.ati.com/support/drivers/linux/radeon-linux.html.

porém só existem pacotes pra red hat [rpm]... mas sei q existe um programa q converte rpm pra .deb... no momento não lembro o nome... isso será necessário porque pretendo utilizar debian.... (ubuntu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  uma vez q eu vou ter problemas com essa placa de video... qual q você me indicaria?

Eu não diria que você vai ter problemas com essa placa de vídeo. A questão é que, caso você esteja montando sua máquina 100 % Linux (como é o caso da minha e a de muitas outras pessoas hoje em dia), eu recomendaria uma placa NVidia.

ah... procurando sobre drivers da ATI for Linux encontrei isso:

http://www.ati.com/support/drivers/linux/radeon-linux.html.

porém só existem pacotes pra red hat [rpm]... mas sei q existe um programa q converte rpm pra .deb... no momento não lembro o nome... isso será necessário porque pretendo utilizar debian.... (ubuntu)

O fato dos drivers só estarem disponíveis em pacotes RPM não o impossibilita de instala-los em outra distribuição qualquer. Os conversores de pacotes (como por exemplo o alien do debian e o rpm2tgz do Slackware) podem ajudar, mas mesmo assim, a instalação pode ser feita sem fazer nenhuma conversão, abrindo o pacote "a força" e instalando os arquivos manualmente. Existe ainda a possibilidade de se utilizar drivers que não são os oficiais da ATI, como por exemplo os do projeto

DRI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por hyraxmaster@02 fev 2005, 09:29

uma vez q eu vou ter problemas com essa placa de video... qual q você me indicaria? custo de no max R$400,00... valeu

ah... procurando sobre drivers da ATI for Linux encontrei isso:

http://www.ati.com/support/drivers/linux/radeon-linux.html.

porém só existem pacotes pra red hat [rpm]... mas sei q existe um programa q converte rpm pra .deb... no momento não lembro o nome... isso será necessário porque pretendo utilizar debian.... (ubuntu)

Uma boa opção por +- 400 reais é a FX5700LE (procure por alguma com 128MB ou 256MB mas com banda de memória de 128bits). Não é uma das placas mais rápidas (mas é boa para overclock), mas acho que é mais rápida do que a Radeon 9250se.

Outra opção seria a FX5200 128MB / 128bits, mas esta é uma placa difícil de ser encontrada hoje em dia. Uma FX5200 de 256MB 128bits tambem pode ser uma boa compra, mas verifique a velocidade da memória antes. De preferência as que tem memória rodando a 400MHz ou mais (memórias de 5ns ou menos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por hyraxmaster@03 fev 2005, 00:34

o que me dizem da NVidia 256 GF FX5500 8x Dual + Tv - AGP?

é uma opção melhor do que a RADEON 9250SE DUAL+TV....?

Eu acredito que sim...

Se a serie 9200 e 9250 não é uma das melhores da ATI, eu acho a FX5200/5500 melhor do que elas.

Ps.: A unica diferença entre a FX5200 e a FX5500 é o clock da GPU, a da FX5200 é 250MHz e da FX550 é 270MHz. (com overclock a FX5200 chega em 270MHz tranquilamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...