Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

duvidas gerais de hardware/CPU


amadeustm

Posts recomendados

Pessoal,

sou novo aqui, não lembro de ter postado muita coisa.

estou trabalhando com hardware já faz um tempo, mas era da época q não tinham tantas variaçoes de processadores ainda.

hoje consigo trabalhar bem, mas tenho dúvidas sérias. Vou listá-las e ai se alguem souber de algum site/tutorial que me oriente no caminho das perguntas muito bem, caso contrario, peço se possivel (e por favor) que me ajudem com as questoes.

sei que sao inumeras perguntas, muito mais do q eu imaginava elaborar. e sei q vocês do forum não têm o tempo disponivel pra ficar respondendo todas elas. se houver algum tutorial HOT!! sobre isso tudo lerei com o maior prazer.

assumo q não procurei direito essas informaçoes, mas ja procurei bastante e não acho "facilmente" tais detalhes.

qualquer coisa, msn it! ([email protected])

abraços,

amadeus

---

CPU's

1-como descubro qual o fsb de determinado processador? como é calculado isso?

no site da amd é difícil achar detalhes sobre por exemplo o processador 3000+ que pelo que parece é um cpu 333MHz. Mas não saiu nenhuma ediçao 266 (133x2)?

2-quais processadores da amd sao calculados por valor X valor? (ex 133x2 = 266)

pelo q entendo todos sao assim a partir do duron, ou seja, sempron, duron, athlon, 64.

3-onde encontro os comparativos sobre cada processador? me refiro a informações sobre cache L1 L2 L3, fsb, core voltage etc..

4-porque a amd utiliza tantas nomenclaturas? (barthon, Thoroughbred, morgan, applebred, palomino, thorton) o que elas significam?

5-quais as diferenças entres os modelos da amd? por exemplo, temos o amd 1800 model 6 paomino e o model 8 thoroughbred, mas o q isso importa?

6-quais fsb a amd usa a partir de qual processador?

duron 100x2 e (200) 133x2 (266), sempron ?x?, athlon 100x2(200), 133x2(266) 166x2(333) 200x2(400), é isso mesmo? existe maiores? e o athlon 64bits como funciona?

7-como comparar amd com intel?

8-porque existe o Celeron e o Celeron D? qual a diferença entre eles?

9-como eu sei qual é melhor principalmente comparando CE e pIV com os novos Sempron q não acompanham exatamente a nomenclatura deles (2200+) com os relativos da Intel..?

MEMORIES

1- onde encontro definicoes de DIMM, DDR, DDR-2, RAMBUS?

2- o q é DDR-2?

3- DDR-2 é melhor q a RAMBUS?

4- Como funcionam os FSB's das memorias? qual é a relaçao delas com os FSB dos cpus?

5- o que DUAL CHANNEL? Com quais memorias é possível fazer isso?

HD's

1- o que é ATA?

2- o que é SERIAL ATA(sata)?

3- quais os padroes de ATA e o que diferem entre si? o q isso influencia no desenvolvimento da maquina? (33/66/100/133/166)

4- qual a utilidade do cabo de 80 vias?

5- para por um SATA na minha maquina, o q é necessario? fonte especial? placa-mãe especial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1ª pergunta: O FSB é o clock que o processador acessa a memória do micro, para descobrir qual é o fsb de determinado processador você pode olhar na BIOS, ou usar algum programa como o CPU-Z que pode ser encontrado no site do Clube do Hardware. Existe AMDs com FSB de 266, o Atlhon XP2400+ e o 2000+ são exemplos.

2ª pergunta: Todos processadores da AMD com exceção do Athlon 64 e do Sempron 3100+ (que usam socket 754 e 939) tem FSB e multiplicador. O Athlon 64 e o Sempron 3100+ não tem FSB porque eles usam a tecnologia Hyper Transport que permite o acesso do processador diretamente com a memória, sem passar pelo chipset, que faz o acesso ser muito mais rápido do que em outros processadores.

3ª pergunta: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=103002

4ª pergunta: Nos processadores existem uma pequena memória, chamada memória L2 cachê. Essa memória armazena as informações que o processador está processando no momento. Os Athlon XP Thoughbred B, Palomino, e Thorton possuem 256KB de memória cachê, já os Athlon XP Barton possuem 512KB dememória cachê, o que dá um maior desempenho a ele.

5ª pergunta: O FSB do thoroughbred é maior que o do palomino e isso da mais performance para o thoroughbred.

7ª pergunta: comparamos AMD com Intel da seguinte forma:

Celeron x Duron

Celerom D x Sempron

Athlon XP x Pentium 4

Athlon 64 x Pentium 4 HT EE

8ª Pergunta: não sei lhe responder com certeza

Memoria:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=222106

4ª Funciona assim: FSB é a velocidade que o processador acessa a memória, quanto maior o FSB, maior a velocidade de acesso as memórias.

5ª Dual channel é uma tecnica que faz as memórias do micro serem acessadas ao dobro da velocidade normal (128bits). Para fazer isso é necessário um par de memórias especificas para dual channel e uma placa-mãe que suporte dual channel (como a A7N8X-X Deluxe e a ABIT NFS-7, por exemplo).

HDs:

1ª não sei com certeza, é melhor esperar q alguem responda.

2ª SATA são Hds melhores que ATA, eles podem ser removidos do micro com facilidade e existem vesões mais rápidas que os Hds ATA, como de 10000rpm, por exemplo

3ª não sei bem ao certo, mas quanto maior for esse numero, melhor.

5ª pra por SATA é necessário que sua fonte tenha conector SATA (não sei se existe algum adaptador, mas deve ter) e sua placa-mãe deve suportar. Um exemplo de placa-mãe que suporta SATA é a A7V600-X que usa o chipset VIA KT600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2º Qualquer processador que ultilize memória DDR tem fsb X 2 , porque a memória DDR envia dois dados por pulso de clock.

4º esses são os núcleos ultilizados pela AMD é questão evolotiva os nucloes mais novos são mais estáveis e podem chegar a clocks maiores ou possuem alguma inovação como mais memória cache.

A diferença do palomino para o Thoroughbred A é que o o primeiro esquenta mais e exige mais voltagens para chegar a clocks altos. A diferença do Thoroughbred A para o Thoroughbred B é que o segundo pode atingir clocks mais altos e é mais estável. E do Thoroughbred B para o barnto é porque o barton tem 512 Kb de cahce L2. O núcleo thorton é o mesmo do barton porém com matade do cache L2 desativado. Isso ocorre porque é mais fácil produzir núcleo igual na mesma fabrica

fica mais parato para quem produz processadores.

Essas diferenças de núcleo ocorrem com a intel também os processadores que tem o núcleo mais novo sempre traz alguma inovação ou é mais estavél.

5º A explicação 4º explica essa também...

6º O maior na AMD por enquanto é 400 mesmo. O link do amigo Andre foc tem essas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pereira13@01 fev 2005, 14:05

2º Qualquer processador que ultilize memória DDR tem fsb X 2 , porque a memória DDR envia dois dados por pulso de clock.

Não necessariamente, o Pentium 4 utiliza memórias DDR e trabalha no esquema QDR, transferindo 4 dados por pulso de clock, mas consegue acessar a memória DDR de forma assíncrona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!