Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal... AGP ou PCI-E ?


Posts recomendados

Bom galera... aqui vai a minha humilde conclusão sobre um probleminha que eu adorei ter !!!

Tive a oportunidade de trocar minha Placa de Vídeo.

Gosto muito de jogar no micro e por isso procuro sempre estar atualizado neste quesito, claro... não tenho muita grana para comprar as placas TOP´s mas sempre que dá, dou um passo adiante.

Atualmente tenho uma VGA da marca XFX, modelo FX5600 XT com seus 8,8 Gb/s de processamento.

Comprei uma Radeon 9800 e espero sua chegada ansiosamente, já que foi sob encomenda.

Segundo as tabelas dos testes aqui do Clube do Hardware, ela processa 21,7 Gb/s. Ou seja uma grande evolução se comparada a minha VGA atual.

Mas antes de chegar a esta decisão, pensei em pular para o padrão PCI-Express, mas isso acarretava em troca de MB, já que minha MB não tem esse tipo de slot. Daí comecei a pesquisar os benefícios e custo para ver se eu esperava mais tempo para fazer uma troca bem radical no meu micro, ou seja... MB+Proc+VGA.

Qual não foi minha surpresa ??? A VGA FX5900 e sua concorrente, a Radeon 9800 foram sem sombra de dúvida as melhores VGA´s que eu podia querer.

Sem contar o preço que é mais baixo, seu desempenho é tão bom quanto os modelos Top que são atualmente vendidos.

Quanto ao padrão da VGA (AGP ou PCI-E) isso não faz diferença no desempenho, segundo pude comparar nos testes realizados aqui no site Clube do Hardware.

Daí fiquei tranquilo, pois ainda não precisaria trocar minha MB.

Depois a minha dúvida: Comprar uma FX5900, Radeon 9800, GF 6800LE ou uma GF 6600GT ???? (TODAS PADRÃO AGP)

Confesso que o meu ego queria uma GF 6800LE ou uma 6600GT, mas vocês sabem o preço ??? Quase o dobro das 5900 ou 9800 !!!!

Mas o desempenho é o mesmo !!!! Vejam:

%7Boption%7Dhttp://c60.tripod.com.ar/GF_6800_LE.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://c60.tripod.com.ar/Radeon_X800.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://c60.tripod.com.ar/Geforce_FX.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://c60.tripod.com.ar/Radeon_9800.jpg' border='0' alt='' />

Como o modelo de VGA FX5900 que havia disponível eu não queria, optei pelo modelo da Radeon 9800 e paguei R$600,00.

TENHO CERTEZA DE QUE FIZ UM BOM NEGÓCIO !!!

Espero que outras pessoas que estejam na mesma dúvida do que eu leiam isso e concordem com a minha opnião e escolha.

Quem achar que eu estou errado, por favor diga o por que !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte... 8,8 e 21,7 GB não é capacidade de processamento e sim banda de tranferência das memórias. Com certeza devem(as imagens não estão aparecendo) existir diferenças bem significativas no desempenho destas placas, uma vez que são muito diferentes seus desempenhos só serão semelhantes em testes limitados pelo restante da máquina. Dentre as essas opções creio ser a 6600GT a melhor opção, porém depende do resto do seu micro também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LeonardoNeto,

Eu não concordo na parte q você diz q a 6800le ode ser compara a uma 9800 e 5900 , A 6800 pode ser mais cara! mae é mt melhor q a 9800 Pois vem com tecnologias novas PS3 E são mt mais fortes!

Agora uma coisa é certa elas são mt caras ainda, então vale a pena comprar um modelo inferior tipo a 6600gt q não é nem mt cara, mas é boa!

valeu!!! :bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa 9800 que você comprou é nova? Pois somente a 9800SE estaria nessa faixa de preço. A 9800Pro custa por volta de 850 reais, ou seja um valor bem proximo da 6600GT, só que a 6600GT é superior a ela e por 900 reais você consegue uma.

Concordo com o The Jackal, a 6600 GT, tem uma diferença de preço bem pequena, e é um desempenho bem superior... falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por esse preço, você deve ter comprado uma 9800 Pro de 128mb de 128bit, que é uma %#@$. As 9800 PRO de 128mb de 256bit custam em torno de R$850,00, aí sim é uma super placa, eu inclusive tive uma. Outra coisa, hoje eu tenho uma Geforce 6800 GT e ele é uma 2 vezes mais rápida que uma 9800PRO de 256bit, não tem como se comparar as tecnológias antigas com as mais novas, com certeza até as 6600GT dão um pau nas 9800PRO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a não ser que voce vá pessoalmente ao PY, uma 9800pro só custa 600 se for 128bits que é algo meio ruim né, uma 5900xt é uma boa placa, mas os filtros nela sao bem fracos

uma 6600gt custa 950

100 reais a mais do que uma 9800pro normal

e não o dobro

quanto ao agp e pci-e...tanto faz

eu compraria uma 6600gt ou uma 6800nu

dependendo do caixa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por T-X@31 jan 2005, 17:56

a não ser que voce vá pessoalmente ao PY, uma 9800pro só custa 600 se for 128bits que é algo meio ruim né, uma 5900xt é uma boa placa, mas os filtros nela sao bem fracos

uma 6600gt custa 950

100 reais a mais do que uma 9800pro normal

e não o dobro

quanto ao agp e pci-e...tanto faz

eu compraria uma 6600gt ou uma 6800nu

dependendo do caixa

Bom... começo a desconfiar do meu "BOM NEGÓCIO" !!!

Quanto ao preço que eu paguei, se deve ao fato dela ter vindo da NAVE INFORMÁTICA !!! Quem conhece sabe onde fica né ??? Digamos que los hermanos entregam ela em Foz do Iguaçu no Paraná. E um cara aqui de Porto Alegre traz para mim.

Sei dos problemas que podem vir junto... mas eu arrisquei.

Por favor, dêem uma olhada nas tabelas de Testes aqui do Clube do Hardware sobre os modelos de VGA em questão.

https://www.clubedohardware.com.br/fx5700le.html

https://www.clubedohardware.com.br/r9800se.html

https://www.clubedohardware.com.br/gf6600gt.html

OBS: Obervem apenas os valores dos chipsets das VGA´s nas tabelas. Os testes onde estão as tabelas são de VGA´s de marcas diferentes.

OBS2: Todos concordam que AGP e PCI-E não tem diferença ???

Valeu... Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LeonardoNeto@31 jan 2005, 18:07

OBS2: Todos concordam que AGP e PCI-E não tem diferença ???

Por enquanto não faz, mas já ficou provado que o aumento de instruções e melhorias nos sistyemas de iluminação das engines pode saturar o barramento num futuro próximo.

O verdadeiro "X" da questão do PCI Express não é a performance, e sim a troca de padrões "na marra" que todos os fabricantes estão promovendo. Entenda como todos os fabricantes a Intel, AMD, VIA, SiS, ATI e Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo... Ok,

mas quanto a performance das VGA´s 6800 comparado as FX5900 XT, que é o meu caso, não seriam semelhantes ???

Pelo menos foi o que eu entendi vendo a tabela aqui do Site:

Obs: Se não abrir a imagem acima, veja a tabela aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/xfx-gf6800u.html

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo... taxa de transferência não quer dizer quase nada... olhe por exemplo a 6600gt que a taxa é bem inferior a 9800pro, mas em desempenho mesmo ela dá um coro... o melhor negócio seria no caso a 6600gt, que hoje, em promoção, vi o Biel da PC-SHOP vender por 738,00 reais... a tecnologia empregada é outra... não tem como comparar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q sua duvida ja foi respondida mais compara uma r9800 com uma 6800 é brincadera nem de longe a r9800 tem desempenho semelhante a uma 6800 a se comecxar pelos pipe da 6800 q é mauito superior a fx5900 ou a r9800, tive uma duvida parecida em comprar a minha pv so q a minha foi a seguinte r9800xt de 256mb e 256 bits da asus ou a 6800nu da inno3d achei ambas por 1.200 na epoca e pesquisei muito e comprei a 6800 mesmo sendo de 128mb e 256bits ela é superior a r9800xt q mencionei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...