Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lapidação de Cooler


renannl

Posts recomendados

Ola negada, é o seguinte, meu barton 2800+ chegou a incriveis 70°C com um cooler volcano 7+, não entendi porque chegou a estão alta temperatura, isso me vez criar coragem e tentar lapidar o cooler, peguei alguns tutoriais aqui mesmo do forum e maos a obra, porém não sei se fiz o procedimento correto, porque alem de esta muito bem explicado, não fala de detalhes, tipo, quanto tempo deve-se lixar, em quais movimentos, etc... Alguem q ja tenha feito e tido um resultado legal pode me da umas dicas de quais movimentos deve ser feito, por quanto tempo mesmo em media deve ficar, pois o meu cooler ficou legal, mas não achei q ficou um espelho, mesmo tendo melhorado muito, fico no aguardo, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo, não sei se você fez igual eu uheuheuhe.. tipo, quando eu montei o pc, achei que com um cooler daquele tamanho (volcano 7+) não ia precisar de pasta termica.. Ai botei ele, a temperatura fica 85, 90 graus.. Ai #######, passei a pasta e ficava entre 35,38 e 42.. não passava nem decia mais que isso.. Tu por acaso não eskeceu da pasta né? huehueuhe.

Outra, pra lapidar (acabei de lapidar o meu agora mesmo) faz assim:

pega a lixa 600, e molha a superficie que tu vai botar ela.. A superficie tem que ser a mais plana possivel, mesa de marmore, vidro grosso.. Ai você molha embaixo e "cola" ela com a agua na superficie. Se poder, passa uma fita adesiva nos canto, esticando ela.. Ai você joga agua e detergente em cima da lixa, e começa a lixar o cooler.. Sem usar força, apenas use força pra ficar firme. E va lixando.. ai depois lixe ele em circulos, ou do lado oposto, pra você ver se ficou algum riscos fundos e tal.. No meu caso, no lugar onde fica o die, tava com os riscos muito fundo, no caso tive que passar na lixa durante umas 2 horas, até ficar apenas com os riscos da propria lixa, que sao finos. Depois disso, pegue a 1200 e faça o mesmo processo. Molha em baixo, em cima, passa detergente, e de vez enquando lave a lixa, tanto a de 600 quanto a de 1200, passando a mao em cima pra tirar melhor os residuos. Sai uma borra roxa. Ai você vai lixando lixando, até ver que os riscos sumiram e ficou um "espelho opaco". Ai beleza, você pega a massa de funileiro nº2, aquelas massa de polir e tal.. você consegue nesses lugar que mexe com pintura de carro. você vai usar pouco, não vale a pena gastar uns 10 conto comprando. Ai você pega uma flanela ou estopa, passe a massa em cima, e faça o polimento.. A estopa ou flanela vai ficar preta. Ai tipo, você passa ela, pole, depois limpa com uma estopa ou flanela limpa, ai você passa a massa de novo e pole de novo.. faz isso umas 2 vezes.. você não gasta nem 2 dedo de massa de polir. Ai você lava bem, ele pra tirar os residuos da massa, espera secar e pronto.. Se ainda você não gostar do brilho, passe mais uma mao de massa. Espere um pouco, e limpe.

Eu pra secar mais rápido, botei no fogao.. ai deu aquele barulho de agua fervendo.. Mais, é que eu tava doido pra acabar logo, porque eu ja tava a umas 3 horas no serviço de lixamento e meu braço não aguentava mais. Mais nem precisa não. mas é melhor esperar mesmo.

Tentei descrever como eu fiz.. Ficou otimo o resultado, só não tiro foto porque não tenho camera. =]

Meu pc:

AXP 2600+ TB

Volcano 7+

abit nf7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por renannl@31 jan 2005, 10:58

Ola negada, é o seguinte, meu barton 2800+ chegou a incriveis 70°C com um cooler volcano 7+, não entendi porque chegou a estão alta temperatura, isso me vez criar coragem e tentar lapidar o cooler, peguei alguns tutoriais aqui mesmo do forum e maos a obra, porém não sei se fiz o procedimento correto, porque alem de esta muito bem explicado, não fala de detalhes, tipo, quanto tempo deve-se lixar, em quais movimentos, etc... Alguem q ja tenha feito e tido um resultado legal pode me da umas dicas de quais movimentos deve ser feito, por quanto tempo mesmo em media deve ficar, pois o meu cooler ficou legal, mas não achei q ficou um espelho, mesmo tendo melhorado muito, fico no aguardo, obrigado.

ai cara, eu lapidei o meu e ficou legal segui os procedimentos aqui postados pelos outros users, só que as lixas especificadas eu não encontrei, então peguei:

lixas

1 de n°400,

1 de nº600 e outra de n°1500 e foram recomendadas na ordem 300,600 e 1200, lembrando que quanto maior o numero, mais fina será a lixa e deve ser sempre lixa d'água.

realmente não tem nada falando como de ser o movimento, faz o seguinte faça movimentos laterais, fixe bem a lixa para não mexer e faça vai e vem laterais.

na hora de lapidar seu cooler, deve-se lembrar que é lixa d'água, portanto não deixe faltar água, pois se faltar água os residuos que irão se soltando voltara a arranhar seu cooler.

foi dada uma dica de se colocar detergente, para facilitar na movimentação, eu alterei essa dica e utilizei sabão de pedra, sabe aquele que nossa mãe ou esposa usa para lavar roupa ou louça, ficou muito bom, melhor do que detergente, escorrega super fácil e dá um brilho legal, essa dica é quente.

bem referente ao tempo que se deve ficar lixando, não há é no olhometro sempre alternando na sequencia das lixas ate ficar igual a um espelho.

bem o meu vcom 21b ficou como recomendado, igual a um espelho.ganhei uns 3 graus nesta brincadeira.

mas temperatura está relacionadas a outros fatores com a circulação de ar dentro do seu gabinete e coolers adicionais podem auxiliar na redução de temperatura, organização dos seus cabos, a aplicação correta da pasta témica e de boa qualidade entre outros, pense nisto.

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, acho que é melhor começar com a de 400 mesmo.. não vi a coisa ainda, mais não deve ser muito grossa.. Por que tipo, tem que ficar muito tempo, ate comer tudo pra ficar retinho, ate chegar a comer o meio do dissipador(sem maldades hehe), vai demorar ,e acho que uma de 400 é mais rápido.. Seguido com a de 600 deve da o acabamento esperado por horas pra esse tipo de lixa, com menos tempo, depois com a de 1500 da um acabamento mais fino =]

E pensando bem, tua sequencia de lixas ta melhor que a que foi usada.. uheuhheue.

Tipo, cuidado pra não da aquela bolha na lixa, pra quando você passar o dissipador, os canto dele não rasgar a lixa (aconteceu comigo :()

E vai lixando.. você vai perceber quanto ta na hora =]

E essa do sabao deve ser boa mesmo.. no proximo eu testo uheuhehue. E eu tb limpei ele com alcool isopoprilico, pra sair melhor a pasta de funilaro. E lembre-se, o importante é tirar as microlosovidades do dissipador.. E portanto não vai ficar tentando, passar outro material pra dar mais brilho não, tipo, teve uns ai que passou pasta de dentes pra brilhar mais, e tal.. Num passa nada alem da massa de polir, e depois tirar ela não, porque outros produtos, podem ser isolantes termicos.. No caso de pasta de dente, ja viu que ela depois que pega, num sai nem por reza? intao huehueuhee. Mais é bom que deixa o proc e o dissipador com alitos refrescantes uhehueuhhue. zuera.

mais é isso aí cara.. Mais tem alguma coisa no seu pc de errado ai, porque mesmo com o cooler sem ta lapidado, era pra ele ta com a temp mais baixa.. Intao ve o que ta causando ai isso, e tenta resolver primeiro.. depois que você incaixar ele dentro dos 40 ~ 50 graus, ai você lapida ele. Ou você que sabe, mais eu faria assim =].

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso aí.. lixa com a de 400 até ficar reto, e tirar os arranhados do meio.. Onde fica o DIE. O meu tava com cada arranhado fundo nessa parte, que deu vontade de comprar uma lixa de 200 pra ir mais rápido uhauhauha.. ja tava com quase 3 horas de lixamento com a de 600.. Mais enfim, comemorei quando começou a sumir os arranhao huehueuhe.. Tipo sei la, acho que pela pressao que ele faz contra o DIE, ou pode ser de fabrica, mais la onde fica, fica fundo.. tanto é que quando você começa a lixar, ai vai comendo primeiro os canto, e pra chegar nessa parte é difícil hehe.. amassa :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gatodebotas@01 fev 2005, 10:36

Tipo sei la, acho que pela pressao que ele faz contra o DIE, ou pode ser de fabrica, mais la onde fica, fica fundo.. tanto é que quando você começa a lixar, ai vai comendo primeiro os canto, e pra chegar nessa parte é difícil hehe.. amassa :zoio:

se a pressao que o cooler fizesse contra o DIE amassasse uma placa de cobre daquela espessura os processadores tinham que ser de titanio né cara !!! :tantan::blink:

isso é de fabrica mesmo, as bases não sao 100% planas, isso influe muito no contato com o die e nem a pasta termica consegue melhorar...

o jeito é lapidar ele manualmente mesmo ...o resultado sempre é muito bom ..

flws !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@01 fev 2005, 13:28

se a pressao que o cooler fizesse contra o DIE amassasse uma placa de cobre daquela espessura os processadores tinham que ser de titanio né cara !!! :tantan::blink:

uhehueuheu se tem razão.. ou então pode ter sido o proprio desgaste dos riscos que o die fez no dissipador.. Mais realmente é de fabrica mesmo

falei ###### :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, muito boas, mas esse negoccio de ficar mais de 1 hora so na esfrega é ######.....respondendo a duvida do colega, eu uso pasta sim, mas mesmo assim fica em torno de 60 graus, to so na duvida mesmo do ponto de esfregaçao....usei BRASSO e não cera 2, acho q da no mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais algúns detalhes:

Quanto a forma de movimentar o cooler sobre a lixa, deverá ser em forma de "8".

Este tipo de movimentação é o que proporciona uma melhor regularidade do polimento.

O resultado é uma superfície com microsulcos cruzados e que também facilita a visualização das irregularidades a serem removidas.

Nunca passe para a lixa mais fina enqunto forem visíveis sinais de sulcos que não sejam da lixa em uso.

É impressindível a utilização de uma superfície rigorosamente plana, como por exemplo um vidro de janela de automóvel. São grossos e resistentes (vidros curvos, esqueçam!).

Por fim, a utilização de pasta de dentes não é condenável, alguém conhece alguma pasta polidora mais fina e mais barata?

Mas lave imediatamente após o polimento para evitar que a mesma seque e fique um pouco mais difícil de remover.

A pasta de dentes ainda deixará um acabamento ligeiramente fôsco, se quiser mais brilho, use um polidor para prataria, tipo Brasso ou Kaol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom quando lapidei meu 21b

usei 300, 600, 1200 e 2000

e depois tirei a oxidação com brasso, e ficou praticamente um espelho!

A temperatura em over do meu CPU ficava em 65, 70.

Isso com o cooler box do XP

aí ja comrepi o 21 b e lapidei!

Não passa de 50 C em stress!

Fiquei muito satisfeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...