Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade com os 64 bits


_Espectro_

Posts recomendados

Os processadores Athlon 64 suportam instruções de 32 e 64 bits.

O que ocorre é que os sistemas atuais (a maioria) não fornece isntruções de 64 bits e por isso, o processador não trabalha a todo seu vapor.

Isto irá mudar quando o Win64 for lançado.

No mais, o Athlon64 opera normalmente no Windows comum (a partir do ME) como qualquer outro processador.

PS: Não haverá problemas com aplicativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pablo AzH@30 jan 2005, 23:10

Só vou acrescentar q eu acho q já saiu sim o Windows XP na edição para 64 bits. E o Linux reconhece seu sistema e se otimiza automaticamente para esse processador.

Vale lembrar que o Win64 ainda é Beta e para o Linux funcionar a 64 bits é necessária uma recompilação do kernel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P gente. não existe linux de 32 bits.

O kernel do linux é composto de mais de 8 arquiteturas que se enquadram na instalação e padronizacao.

não existe essa de você instalar um linux de 32 bits e ele não rodar em 64 bits apos o recompilamento do kernel ate porque quando você recompila o kernel você que aplica ao CPU_INFO a sua capacidade de processamento matematico e quantidade.

O kernel do linux suportta plataformas ia32, ia64, atlhon 64, sparc32, sparc6, power pc e outras.

Caso o seu linux apos instalado não reconheca ele auto seleciona um processador do cpu-Info e emula com o Mach Emulation a sua performance. porém, acima do kernel 2.4.20 tivemos uma evolucao de detecçao automatica.

Ele automaticamente reconhece. lembre-se,, não existe linux e kernel. Existe apenas KERNEL LINUX. o que você tem no seu, fedora, debian, slackware, kurumin, mandrake, yelloww dog e qualquer outro que opera o kernel linux.

Pode instalar normalmente, desde que você esteja com um kernel acima do 2.4.20 tenho certeza que funcionara normalmente.

Se ele não detectar automaticamente, ele operar pelo mach, aí você vai la em /usr/src (desde que você contenha o kernel headers ou kernel source instalado e as libs necessarias para compilacao) e altere para althon 64. E não se esqueca de desabilitar a opcao Math Emulation.

Bom, quer ver o linux funcionando em 64 bits. É so instalar normalmente.

lembrando: não existe linux para 32 bits e linux para 64 bits. E sim, se você estiver funcionando uma distribuicao que contenha o kernel acima do 2.4.20, você pode ter certeza que ta la a otimizacao para a recompilacao e para uso NORMALMENTE do seu CPU_INFO.

Edepois disso pode da um uname -a e lamber a tela de emocao.

falou..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é logico.

se você baixar o debian-installer que é o beta sarge e com o dpkg atualizar o kernel para o 2.6 ele automaticamente coloca seu processamento logico a 64 bits.

O problema é.. você tera que atualizar o SISTEMA TODO com o apt-get porque ele vai reconhecer toda a arquitetura e vai baixar programas e LIBS (principalmente) que contenha uma recompilacao para a arquitetura 64 bits. E nisso ha muita imcompatibilidade.

Lembre-se, não existe linux e kernel. Linux é www.kernel.org e os programas que vem em seu CD, DVD ou seja o que for, sao opções da empresa ou do "ser" que compilou. lembrando também que existem as bibliotecas padroes que formam o conjunto /etc do seu linux.

E os programas pre-compilados para rodarem melhor em a64 sao maiores que os de 32 bits. por isso que você ve um cd maior, eles aproveitaram a possibilidade do poder dos 64 bits e da arquitetura como ja era consumida em sparcs 64. e colocaram programas ADCIONAIS para tal desempenho. Que nos casos de 32 bits dariam certos problemas tecnicos "vamos dizer assim" no seu centro de suporte.

Lembre-se, o linux é o kernel, o resto sao perogramas que acompanham o kernel que tem o nome de LINUX. O linux utiliza de compiladores e ferramentas da GNU www.gnu.org e não dos outros que geralmente sao cobrados. O caso FreeBSD tb.

Ate o Solaris agora tem um manifesto por optar pro programas GNU.

Como sao utilizados pelos HP-UX, AIX, Solaris entre outros..

então voltamos a lembrar, se o seu linux, qualquer q seja ele, for baixado com o kernel 2.4.22 ou superior, vai rodar o seu a64 normalmente.

Qualquer duvida, www.kernel.org o site do linux.

Agora, lembre-se tb. O kernel não opera sozinho com o processador para rodar programas em 64 bits. Ele precisa ed outros programas e libs compilados para tal para rodar. Por isso é melhor você optar ja por um produto que ja venha com tudo do que FICAR HORAS NA INTERNET ATUALIZANDO O SISTEMA OPERACIONAL PARA A64 ASSIM QUE você OTIMIZAR O SEU KERNEL.

Todo Linux roda tudo de todo linux.

(estou dizendo de source e não de pacotes pre-compilados como .deb. .rpm .pkg.gz e outros, aí é outra historia.)

Pode baixar tranquilamente qualquer um dos 2.

Fora que um você perdera tempo para atualizar as libs e recompilar o kernel.

Ja o outro ja vem pre-compilado para você instalar e funcionar o linux em tal plataforma.

Ou então faz como eu, pega o kernel e monta a distro sua.

Eu tenho uma distro minha disponibilizada no trabalho sem nenhuma instalação. Fiz tudo na mao.

Mas a distro que eu uso mesmo é archlinux.

www.archlinux.org

Se quiser conversar sobre tal. tamos aí.. Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por anms@01 fev 2005, 18:50

é logico.

se você baixar o debian-installer que é o beta sarge e com o dpkg atualizar o kernel para o 2.6 ele automaticamente coloca seu processamento logico a 64 bits.

O problema é.. você tera que atualizar o SISTEMA TODO com o apt-get porque ele vai reconhecer toda a arquitetura e vai baixar programas e LIBS (principalmente) que contenha uma recompilacao para a arquitetura 64 bits. E nisso ha muita imcompatibilidade.

Lembre-se, não existe linux e kernel. Linux é www.kernel.org e os programas que vem em seu CD, DVD ou seja o que for, sao opções da empresa ou do "ser" que compilou. lembrando também que existem as bibliotecas padroes que formam o conjunto /etc do seu linux.

E os programas pre-compilados para rodarem melhor em a64 sao maiores que os de 32 bits. por isso que você ve um cd maior, eles aproveitaram a possibilidade do poder dos 64 bits e da arquitetura como ja era consumida em sparcs 64. e colocaram programas ADCIONAIS para tal desempenho. Que nos casos de 32 bits dariam certos problemas tecnicos "vamos dizer assim" no seu centro de suporte.

Lembre-se, o linux é o kernel, o resto sao perogramas que acompanham o kernel que tem o nome de LINUX. O linux utiliza de compiladores e ferramentas da GNU www.gnu.org e não dos outros que geralmente sao cobrados. O caso FreeBSD tb.

Ate o Solaris agora tem um manifesto por optar pro programas GNU.

Como sao utilizados pelos HP-UX, AIX, Solaris entre outros..

então voltamos a lembrar, se o seu linux, qualquer q seja ele, for baixado com o kernel 2.4.22 ou superior, vai rodar o seu a64 normalmente.

Qualquer duvida, www.kernel.org o site do linux.

Agora, lembre-se tb. O kernel não opera sozinho com o processador para rodar programas em 64 bits. Ele precisa ed outros programas e libs compilados para tal para rodar. Por isso é melhor você optar ja por um produto que ja venha com tudo do que FICAR HORAS NA INTERNET ATUALIZANDO O SISTEMA OPERACIONAL PARA A64 ASSIM QUE você OTIMIZAR O SEU KERNEL.

Todo Linux roda tudo de todo linux.

(estou dizendo de source e não de pacotes pre-compilados como .deb. .rpm .pkg.gz e outros, aí é outra historia.)

Pode baixar tranquilamente qualquer um dos 2.

Fora que um você perdera tempo para atualizar as libs e recompilar o kernel.

Ja o outro ja vem pre-compilado para você instalar e funcionar o linux em tal plataforma.

Ou então faz como eu, pega o kernel e monta a distro sua.

Eu tenho uma distro minha disponibilizada no trabalho sem nenhuma instalação. Fiz tudo na mao.

Mas a distro que eu uso mesmo é archlinux.

www.archlinux.org

Se quiser conversar sobre tal. tamos aí.. Falou.

Isso foi uma aula de Linux!!

Parabéns! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...