Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor velocidade pra se gravar CDs ?


Posts recomendados

1º) Qual é a velocidade de gravação do seu Gravador de CD?

2º) Qual é Velocidade do CD que você está usando?

3º) Qual é a Marca do CD que você está usando?

Vou citar o meu caso:

Utilizo um Drive CD-RW/DVD (Combo) que tem a velocidade de gravação de 48x

As mídias que eu utilizo são de 48x ou 52x

Sempre utilizo da Marca Maxell.

A velocidade que utilizo é sempre A MÁXIMA que é 48x!!! Se tá escrito no gravador que ele aceita esta velocidade, quer dizer que ele vai suportar ela sem dar erro! Mas é claro, que para gravar em 48x você tem que usar CDs de 48x, se o CD for de 24x e você gravar em 48x, por exemplo, aí sim você vai ter problemas

Só gravo em velocidade baixa quando gravo CDs de música pra um amigo meu que tem um som da Gradiente (uma ######) e ele só aceita CDs de 4x

Pode usar e abusar da velocidade do seu gravador, não tenha medo.

Qualquer dúvida estamos aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A velocidade depende do propósito do que você quer gravar.

Dados que você vai ler em outro computador dá pra gravar na maior velocidade que você quiser, limitando somente no gravador e na mídia. Grava o que mídia/gravador permitir.

Pra cds de áudio gravados em velocidades muito altas tem uma chance maior de dar alguma incompatibilidade com leitores de cd que não trafeguem dados, como rádios, dvds, sons automotivos e diskmans. Nesses casos o melhor é gravar na menor velocidade compativel, se puder em 1x. Demora mais, mas a incompatibilidade é menor.

Se você grava em uma velocidade um pouco maior, 4x, pra un determinado aparelho, quando tentar usar esse cd em outro aparelho ele pode não aceitar (embora com 4x já de uma segurança muito grande) e você vai ter um cd pra um aparelho só.

Leitor é fabricado pra ler e gravador é fabricado pra gravar, se não extrapolar as configurações deles, não danifica nada. Gravar um cd sem tentar gravar a mais do que ele suporta (overrun) ou gravar em velocidades maiores do que o cd suporta (geralmente o gravador limita na velocidade máxima do cd), aí sim, ele PODE se danificar. Fora isso, pode gravar tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 14 anos depois...
Em 30/01/2005 às 11:26, ]Mr_JP[ disse:

SE tuh for grava um cd de audio quanto menor a velocidade da gravaçao melhor!!

 

Recentemente eu comecei a gravar CD’s de música para uso pessoal, e me indaguei sobre a velocidade padrão destas mídias para música. Procurando na internet eu fiquei realmente apavorado com tantas respostas sobre isto que li, embora sem qualquer resolução concreta para a minha dúvida, resolvi eu mesmo pesquisar esta questão técnica, o material é escasso mas, não precisei ir muito longe, apenas saber o fluxo padrão da informação gravada em cada velocidade do drive gravador e, o fluxo de dados de um arquivo wav (padrão para CD de música), e um artigo muito elucidativo (em https://is.gd/U1boma ). Vejamos:

Um arquivo wav trabalha num fluxo aproximado de 1400 kbps que, transformando em KB temos 150. Se olhar a tabela do artigo (e alguns programas de gravação de CD corroboram com estes valores) a velocidade 1X trabalha exatamente com um fluxo de 150 KB/s.

Quando o CD-DA estava em desenvolvimento ele era apenas para áudio e a velocidade ideal era a 1X (ou 150 KB/s) pois era tudo o que o fluxo de áudio precisava para ser lido (assim como o LP trabalha numa rotação padrão de 33 1/3 RPM ou, os primeiros discos 78 RPM). Depois o CD foi adaptado para ser multimídia (vídeo e dados), por isto após 1X houve uma evolução evidentemente necessária desta tecnologia para gravar e ler dados cada vez mais rápido (atualmente até 52X).

Porém, há nenhuma necessidade de gravar CDDA em 52X, a demanda de fluxo do dado não é esta, muitos CD-players não vão reconhecer uma velocidade tão alta e isto causa desgastes nas peças giratórias do equipamento gravador e do leitor também (não é para esta velocidade que o CD-player mais antigo foi fabricado). Caso seu drive não dê suporte a 1X (como no meu caso) grave na menor velocidade possível, acredito que ter entre 8X e 10X como o máximo de gravação esteja bem para uma questão de compatibilidade em todos os equipamentos. O princípio para gravar DVD com vídeos é o mesmo, veja o fluxo em que trabalha os arquivos VOB (ou o da sua escolha) e grave na velocidade adequada consultando a tabela do artigo.

Não sei se isto interessa hoje em dia, mas, há sempre os que são da resistência. Espero sinceramente ter ajudado resolver a mitologia das velocidades de gravação CDDA, bom senso e pesquisa é altamente recomendável, tanto mais em nossos tempos!

Grande abraço marujos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...