Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC num Athlon 64 3700+


OMEGA.

Posts recomendados

:bandeira:

Galera, Tô com o PC da assinatura :D , que chegou esta semana, mas como sou meio tarado por OC, queria saber se alguém sabe o que posso fazer com ele, (tipo, se vou ter problemas de superaquecimento) lembrando que as memos são Kingston e o cooler é um TT Venus 12. O case da TT tá com 2 fans jogando pra fora e um pra dentro.

Não quero arriscar meu equipamento novo, pois custou muito $$$$ :tantan::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por weblongger@28 jan 2005, 14:56

:bandeira:

Galera, Tô com o PC da assinatura :D , que chegou esta semana, mas como sou meio tarado por OC, queria saber se alguém sabe o que posso fazer com ele, (tipo, se vou ter problemas de superaquecimento) lembrando que as memos são Kingston e o cooler é um TT Venus 12. O case da TT tá com 2 fans jogando pra fora e um pra dentro.

Não quero arriscar meu equipamento novo, pois custou muito $$$$ :tantan::D

quanto ta a temperatura agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por weblongger@28 jan 2005, 16:36

:bandeira:

Temps do die:

idle: 38°c

Full: 47°c

Segundo o MBM5

Não fiz mais testes pois não tive tempo ainda, o PC tá na minha casa e agora só vou poder fazer testes amanhã...

não tenho certeza..

mais quanto de htt que é o padrão dele?

qual o multiplicador?

sua memória é genérica? ou qual a marca dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por weblongger@28 jan 2005, 16:58

:bandeira:

A memória é kingston (2 x 1024 mb), quanto ao resto, ainda não sei, não tive tempo de mexer, pois o PC veio montado prontinho, e ainda não ví o setup e etc..

Depois de ver posto aqui.

Valeu,.. :D

beleza.

mais vai no setup a aumenta o htt dele aos poucos... se tiver instabilidade almente o vcore..

o esquema de overclock desse processador para o athlonxp é quase o mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@28 jan 2005, 17:13

beleza.

mais vai no setup a aumenta o htt dele aos poucos... se tiver instabilidade almente o vcore..

o esquema de overclock desse processador para o athlonxp é quase o mesmo..

:bandeira:

Então sendo parecido com o meu athlon XP fica fácil :D vou dar uma fuçada nele este fim de semana, aí na 2ª posto o que eu descobri.

Valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vou logo avisando que no A-64 não adianta aumentar o FSB que não vai trazer mais performance como acontece nos AXP

leia a explicacao do FBW:

Nos A64 se você apenas aumentar o clock base e diminuir o multiplicador, não haverá ganho, se não houver também aumento de clock do processador e/ou aumento de bandwidth das memorias.

Para não restar mais dúvidas, um exemplo de over inútil em um A64 3500+ com DDR 400, aumentado (bastante) o clock base e diminuido o multiplicador:

3500+ = 2200MHz (11 x 200)

Aumentando o clock base para 314,28MHz e reduzindo o multiplicador do CPU para 7:

7X 314,28MHz = 2200MHz (o mesmo clock original)

Com as memorias ajustadas no bios para 133Mhz:

2200/11= 200Mhz DDR400 ( a mesma freqüência original, e o mesmo bandwidth)

Ganho de desempenho = 0

{Gregori}

O HyperTransport faz conexão entre o processador e o SouthBridge.

Quem controla os dispositivos do Super I/O é o SouthBridge, o NorthBridge é responsável basicamente por controlar a memória, por esse motivo fala-se que o Athlon 64 possui "NorthBridge integrado".

%7Boption%7Dhttp://www.hypertransport.org/images/applications/apps_pc_diagram1.jpg' border='0' alt='' />

Leia mais detalhes e explicacoes aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@28 jan 2005, 19:51

Já vou logo avisando que no A-64 não adianta aumentar o FSB que não vai trazer mais performance como acontece nos AXP

leia a explicacao do FBW:

Nos A64 se você apenas aumentar o clock base e diminuir o multiplicador, não haverá ganho, se não houver também aumento de clock do processador e/ou aumento de bandwidth das memorias.

Para não restar mais dúvidas, um exemplo de over inútil em um A64 3500+ com DDR 400, aumentado (bastante) o clock base e diminuido o multiplicador:

3500+ = 2200MHz (11 x 200)

Aumentando o clock base para 314,28MHz e reduzindo o multiplicador do CPU para 7:

7X 314,28MHz = 2200MHz (o mesmo clock original)

Com as memorias ajustadas no bios para 133Mhz:

2200/11= 200Mhz DDR400 ( a mesma freqüência original, e o mesmo bandwidth)

Ganho de desempenho = 0

{Gregori}

O HyperTransport faz conexão entre o processador e o SouthBridge.

Quem controla os dispositivos do Super I/O é o SouthBridge, o NorthBridge é responsável basicamente por controlar a memória, por esse motivo fala-se que o Athlon 64 possui "NorthBridge integrado".

%7Boption%7Dhttp://www.hypertransport.org/images/applications/apps_pc_diagram1.jpg' border='0' alt='' />

Leia mais detalhes e explicacoes aqui

primeiro..

o athlon64 não possui fsb e sim htt..

segundo..

da pra ter um bom ganho de performance sim..

se você quiser nem precisa mexer no multiplicador, e pisa fundo no htt..

sei disso porque tenho um athlon64 aqui e sei que se fizer um over com um bom aumento de clock e htt e com estabilidade o ganho de performance é bom sim..

mais da pra tentar tipo..

9x240

9x250 ou 10x250 ... tentando isso você vai perceber o alto ganho de performance... o pc voa... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem segredo, mexa apenas no FSB (Morpheus, 90% das placas mãe pra s754 mostram o HTT como sendo FSB na bios) e voltagens (Dimm, vcore e chipset).

O clock desse processador é de 2.4Ghz, como é s754 você não vai conseguir muito no overclock, acho que no maximo, estavel com air cooler, uns 300mhz, ficando então em 2.7Ghz, o que é um otimo clock, melhor que um FX 55 stock.

Faça o mesmo procedimento dos AXPs, aumente o FSB e as voltagens pouco a pouco, sempre testanto o overclock com o PRIME pra ver se ficou estavel...faça isso até ver o limite dele, ou da temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o edurm quis dizer é que não adianta aumentar o HTT e diminuir o multiplicador, dessa forma não se tem ganho de desempenho, o exemplo que ele deu é bem claro:

3500+ = 2200MHz (11 x 200)

Aumentando o clock base para 314,28MHz e reduzindo o multiplicador do CPU para 7:

7X 314,28MHz = 2200MHz (o mesmo clock original)

Com as memorias ajustadas no bios para 133Mhz:

2200/11= 200Mhz DDR400 ( a mesma freqüência original, e o mesmo bandwidth)

Dessa forma realmente não se tem ganho de desempenho, já que o Athlon 64 não possui FSB, a velocidade de comunicação com a memória, mesmo com um HTT elevado permaneceria igual em 400 MHz.

Para se ter ganho de desempenho no Athlon 64 é necessário aumentar o HTT de forma que o clock final do processador também seja aumentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira:

Tô de volta pessoal, depois de um fim de semana muito interessante "brincando com meu novo PC", nem tive tempo de responder nada :D .

seguinte pessoal, fiz um teste aqui e ficou o seguinte:

Original: 12x200 =2400 mhz, aí fiz assim:12x225 =2700mhz, ele aguentou beleza, mas não fui além por receio mesmo.

As temp. ficaram assim: 42 em idle e 54 em full e as voltagens estáveis e muito próximas aos valores de referência segundo o MBM5.

Mas... como não sou maluco :tantan: , deixei tudo original mesmo, pois o PC é tão rápido que nem pude notar diferenças no OC.

Quanto ao que gastei nele, não foi tanto assim porque eu trabalho com venda de componentes de informática e importo diretamente pra mim, dessa forma, eu ja tinha alguns componentes comigo e o resto que tive que importar custaram uns R$ 5.200,00 :blink: , mas para mim é investimento. :D

Obs: o que vocês acharam do OC? qual PR ficou? será que chegou próximo ao FX?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por weblongger@31 jan 2005, 09:43

:bandeira:

Tô de volta pessoal, depois de um fim de semana muito interessante "brincando com meu novo PC", nem tive tempo de responder nada :D .

seguinte pessoal, fiz um teste aqui e ficou o seguinte:

Original: 12x200 =2400 mhz, aí fiz assim:12x225 =2700mhz, ele aguentou beleza, mas não fui além por receio mesmo.

As temp. ficaram assim: 42 em idle e 54 em full e as voltagens estáveis e muito próximas aos valores de referência segundo o MBM5.

Mas... como não sou maluco :tantan: , deixei tudo original mesmo, pois o PC é tão rápido que nem pude notar diferenças no OC.

Quanto ao que gastei nele, não foi tanto assim porque eu trabalho com venda de componentes de informática e importo diretamente pra mim, dessa forma, eu ja tinha alguns componentes comigo e o resto que tive que importar custaram uns R$ 5.200,00 :blink: , mas para mim é investimento. :D

Obs: o que vocês acharam do OC? qual PR ficou? será que chegou próximo ao FX?

opa chegou no fx sim..

po muito bom seu over..

pode deixar a 2.7ghz mesmo.. só passa prime95... por no minimo 3 horas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por weblongger@31 jan 2005, 11:17

:bandeira:

Falou e dito.....Morpheus, a propósto como tá configurado seu over? e qual seria meu PR?

Aliás, eu uso o CPU Stress, que ao meu ver é muito bom, mas será que é estão bom quanto o Prime95 que todo mundo recomenda? :huh:

olha eu nunca usei o cpustress..

eu só uso o prime95...

bom meu overclock esta configurado em 11x229 tenho 1MB de cache l2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@31 jan 2005, 11:40

olha eu nunca usei o cpustress..

eu só uso o prime95...

bom meu overclock esta configurado em 11x229 tenho 1MB de cache l2

você ta usando a 2.519Mhz morpheus? Temperatura ta em quanto? Aqui eu baixei drasticamente o overclock, a temperatura ambiente ta entre 28 e 38º, mesmo sem aumento de vcore fica em 54º full, imagino o seu aí, ja que você usa o mesmo cooler e pasta termica que eu, deve ta batendo 60º no minimo full.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wizard Merlim@01 fev 2005, 01:10

você ta usando a 2.519Mhz morpheus? Temperatura ta em quanto? Aqui eu baixei drasticamente o overclock, a temperatura ambiente ta entre 28 e 38º, mesmo sem aumento de vcore fica em 54º full, imagino o seu aí, ja que você usa o mesmo cooler e pasta termica que eu, deve ta batendo 60º no minimo full.

é depende do dia..

tem dias que em full fica 57º e as vezes fica 59º dificilmente passa dos 60 graus, meu gabinete é bem ventilado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@01 fev 2005, 10:02

é depende do dia..

tem dias que em full fica 57º e as vezes fica 59º dificilmente passa dos 60 graus, meu gabinete é bem ventilado..

Como vai Morpheus beleza, sei que vou fugir um pouco do topico mas...

como e o seu esquema de ventilacao para o gabinete que você esta usando :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wolverine[iPSC-BR

,01 fev 2005, 11:15] Como vai Morpheus beleza, sei que vou fugir um pouco do topico mas...

como e o seu esquema de ventilacao para o gabinete que você esta usando :joia:

opa.. seguinte..

2 fans na dianteira do gabinete puxando ar pra dentro..

2 fans atrás puxando ar pra fora..

e 2 fans 120mm na lateral do gabinete jogando ar pra dentro que comprei ontem ..

e pretendo colocar mais uma fan em cima do gabinete tambem..

Wizard Merlim .. se você estiver usando o fan mate 2 do zalman tira ele.. deixa sem fan mate que a sua fan do zalman vai aumentar a rotação e a temperatura vai ficar bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@01 fev 2005, 11:28

opa.. seguinte..

2 fans na dianteira do gabinete puxando ar pra dentro..

2 fans atrás puxando ar pra fora..

e 2 fans 120mm na lateral do gabinete jogando ar pra dentro que comprei ontem ..

e pretendo colocar mais uma fan em cima do gabinete tambem..

Wizard Merlim .. se você estiver usando o fan mate 2 do zalman tira ele.. deixa sem fan mate que a sua fan do zalman vai aumentar a rotação e a temperatura vai ficar bem melhor.

os dois de 120 de você cita seriam em cima ou praticamente em cima ca placa de video ou um pouco abaixo, e quanto cfm teria cada um... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wolverine[iPSC-BR]@01 fev 2005, 11:46

os dois de 120 de você cita seriam em cima ou praticamente em cima ca placa de video ou um pouco abaixo, e quanto cfm teria cada um... :(

são um jogando em cima do cooler do processador.. mais pega quase a placa de video tambem porque o cooler é baita.. e outro do lado jogando pra placa mãe..

logo logo postarei as fotos na area de casemod..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...