Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distribuições para Athlon 64


jaymessmith

Posts recomendados

Estou comprando um novo computador e ele utilizará um AMD Athlon 64 3500+.

Pesquisei e vi que boa parte das distribuições de Linux não é compatível com Athlon, especialmente 64. Então gostaria de saber quais as distribuições que existe para esta CPU, e qual a melhor pra mim?

[Meu próximo novo computador...em breve...]

Chaintech VNF4 Ultra, chipset nForce4 Ultra da nVidia, socket 939;

AMD Athlon 64 3500+ com Cache L2 de 512K, pinagem 939;

Memória Geil Ultra Series Dual Channel de 1 Gb (2x512) DDR PC3200;

2 HDs Seagate Barracuda de 80Gb, 7200 rpm, SATA2 com NCQ;

DVD+-RW da NEC dupla camada, modelo ND-3520A;

Chaintech GeForce 6600GT de 128 Mb, 128 bits, PCI Express x16;

Internet: Wi-Fi composta de um Roteador WRT54G da Linksys dividindo a conexão para 4 clientes. No meu caso, eu uso na porta USB 2.0 um Adaptador USB compacto wireless WUSB12, também da Linksys. Nota: quando eu tentei e testei o Red Hat 9, não consegui suporte nenhum da distribuição para Wi-Fi via porta USB. Tive muitos problemas e acabei que não resolveu, e não consegui conexão à internet.

[-----------------------------------------]

Obs.: Eu sei que tem informação aí que não tem nada a ver com a distribuição...ou seja, tanto faz.

Obs.2: Eu quero um que já dê suporte a porta USB 2.0, e também a sistemas Wi-Fi, 802.11b. Essa questão é primordial.

Obs.3: Gostaria que dissessem o que a distribuição tem de especial, tipo, explicar a maior diferença para a minha escolha entre R.H. Enterprise Linux ou Fedora Project, e porque escolher um e não o outro no meu caso. Sei lá, me dão um HELP, POR FAVOR! ;)

Obs.4: E por último, gostaria de saber se 10 Gb dá pra eu instalar o pacote completo dessa sua distribuição? Se me der um valor, me dê o mais preciso possível...

Agradeço toda e qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@28 jan 2005, 10:55

Nunca vi nenhum tipo de incompatibilidade com Athlons......

(eu mesmo uso athlons..)

Todas vão instalar, e depois você ainda poderá otimizar o sistema (recompilando o kernel) pra instruções 64bits....

Eu recomendo o Slackware ou Debian.

eu tb uso o athhlon e nunca tive prob de imcompatibilidade nele bom eu uso o slack

mas eu recomendo p você a q você mais se adaptar depois de testar a maioria......eu recomendo q você pegue um e instale não curtiu por qualquer coisa, remove e poe outra até achar uma q se adapte. o immportante q ser linux user de resto você escolhe qual distro você ker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre gostei da Red Hat.

Mas o problema que eu tinha era porque não era compatível na época (começo do ano passado) com USB 2.0 e não tinha nenhum suporte a redes 802.11b! Aí lascou, como vocês viram como eu uso o meu sistema de internet lá no primeiro post: Adaptador de rede 802.11b na porta USB 2.0 - uniu o inútil ao desagradável! hehehehehehe........mas agora acredito que consertaram isso nessas novas versões do kernel e tudo mais, neah? Precisa ser, se não nem adianta pegar Linux pra não usar internet =/

Obs.: eu usava o Red Hat 9 (antes da divisão entre Enterprise e Fedora).

Então, se alguém souber onde achar o Red Hat Enterprise Linux........

Detalhe: Já tentei Conectiva, Kurumin e Red Hat, e RH foi o meu predileto. Mas acho que a ideia de tentar outras bem conhecidas como Mandrake e Gentoo é válida sim. O problema vai ser fazer CD pra tudo! =) Ou então arranjar com alguém aqui...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta explicado, o RH 9.0 é Kernel 2.4.18 se não me engano, nesse Kernel não têm suporte a USB2.0 ou 802.11b!, mais você pode adicionar compilando o Kernel 2.6 nele.

Sobre o Gentoo não precisa de cd para instalar, ou basta apenas 1 cd.

Ele é instalado da internet.

A minha primeira instalação eu segui este link.

http://www.gentoobr.org/modules.php?op=mod...&artid=2&page=1

http://www.gentoobr.org/

Na terceira tentativa eu consegui.

você pode usar o manual oficial tb http://www.gentoo.org/doc/pt_br/handbook/

Da até para instalar ele em 64bits, mais o Gnome não ta pronto e o som não funcionou no meu sistema K8 Pro. Mais KDE, e 70% do que se usa já foi portado.

Se pode olhar aqui o que já é 64 bits http://packages.gentoo.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@28 jan 2005, 10:55

Nunca vi nenhum tipo de incompatibilidade com Athlons......

(eu mesmo uso athlons..)

Todas vão instalar, e depois você ainda poderá otimizar o sistema (recompilando o kernel) pra instruções 64bits....

Eu recomendo o Slackware ou Debian.

acho q é bem esse o espirito da coisa

usar tudo em 64 é ###### q tem coisa q num roda ainda

ai instala um pra ia32 mesmo, recompila o kernel q ja fica uma beleuza!!

pega o slack, pega o kernel mais novo, recompila com tudo built in q roda q é uma beleuza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma das distribuições que eu sei que tem para Athlon 64bits é a Mandrake...

Estou usando o 10.1 (versão 32bits) aqui em casa e ando gostando dela, sem bugs, todos os aplicativos que preciso, fácil de configurar,...

http://www.mandrakesoft.com/products/101/x86-64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mr Burns@29 jan 2005, 14:23

Onde viu essa história do Linux não rodar bem em AMD? Aqui roda com um desempenho excelente sem problema algum... Tanto que acho que a maioria do pessoal aqui que usa Linux tem AMD. Nunca vi alguém reclamando...

É que eu estava pesquisando algumas distribuições, e vi umas que na lista de 'Pré-Requisitos' para o sistema exigia um Pentium 4, arquitetura 386, 486, e tal...essas arquiteturas não são da Intel? Tá, aí eu pensei: "Se tiver sistema pra Athlon, só pode ser o XP." ... Aí finalmente pesquisei e achei o Red Hat Enterprise Linux que, segundo o site, suporta normalmente AMD64. Passei a ficar tranquilo.

Eu queria um que utilizasse o recurso de 64 bits por completo, mas parece que isso vai levar um tempo, já que ainda não existe distribuição 100% 64 bits neah ou estou errado? Então fico com um de 32 mesmo...

Eu queria muito Red Hat, mas quero testar outras distribuições......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jaymessmith@29 jan 2005, 16:35

É que eu estava pesquisando algumas distribuições, e vi umas que na lista de 'Pré-Requisitos' para o sistema exigia um Pentium 4, arquitetura 386, 486, e tal...essas arquiteturas não são da Intel? Tá, aí eu pensei: "Se tiver sistema pra Athlon, só pode ser o XP." ... Aí finalmente pesquisei e achei o Red Hat Enterprise Linux que, segundo o site, suporta normalmente AMD64. Passei a ficar tranquilo.

Eu queria um que utilizasse o recurso de 64 bits por completo, mas parece que isso vai levar um tempo, já que ainda não existe distribuição 100% 64 bits neah ou estou errado? Então fico com um de 32 mesmo...

Eu queria muito Red Hat, mas quero testar outras distribuições......

Ah, esquece isso. É que o pessoal às vezes acha que no mundo só tem Intel... Mas deixa pra lá, pois aqui não é parte de processadores.

Acho que você pode tentar pegar a versão que disseram aí. Só não sei se você vai encontrar o Red Hat Enterprise tão fácil... Talvez tenha o Fedora otimizado para AMD 64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez tenha o Fedora otimizado para AMD 64

Nem é, hoje que vi isso direito, ele é x86_64 ou seja generico, quando é pra AMD64 é K8...

Uma coisa que percebi, aumenta em 15% o desempenho da VGA.

Fazia 933 FPS , faço agora 1180 FPS

so usar glxgears no console como user.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só alguns detalhes sobre arquiteturas de processadores:

- Os Athlon XP e os P4 seguem a arquitetura i386, i486, i586, i686. Isso significa que eles tem a instrução (MMX, SSE, entre outras) de todos estes processadores.

Qualquer pacote que pegar para alguma destas arquiteturas vai funcionar bem com estes processadores.

O que não pode ser feito é pegar um pacote para i686 e colocar em um Pentium para rodar. Ai deve dar erro.

- Parece que estão chamando os processadores de 64 bits de arquitetura x86-64. Que seria uma arquitetura compativel com a serie dos 86 mas com instruções de 64 bits. Estes seriam indicados para os Athlons de 64 bits e para os pentium 4 com instrução de 64bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...