Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rede composta de dois segmentos distintintos


hyraxmaster

Posts recomendados

montar uma rede composta de dois segmentos distintos e compartilhar a conexão de internet [velox adsl] numa escola... veja o cenário:

===================================

//// LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ////

CLIENTE 01

CLIENTE 02 --------- SERVIDOR LAB --------- SERVIDOR INT

CLIENTE 10

/////// REDE INTERNA DA ESCOLA ///////

CLIENTE 01

CLIENTE 02 --------- SERVIDOR INT --------- INTERNET [VELOX ADSL]

CLIENTE 10

===================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

INFORMAÇÕES:

1-] a rede do laboratório será implementada através do Linux Terminal Service, ou seja, o servidor será Linux...

2-] o servidor da rede interna é windows e os clientes tb....

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

REQUESITOS:

1-] as máquinas do laboratório, os clientes, não podem enxergar a rede interna da escola....

2-] as máquinas da rede interna, os clientes, não podem enxergar a rede do laboratório...

3-] a conexão de internet tem que chegar no servidor da rede interna da escola...

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

DÚVIDAS:

1-] como se dá a configuração lógica da rede, ou seja, como eu tenho que configurar os números ips dos clientes e servidores? observe os requisitos!

2-] e a configuração física entre os servidores? a conexão entre estes deverá ser direta? ou seja, um cabo que sai da placa de rede do servidor do laboratório deve

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

EM SÍNTESE:

eu sei como montar uma rede, com vários clientes e um servidor, mas não tenho a mínima ideia de como montar uma rede constituída de dois ou mais segmentos, como no exemplo acima... alguém poderia me indicar algum tutorial, artigo, etc... que ensinasse esse tipo de configuração?

valeu...

tks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que mata é este servidor windows recebendo a conexão da internet...

Como a internet é compartilhada por ele?

Usa algum proxy? Precisa que algum programa seja instalado nos computadores cliente??

É possivel mudar somente a conexão de internet para o Linux? Nem que seja colocando um 486 a mais só para fazer isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não entendi muito bem não. Mas vamos ver se consigo te dar uma ideia.

Nós temos:

02 redes

1 servidor entre elas

1 servidor internet

bem...

Quanto a parte física, não se preocupe, você pode por tudo num hub, o mais importante é que todos os computadores tenham uma ligação com o servidor.

Quanto ao servidor internet, baixa o winconnection http://www.winconnection.com.br e instala nele, faça como quiser proxy, transparente, ai é contigo, lá no site eles te explicam como fazer.

Cada rede você deve por em uma faixa C diferente, por exemplo:

Lab: 192.168.1.0/24

esc: 192.168.10.0/24

No servidor linux, você pode trabalhar com duas placas de redes, uma para cada faixa C, ou você pode trabalhar com ip virtual.

Para você poder compartilhar a internet, você vai ter que inserir uma regra no seu firewall para ele fazer um nat e redirecionar as conexão para qualquer lugar, e depois que você fazer isto, você deve inserir duas regras:

uma dizendo que toda conexão que vier do lab com destino para a escola deve ser bloqueada,

e outra justamente o contrário, tudo que vier da escola com destino ao laboratório deve ser bloqueado.

Não sei se era isto que tu queria, mas se ainda tiver dúvidas, posta ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...