Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com a FX5700


bizza

Posts recomendados

aí pessoal, tudo beleza?

Seguinte... eu comprei uma GeForce FX5700 VT2DR 256mb e 128 bits ha menos de 1 semana.

Acontece que quando eu vou rodar algum jogo pesado, o PC trava totalmente apos uns 5 minutos de jogo. Trava de apagar tudo (monitor e ficar sem som), e o monitor fica piscando a luz verde.... Eu aperto reset e não adianta nada. Eu preciso segurar o power, esperar os 4 segundos pro micro desligar, e ligar de novo... aí ele liga normal.....

Se eu tento jogar com configuração minima, ele não trava. Medal of Honor Allied Assault por exemplo ele não trava, porque é um jogo leve... Mas Doom 3 e HL 2 é batata.....

Como a placa é nova, eu ainda não fiz muitos testes, mas um deles foi:

Eu abri o gabinete, e coloquei um ventilador na cara da placa de video. Resolveu. consegui jogar uns 40 minutos de HL2 normalmente.. desliguei o ventilador durante o jogo, e em 5 minutos, pimba.... travou de novo....

Minhas deducoes: Temperatura, obvio! Agora eu não tenho certeza se é do processador ou da placa de video. Meu processador é um Athlon XP 2800+, e o meu programa da Asus ta com problema dentro do Windows, então quando o micro trava, eu corro reiniciar e entro na Bios pra ver como esta a temperatura: 58º mais ou menos. Normal, creio eu...... Ta, eu sei que não é normal :D mas meu micro sempre funcionou nessa temperatura sem dar problema.....

Agora, é possivel que seja a placa de video? O cooler dela aparenta estar normal, a rotacao parece estar normal, e o barulho tb. é possivel que placas novas assim, venham com esse tipo de problema????

Eu lembro que ainda não fiz baterias de testes suficientes, mas alguem tem alguma luz do que possa ser???

Segue minha configuração completa:

Proc Athlon XP 2800+

Mem 512Mb DDR 400Mhz(operando a 166Mhz, e 1 slot só, portanto não é dual ainda)

placa-mãe Asus A7N8X-E Deluxe

Som on board da placa-mãe

HD 80gb Maxtor 7200 RPM

GeForce FX 5700 VT2DR 256mb DDR2 400Mhz - 128bits

O cooler do processador eu não lembro a marca, mas é um de aproximadamente 3000RPM com uma ventoinha de 12x12cm e um dissipador consideravel :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você mesmo com o teste do ventilador ja descobriu qual é o problema.

o teu gabinete esta mal ventilado.

tenta usar ele aberto sem ventilador e se aberto sem o ventilador der problema é porque a placa esta com problemas e se funcionar beleza com o gabinete aberto sem ventilador fica usando ele aberto ate você botar mais uns coolers no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, meu gabinete sempre ficou aberto :)

Com o ventilador virado pra a placa, o micro não travou...... mas eu desliguei o ventilador, lembra??? O gabinete continou aberto, e pra fora da mesinha do computador (que "abafa" ele num compartimento quase do tamanho do proprio gabinete) e aí ele travou...... eu tenho 90% de certeza que seja temperatura, e que seja temperatura da placa de video, mas 90% não é 100% heheheheh

Alguem ja passou por isso, ou conhece alguem que passou por isso?? Se eu souber de pelo menos mais um infeliz, ja ta bom :D Significa que meu erro não é não bizarro assim..... hehehehehe

Ps.: Esse forum é bom hem?? As respostas veem rapidas..... hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bizza@26 jan 2005, 19:12

não, a memoria não tem dissipador.... so o processador mesmo.....

Vou procurar uma foto dela, eu posto aqui.........

você está falando das memórias da placa de vídeo certo ?

Outro dia o meu processador estava trancando todo o sistema, e ele estava cheio de pó eu tirei e ele funciona normal hoje, tente fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, claro :)

As memorias da placa de video não tem dissipador (nem as do micro.. hehehe)

Vou tentar tirar poeira, mas tb creio que não seja.... a placa de video tem menos de 1 semana de uso, e o micro pouco mais de 1 mes.... poeira creio que seja o menor dos problemas :D :D

Mas to gostando do forum.... pessoal ativo :D :D

Edit: As memorias da placa de video sao da marca Samsung.... mas não sei mais nada sobre elas (o manual ta em casa, depois dou uma olhada :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum.... vou verificar isso tb... a marca eu não lembro :( Estou no trampo agora, vou pra casa agora a noite eu vejo la.... eu sei que é 400W, mas não lembro a marca.... é ATX e tem aquele plugzinho pra processadores Pentium, que obviamente eu não uso por estar usando um AMD :):rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fumiko,

As fontes normalmente tem seu próprio cooler, normalmente ele está bem ventilado, mas mesmo assim é uma possível causa...

bizza, o seu gabinete está com os fios desorganizados ? Isso pode prejudicar o fluxo de ar no gabinete, se precisar peça pra alguém que saiba organizar os fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é amigao não esquenta a minha tb travava sem o tal ventilador...a verdade é q não é a placa de video q trava, mas sim o aquecimento dela q ela joga p/ cima...ai vai direto em direcao ao dissipador do chipset, do processador e fica aquele bafo...cara essa FX 5700 esquentam p/ caramba, normal dela...ela n trava, mas o calor faz a maquina travar...o meu problema era o mesmo...com uma fx 5700 da msi tb...n esquenta a cabeça...meu proc antes dela ficava no maximo a 44graus, depois da 5700 na maquina ele chegava a 54graus...mas eu coloquei um ventilador, e ja q esta com ventilador e tudo fica gelado..eu desci a lenha no over clock na placa de video...etc, n é poeira, nem fonte, nem a placa com defeito, é ventilacao mesmo....use o ventilador...pronto...

valeu...fica tranquilo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

labtecprm,

Valeu cara.... realmente, o problema é a temperatura da placa de video mesmo... eu fiz mais alguns testes ontem, e descobri que so pode ser isso.

Mas tem uma coisa na sua explicacao, que não se encaixa comigo.... Eu consegui instalar o programa da Asus de monitorar temperatura, e o programa vai gravando a temperatura a cada segundo. Eu descobri que na hora que o micro trava, o processador esta por volta de 50 graus, e a placa-mãe por volta de 35. Assim que ele trava, eu coloco o dedo em cima do chip da memoria da placa de video, e é incrivel a temperatura daquela coisa!!! Realmente, o "bafo" quente na regiao da placa de video é algo assombroso, mas o PC não ta travando por causa desse calor no processador da maquina não... tanto que eu deixei o gabinete deitado, com a tampa aberta pro calor ir pra cima (afinal, ar quente sobe! :P ) pra meio que resolver o problema do bafo... não adiantou... travou do mesmo jeito....

Eu percebi tb que no momento que o PC trava, a tensão daquela parte que fica em 12v (o 12v se não me engano abastece os perifericos da placa-mãe não é?) estava a 13,096 no momento que travava!!!!!!! Achei esse valor alto demais, e coloquei a fonte do meu amigo, que aparentava ser melhorzinha (ambas de 400w). Travou do mesmo jeito, mas dessa vez em 12,800v

Conclusao: não é tensão que esta fazendo o micro pifar.

Com um ventilador virado pro gabinete (ventilador normal, pra seres humanos, não pra computadores :D ) ela não trava, e a temperatura do processador da maquina fica uns 5 graus mais baixo, e da placa-mãe fica ate 12 graus mais baixo!!!!

Vou levar a placa de video pra trocar esse fim de semana.... se por acaso a nova placa continuar assim, aí eu compro um ventilador pro gabinete, e uso ele assim :D :D hehehehehe

Valeu pela ajuda pessoal......

Ah, labtecprm so mais um pergunta... quando você fala que colocou um ventilador, você fala daqueles ventiladores proprios pra gabinetes, ou um ventilador normal mesmo, virado pra placa o tempo todo?? :D:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza cara, valeu :)

Vou torcer pra dar certo a troca... senao vou ter que investir em ventilacao pro micro, e talvez ate trocar a fonte, porque eu tb to achando que ela ta jogando volts demais pra placa de video (ou a placa de video ta sugando volt demais e a fonte ta dando) e por isso ta esquentando tanto....... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pra quem não lembra do meu problema, é o de uma FX5700 256mb MSI travando o micro, por causa de aquecimento.... levei na loja que eu comprei, e os caras me disserem que rodaram NFSU2 por 2 hora, e não deu nada.... eu rodei por 15 minutos em 3 micros diferentes, e travou nos 3... Eles me disseram que rodaram num micro totalmente aberto... sem gabinente, nem nada.... era a placa-mãe ao ceu livre, com minha placa de video fincada..... aí a chance de não esquentar é grande né??? hehehe Como esta aquecendo comigo, o que vocês sugerem pra tentar abaixar a temperatura dela?? Mudar o cooler não adianta, porque eu não sei onde comprar outro pra placa, e mesmo que seja em Sampa, eu não tenho como ir pra la... tem que ser uma solucao meio "caseira" digamos assim.... existe algum ventilador interno, que resfrie o ar que puxa de fora?? Tipo um ar condicionado mesmo, pra virar pra dentro da placa?? Eu sei que tem umas ventoinhas pra ficar la em baixo no gabinete, mas o ar que ele pega, ele joga pra dentro e boa... existe algum que refrigera esse ar antes?????

Como a placa de video "poda" a alta tensão que porventura ela receba por causa de um fonte ruim, eu posso descartar a hipotese que seja fonte bichada??? Ou seja, é CERTEZA que essa placa regula a tensão que ela precisa, descartando o excesso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...