Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PS2: Mod chips e jogos piratas ou ripados


Giuseppe

Posts recomendados

sabemos que estamos num pais "pirata" e por mais que não se fale muito abertamente sobre isso, é um fato e ocorre constantemente.

no caso do PS2 exepcionalmente sabe-se que quase todos são destravados p/poder jogar os famosos alternativos.

pergunto: o que vocês podem dizer sobre estes mod chips da vida? eles de alguma forma danificam o aparelho? e quanto aos dvds e cds gravados? na minha opnião acredito que de alguma forma eles ajudam a reduzir a vida util dos nossos aparelhos, seja ela um console ou aparelho de carro ou dvds domesticos.

é verdade que cds de jogos prejudicam o console e deve-se usar apenas dvds no PS2?

não estou aqui incentivando a pirataria nem tão pouco apoiando. são perguntas de punho extritamente a nivel de esclarecimento, pois sabemos que são práticas extremamente corriqueiras e seria bom discutir p/ se saber o real preço que se paga por estes atos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que só danifica o PS2 se forem usadas mídias de baixa qualidade, tipo daquelas que esquntam um monte.

Quanto ao chip, acho que ele não danifica, pois se não me engano ele só é usado pra ler o formato do CD/DVD depois ele acho que nem é usado.

Mesmo que não seja a sua intenção acho que o tópico já faz apologia à pirataria, pois esses chips burlam um sistema e isso pode ser considerado pirataria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CDs e DVDs piratas estragam qualquer videogame a longo prazo... É muito comum encontrar o canhão de leitura do PS2 ou 1 pra vender avulso, já que é o que mais danifica no aparelho em decorrência do uso de alternativos. É difícil dizer quanto tempo demora para estragar... Essa informação depende de uma série de fatores. Mas com certeza absoluta a vida útil do videogame cai bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu uso cd pirata para o ps1 desde quando lançou não estraga não nem para pc eu acho qui si eles baixassem os preços dos originais todos comprariam porque original é original não si esqueçam qui estamos em um pais subdesenvolvido nem todo podem comprar produtos originais mais logo isso vai akabar pelo menos para pc hoje em dia os jogos estão vindo em muitos cds no que compensa mais o original (si quiserem bloquear façam isso mais duvido qui eu não esteja com a razão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Modchips mais antigos como o Magic podem danificar sim o canhão pois para que os DVD's e CD's piratas sejão lidos ele joga uma maior tensão no canhao fazendo com que o jogo ou filme seja lido na marra assim fazendo com que o canhao estrague a médio prazo.Mas os chips mais atuais não tem esse problema pois eles usam outra forma de "enganar" o console.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por <CeBoLiNhA>@27 jan 2005, 01:41

Os Modchips mais antigos como o Magic podem danificar sim o canhão pois para que os DVD's e CD's piratas sejão lidos ele joga uma maior tensão no canhao fazendo com que o jogo ou filme seja lido na marra assim fazendo com que o canhao estrague a médio prazo.Mas os chips mais atuais não tem esse problema pois eles usam outra forma de "enganar" o console.

Não é assim tão fácil... Você está certo quanto à questão da tensão errada que alguns modchips antigos faziam, mas seja como for utilizar jogo pirata acaba com o canhão em longo prazo. Pois certas mídias possuem um material diferente do utilizado no original, assim há um desalinhamento do canhão de leitura do PS2. Conheço algumas pessoas que tiveram o canhão indo pro saco depois de jogar muito GTA: San Andreas. Esse é um jogo que utiliza demais o canhão. Uma maneira que o pessoal usa pra contornar esse problema é fazer o que o shang_tsung disse. Porém isso serve apenas pra remediar um pouco a situação... Não é a toa que a moda agora é colocar os jogos no HD do PS2 pra tentar aumentar a vida útil do canhão...

Para quem já teve Dreamcast, no momento que se utiliza algum jogo pirata é possível notar o esforço do canhão para alinhar o feixe de leitura... Fazia um barulho bem audível e característico, algo que não se notava utilizando o GD original do Dreamcast. Eu mesmo tenho um que atualmente está parado depois de 1 ano e meio de funcionamento... É muito relativo dizer quando o problema pode acontecer, mas seja como for é prejudicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das características mais importantes (e a maior vantagem diga-se de passagem!) que a evolução das mídias digitais a Laser proporcionaram foi a falta de atrito mecânico com o meio que as mídias analógicas proporcionavam. Isto é, nas antigas vitrolas e cassate-decks a leitura dos dados era feita por algum sensor que obrigatoriamente tocava e "lixava" a superficie da mídia para poder coletar as informações a serem reproduzidas. Com o laser isso não acontece NUNCA! Não há atrito mecânico entre a mídia e o canhão de leitura laser por isso, em tese, se a mídia for ruim e o laser não refletir adequadamente o máximo que poderia acontecer é o canhão precisar realizar a famosa retentativa ou "retry"... Na prática isso poderia fazer com que a leitura (e consequantemente o processamento...) ficasse lenta isso caso não haja um buffer para prevenir esse tipo de erro de leitura... Seja como for, retries por sí só NÃO provocam desgaste do canhão laser!

- Claro, mesmo sedo a mídia digital é preciso um trabalho mecânico para que a leitura correta dos dados seja feita. para isso o canhão (que não se move sozinho) precisa ser montado sobre um sistema de "trilhos" e ser movimentado através de motores de precisão micrométrica (principalmente no caso dos DVS). Quando um retry ocorre o sistems precisa solicitar que os motores refaçam um determinado "caminho" de leitura para que o laser possa reler a informação. Seja como for, o esforço mecânico para repetir essa tarefa (quando ocorre um erro de leitura) JÁ FOI PREVISTO PELO ENGENHARIA DO PROJETO e folgas de operação e possivel sobreaquecimento foram acicionadas ao sistema para que ele funcione corretamente.

Outro ponto importante do sistema digital é o sensor que recebe as informações lidas do laser. O sensor fica embutido no próprio canhão. Como funciona: o laser dispara um feixe contra a mídia, o feixe reflete na midia ou não e volta para o sensor de leitura. Na prática o sensor receberá um facho de laser "piscando". Essas "piscadas" é que determinam a sequencia de "zeros" e "uns" que comporão o código binário pra recomporo o dado digital (seja ele qual for). Este sensor está calibrado para receber disparos de laser em uma determinada frequência (principalmente nos DVD readers, mais sensíveis com facho de laser 8x menor que o do CD comum!) porque dependendo da frequência do laser o sensor pode queimar. Essa calibragem de freqüência entre Laser/Sensor é feita de fábrica e só é possivel recalibrar um laser usanso um osciloscópio. Se o modchip instalado não alterar a frequência de leitura do laser em relação ao sensor de leitura, o sensor NÂO TEM COMO QUEIMAR! Alguns chips, alteram essa freqüência pra forçar o sensor a ler uma mídia becapeada (se não me engano o Magic faz isso!) mas outros simplesmente enganam o sensor pra interpretar a cor de rotorno do laser como uma cor válida sem alterar a frequência. O facho de laser do PS2 é azul e dependendo da cor da mídia que ele bate, reflete com uma cor diferente. O sensor de um PS2 travado então "sabe" se a mídia é "pirata" ou não. Os melhores chips não mudam a fequencia do laser mas apenas enganam o sensor para ignorar alterações no reflexo, por isso ele ´^e todas as mídias. Os chips que aumentam a frequência do laser fazem isso para que não haja perda de sinal e o laser refletido seja o maisr próximo da cor que o sensor espera que seja de um CD original. esses são os piores chips e isso pode detonar o canhão sim! Agora se o chip ou o installaer não tcam no canhão nem alteram sua freqüência é quase impossível que o sensor detone.

Fonte: Neo Tecnologia Ltda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por <CeBoLiNhA>@27 jan 2005, 03:43

Não há atrito mecânico entre a mídia e o canhão de leitura laser por isso, em tese, se a mídia for ruim e o laser não refletir adequadamente o máximo que poderia acontecer é o canhão precisar realizar a famosa retentativa ou "retry"... Na prática isso poderia fazer com que a leitura (e consequantemente o processamento...) ficasse lenta isso caso não haja um buffer para prevenir esse tipo de erro de leitura... Seja como for, retries por sí só NÃO provocam desgaste do canhão laser!

pra não gastar o canhão com isso so se a vida util dele for infinita :tantan::muro:

é claro que o canhão tem vida util sim então esse "retry" acaba fazendo um desgaste muito maior e isso diminui a vida util então um cara que joga 8h por dia de tanto "retry" que o canhão faz a vida util dele termina em menos de 1 ano....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seja como for, o esforço mecânico para repetir essa tarefa (quando ocorre um erro de leitura) JÁ FOI PREVISTO PELO ENGENHARIA DO PROJETO e folgas de operação e possivel sobreaquecimento foram acicionadas ao sistema para que ele funcione corretamente.

É justamente a isso que me refiro quando coloco o exemplo do Dreamcast... E contrariando o que esta colocado nesse texto, o esforço repetitivo de vai e vem, com o tempo, acaba ocasionando problemas ao leitor. O meu pobre Dream morreu por causa disso. E sim, os retrys excessivos podem desgastar sim o leitor. O projeto de um videogame não foi feito para o caso de um boot forçado, que muitas vezes se utiliza de várias tentativas de retry para entrar o jogo. O boot do Dreamcat, por exemplo, fazia com que um cd de boot enganasse o console com uma trilha que só GDs com jogos originais possuiam. Essa tentativa de leitura estava ligado diretamente aos retrys sucessivos para pular essa "suposta" trilha que claro o cd genérico não possuia.

Sei que tem modchips muito bons que roda DVDs de toda as áreas até e só faltam falar... Porém o que mais vejo é PS2 com problemas no canhão. Quem já viu um cd original de Playstation sabe do que estou falando... É bem diferente das mídias espelhadas que muito se utilizam nas versões genéricas. Vá em fóruns específicos sobre o PS2 e veja o pessoal falando sobre problemas e desgaste do canhão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red Viper, eu discordo! Mídias são feiras segundo um padrão e o padrão é sempre o mesmo. Por exemplo, muitos DVDs piratas são prensados e o processo de prensa é sempre o mesmo então dizer que uma mídia alternativa estraga o canhão é o mesmo que dizer que a original é sempre a mesma visto que o processo de fabricação é padronizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns chips, alteram essa freqüência pra forçar o sensor a ler uma mídia becapeada (se não me engano o Magic faz isso!) mas outros simplesmente enganam o sensor pra interpretar a cor de rotorno do laser como uma cor válida sem alterar a frequência

bom talvez você saiba dizer quais os "bons" mod chips p os consoles PS2, em singular, quanto aos novos slim soube que os mod estão queimando o aparelho, ocorre assim: a sony, sabendo de todas as nossas "manhas", resolveu por no slim um sistema que identifica o "corpo estranho" e manda uma corrente maior para um determinado setor do aparelho que consecutivamente torra o bicho. prova disso que agora estão colocando uns destraves com um chamado protetor, que é exatamente para estabilizar essa corrente aumentada.

foi me dito tb que para o slim só se usa os mods Venus( meu caso ) e o Cristal. sendo o Matrix que é um dos mais conhecidos desaconselhavel para estes modelos slim....se é verdade ou não...não sou tecnico e não posso afirmar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é que o hardware do PS2 é bastante frágil e detona mesmo com o uso contínuo de mídias meia-boca e chips idem.

Já com o Xbox, esses problemas são raros, alguns modelos com drivers específicos lêem todo tipo de mídia (CDR, CDRW, DVDR, DVD prensado, etc.) e têm uma vida útil muito maior que o console da Sony.

Meu X é v1.0 e está até hoje com o mesmo chip e nunca tive qualquer problema, já meu antigo PS2 que está com o meu irmão, vai mal das pernas, mesmo com um bom chip ele já não lê DVDs de filmes e nem alguns jogos em DVD9...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Øbnitor@27 jan 2005, 15:17

A verdade é que o hardware do PS2 é bastante frágil....

Meu X é v1.0 e está até hoje com o mesmo chip e nunca tive qualquer problema, já meu antigo PS2 que está com o meu irmão, vai mal das pernas, mesmo com um bom chip ele já não lê DVDs de filmes e nem alguns jogos em DVD9...

Com esse seu comentário podemos crer que o material empregado pela Sony em seus videogames é de baixa qualidade. Vejam o caso do Playstation 1.

Quem teve as primeiras versões do Play 1 sofreram com desalinhamentos do canhão com uma freqüência absurda. Tá certo que hoje em dia o Play 2 sofre desse mal por causa de alguns modchips, mas uma empresa do tamanho da Sony bem que poderia fazer algo com uma melhor qualidade.

Uma pergunta, alguém que tenha o Play 2 SEM modchip, já teve problemas no canhão?

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Postado Originalmente por FELIPEMBC@27 de janeiro de 2005, 14:42

Com esse seu comentário podemos crer que o material empregado pela Sony em seus videogames é de baixa qualidade. Vejam o caso do Playstation 1.

Quem teve as primeiras versões do Play 1 sofreram com desalinhamentos do canhão com uma freqüência absurda. Tá certo que hoje em dia o Play 2 sofre desse mal por causa de alguns modchips, mas uma empresa do tamanho da Sony bem que poderia fazer algo com uma melhor qualidade.

Uma pergunta, alguém que tenha o Play 2 SEM modchip, já teve problemas no canhão?

:bandeira:

"SE" é q existe alguem "SEM" o modchip

(hehe, desculpem, mas eu PRECISAVA dizer isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Giuseppe@26 de janeiro de 2005, 17:59

sabemos que estamos num pais "pirata" e por mais que não se fale muito abertamente sobre isso, é um fato e ocorre constantemente.

no caso do PS2 exepcionalmente sabe-se que quase todos são destravados p/poder jogar os famosos alternativos.

pergunto: o que vocês podem dizer sobre estes mod chips da vida? eles de alguma forma danificam o aparelho? e quanto aos dvds e cds gravados? na minha opnião acredito que de alguma forma eles ajudam a reduzir a vida util dos nossos aparelhos, seja ela um console ou aparelho de carro ou dvds domesticos.

é verdade que cds de jogos prejudicam o console e deve-se usar apenas dvds no PS2?

não estou aqui incentivando a pirataria nem tão pouco apoiando. são perguntas de punho extritamente a nivel de esclarecimento, pois sabemos que são práticas extremamente corriqueiras e seria bom discutir p/ se saber o real preço que se paga por estes atos.

Amigo, não acho problema nenhum em falar de jogos PIRATAS, seria muito melhor não precisar destravar o PS2, e poder comprar o console na loja com uma garantia de 1 ano, assistencia técnica...Que sonho, não é mesmo??

Absurdo é o que acontece com a gente: entra ano e sai ano, e nós Brasileiros sempre defasados com a tecnologia, tudo é muito caro para o nosso bolso.

Veja amigo, já estão lançando o PS3 e muitas crianças ainda sonham em um dia ter o PS2. O PS2 continua caro para o nosso bolso....e os jogos então...

Bem com certeza, jogos piratas sempre terão uma qualidade inferior aos verdadeiros, pois nunca sabemos a procêdencia da qualidade do produto, já que o "fabricante", não tem o nome a zelar...consequentemente a midia acaba dfanificando o aparelho...isso não tenha dúvida!!

Mas infelizmente, não existe outro jeito...a não ser torcer para que um dia a situação mude, e um simples jogo de games seja para o nosso bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha..eu tenho o meu Ps2 a quetro anos já...tive que trocar o canhão uma vez..mais foi por falta de cuidado minha....ai já aproveitei e troquei o Chip..coloquei o Matrix Infinity..q reza a lenda ser um dos melhores hehehe...eu não acredito muito nessa historia de estragar o console os jogos piratas....só compro piratas...mais dou preferência aos Dvvs dourados e prensados sempre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não teria como adaptar um leitor de dvd desses de PC para o PS2??

uma vez, faz muito tempo, tinha gente tentando fazer com que um canhao de leitor de PC funcionasse num PS1.

Mas não sei no que deu.

certamente que se desse certo, não teriamos mais esse problema,pois o canhão do PC foi feito para estas midias gravados, senão não seriam vendidos, dã

desculpem se isto é bombagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...