Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questão de temperatura


robertomax

Posts recomendados

Amigos

Gostaria de saber se a única precaução que se deve ter ao fazer overclock é a temperatura?? ou seja: desde que a temperatura permaneça em níveis aceitáveis pode-se fazer OC indeterminadamente?? ou há algum outro efeito colateral??

Deixe-me dar meu exemplo:

Tenho um AthlonXP T-Bred 2000+ (1.667Mhz original) destravado, uma A7V600-X e um CoolerMaster Aero 7+ (todo cobre)

as configurações originais para meu proc seriam 133*12,5 mas como minha memoria é 333, fiz oc para 166*12 (1992Mhz).

Resultado: A máquina está um foguete e a temperatura do processador está em 35° idle e 42° full com o aero a 2000rpm. se eu aumento o aero para 3500rpm esses valores caem para 32 e 40 graus. o processador fica 2 graus abaixo da placa mãe. pode isso???

será que eu dei sorte com meu processador "cuca fria" ou esses valores são normais???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem que levar em consideração para um belo overclock pelas seguintes coisas

fonte de marca ( WAtts reais)

memória de marcas corsair ou kingston e outras.. não genéricas..

placa mãe de qualidade.. asus a7n8x-x a7n8x-e deluxe.. abit nf7-s, abit an7 e outras..

cooler bom de preferência que deixe seu processador abaixo de 48 graus..

ventilação no gabinete..

cooler na frente para puxar o ar pra dentro.. e cooler atras para levar o ar pra fora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a pergunta dele é a seguinte: A única causa da diminuição da vida útil de um processador em overclock é a temperatura do DIE?

Existe uma certa confusão entre diferenciar as causas dos efeitos. As principais variáveis de funcionamento de um processador são: VCORE, FSB (clock externo) e clock interno (multiplicador). O efeito do aumento dessas variáveis é o aumento da dissipação de energia em calor. Como normalmente a parte que degrada mais rapidamente com o aumento da temp é o diodo, acho que mantendo a temperatura abaixo dos 55ºC não haverá problemas. Não sei se o aumento da frequência pode reduzir a vida útil do processador, mas se a freqüência é maior, a dissipação de calor também é maior, logo as temperaturas são elevadas. Mas se o cooler está conseguindo dissipar esse calor gerado e mantendo a temperatura nessa faixa, acho que não tem problema... Como aumentando-se o FSB estamos fazendo overclock das memórias, placas PCI e AGP indiretamente, logo é importante ficar atento para o aquecimento de perifericos como placa de vídeo e memórias. Se estiverem trabalhando a temperaturas altas poderão ter a vida útil abreviada. Acho que é isso.

Por favor, corrijam-me se estiver errado.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...