Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Shutdown pelo user


fpessoa

Posts recomendados

pessoal eu criei um shel bsta para minha mãe conseguir desligar o micro.

eu criei um shell como comando halt dentro como não funcionou eu coloquei

#sudo halt

no shell mas tb não deu certo ai eu entrei no console do user dela e dei o comando sudo halt mas ai aparece q esse user não pertence ao arquivo sudoers como adiciono o user dela mas somente para usar o halt?

valeu mmesmo t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende..

Tem o launcher gráfico, que é aqueles ícones da área de trabalho asuehase, clique direito 'create a launcher', aí você bota o comando que você quer nele...

Ou então dá pra fazer um pseudo-launcher no shell, usando uma espécie de alias, bem simples

por exemplo:

desligarpc=shutdown -h now

quando a pessoa digitar 'desligarpc', o computador executa o shutdown, a gente coloca isso num arquivo do bash, só esqueci o nome completo agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahhh simmm! lembrei... não sabia que se chamava launcher mas no caso do alias toda vez que eu coloco uma regra no alias ele esqueçe quando reinicia o sistema... tem como resolver?

Skyfox,

acho que você deve mandar bem no linux e eu sou novato, então me perdoe se eu estiver falando besteira.

não conheço o slackware, só um pouco do CL e RH.

no conectiva você pode adicionar um alias para todos os usuários editando o " /etc/bashrc ", mas se quiser adicionar para um usuário específico, deve adicionar no " /home/seu usuário/.bashrc ".

no redhat você pode adicionar o alias no " /home/seu usuário/.alias ".

não sei se era essa a sua dúvida, mas espero ter ajudado.

:bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Skyfox@26 jan 2005, 21:38

fala galera!!! vocês acreditam se eu falar que esses arquivos não existem aqui no sistema??? tirando o /etc/profile mas que tb não tem regras do alias... isso e normal??? posso criar esse arquivos na cara de pau??

adiciona a regra alias no /etc/profile

Não tem problemas...

Faça o seguinte:

- abra uma seção com o root

- edite este arquivo

- use Ctrl+Alt+F2 logue com usuário comum e veja se funciona, se não funcionar volte pra seção anterior e desfaça a mudança.

O comando chmod a+s halt não resolve a sua vida não?? É um pouco menso seguro, mas você não tá configurando um servidor mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...