Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Especificações do Processador do Play Station 3


edurm

Posts recomendados

%7Boption%7Dhttp://www.gizmodo.com/archives/images/ps3conceptimage1.jpg' border='0' alt='' />

O Cell é um mistério à parte. Quando Sony, Toshiba e IBM apresentaram o processador, afirmaram que ele levaria o poder do supercomputador à sala de estar do consumidor. Sabe-se que ele é preparado para um ambiente de computação distribuída. Assim, os Cell que habitarem o seu celular, TV, aparelho de som, computador, torradeira (!) e outros, conversarão entre si e trocarão poder de processamento. Num futuro próximo, essa operação poderá ser feita também pela internet, dependendo apenas da largura da banda de comunicação.

%7Boption%7Dhttp://www.theinquirer.net/images/articles/playstation3.gif' border='0' alt='' />

O Cell seria composto de:

* 1 unidade de processamento (PU)

* 8 unidades anexas de processamento (APUs)

* Controlador direto de acesso à memória (DMAC)

* Interface I/O

Já foi anunciado que a PU será um Power 64 bits. É possível que a IBM empregue o Power5, que provavelmente equipará o futuro G6, da Apple. Não custa lembrar que a Big Blue também prepara a CPU do XBox Next e que a Microsoft sofre para explicar como fará o novo console compatível com o atual, que tem um x86 Celeron modificado.

Cada APU é composta por um processador vetorial, com registros de 128 x 128 bits e unidades de ponto flutante capazes de calcular 32 Gflops e unidades de número inteiro com 32 GOps (bilhões de cálculos por segundo). 128 Kb fornecem a memória local.

A PU envia tarefas para as as APUs, que trabalham independentemente. Para o trabalho vetorial, que inclui tarefas com áudio, vídeo, cálculos científicos e entretenimento, o Cell parece matador.

Boatos indicam que o PS3 terá quatro Cells. O auto-intitulado geek Nicholas Blachford publicou, em sua homepage, uma série de análises da CPU, a partir de patentes registradas pela Sony. Muito é especulação, mas funciona para provocar a reflexão.

De concreto, apenas a afirmação da Sony que o Cell será lançado primeiro em workstations, usadas para trabalho científico e pelos desenvolvedores do PS3. É possível que isso aconteça ainda este ano.

Definitivamente, a diversão eletrônica deixou de ser brincadeira. Os videogames têm tudo para serem a central do entretenimento doméstico. A Microsoft planejava isso para o XBox, mas foi comedida por se tratar do primeira empreitada nesse mercado. Hoje, o sucesso da rede multiplayer XBox Live mostra que ela pode servir também para distribuição de outros conteúdos, como filmes, músicas, noticiário customizado (via agregador RSS). Com uma interface Wi-Fi no videogame, a Microsoft teria uma perfeita porta de entrada para a casa do usuário.

Material publicado por Marcelo Nobrega

Mais informações tecnicas sobre o Cell

Foto com as caracteristicas do Cell

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, creio que ainda vai demorar um pouco para ser lançado esse console e até lá muita coisa ainda vai mudar, igualzinho o que aconteceu com o PS2. Na época do PS2 foi publicada muita coisa a respeito do novo console e quando o console foi lançado vimos que muito do que foi dito era apenas boato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece uma nave alien, e o joystick é ridiculo.

Tomara que mude tudo antes de lançarem, e é aquela velha historia, vai ser supeior aos Pcs por 1 ano e pouco, depois lançam uma placa de video do mesmo nivel e fica tudo igual, passa mais um tempo e lançam outra placa de video mais potente ainda, ou seja, no VG não tem como fazer upgrade...no Pc sim, essa é a principal diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@25 jan 2005, 16:38

O auto-intitulado geek Nicholas Blachford publicou, em sua homepage, uma série de análises da CPU, a partir de patentes registradas pela Sony. Muito é especulação, mas funciona para provocar a reflexão.

Quem quiser ver artigo veja aqui:

Cell Architecture Explained

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "Hannibal", da Ars Technica, não ficou muito convencido com esse artigo. Aponta alguns erros técnicos. Não deixa, no entanto, de recomendar a análise, já que reune num único artigo várias informações que antes estavam dispersas.

Postado Originalmente por Hannibal

I'm not talking about Cell-specific flaws, though there are those, but what appear to be problems with the author's understanding of basic computer architecture.

...

Nicholas Blachford, starts off with a fantastic and completely made-up benchmark estimate for how fast Cell will complete a SETI@Home work

...

Blachford claims that the cell processing units have no "cache." Instead, they each have a "local memory" that fetches data from main memory in 1024-bit blocks. Well, that's sort of like saying that an iMac doesn't have a "monitor," but it does have a surface on which visual output is displayed.

...

At any rate, if you have some intermediate level of computer science knowledge and you read the article with a critical eye, throwing out things that are obviously bogus and/or overblown, then you can actually pick up some information on the architecture. Mind you, there are no new revelations in the article (except for the stuff that's made up (e.g. SETI) and/or wrong (e.g. "check it out! no cache!")), but Blachford did manage to pull together a lot of what's already known into one place.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom... se eu entendi bem... acho que esse ps3 não vai ficar em momento nenhum a frente de pcs.... nem mesmo o ps2 ficou quando foi lançado... ( tenham em mente que em termo de potência qualquer console perde feio para pc... o que deixa os gráficos mais "bonitos" é o fato de que o jogo é otimizado para aquele equipamento em sí!...)

como diz ai e em outros locais ... o cell ( Dragon Ball Z ???) hehe.... bom... voltando ao assunto... o Cell vai ser lançado primeiro em WorkStation e em estações gráficas... e eu não duvido nada que a tecnologia dele caia no mundo do pc antes mesmo dele começar equipar o PS3.... alem disso estamos esquecendo das 2 principais fabricantes de processadores do mundo hoje que nada tem haver com esse projeto .... A Intel e a AMD.... será que ele não tem nada de novo e inovador só aguardando a hora certa de lançar tambem???...

sobre o chip gráfico da nvidia... sempre os consoles utilizam versões mais "fracas e adaptadas de chips das dessas empresas"... geralmente chips um pouco ultrapassados... mas como os jogos vem otimizados ... as vgas não vem problema em rodar.....

outra coisa que é observável..... essa política de querer substimar o pc lançando um console "teoricamente superior" é política de marketing... poís o mercado de jogos ta crescendo muito mais no ramo de pcs do que de consoles... vemos mais títulos sendo lançados para pcs e sendo adaptadas para console do que o contrário......

... a "guerra" PC console está só começando, poís apenas agora o pc entrou pra valer no mundo dos jogos.... uma coisa que hoje é verdade... é que nenhum console é melhor que um pc( quando digo pc... é um pc com tudo que ele pode oferecer) ... nem para jogos.... porém... um pc geralmente é bem mais caro..... então se for só para jogar .... e você não tem tanta grana.. fique com o console... mas se você gosta de força bruta ... funcionabilidade e expansabilidade com ótimo desempenho, e logicamente tenha como pagar por isso, fique com pc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o problema de refrigeração, como fica? Os processadores atuais precisam de coolers bem grandes, assim como as placas de vídeo também, sem falar nas fans extra. Como vai ficar isso tudo num videogame? A não ser que seja uma tecnologia alienígena... :tantan:

E em que que vai adiantar tanta potencia pra jogar numa televisão comum?

PS3 + TV comum = :priv:

PS3 + TV ultra power < PC mega zord

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Maguayver@27 jan 2005, 00:18

Nada com um ATI X850 XT para disputar de frente com ele nos graficos 3d...

Ainda fico com o PC para jogar...

falou.

Por incrível q pareça a placa de vídeo tanto do Xbox Next , como do Play 3 será muito mais potente q uma X850Xt até porque a placa do ps3 será da próxima geração da Nvidia e a do Xbox Nexte será a próxima geração da ATI a R520 para PCs q ainda será lançada e certamente terá 24 Pipes contra ´´apenas´´ 16 das placas top atuais. Sem contar q quando lançam jogos para Videogames os jogos são todoa otimizados para o mesmo utilizando o máximo poder do videogame e como ele foi desenvolvido propriamente para jogos o resultado final é muito bom. Por isso q você não deve comparar o hardware de um videogame com o de um Pc porque se você compará-los igualmente o videogame ganha tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa guerra de VG eu fico do lado da microsoft.

Por que?

Acho que a sony é uma empresa muito canalha! Fez o ps2 uma porcaria e ainda monopolizou o hardware, como o lance do hd, memory cards e outras coisas muito caras.

Agora todos sabem que americano é um bicho ***** sempre fica zoiando o lucro dos outros, aí então eles fazem um produdo completamente exagerado pra quebrar o aquela ideia consevadora.

Isso é otimo, ainda mais quando se é baseado num pc que venha com um sistema operacional alá win que todos ja conhecem e sabem alguns truques mui bons.

Apesar de tudo eu fico com o PC e não troco por nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês são um bando de loucos....................se o meu PS2 roda melhor jogos que o A64 3500+ 939 90nam., com uma Radeon 9800XT 256MB e 256BITs, 1GB Corsair de um amigo meu imagina o PS3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tem uma diferença entre computador e videogame...................O VIDEOGAME FOI FEITO EXCLUSIVAMENTE PARA JOGAR!!!!!!!!!nunca um computador é melhor que um PS2, e muito menos que um PS3..............e tem outra coisa a jogabilidade de um PS2 e de um futuro PS3 é mil vezes melhor que jogar em um teclado!!!!!esses NÓIA DE COMPUTADOR são UM BANDO DE LOUCOS MESMO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês são um bando de loucos...

É... pode-se dizer que sim...

se o meu PS2 roda melhor jogos que o A64 3500+ 939 90nam., com uma Radeon 9800XT 256MB e 256BITs, 1GB Corsair de um amigo

Esse seu amigo vai no banheiro sozinho ou precisa ir amarrado? :tantan: Ou é o seu PS2 uma versão High Master Golden Especial Ultra God Mod Edition?

nunca um computador é melhor que um PS2, e muito menos que um PS3..............

É a TV que faz falta? Ligue o PC numa e pronto.

tem outra coisa a jogabilidade de um PS2 e de um futuro PS3 é mil vezes melhor que jogar em um teclado!!!!!

Muito pelo contrário, o PC tem muito mais opção de controle... Pode jogar com o controle de PS, N64, MDrive... sem falar nos próprios para computador.

esses NÓIA DE COMPUTADOR são UM BANDO DE LOUCOS MESMO!

Bem vindo ao mundo dos loucos! Já fez sua carteirinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera

Concordo com alguns, o fato do VG ser feito exclusivamente p/ games faz dele melhor em games isso é obvio. Mesmo sabendo q a qualidade dos VG é boa, numa TV comun q não seja HDTV não adianta NADA, + dai a não poder ser feito upgrades(o q nem precisa), porque daqui a um tempo ao invés de você poder melhorar sua maquina. você tera q jogar ela fora e compra uma + avançada se quiser ficar sempre no topo. E outra vantagem do PC, é a conectividade e praticidade, nele você acessa a net, edita imagens, ve videos, "Joga", etc....

Apesar do VG ser melhor em games, nele você só joga,

VIVA O PC :bandeira:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês são um bando de loucos....................se o meu PS2 roda melhor jogos que o A64 3500+ 939 90nam., com uma Radeon 9800XT 256MB e 256BITs, 1GB Corsair de um amigo meu imagina o PS3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho que isso não é verdade, pelo que me falaram em aglumas partes com muita interacao no GTA-3 você do PS2 dá umas travadas, COISA QUE Em um pc modesto não dá

Outra coisa, o PS2 usa uma resolucao de 600X480 sem AA e AF,

Experimente jogar o mesmo jogo em um pc com um monitor de 17 usando 1024X768 com AA e AF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lippe_10@27 jan 2005, 14:09

vocês são um bando de loucos....................se o meu PS2 roda melhor jogos que o A64 3500+ 939 90nam., com uma Radeon 9800XT 256MB e 256BITs, 1GB Corsair de um amigo meu imagina o PS3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tem uma diferença entre computador e videogame...................O VIDEOGAME FOI FEITO EXCLUSIVAMENTE PARA JOGAR!!!!!!!!!nunca um computador é melhor que um PS2, e muito menos que um PS3..............e tem outra coisa a jogabilidade de um PS2 e de um futuro PS3 é mil vezes melhor que jogar em um teclado!!!!!esses NÓIA DE COMPUTADOR  são UM BANDO DE LOUCOS MESMO!

discordo.... na época do ps 1 .... eu tinha um p2 com uma pcchips e uma voodoo3 e moia qualquer jogo do ps1 em termos de gráficos....

já hoje você coloca need undergroun 2 em um pc ... e depois eu um ps2 e nunca mais vai querer ouvir falar de ps2... alem das texturas do ps2 serem muito mais feias que as do jogos de pc!!...

o ps 2 é bom... muito bom.... mas já não se compara com sistema atuais de pc...

o ps3 vai ser lançado daqui no mínimo 1 ano... e daqui a um ano... o pc vai tar o bicho!!! e outra... agora que o pc ta entrando pra valer no ramo de jogos..... a briga ta só começando amiguim...... tem muita coisa vinda por ai....

o dinâmismo oferecido por pcs é incomparável... os consoles não tem essa escalabilidade.... tanto que jogar estratégia em um console é uma tarefa nada fácil hehe....

bom...

mas gosto é gosto... mas dizer que o ps2 é melhor que um A64 3500+ 939 90nam., com uma Radeon 9800XT 256MB e 256BITs, 1GB Corsair significa dizer que o dono do pc não sabe o que ta fazendo...

bom o ps3 sem dúvida nenhuma vai ser o bicho.... mas eu acho o futuro dos pcs muito mais brilhante que dos consoles....

jogabilidade é uma coisa que vai de costume... por exemplo... jogos de primeira pessoa em console é horrível!! por falta de palavra... o joinpad não se compara com um mouse para jogar jogos como Quake ou unreal....

jogos de corridas sim... esse são melhores em console.. no que diz respeito controles... mas graficamente prefiro pcs......

.. assim.... quem tem grana gasta como.... e eu prefiro da 1500 reais em uma ##### vga com muita memoria do que em um ps2..... ou mesmo dar entrada em um ótimo pc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lippe_10@27 jan 2005, 14:09

vocês são um bando de loucos....................se o meu PS2 roda melhor jogos que o A64 3500+ 939 90nam., com uma Radeon 9800XT 256MB e 256BITs, 1GB Corsair de um amigo meu imagina o PS3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tem uma diferença entre computador e videogame...................O VIDEOGAME FOI FEITO EXCLUSIVAMENTE PARA JOGAR!!!!!!!!!nunca um computador é melhor que um PS2, e muito menos que um PS3..............e tem outra coisa a jogabilidade de um PS2 e de um futuro PS3 é mil vezes melhor que jogar em um teclado!!!!!esses NÓIA DE COMPUTADOR  são UM BANDO DE LOUCOS MESMO!

Em baixa resolução é mole, quero ver o ps2 rodar a 1024x768.

Só um exemplo: o underground do ps2 é um lixo perto do de pc.

jogos de corridas sim... esse são melhores em console.. no que diz respeito controles...

Que nada cara, lá em casa eu adaptei um joystick de snes e jogo amarradam.

Quem quiser pode até colocar um de ps e ativar os dual shock, o pc é muiti uso, multi VG, até fliper eu rodo perfeito. Só compra um PS2 quem tem dinheiro pra gastar à toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...