Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TEM COMO SABER A QUANTIDADE DE PIPES DE UM CPU ?


Eduardo Nogueira

Posts recomendados

A não ser que eu esteja muito enganado não existe programa para isso, esse tipo de informacao não é mostrada pelo CPU, porém essa informacao é publica e o que um programa poderia fazer é comparar o tipo de cpu com uma tabela interna:

mais segue ai os que eu sei mais ou menos:

Todos os Athlon: 12 estágios de pipes

Pentium 3: 10 ou 12 estágios de pipes

Pentium 4 Willamet: 20 estágios de pipes

Pentium 4 Northwood 30 estágios de pipes

Pentium 4 Prescott: 40 estágios de pipes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@25 jan 2005, 16:57

A não ser que eu esteja muito enganado não existe programa para isso, esse tipo de informacao não é mostrada pelo CPU, porém essa informacao é publica e o que um programa poderia fazer é comparar o tipo de cpu com uma tabela interna:

mais segue ai os que eu sei mais ou menos:

Todos os Athlon: 12 estágios de pipes

Pentium 3: 10 ou 12 estágios de pipes

Pentium 4 Willamet: 20 estágios de pipes

Pentium 4 Northwood 30 estágios de pipes

Pentium 4 Prescott: 40 estágios de pipes

A diferença que os Prescott tem de pipelines com os Athlon, pelo que você diz, é muito grande. Quando você fala em "Todos os Athlon: 12 estágios de pipes", você quer dizer que qualquer família (barton, palomino e etc) mesmo sendo versão desktop ou mobile (como o meu, veja assinatura) SEMPRE tem 12 pipelines??? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gente, não confundir o número de estágio do pipeline com o número de pipelines. São coisas diferentes.

Da lista do Edurm do número de estágios do pipeline principal, tenho algumas correções a fazer.

Athlon: 10 estágios

P3: 12 estágios (tem lugar que não conta dois últimos estágios e o número micro de ciclos que demora pra executar uma instrução são 12 ciclos)

Northwood: 20 estágios (Willamete e Northwood são idênticos, só muda o cache e o processo de fabricação).

Prescott: 31 estágios.

Agora o número de pipelines em sim é complicado explicar, mas tem mais de um. O Athlon (do XP) tem 9 pipelines independentes. 3 para inteiros, 3 para cálculos de endereços e 3 para ponto flutuante.

Itanium snme tem 6 pipelines para inteiros. Power5 tem 5.

Esse número pode até ser determinado sim, pois está relacionado com o número de cálculos por ciclo de clock que o processador é capaz de executar. Se usar código super otimizado, seria possívle descobrir isso. Mas não é muito útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...