Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque processador de 64 bits?


e-spyko

Posts recomendados

Eu tenho até hoje dúvidas em etender o porque de um AMD 64. Bem eu não etendo o significado do termos bits, já tentei aprender isso porém a liguagem usada nessa explicação foi muito alta para mim e ai não foi possivel eu conseguir etender o que é um processador de 64 bits. Se você for capaz de traduzir em miudos qual é a diferença entre 32b e 64b, por favor me diga.

Qual será a maior diferença entre um processador de 32 bits de 3 GHz e um outro processador de 64 bits de 3 GHz?

Será que por dobrar a quantidade de bits teremos processadores equivalentes ao dobro da velocidade dos antigos de 32 bits, em termos de clock?

Bem, as memórias RAM são normalmente de 64 bits enquanto os nossos processadores são de apenas 32 bits. Quando é usado um sistema de memórias em dual channel temos as memórias RAM em 128 bits. E ai, quando usamos processadores no nível de bits das memórias qual é o resutado?

Será que a evolução dos bits de processadores tem fim? Será que poderá existir processadores 1024 bits ou até mais que isso?

Será que hoje em dia é um bom negocio adquirir um A64, em termos de custo e benefício? Pois me parece que só o processador + placa mãe para um A64 custa no mínimo uns R$ 1000, imagina então uma configuração dígna de A64, acho que não saí por menos de R$ 2000!

Brigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Psyco,

eu acho q esse topico aqui explica ele é meio chato de ler pois é grande, mas vem td explicado!aqui

"Ao aumentar de 32 para 64 o número de bits que a ALU e os registos suportam, e tendo em conta que os endereços de memória não passam de números inteiros e são armazenados nos registos, é possível endereçar mais memória: 232 bits = 4.294.967.296 bytes; 264bits = 18.446.744.073.709.551.616 bytes."

"

E quais são as vantagens de se poder endereçar mais memória e de se poderem realizar cálculos com números de 64 bits?

• A inserção de bases de dados de grande dimensão na sua totalidade na memória é uma possibilidade. A intenção de o fazer já foi expressa por algumas entidades, que não levam em conta considerações financeiras enquanto factor inibidor de uma solução tecnológica, e que desejam obter o máximo desempenho nas suas aplicações.

• Utilizadores de software de imagem, modelação 3D, simulação, CAD e até jogadores de jogos 3D em tempo real, obcecados em obter o melhor desempenho possível, estão também interessados na memória extra que é possível utilizar e no desempenho acrescido que soluções de 64 bits permitem obter.

• Finalmente, existe uma outra aplicação para a qual a utilização de números inteiros de 64 bits pode oferecer verdadeiros benefícios: criptografia. A maioria das tecnologias de encriptação mais populares assenta na multiplicação e factorização de números inteiros muito grandes, e quanto maior for o número maior será a segurança. A AMD espera que o aumento da procura de segurança mais apertada e a crescente utilização de técnicas de encriptação nos mercados informáticos empresariais e domésticos torne atractivo um processador de 64 bits compatível com x86.

Uma desvantagem da utilização de valores de endereçamento de memória de 64 bits é que, como estes endereços têm o dobro do tamanho físico dos de 32 bits, ocupam também o dobro do tamanho que ocupam na cache (para não falar do aumento no tamanho do código em disco, mas esse aspecto é algo insignificante com o aumento constante do espaço de armazenamento). Mesmo tendo em conta que os ponteiros para memória ocupam uma fracção pequena da cache, quando essa fracção duplica, o que impede que outros dados mais úteis estejam presentes na cache, o que pode diminuir o desempenho."

tá aí as coisas mais importantes!

valeu!!! :bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu pra falar a verdade nem li o texto explicando o que são os 64bits, mas o que posso dizer é que hoje em dia todo o potencial dos processadores 64bits não é explorado, pois a maioria dos programas não tem instruções 64bit, apenas 32, mas quando for lançado o Windows de 64bit ou o Longhorn provavelmente vai ser utilizado o poder dos A64, você pode pesquisar na internet o primeiro jogo otimizado para 64bits, o nome eu não me lembro, mas a diferença da qualidade de imagem é grande.

Ainda mais que os A64 tem controlador de memória próprio, ou seja, não precisa passar pelo chipset.

PS: Lembrei o nome do jogo : Shadow Ops: Red Mercury.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco+25 jan 2005, 12:57QUOTE (psYco @ 25 jan 2005, 12:57)Eu tenho até hoje dúvidas em etender o porque de um AMD 64. Bem eu não etendo o significado do termos bits, já tentei aprender isso porém a liguagem usada nessa explicação foi muito alta para mim e ai não foi possivel eu conseguir etender o que é um processador de 64 bits. Se você for capaz de traduzir em miudos qual é a diferença entre 32b e 64b, por favor me diga.

psYco, sugiro a você ler este tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=178123

Os 64 bits foram muito bem explicados, vale a pena a leitura.

Henrique_13@25 jan 2005, 13:18

Bom, eu pra falar a verdade nem li o texto explicando o que são os 64bits, mas o que posso dizer é que hoje em dia todo o potencial dos processadores 64bits não é explorado, pois a maioria dos programas não tem instruções 64bit, apenas 32, mas quando for lançado o Windows de 64bit ou o Longhorn provavelmente vai ser utilizado o poder dos A64, você pode pesquisar na internet o primeiro jogo otimizado para 64bits, o nome eu não me lembro, mas a diferença da qualidade de imagem é grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso aí, + em compensação o linux detecta todas as caracteristicas do processador, se existisse um jogo p/ linux e p/ windows ambos rodados numa mesma configuração com um a64 o q estaria rodando no linux ia se sair melhor, + os jogos só são p/ windows :cry::cry: , então o q tem q fazer p/ o presente é ou usar o linux ou o Win64bits versão beta(cheia de bug's :chateado: ), e no futuro esperar o loghorn q acho eu, por isso q a microsoft ta demorando p/ vender a edição de 64bits comercializavel, acho q ela quer q o loghorn tenha esse papel :palmas:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Henrique_13@25 jan 2005, 14:59

Eu sei Gregori, mas acho que os 64bits fazem diferença nos jogos também certo ? E quantos jogos são lançados pra Linux ?

Infelizmente os jogos nativos para Linux ainda são poucos.

Mas nem todo mundo usa o seu computador para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se bem que eu ainda não testei nenhum sistema operacional que de suporte ao meu athon 64 <_< mais sera que o desempenho aumenta consideravelmente ? e não sei o porque da microsoft não ter lancado ainda o novo windows la 64 bits ! ou eles devem estar melhorando ele de maissss ou estão esperando a intel lancar seus processadores desktop de 64 bits !! vai la saber né :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BorNe@25 jan 2005, 16:40

se bem que eu ainda não testei nenhum sistema operacional que de suporte ao meu athon 64 <_< mais sera que o desempenho aumenta consideravelmente ? e não sei o porque da microsoft não ter lancado ainda o novo windows la 64 bits ! ou eles devem estar melhorando ele de maissss ou estão esperando a intel lancar seus processadores desktop de 64 bits !! vai la saber :blink:

No Japão eles já lançaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos para linux:

- DOOM 3

- Unreal Tournament (toda a serie incluindo o 2004)

- Neverwinter Nights (RPG bastante popular)

- Quake 3 (OK, esse é bem velhinho mas ainda diverte)

- Varios outros jogos podem ser rodados no Linux atraves do Cedega (Antes conhecido por WineX)

Mas uma observacao importante é que esses jogos foram compilados em 32 bits, então o aumento de desempenho em um Linux compilado em 64 bits seria apenas parcial, ou seja, ainda não utilizam todo o potencial dos 64 bits. Ainda assim o desempenho seria teoricamente melhor em virtude de o sistema operacional e todas as suas rotinas suportarem os 64 bits.

Para tirar as duvidas só mesmo se fosse feito um teste com uma maquina equipada com um processador 64 bits rodando um jogo atual como o DOOM 3. No primeiro teste seria utilizado um Linux compilado para 32 bits, e no segundo teste um Linux compilado para 64 bits.

Outro teste interessante seria utilizar uma placa de video Nvidia comparando com uma placa de vido ATI de desempenho equivalete, utilizando os ultimos drivers da Nvidia e da ATI para Linux.

Obs.: Use Linux!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...