Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensões fantasmas em CIs


suetam

Posts recomendados

Estou desenvolvendo um escravo MODBUS.

No momento estou construindo o protótipo.

É minha primeira experiência com placas de circuito impressos.

Antes de fazer a montagem testei o circuito numa protoboard e obtive sucesso.

Após desenhar a placa e colocar os componentes passei a observar que alguns CIs estão funcionando de forma indevida.

Utilizo um Flip-Flop 7474 e, quando não aplico sinal na entrada de clock, a mesma fica com 1,63V. Ao aplicar sinal de 5V para ativar o clock o mesmo não considera o sinal pois já "se considerava" ativo. Tenho certeza que o "erro" é no CI 7474, pois ao retirá-lo do circuito este erro sai.

Também uso um multiplexador analógico 4067 que deveria simplesmente chavear um canal comum para n canais endereçaveis. Entretanto o sinal do canal comum que é de 5V é multiplexado e obtem-se 3,2V no canal escolhido. Já tentei utilizar resistores de 220 a 1k nos pinos do 7474, mas não obtive sucesso.

Peço aos senhores, mais experientes, que me orientem para depurar este erro e corrigí-lo.

Grato,

suetam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples:

NUNCA, NUNCA DEIXE PINOS FLUTUANDO

SEMPRE coloque um resistor (algo como 10k, mesmo 1k) ou ligando pro terra ou ligando pro VCC nas ENTRADAS do CI, dependendo do sinal "normal"

Por exemplo, no teu caso, o sinal na entrada do 7474 é pra estar "normalmente desligado" , então ligue um resistor no pino de entrada ligando pro terra. (qualquer coisa como 1k, 10k já tá bom, o valor não é crítico)

Essas entradas são muito sensíveis, qualquer coisa já é suficiente pra acionar a entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei com resistores de 1K e as tensões de 1,7 passaram para 0,66V. O sinal só é considerado falso se a tensão for abaixo de 0,8V. Assim fica suficiente.

entretanto este 7474 é controlado por um PIC16F877. Este PIC tem limitação de corrente.

Meu projeto, resumindo, usa um PIC para endereçar um módulo (a 4 bits), um ponto (entrada ou saída) deste módulo (mais 4 bits). Uso um 4067 para endereçar um ponto e um 7485 para endereçar um módulo (se o endereço conferir libera o 4067 para dar clock num 7474 definido pelo 4067). Além destes 8 fios uso mais um para carregar/receber a informação do ponto (de entrada ou saída).

Meu projeto é de módulos encadeáveis, gostaria de poder crescer a revelia (até 15 módulos). Mas para níveis de corrente altos (muitos 7485 com resistores para elminar flutuação causam isto), o PIC queima.

Na próxima etapa do projeto vou desenhar o circuito do PIC para que este forneça sinais de tensão sem preocupação com corrente, utilizando acionamento com transistores. Naturalmente aceito sugestões.

Valeu a força.

suetam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...