Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mecatrônica na UFSC ou outra faculdade


Posts recomendados

Boa noite.

Estou cursando agora o 3º ano e me formarei em técnico em informática pela ETEP. Sou fissurado pela área de robótica e automação e, por esse e outros motivos, estou procurando cursos em faculdades que atendem esses requisitos. O que acontece é o seguinte: Eu andei ligando em alguns lugares (que não vêm ao caso) e eles me disseram que "Mecatrônica (ou automação) não é robótica", mas mesmo assim não conseguiram me especificar o que exatamente é cada uma dessas áreas.

Do pouco conhecimento que eu tenho, mecatrônica (ou automação) é mais voltada para indústrias no sentido de automatizar, literalmente, algum processo, enquanto robótica é o conceito de se construir robôs de todos os tipos para qualquer tarefa, não necessariamente uma tarefa industrial (como por exemplo aqueles robôs que andam, cantam, dançam e um deles até luta, que, por enquanto, só vi os japoneses fazerem).

Então lá estou eu na minha procura e me deparo com o curso de Engenharia de controle e Automação Industrial da UFSC. O curso abrange várias áreas que me identifico, mas queria saber se alguém sabe se REALMENTE vale a pena fazer (mas se for pensar bem, acho que depende mais do aluno do que do curso propriamente dito).

Bom, ainda estou procurando e descobri faz pouco tempo que esse mercado de automação/robótica está com tendências maiores e melhores na região sul, gostaria de saber se alguém tem ideia disso (nem sei se é nesse fórum o lugar pra se perguntar isso, mas tá valendo).

Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Bom o pouco conhecimento que tenho na àrea de informática não sei se me permiti responder a está questão.

Mas no que você disse com relação a (Robótica) e Engenharia, na minha opnião a área mais próxima que vai te possibilitar a criar e a Engenharia que alias é a área que abrange um pouco de tudo, que vai possibilitar que você se especialize na área de robótica, agora com relação se vale a pena fazer ou não com certeza vale.

Bom talvés eu esteja falando besteira mas é o que eu realmente acho.

espero ter ajudado :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...