Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como comprar um cooler ideal


vmosconi

Posts recomendados

Para se escolher um bom cooler devemos estará a par de algumas características dele:

Velocidade de Rotação (RPM)

Fluxo de ar (CFM)

Nível de Ruído (Db)

Tipo do cooler (Ball bearing ou sleeve bearing)

Tamanho (60x60 a 120x120 ( ou mais))

Material do Dissipador (Cobre ou Alumínio)

Todas estas características estão relacionadas entre si.

Vejamos quais são os parâmetros ideais para um bom cooler:

Velocidade de Rotação: Pode variar desde 1500 a 7500 Rpm (rotações por minuto)

Fluxo de Ar: esta característica está diretamente ligada a vários fatores, como tamanho do cooler, velocidade, tipo de cooler. O ideal desta característica é quanto maior melhor, mas em compensação quanto maior a rotação, maior o ruído.

Nível de ruído: Pode variar muito dependendo da rotação , como vimos acima, mas o mais comum é de 10,0 Db a 45Db.

Tipo do cooler: Ball Bearing: Representa uma das características das ventoinhas. Uma ventoinha é ball bearing quando o seu rolamento é feito através de esferas (normalmente 2 ou 4), este tipo de ventoinhas tem uma duração de vida muito maior que as sleeve bearing (bucha) e produzem menos ruído, já que a fricção entre os componentes é feita de forma mais suave, sendo na sua maioria feita no rolamento

Sleeve Bearing: Representa uma das características das ventoinhas, uma ventoinha é sleeve bearing quando o seu rolamento é feito através de uma bucha, o que provoca uma maior fricção entre os componentes e consequentemente menor vida útil e maior ruído.

Tamanho: Pode ser encontrado em vários tamanhos: desde 40x40 (p100) até 120 x 120 (fan para gabinete). Esta característica está relacionada diretamente ao fluxo de ar, pois quanto mais o tamanho, maior o fluxo.

Material do dissipador: É achado com muita freqüência em 3 tipos diferentes: Todo de alumínio, todo de cobre e de alumínio com a base em cobre.

Devido ao preço alto do cobre e a pequena necessidade a um tempo atrás, não se fabricavam dissipadores de cobre.

Com a demanda por um dissipador melhor, foram fabricados com um material de maior valor e de maior qualidade: o cobre.

A fim de melhorar o dissipamento de calor, juntaram os 2 componentes, já que levaram em conta que o cobre conduz bem mais calor que o alumínio, mas o alumínio por sua vez dissipa o calor bem melhor.

Para se ter um bom cooler é necessário levar em conta principalmente o Fluxo de ar, a qualidade do dissipador e o nível de ruído.

Muitas pessoas acham que o que o mais importante é a velocidade do cooler, esta afirmação é falsa, já q no mercado existem ótimos coolers com baixas rotações e alto fluxo de ar.

Nada adianta também um cooler perfeito já que a circulação de ar dentro do gabinete está precário. Existem varias formas de ter um gabinete com uma temperatura boa, sem ter que gastar muito dinheiro. O ideal é que se tenha um fluxo de ar interno com um cooler de 80x80 colocando a ar para dentro do gabinete e um cooler também de 80x80 para retirar o ar quente. O fan que ira colocar o ar frio (ambiente) para dentro deverá estar em um local baixo e o que irá retirar o calor deverá estar em um local alto, já que como todos sabem o ar quente tende a subir.

Existem no mercado alguns controladores que podem limitar a velocidade destes fans adicionais, já que para quem fica horas ao lado do computador o ruído fica infernal.

Opreço destes controladores podem variar a até R$300,00!!!

Mas isso pode ser feito facilmente por nós estarei colocando aqui um esquema básico para se controlar a velocidade de um fan. Para se controlar a velocidade de mais de um fan será necessário a montagem de mais um destes.

%7Boption%7Dhttp://www.casemodbr.com/img/artigos/controlador/circuito.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://www.casemodbr.com/img/artigos/controlador/esquema.jpg' border='0' alt='' />

O manual para a montagem segue neste link:

Controlador para fans

Existem muitos tutoriais na internet de como fazer uma refrigeração ideal dentro do gabinete.

Eis aqui alguns link´s para quem se interessar.

www.casemodbr.com

Algumas partes desse tutorial forma tiradas do site

www.casemodbr.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...