Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo de energia


claudiojz

Posts recomendados

Olá Pessoal

Estou com uma dúvida com relação ao meu consumo de energia no que se refere o uso do meu computador. Vejam só, tenho uma fonte de 250Watts, sabendo-se que as companhias de energia fazem a cobrança em kilowatt/hora, portanto eu precisaria estar com o computador ligado durante 4 horas para completar um kilowatt/hora.

A minha dúvida é, se alguém sabe, mesmo se eu deixar o computador baixando algum arquivo sem mexer em mais nada, o consumo de energia da fonte será de 250watts? Ou será que a fonte atinge o consumo nominal(250watts) somente se estiver operando em full(jogando, usando o cd-rom, etc...)?

Eu acredito que o consumo não pode ser total mesmo não exigindo muito do computador. Se alguém souber algo a respeito, passa algo para o forum ,acho que é de interesse de outros membros também.

Cláudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A unica maneira de conseguir medir o consumo real do computador é com um multimetro capaz de ler corrente alternada. você liga em série na tomada e com o valor em mãos faz a seguinte formula: P = E x I ; onde P = potencia consumida, E = a tensão medida na tomada e I = a corrente medida. Depois você pega o preço do KWh e faz regra de 3 para saber quanto você gasta por hora com seu computador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o medidor de energia (relógio de luz) da sua casa para saber qual o consumo do seu computador nas diversas situações de uso, por exemplo: 1- somente fazendo download 2- somente fazendo download com o monitor desligado 3- jogando, etc...

Faça desta forma:

Desligue da tomada todos os demais aparelhos da casa, inclusive geladeiras (algumas geladeiras consomem energia mesmo com o compressor parado).

No medidor de energia , meça quanto tempo demora, em segundos, para o disco dar uma volta.

Divida 3600 pelo tempo, em segundos, que o disco demorou para dar uma volta.

Multiplique o resultado pelo número que está impresso ao lado do disco, que indica quantos Wh equivale uma rotação do disco (Wh/r).

O resultado é a potência em Watts que está sendo consumida pelo computador.

O computador é um aparelho que varia constantemente o consumo, devido a que, depende de qual a taxa de utilização do processador, da placa de vídeo, do HD, do drive de CD, etc..., mas, você terá uma boa ideia do consumo com este método.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...