Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletricidade estática


e-spyko

Posts recomendados

Informações sobre descarga electrostática (ESD)

A descarga eletrostática ou liberação de eletricidade estática, pode danificar os componentes eletrônicos de um computador tais como: memória, placa de vídeo, placa mãe, hard disk, fax-modem, placa de rede, etc... (em geral todos produtos que tenham componentes que possa ser tocado externamente ou que conduza eletricidade.

Quando ocorre um acidente por ESD?

Em geral acontece quando se toca em: componente, trilha, solda ou outro objeto que conduza eletricidade e que esteja num potencial diferente da pessoa que o toca, ou ainda utilizando-se de ferramentas com ponta magnética ou plástica.

Diante desse texto vemos a necessidade de nos protegermos e termos cuídados com a eletricidade estática. Porém eu tenho uma pulseira antiestática e não sei onde devo conectar a ponta da pulseira. Eu uso minha pulseira conectada numa janela, porém me disseram que tem que ligar a pulseira numa haste de cobre enterrada no chão, pois quem dissipa a energia estática é o planeta terra. Portanto não adianta ligar minha pulseira numa janela de metal.

Brigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você olhar o tópico pinado sobre estatica vera que não adianta nada usar a pulseira se não tiver um bom aterramento com as 3 barras de cobre, etc. Aterrar a pulseira na janela é pior ainda, pois como sofre constante atrito com o vento você pode acabar mais carregado do que se não tivesse usando a pulseira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@21 jan 2005, 12:13

Bom... o planeta Terra dissipa qualquer tipo de descarga elétrica, até raio...

Energia estática você pode descarregar em qualquer superfície metálica, até na própria carcaça do computador.

eu tenho uma pulseira antiestática e não sei onde devo conectar a ponta da pulseira. Eu uso minha pulseira conectada numa janela, porém me disseram que tem que ligar a pulseira numa haste de cobre enterrada no chão, pois quem dissipa a energia estática é o planeta terra. Portanto não adianta ligar minha pulseira numa janela de metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@21 jan 2005, 15:41

Mas e se tiver aterramento?

Ai você pode ficar despreocupado (desde que o terra tenha sido feito de forma correta), pois quando você encostar no gabinete ira descarregar sua energia estatita pra ele, que mandara pra fonte que por fim manda para o terra. Mas lembre-se, uma vez descarregado você ira se carregar novamente por causa do atrito (ao andar, passar a mão em alguma superficie, se mexer na cadeira, da corrente de ar que passa por você, etc) ou contato com algum objeto metalico carregado. Se a sua tomada tiver aterramento, o melhor que pode fazer é deixar o PC ligado na tomada com o interruptor da fonte desligado (ele só desliga o fase) e com a pulseira conectada em uma parte não pintada do gabinete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@21 jan 2005, 14:27

Não é bem assim não! Se a tomada que o computador esta ligado não tiver aterramento o maximo que ira conseguir tocando a carcaça do computador é dividir sua carga estatica com ela!

Eletricidade estática você não divide com nada, você simplesmente descarrega. Quando um carro está debaixo do sol em um clima seco, é normal as pessoas levarem um leve choque instantâneo por causa da estática. Ninguém fica levando choque por muito tempo, dividindo a energia, tanto é que se você encostar nessa pessoa após isso, ou se ela encostar em uma placa de vídeo por exemplo, não acontece nada porque ela não tem mais essa estática, ela não ficou com metade da energia, pois ela não foi dividida... mesma coisa com a maçaneta de uma porta, etc.. Eletricidade estática é uma única faísca que danifica os equipamentos, é excesso de elétrons ( grosseiramente falando ), que vai do local mais concentrado pro menos concentrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@21 jan 2005, 22:35

Eletricidade estática você não divide com nada, você simplesmente descarrega. Quando um carro está debaixo do sol em um clima seco, é normal as pessoas levarem um leve choque instantâneo por causa da estática. Ninguém fica levando choque por muito tempo, dividindo a energia, tanto é que se você encostar nessa pessoa após isso, ou se ela encostar em uma placa de vídeo por exemplo, não acontece nada porque ela não tem mais essa estática, ela não ficou com metade da energia, pois ela não foi dividida... mesma coisa com a maçaneta de uma porta, etc.. Eletricidade estática é uma única faísca que danifica os equipamentos, é excesso de elétrons ( grosseiramente falando ), que vai do local mais concentrado pro menos concentrado.

Então você andou fugindo das aulas de fisica! É impossivel que uma pessoa seja descarregada completamente ao tocar um objeto de metal que não esta aterrado, pois se for retirado todos os elétrons que a pessoa carrega haveria um enorme diferença de potencial entre a pessoa e objeto, acarretando em uma nova descarga. O que você esta dizendo é a mesma coisa que falar um atomo consegue doar todos os seus eletrons a outro atomo com menor numero! :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fugi ?!?! Então você quer dizer que, quando uma pessoa está com eletricidade estática e toca em uma maçaneta, ao tocar novamente ela recebe o choque de volta ?? Quando ela encosta em um carro ( que está isolado por meio dos pneus ) e leva um choque, vai levar outro se encostar novamente porque o carro não dissipou essa energia completamente ??

Eu nunca disse ou deixei a entender que um átomo consegue doar todos os seus eletrons a outro átomo com menor número. Ou será que todos os átomos tem excesso de elétrons ( ou elétrons livres ) ?!?! Se for, então eu quis dizer isso sim. Mas eu não sabia que todos os átomos são desequilibrados eletricamente...

Ele está se referindo à eletricidade estática DELE, e não do computador. O computador consegue acumular estática muito mais rapidamente e em maior quantidade do que qualquer pessoa, aí sim é necessário aterrá-lo. Mas se for somente a energia estática dele, qual o problema em usar a carcaça do computador para descarregar ??

Vendo a sua interpretação com relação ao que eu disse, e com relação à dúvida dele, eu vejo quem realmente fugiu da escola...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@21 jan 2005, 23:14

Fugi ?!?! Então você quer dizer que, quando uma pessoa está com eletricidade estática e toca em uma maçaneta, ao tocar novamente ela recebe o choque de volta ??

A pessoa não leva outro choque pois a carga que ela possuia foi dividida com maçaneta até que a ddp chegasse próximo do 0! Isso não significa que toda carga excedente da pessoa foi transferida pra a maçaneta, pois essa carga é excessiva em relação a maçaneta. Essa pessoa pode muito bem pegar outro material que esteja totalmente descarregado logo após e levar outro choque se o acumulo de carga dessa pessoa foi grande antes da primeira descarga!

Quando ela encosta em um carro ( que está isolado por meio dos pneus ) e leva um choque, vai levar outro se encostar novamente porque o carro não dissipou essa energia completamente ??

Se o carro descarregar a energia na pessoa ("EQUILIBRIO DE CARGA") estara equilibrando as cargas entre os corpos, tendendo a ddp para ZERO. Pode ocorrer que o tempo em que a pessoa encosta a primeira vez e a segunda vez no carro, ele se carregue com cargas estaticas devido o atrito com o ar (supondo que seja um dia de vento forte), mas lógico que é impossivel o acumulo grande dessas cargas para provocar "faiscas" em um pequeno espaço de tempo como você disse, mas que havera outro descarga ("EQUILIBRIO DE CARGA") isso eu tenho certeza! <_<

Mas eu não sabia que todos os átomos são desequilibrados eletricamente...

Nunca afirmei isso, mas sim fiz uma ironia a sua resposta! Se não entendeu não sou eu que vou explicar. :bored:

Ele está se referindo à eletricidade estática DELE, e não do computador

Não me diga!?!? :ahh:

O computador consegue acumular estática muito mais rapidamente e em maior quantidade do que qualquer pessoa...

você realmente sabe a definição de eletricidade estatica? Só um conselho, procura por "estatica" em um dicionario. :joia:

Quanto a parte do computador acumular estatica mais rapidamente, por acaso computador sai por ai esfregando o pé no chão (no sentido de caminhar), passando a mão por objetos, sofre atrito com ar devido ao seu deslocamento e fica se esfreganto (no sentido de atrito) em cadeiras ou sofas? O que você falou sobre que o computador teria como acumular maior quantidade de carga eu até concordo, mas que tem capacidade de acumular carga estatica mais rápido? Precisa rever os seu conceitos! :goff:

...aí sim é necessário aterrá-lo

Ah, ta então. É carga estatica que vem da tomada e que faz muitas pessoas tomarem choque quando o computador esta ligado na tomada sem aterramento! :muro:

Mas se for somente a energia estática dele, qual o problema em usar a carcaça do computador para descarregar ??

Preciso explicar outra vez?

Vendo a sua interpretação com relação ao que eu disse, e com relação à dúvida dele, eu vejo quem realmente fugiu da escola...

A pessoa a quem se refere fugiu sim, além da escola fugiu do senai e da faculdade tb, e essa pessoa não considera fisica a matéria prefirida do curso não!

Ps. Sobre a arrogancia postada acima esta totalmente direcionada a pessoa quem fez as afirmações comentadas. Se acham desnecessario por favor ignorem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pessoa não leva outro choque pois a carga que ela possuia foi dividida com maçaneta até que a ddp chegasse próximo do 0! Isso não significa que toda carga excedente da pessoa foi transferida pra a maçaneta, pois essa carga é excessiva em relação a maçaneta. Essa pessoa pode muito bem pegar outro material que esteja totalmente descarregado logo após e levar outro choque se o acumulo de carga dessa pessoa foi grande antes da primeira descarga!

Quantos volts você acha que uma pessoa acumula em estática ??

Se o carro descarregar a energia na pessoa ("EQUILIBRIO DE CARGA") estara equilibrando as cargas entre os corpos, tendendo a ddp para ZERO. Pode ocorrer que o tempo em que a pessoa encosta a primeira vez e a segunda vez no carro, ele se carregue com cargas estaticas devido o atrito com o ar (supondo que seja um dia de vento forte), mas lógico que é impossivel o acumulo grande dessas cargas para provocar "faiscas" em um pequeno espaço de tempo como você disse, mas que havera outro descarga ("EQUILIBRIO DE CARGA") isso eu tenho certeza! 

Realmente, quanto você acha que uma pessoa acumula em estática para que todos os elétrons acumulados não sejam totalmente "absorvidos" ( repare que está entre aspas ), pelos átomos do carro ( ou vice versa, ou seja, o contrário também ) ??

Nunca afirmei isso, mas sim fiz uma ironia a sua resposta! Se não entendeu não sou eu que vou explicar.  :bored:

Afirmou. Você disse que o que eu afirmei era o mesmo que "falar um atomo consegue doar todos os seus eletrons a outro atomo com menor numero!", e não é. Você interpretou do jeito que quis.

Não me diga!?!?  :ahh:

Digo sim, porque parece que você não entendeu, ou que acha que uma pessoa pode acumular KVs de energia estática a ponto da carcaça do computador ou a janela não servir para descarregar essa energia.

você realmente sabe a definição de eletricidade estatica? Só um conselho, procura por "estatica" em um dicionario.  :joia:

Quanto a parte do computador acumular estatica mais rapidamente, por acaso computador sai por ai esfregando o pé no chão (no sentido de caminhar), passando a mão por objetos, sofre atrito com ar devido ao seu deslocamento e fica se esfreganto (no sentido de atrito) em cadeiras ou sofas? O que você falou sobre que o computador teria como acumular maior quantidade de carga eu até concordo, mas que tem capacidade de acumular carga estatica mais rápido? Precisa rever os seu conceitos!  :goff:

Ah tá... agora você quer me enganar dizendo que sabe o que é ?!?! :D

Um computador não tem capacitores não é ?? Nenhum tipo de elemento que acumula energia certo ?? Se estas que você citou são as únicas maneiras que existem para acumular energia estática, e essa é o único tipo de energia estática que existe, então você solucionou metade dos problemas de engenhaira... e eu que preciso rever meus conceitos...

Ah, ta então. É carga estatica que vem da tomada e que faz muitas pessoas tomarem choque quando o computador esta ligado na tomada sem aterramento!  :muro:

Ironias não me incomodam, mas ( já adiantando o comentário final ), é essa sua ( e não minha ) arrogância que incomodam. Você distorce as palavras para tentar dar uma conotação errada do que eu disse. Eu disse que O COMPUTADOR acumula mais eletricidade estática ( e se você leu no dicionário deve saber o que é estática... ) O COMPUTADOR precisa de aterramento, se fosse nele o problema, aí sim o computador precisaria estar aterrado, mas como é ele quem precisa descarregar a energia dele, fazendo isso na carcaça já adianta. Se ainda tem dúvidas, a cada vez que desligar o computador, encoste na janela ou em outra superfície metálica que desejar e veja se toma a mesma quantidade de choques que toma quando repetir esta mesma experiência com o computador, e nem precisa encostar em capacitores ou algo parecido.

Preciso explicar outra vez?

Não, não precisa. Basta ler o que você acabou de escrever para perceber que você realmente acha que as pessoas podem acumular KVs em energia estática... E nem precisa ir tão longe, basta ver o que você disse em um post anterior:

Ai você pode ficar despreocupado (desde que o terra tenha sido feito de forma correta), pois quando você encostar no gabinete ira descarregar sua energia estatita pra ele, que mandara pra fonte que por fim manda para o terra.

Bom, mesmo que a estática soubesse o caminho para a fonte, você acha que ela é tão grande a ponto de se dissipar totalmente somente quando chegar ao solo ?!?! Como já disse acima, acho que é você quem tem que rever os seus conceitos. Você realmente acha que a eletricidade estática acumulada por uma pessoa é tão grande a ponto do equilíbrio não acabar totalmente com ela, quando se encosta na carcaça do gabinete ?? Basta olhar quanto metal tem nele... e imagine quanto átomos tem nele, e se isso não for suficiente, haja energia nessa pessoa !!

A pessoa a quem se refere fugiu sim, além da escola fugiu do senai e da faculdade tb, e essa pessoa não considera fisica a matéria prefirida do curso não!

Ps. Sobre a arrogancia postada acima esta totalmente direcionada a pessoa quem fez as afirmações comentadas. Se acham desnecessario por favor ignorem.

Releia o seu primeiro post, quem sabe assim você tenha consciência do porquê eu respondi desta forma. Você não pode falar com as pessoas e insinuar o que quer sem esperar coisas no mesmo nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu tirar minha útima dúvida: Se eu tiver conectado minha pulseira ao gabinete do meu PC que está aterrado à uma haste de aterramento, se eu tocar numa parte não pintada, será que eu poderei dissipar a energia estatica, mesmo que o gabinete do PC com fonte e establizador estejam desligados no botão, mas todos eles conectados a tomada de energia?

será que o estabilizador e fonte permitem a ligação com o terra mesmo quando o PC está desligado?

Caso contrario, eu poderei puxar um cabo de energia ligado ao aterramento para eu poder conectar a ponta da minha pulseira antiestatica, onde será nesse cabo que ligará o aterramento a minha pulseira.

Será que tenho chances de levar um choque caso fosse usado vários PCs no mesmo aterramento e eu conectasse minha pulseira no aterramento de apenas uma haste?

Não seria melhor botar logo duas hastes de atrramento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu tirar minha útima dúvida: Se eu tiver conectado minha pulseira ao gabinete do meu PC que está aterrado à uma haste de aterramento, se eu tocar numa parte não pintada, será que eu poderei dissipar a energia estatica, mesmo que o gabinete do PC com fonte e establizador estejam desligados no botão, mas todos eles conectados a tomada de energia?

será que o estabilizador e fonte permitem a ligação com o terra mesmo quando o PC está desligado?

Pode usar sossegado, quando você desliga o estabilizador e a fonte do PC, eles desligam apenas a fase!

Será que tenho chances de levar um choque caso fosse usado vários PCs no mesmo aterramento e eu conectasse minha pulseira no aterramento de apenas uma haste?

Não seria melhor botar logo duas hastes de atrramento?

O correto é usar um aterramento por equipamento, para que um equipamento não danifique o outro (por causa da fuga de corrente por exemplo). Olhe o tópico pinado sobre aterramento que tem o nº da norma que diz como o aterramento deve ser feito corretamente. Sobre levar choque, acredito que não pois o caminho para a corrente fluir é mais fácil até a terra do que por você, mas use apenas a pulseira com o equipamento desligado para evitar problemas. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@24 jan 2005, 12:16

Pode usar sossegado, quando você desliga o estabilizador e a fonte do PC, eles desligam apenas a fase!

O correto é usar um aterramento por equipamento, para que um equipamento não danifique o outro (por causa da fuga de corrente por exemplo). Olhe o tópico pinado sobre aterramento que tem o nº da norma que diz como o aterramento deve ser feito corretamente. Sobre levar choque, acredito que não pois o caminho para a corrente fluir é mais fácil até a terra do que por você, mas use apenas a pulseira com o equipamento desligado para evitar problemas. :joia:

Valeu Hellmind!!

Bem, eu fui um dia limpar meu computador, e ai escolhí levar ele para o terraço de minha casa, num lugar que fica bem próximo da haste de aterramento. Conectei a minha pulseira na haste, e ai comecei a mexer e todo computador lá mesmo. Cheguei até a mexer no meu processador, mas sempre com a pulseira antiestatica conectada ao aterramento do meu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...