Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais umas dúvidas


Aprendendo

Posts recomendados

Eu andei olhando um monte de tópicos e surgiram algumas dúvidas.

- Caso a freq da minha memoria seja maior q a do clock externo do processador o que acontece? Eu vi q ela irá se ajustar ao fsb... mas como isso acontece? A memoria trabalhará a freq automaticamente igual do clock da placa-mãe, ou o que?

- E se o clock da memoria for menor q o clock da placa-mãe?

- Como q determina o clock externo de um processador (clock da placa-mãe )?

por exemplo

um p3-600

poderia fazer

placa-mãe = 200

multiplicador = 3

ou

placa-mãe = 100

multiplicador = 6

e ai?

esse clock externo qm determina, é a placa-mãe ou é o processador q aceita até a freqüência de até X mhz?

esse multiplicador serve pra o que?

Se eu tenho um PC com fsb = 200... eu tenho de usar ddr200 ou 400?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º - Nenhum problema acarretado. Para configurar sua memo ao mesmo clock do processador, basta configurar isso no setup.

2º - Clock da placa-mãe ??? Ou do processador ????

3º - Clock Interno x Fator Multiplicação

Ex : 100Mhz x 11.0 = 1100Mhz

Se eu tenho um PC com fsb = 200... eu tenho de usar ddr200 ou 400?

DDR400.

Lembrando que uma DDR400, trabalha na verdade a 200Mhz.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado

na 2 perg é o clock externo do processador

tipo assim ó:

fsb = 100

memoria pc66

q q acontece nesse caso?

Então, mas ó, se e tenho um p3-600

porque não por fsb=200

multiplicador=3

ai o fsb seria de 200, seria mais rápido ne...

Esse multiplicador serve pra o que?

Esse fsb é referente ao processador pode transimitir ate X mhz, ou a depende da placa mãe?

por exemplo assim, eu quero q o meu p3 use ddr400... isso pode se possivel se eu coloca-lo em uma placa-mãe q aceite esse fsb, ou o p3 não aceita essa freqüência?

Brigado de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para resumir...

O fsb ideal é aquele no qual o processador trabalha com multiplicador 1.

Sacou o ideal seria fsb 2000Mhz para athlon 2000Mhz.

Mas por questão evolutiva o processedor tem o clock mais alto do que a placa mãe e outros perifericos desde o 386.

Então o que fazer? coloca um multiplicador para o processador poder funcionar na sua velocidade total por isso fsb 200 e processador multiplicador 10X.

Agora porque o p3 não tem fsb 200. Porque na época dele não tinha esse fsb, e por isso não tinha placa fsb 200 para p3 muito menos usar memória DDR na época dele não tinha memória DDR muito menos 400 então não vai ter placa para p3 que aceita memória DDR 400!

Se esse seu esquema rolasse eu colocava um pentium MMX 200 para trabalhar com memória DDR 400 em dual channel com uma ge force 6800 ultra em sli com interface pci express, sata nativo, sound storm, usb 2.0, firewire, dual lan gigabit, operando em overclock dinâmico.

Se existisse uma placa mãe com um chipset com essas caracteristicas para pentium MMX 200 eu poderia fazer isso.

na 2 perg é o clock externo do processador

tipo assim ó:

fsb = 100

memoria pc66

Nesse caso não tem problema, geralmente placa mãe aceita memória menor que o fsb é só configurar direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado

Agora já to bem inteligente hehehehehe :)

Mas quando eu digo q o FSB é de 100 por exemplo

isso significa o que? Q o processador se comunica com a memoria a 100mhz certo?

Mas qm determina isso, é a placa-mãe ou o processador?

Tipo assim... Eu tenho um p3 aqui, e aqui tá fsb = 100, mult = 5.5

pode ser q em alguma placa-mãe um pentium igualzinho o meu, possa estar a 133, por causa q a placa-mãe suporte essa freqüência?

Esse fsb é determinado pela placa-mãe ou pelo processador?

O processador tem um maximo q ele aguenta trabalha?

Obrigado de novo... ( to abusando néhehehehehe ) :D

Até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou ver se consigo ajudar, apesar de eu estar aprendendo muito sobre mem ram ainda...

aqui em casa tenho um P4 1.6 GHZ com FSB de 533, mas na verdade ele trabalha com um FSB de 100 multiplicado por 16x o q resulta 1600Mhz, no meu caso uso memorias DIMM PC133 e elas também trabalham a 100, ja tentei colocar a freqüência dos dois em 133/133 mas quando faço isso o pc não liga, deve esquentar demais e o processador não suporta, aí eu tenho q zerar o BIOS, no meu caso o processaodor e as memos trabalham sincronizados em 100/100...

pelo q eu saiba você pode aumentar o clock original até quando o processador aguentar, o meu aguenta apenas 100, se aguentasse 133 seria 133x16=2128 então eu estaria fazendo um over e meu pc seria de 2.1Ghz...

se não me engano você pode aumentar o FSB só q no caso você teria q aumentar a ventilaçao do pc, para deixa-lo mais frio e poder trabalhar, talvez teria q fazer isso até com as memos..

se eu estiver errado alguem me corrrija por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Colega,

FSB é Front Size Bus! E ele representa a velocidade do barramento entre o processador e o chipset! Ele pode ser apresentado em duas maneira:

Clock Real;

Clock Efetivo!

O clock real é o verdadeiro clock externo do processador, e o clock efetivo é justamente o clock real somado as novas tecnlogias de transmissão, por exemplo:

DDR, QDR, Dual Channel!

O melhor é ter memórias de clock igual ou maior ao clock do processador!

O P-III tem clock externo 100! E isso não há como alterar... a menos que se faça um overclock! Mas para tal... sua placa-mãe tem que dar suporte!

Você precisa mais do seu pai ou da sua mãe para você nascer?! Não tem como separa-los, certo?! É o mesmo caso no clock externo do processador e o clock da placa-mãe! Não adianta você colocar um Duron XP Barton... numa placa-mãe de clock externo 100! Da mesma maneira, não tem como você colocar um Duron 1.6 em uma placa-mãe de FSB 266/333/400! Se o processador aceitar o overclock você precisará de um excelente cooler e monitarar a temperatura do danado! Hehe

Espero ter lhe ajudado!

É isso!

FelicidadeS! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Duron 950 aqui.

ele é 266 no caso 133 pois este 266 é dividido por dois entrada e saida, (eu acho)

e a memoria 256 pc 133 dimm ai ele trabalha total 133/133 antes era tudo 100/100 pois eu tinha 128 de memoria config. com fsb de 100 e ai eu aumente pra 133 pois o outro pente de memória só funciona a 133 ai o q aconteceu meu processador fritou q até vazou oleo. quase queimou.

resumindo quem manda é a mother board seu chipset q comanda tudo você o altera pela bios e ele executa o q você manda se você meter um athlon xp 2600+ (fsb= 333) na minha placa ele não vai ler então você tem q colocar o suportavel para o pc no meu caso processador 266 que na verdade são os 133 e memoria é a mesma coisa, não adianta colocar memoria de 133 em uma placa q trabalha a 333 se ela não tiver opção de alterar a memoria.

Abraço. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhh entendi ( acho hehehe )

Então é assim

Eu vou e compro um processador X .. ai tenho q saber a ql freqüência externa que ele trabalha, e ai compro uma placa-mãe q trabalhe a mesma freqüência ou superior a dele ( o fsb da placa )

é isso?

http://www.microemp.com.br/hardware/asusa7ve/asusa7ve.htm

Essa placa-mãe tem FSB de 200/266mhz ( seria 100mhz com 2 dado por pulso de clock ou 133 com 2 pulso por clock né? )... mas q q adianta ela ser de 200, se ela aceita no máximo pc133 (dim)

?

valeu

to ficando inteligente hehehehehe :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Aprendendo@25 jan 2005, 18:43

Ahhhh entendi ( acho hehehe )

Então é assim

Eu vou e compro um processador X .. ai tenho q saber a ql freqüência externa que ele trabalha, e ai compro uma placa-mãe q trabalhe a mesma freqüência ou superior a dele ( o fsb da placa )

é isso?

:D

Isso. Por exemplo, se voce comprar um Athlon XP 3200+ que tem o FSB 400 e tentar colocar numa placa mãe A7S333 que tem o FSB 333 a única coisa que vai acontecer é que o processador ao invés de ficar em 400, vai ficar em 333, porque é o limite da placa mãe.

Se você colocar um Athlon XP 2600+ com FSB 333 numa A7N8X-X que tem o FSB 400, não vai acontecer nada, só que o processador não vai estar utilizando toda potencia da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...