Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan 120x120 220V, Pode gerar "energia estática"?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom pessoal.. pra resumir, comprei uns fans pra por no meu gabinete, fazer um mod pra refrigeração, então peguei 2x cooler´s 120x120 12V e 1x cooler 120x120 mas 220V/115V porque quando liguei pra testar.. vi que o bichinho era furioso...

Mas me disseram que um cooler desses gerava muita energia estatica e poderia queimar alguma peça minha, bem, não estou muito a par das coisas que um cooler desses pode ocasionar, mas vou conversar com alguns professores meus pra ver como seria isso, afinal, o gabinete tb fica aterrado já q a fonte tem um cabo de aterramento para tudo na carcaça dela!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

netadmin Postado em 21 jan 2005, 01:18

  provavelmente não engenheiro_ce2, nunca vi nenhum relato de fan causar problemas de energia estática e já vi cases com 4 fans de 120mm trabalhando sem problemas. 

Não como esse amigo!! não considero mais nem fan.. considero ventilador mesmo!!!

carvalhoso Postado em 21 jan 2005, 02:39

  Energia estática não...

Mas interferencia por magnetismo sim...

Este tipo de cooler pode gerar ondas magneticas que podem interferir no bom funcionamento do computador. 

vou experimentar por uma bussola perto para ver se tem mesmo algum efeito sensivel!!

Mas uma coisa é certa.. é trepidação é violenta!! pus ele aqui em cima da mesa do micro e liguei ele fora do gabinete.. em cima da mesma mesmo "olhando" pra dentro do gabinete e tal..

a mesa toda treme!! aff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente uma fan de 120mm gera uma certa trepidação, procure fixá-la bem no gabinete, você não vai poder deixar trepidando pode danificar até o HD, em relação a energia estática ou eletro magnética das fans prejudicar alguma peça de seu computador acho muito difícil acontecer, como já disse vi cases com 4 fans de 120mm trabalhando normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente ...

um ventilador gera um campo magnetico relativamente grande, porque a bobina é grande...

uma vez deixei alguns disketes em baixo de ventilador e todos eles estragaram ...

não acho aconselhavel usar esses monstros aí não ...até porque tem a trepidaçao tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por netadmin@21 jan 2005, 16:01

realmente uma fan de 120mm gera uma certa trepidação, procure fixá-la bem no gabinete, você não vai poder deixar trepidando pode danificar até o HD, em relação a energia estática ou eletro magnética das fans prejudicar alguma peça de seu computador acho muito difícil acontecer, como já disse vi cases com 4 fans de 120mm trabalhando normalmente.

Netadmin,

O problema não é o tamanho do fan que ele está usando...

Fan de 120mm é tranquilo.

O problema é o fan ser de 115/220V, este tipo de fan não é dos mais indicados para ligar com o micro, é a mesma coisa de ligar um vendilador dentro do gabinete. Este tipo de fan que pode trer algum problema de eletromagnetismo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é pessoal... realmente fiquei com medo de por o bixim dentro do meu gabinete!!

Pus ele aqui em cima da mesa.. "olhando pra dentro do micro" pra refrigerar... pus ele em 1 das pontas da mesa.. quando vi, ja estava na metade do caminho da outra ponta... só com a vibração, o bixim que já não é muito leve, corre que é uma beleza.... os de 12V não tem a mesma potencia, mas em compensação são menos vibrantes mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...