Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

COMO FORMATAR E INDTALAR O WIN98?


extremepower

Posts recomendados

:D eu gostaria,se possível,que aluguem me ensinasse a formatar e instalar o windows 98,pois eu sei fazer isso apenas com o windows xp porque ele ja tem boot e é só seguir as instruções,mas o 98 é diferente e eu não sei.

POR FAVOR ME ENSINEM!!!

OBS.:eu ja tenho o cd de instalação do windows 98 e o disquete de boot,só falta aprender :P !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que haja uma partição FAT32 no HD e nenhum sistema instalado:

1. Dê o boot com o disco de inicialização, escolhendo a opção de instalar os drivers para CD-ROM.

2. Após o boot, digite no prompt:

FORMAT C:/U

Este comando apaga todo o conteúdo da partição C:. Antes de usar o comando, certifique-se que tenha feito backup dos seus dados presentes na partiçção C:.

3. Insira o CD do Windows no drive de CDROM, mude para a letra do CDROM e digite:

INSTALAR

4. Agora é só seguir os passos apresentados na tela para instalar o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, esse aqui é meio que um passo a passo que eu fiz pra mim.

Comigo sempre deu certo e é mais seguro do que instalar do CD direto.

Espero que te ajude...

valeu

:bandeira:

Particionando, Formatando e Instalando o Windows 98.

1ª Parte: Particionando

Primeiramente devemos ter em mãos o Disquete de Boot do 98 e juntamente com ele o Cd de Instalação do mesmo.

Reconhecendo o HD no Setup da Bios e ao colocar o disquete de Boot no drive, devemos ajustar a Bios para dar o Boot primeiramente no drive A.

Chegando no menu de inicialização pressione SHIFT+ F5 para ir ao prompt. Digite o comando A:\> FDISK.

Executando então o FDISK, aparecerá uma tela perguntando se você deseja usar o suporte a unidades de disco de alta capacidade. Digite sim, pois é pouco provável que você tenha um disco com capacidade menor do que 2G.Após isso aparecerá a tela principal do FDISK, e a partir daí você terá 4 opções:

1. Criar uma partição ou uma unidade lógica do DOS

2. Definir uma partição ativa

3. Excluir uma partição ou uma unidade lógica do DOS

4. Exibir as informações sobre as partições

Primeiro digite a opção 1, e depois irá aparecer outras três opções( 2 tela do FDISK):

1. Criar uma partição primária do DOS

2. Criar uma partição estendida do DOS

3. Criar unidades lógicas na partição estendida do DOS

Devemos também escolher a opção 1, pois é nessa partição primária © é onde irá ser instalado o Sistema Operacional e onde será dado o Boot do computador após nós definirmos posteriormente está partição como partição ativa.

Após isso uma tela aparece perguntando se desejamos utilizar o tamanho máximo disponível para essa partição primaria que estamos criando. Se você deseja criar apenas uma partição digite Sim, mas se quiser criar outras partições digite Não. Digitando Não você devera estabelecer o tamanho da partição primaria, digite o tamanho dela em Mbytes e depois confirme a ação.

Se você vai criar uma nova partição, você deve voltar a tela principal do FDISK, para aquele que só quiser criar uma partição, pule esse parágrafo.Na tela principal digite 1(Criar uma partição ou uma unida...), depois digite 2(Criar uma partição estendida do DOS) e coloque o restante de espaço que sobrou, ou seja, o espaço não utilizado pela partição primaria para que seja usado pela partição estendida. É nessa partição que ficarão os outros drivers (D, E, etc), e a partir daí é que iremos definir os drivers lógicos da partição estendida, ou seja, o drive D ou E, assim quantos drivers forem necessários. Primeiramente, devemos ir para a tela principal do FDISK e digitar 1 (Criar uma partição ou unida...) e depois escolher a opção 3 (Criar unidades lógicas na partição estendida do DOS). Se quiser criar apenas o drive D, basta apenas você confirmar o tamanho máximo sugerido teclando ENTER. Se for preciso a criação de outros drivers, coloque o espaço pretendido para a unidade D, e faça o mesmo procedimento da criação da unidade D para a unidade E.

Agora como falamos anteriormente, devemos definir a partição primária como partição ATIVA, e somente a partição primária pode ser definida como partição ativa. Ao voltar para a 1ª tela do FDISK, digite a opção 2(Definir uma partição ativa).Ao aparecer a próxima tela, devemos digitar 1, para que a partição primária passe a ser ativa. Partição ativa é aquela pela qual será realizado o Boot. Se você quiser dar uma olhada em como ficou tudo, na tela principal do FDISK digite 4(Exibir informações sobre as partições),após isso tecle Esc na tela principal do FDISK para sair e voltar ao prompt. Após todos esses procedimentos reinicie o micro.

2ª parte: Formatando e Instalando o Win98

Para que possamos utilizar o HD para a instalação do Win98, devemos primeiro formatar o mesmo. Para isso devemos usar o programa FORMAT.COM.

Ainda com o disquete de Boot e com o disco de instalação do Win98, com o drive de CD-ROM devidamente reconhecido pela BIOS, devemos após o disquete ser carregado selecionar a opção: Iniciar com suporte a CDROM. Ao terminar de carregar o Boot, irá aparecer a letra da unidade de CD-ROM, ou seja, o CD-ROM é reconhecido pelo sistema.

->Drive D, E ou F, dependendo do caso: MSCD ***001.

Agora devemos formatar a unidade C com o comando A:\>

FORMAT C:/S

Se você tiver mais de uma unidade, formate-a também com o comando A:\> FORMAT D:

Após a formatação deve ser executado o SCANDISK no drive ou nos drivers com o comando A:\> SCANDISK C:

Se tiver mais de uma unidade, faça também na unidade D, digite A:\> SCANDISK D:

Após isso, iremos criar uma pasta para copiarmos os arquivos do CD para termos uma instalação mais rápida, digite os comandos:

A:\> MD C:\WIN98

A:\> COPY E(letra da unidade de CD-ROM):\WIN98\*.* C:\WIN98

Após a copia, reinicie o micro.

Com o disquete e o Cd retirados, altere no Setup a seqüência do Boot para começar pelo HD, ou seja, unidade C.

Digite os comandos:

C:\> CD WIN98

C:\> WIN98> INSTALAR /IE/IS/IU.

Após isso, a instalação do Win98 será efetuada. Tenha em mãos o Serial Number, pois ele será pedido. E espere cerca de 1 hora até a instalação completa do Win98.

Após o termino da instalação:

I -Iniciar>Executar>Scanregw>Ok>Ao perguntar se deseja fazer novamente o backup, clicar Sim.

II –Iniciar>Programas>Acessórios>Ferramentas de Sistema:

1° Limpeza de disco, 2° Scandisk, 3° Desfragmentador

III –Instalar os drivers dos dispositivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...