Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PixelShader na placa NVIDIA GeForce4 MX 440 (?)


Visitante

Posts recomendados

:goff: Olá para todos

Encontrei um problema com a minha placa de vídeo (GeForce4 MX 440 with AGP8X) ao tentar rodar o jogo Silent Hill 4.

A instalação foi completada com sucesso, mas ao tentar rodar o jogo recebi esta mensagem:

"This games requires a video card with a minimum of 32MB VRAM and programmable Vertex/Pixel shadder support. The application will now close"

No painel de configuração do video do jogo havia este item:

"Hardware PixelShader 1.1 not presented"

Gostaria de saber se este problema pode ser solucionado ou existe uma incompatibilidade da placa.

Se alguém puder dar qualquer informação ...

Thanx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo pouco que sei e pesquisei esses ultimos dias sobre pv todos os modelos de GeForce 4 MX não dão suporte a tecnologia Pixel Shader. não tem como resolver, a não ser que exista um jeito de desabilitar no jogo ou você vai ter que comprar uma pv nova, A partir da GeForce 4 Ti ja existe suporte pra essa tecnologia.

veja na tabela do link abaixo as placas Nvidia e sua especificações:

http://rosted.sites.uol.com.br/vga_images/02vga_nvidia.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedruHenriki@19 jan 2005, 21:22

Pelo pouco que sei e pesquisei esses ultimos dias sobre pv todos os modelos de GeForce 4 MX não dão suporte a tecnologia Pixel Shader. não tem como resolver, a não ser que exista um jeito de desabilitar no jogo ou você vai ter que comprar uma pv nova, A partir da GeForce 4 Ti ja existe suporte pra essa tecnologia.

veja na tabela do link abaixo as placas Nvidia e sua especificações:

http://rosted.sites.uol.com.br/vga_images/02vga_nvidia.html

exatamente , as Geforce 4 MX dao suporte por hardware até o directX7 e o pixel shader só passou a ser usado no DirectX 8. Dentre as placas da nvidia a primeira a dar suporte ao directX8 e pixel shader foi a geforce 3 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aranha:

Realmente fiquei preocupado com esta placa ....................... li alguns comentários muito ruins sobre ela !

No momento ................ alguém tem uma dica sobre uma placa boa, atualizada e com um bom custo benefício ??????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rokomen@19 jan 2005, 22:20

:aranha:

Realmente fiquei preocupado com esta placa ....................... li alguns comentários muito ruins sobre ela !

No momento ................ alguém tem uma dica sobre uma placa boa, atualizada e com um bom custo benefício ??????????????

Existe uma maneira de burlar, de enganar o jogo fazendo-o pensar que você está usando uma placa com hardware compatível e necessário para jogar esse jogo (no seu exemplo, o game precisa de uma placa que tenha pixel shader via hardware). Essa maneira é através de um programa chamado 3D Analyze.

É um programa cheio de opções e que, dependendo do jogo, você pode ativar umas e deixar outras desativadas. Uso ele para poder jogar Prince of Persia Sands of Time nessa GF4 MX440 que não roda com esse jogo, justamente por não ter suporte ao PS.

Depois de ir testando as opções, consegui configurar o programa pra se adaptar da melhor forma possível ao jogo e assim gerar a melhor imagem. O único incoveniente que tenho é de executar o jogo e fechá-lo indevidamente para que, ao rodá-lo novamente, ele entre em modo de segurança e dai, eu apenas configuro as opções gráficas do mesmo para mínimo. Assim, ao iniciar o jogo, a imagem fica praticamente perfeita, sem nenhum artefato na tela (o que acontece quando executo o jogo sem fazer esse procedimento).

O programa realmente é bom e dá para quebrar um galho até você poder comprar uma placa de vídeo melhor, mas ele não pode substituir, de maneira alguma, uma PV real com suporte e tecnologias mais recentes :(

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho visto que muitas pessoas estão começando a terem problemas pra rodarem os jogos novos que só agora estão começando a utilizar em sua totalidade a tecnologia dos SHADERS por hardware.

Mas o que vem a ser esses SHADERS afinal, muitos me peguntam. Bem shaders é uma palavra que não significa muita coisa pra quem joga mas significa muito pra quem utiliza programas 3D como o 3D Studio e o Maya. Os Shaders são as características atribuídas a um material. Por exemplo: uma taça de vidro, é transparente, porém ainda reflete suavemente as coisas à sua volta e brilha intensamente sob uma luz forte. Essas características são ajustadas facilmente e com bastante recursos nos programas 3D.

Porém nos jogos até o Direct3D 7, não tinham essa gama de possibilidades todas. Para se fazer um efeito de reflexo como o do vidro, era utilizado apenas um conjunto fixo de características pré-definidas pela API e pelos fabricantes das placas. Então os designers dos jogos não podiam fazer muita coisa pra deixar um vidro de um jogo muito diferente do vidro de outro...

Porém, depois da introdução das revolucionárias GeForce 3 e da API Direct3D 8, os shaders ganharam essa flexibilidade, pois o processador da placa de video ganhou uma unidade de memória "extra" que armazena essas informações customizadas dos materiais e as processa. Esse trabalho não é nem um pouco simples pra GPU, por isso é que as GeForce 3 tinha na época mais transistores que uma CPU de Pentium 4!!! E mais da metade desses transistores só pra processar os shaders!

Como na época o único jogo que fazia uso extensivo dos shaders era o Aquanox, o poder das GeForce 3 estava meio que desperdiçado na época... E essas placas eram bem caras por causa disso. Então o que fez a NVIDIA?

Ela simplesmente aposentou as GeForce 3, e lançou a 4 com "dois sabores": a versão Ti turbinada com o desenvolvimento dos shaders das GeForce 3 e as MX que para serem bem mais baratas foram tirados todos esses transistores extras que encareciam a GPU e cujo uso na época não se fazia necessário.

Realmente, os proprietários das GeForce 4 MX só começaram a ter problemas no meio de 2004 pra cá quando começou a sair os jogos com shaders. A maioria agora está xingando porque não consegue mais rodar nenhum jogo da nova geração como: Half Life 2, Doom 3, Far Cry, Medal of Honor Pacific Assault...

Todos estes exigem que a placa suporte a tecnologia dos shaders... Há os métodos paliativos como o citado acima, mas mesmo assim o jogo deve perder em qualidade gráfica horrores, pois os shaders são o que dão vida nova aos jogos.

Estava prestando atenção nos detalhes desses jogos com shaders... É incrível. A água por exemplo: é uma das coisas mais difíceis de simular e eles estão conseguindo efeitos fantásticos e realistas com água nesses jogos com shaders. Não é só com isso, o mais notável é ver agora a perfeição que os rostos dos personagens estão adquirindo com o uso dos shaders. Se vê agora os músculos da face se mexendo e o sincronismo dos lábios com a fala é agora perfeito!

Claro que toda esse avanço da tecnologia tem seu preço. Pra nós brasileiros que não temos dinheiro pra acompanhar tal rapidez de inovações é muito chato. Mas tudo na tecnologia é assim... Ou você se atualiza ou sobra...

Acho que a transição para os shaders foi meio brusca... As produtoras de games viraram hollywood e acham que quanto mais bonito for o jogo mais ele vai vender... Não é bem por aí... Se esquecem do resto do mundo, que nem todos são iguais a eles que podem comprar um computador a um preço muito em conta. Admiro o trabalho da Digital Extreme que conseguiu fazer com que o Unreal Tournament 2004, fosse um jogo LINDO e ao mesmo tempo compatível. Até quem não tem placa 3D pode utilizar o velho método do Software Rendering. E o jogo roda realmente rápido, mesmo sendo tão cheio de detalhes!

Isso prova que com um pouco de dedicação pode se criar ainda um jogo para todos. Afinal nem todos tem uma GeForce 6800 Ultra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rokomen@19 jan 2005, 22:20

:aranha:

Realmente fiquei preocupado com esta placa ....................... li alguns comentários muito ruins sobre ela !

No momento ................ alguém tem uma dica sobre uma placa boa, atualizada e com um bom custo benefício ??????????????

Mais ou menos por um preco dessa Mx 440 você encontra uma Fx 5200 128mb ou uma radeon 9200Se 128mb. Num sao um maravilha de placas mais tem o Pixel/shader

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente se perde muito em qualidade gráfica, mas se a intenção, no meu caso, era de querer jogar o game a qualquer custo... Então, era melhor usar o programa do que nada hehe :D

Não nego que é muito melhor jogar um game com uma placa que dê suporte total às tecnologias empregadas nele, mas nem todas as pessoas são providas de uma... :(

Uma alternativa, como disse, quebra-galho, seria utilizar esse programa. Eu consegui rodar o POP com uma imagem muito boa (por assim dizer) sem defeitos aparentes na imagem e dava para jogar tranquilamente (tirando algumas lentidões de certas fases, mas é querer demais de uma GF4 MX que nem sequer consegue rodar o jogo normalmente, quanto mais querer que ela rode com FPS bem consideráveis em todos os momentos do jogo).

O HL2 eu também consegui rodar muito bem aqui, com bons FPS usando a API do DX7 nele. É claro que a imagem deixou a desejar, mas mesmo sendo uma imagem de DX7, o visual é deslumbrante! :D

Resumindo, nada pode substituir uma placa moderna se você quiser rodar os games com qualidade gráfica satisfatória. Entretanto, para aqueles que são desprovidos (no meu caso, temporariamente, pois possuo uma 9800PRO tentando chegar do conserto hehehe :hehehe: ) de uma 9600XT, 9800PRO ou até mesmo de outras mais simples como uma 5200 (mesmo 64bits) ou 9200 (até as SE), esse programinha faz bem o seu trabalho B)

É só saber configurar, escolher cada opção certa no programa e ele conseguirá rodar o game com uma qualidade até razoável... Eu acho que eu até conseguiria melhorar a qualidade do POP, só que como não sou conhecedor profundo de todas aquelas opções 3D do programa, limitei-me apenas a fazê-lo emular os recursos de que o game necessitava para rodar.

Até você adquirir uma placa mais moderna, esse programa se tornará um grande quebra-galho para você, pode apostar :joia:

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:palmas:

Gurizada ..................... muito obrigado!

Esse fórum é de muita utilidade.

Agradeço a dica de todos.

Não querendo abusar ................................ alguém saberia me dizer se o jogo "World of Warcraft" também necessita de uma placa com pixel shader?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!