Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

64bits X 128 Bits e outros.


Visitante

Posts recomendados

Topico: 64bits X 128 Bits e outros.

Olá gostaria de que quem entendesse do assunto me desse aquele help

1) DIFERENÇA ENTRE 128MB-64 BITS X 128mb-128bits e outros -Tenho uma dúvida quanto a diferença de desses valores em placas de video: Utlimamente tenho visto as espedificações técnicas de umas placas de video e tenho notado que muitas especificam o seguinte- Ex Raedon 9200 128mb 128bits. ja vi essa mesma especicação só que com 64bits, nesse caso qual a diferença de desempenho? Alguém poderia me explicar o que implicaria nessa Raedon essa diferença usando uma placa mãe ASUS-A7A133. Tenho essa placa mãe e sei que ela é AGP4x. Hoje uso uma placa de Vido da Riva TNT2 32mb Model 64M comprei o pc e veio com ela no ano de 2002, No Mês de Abril. Nessa epoca, as placas usavam quantos megas no maximo? E quantos bits tem essa minha placa de vídeo.Eu fico limitado no desempenho usando a melhor placa de video do MERCADO hoje pelo fato da minha placa mãe ser velha?(SLOT AGP4X) ou não faz muita diferença? AGP4X , o4X e 8x é a velocidade de transferencia de dados da memoria p/ processamento?

2) O QUE SERIA MELHOR: comprar uma placa de video que tem um CHIPGRÁFICO rápido EX Velocidade 100% mas com 64mb Ou comprar uma placa de video que tem CHIP GRAFICO com Velocidade 75% e usar 128mb? Quando se dever dar preferência para quantidade de memoria OU quando se deve dar preferência para velocidade do processador grafico do placa de video ? Tenho um jogo CYCLING MANAGER 4 e acho que ele roda bem pesado na minha máquina Ahtlon 1,333gz, 128Mb pc133, HD40GB 5400rpm e RivaTnt2 32mb M64. Pelo fato de ter muitos pontos na tela (São muitos ciclistas na largada as vezes 180) Será que alguem conhece esse jogo? O que seria melhor pra ele? Placa de video com 128 de memoria? Placa de video com 128bits ou 64 ? Sei que seria melhor CLARO uma com 256mb e com 128bits, mas hoje no mercado qual tem o melhor custo beneficio? Que estilo de jogo usa mais memoria de Video que processamento? E que tipo de jogo que usa mais Processamento que memoria?

3) Pela logica realmente uma placa de video pode ser mais rapida que a outra mesmo ela tendo menos memoria Ex: Uma placa 64mb Antiga TOP de linha Contra uma Simples hoje com 128mb??

Alguém poderia me ajudar nessas dúvidas? Obrigado !

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, quanto ao fato de ser 64 ou 128bits quer dizer o "modo" como a memória será acessada. Por exemplo: no seu caso, essa VGA poderá acessarar os 128Mb da memória através de 64 ou 128bits por ciclo de clock... logo, quem acessa a 128bits sai bem na frente que uma de 64bits. Resumindo: uma VGA de 128bits tem um acesso mais eficiente à memória que uma 64bits (aproximadamente o dobro eu acho).

Quanto ao fato do AGP 4 e 8X, não sei bem te dizer extamente como ele funciona, mas posso afirmar de grossso modo que é a taxa om que sua VGA vai se comunicar com o chipset...

Já aquantidade de memória ram em uma VGA nem sempre é proporconal ao desempenho obtido... Por exemplo: na maioria das placas atualmente, ter 128 ou 256Mb de ram não faz diferença (ou faz bem pouca), sendo que existem casos onde uma VGA de 128mb chega a ser mais rápida que uma de 256Mb. portanto, depende muito do modelo em questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lc_ss@18 jan 2005, 20:20

OResumindo: uma VGA de 128bits tem um acesso mais eficiente à memória que uma 64bits (aproximadamente o dobro eu acho).

Não é o dobro nem quase o dobro, a diferença de uma de 64bits pra uma de 128bits é de cerca de 40% - 50%, porque só dobra o desempenho das memórias, mas ainda tem outras coisas na placa que continua a mesma coisa, como o clock da GPU, etc.

E a diferença de AGP8X pra 4X é de cerca de 5% (dizem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Andre_foc@18 jan 2005, 21:55

Não é o dobro nem quase o dobro, a diferença de uma de 64bits pra uma de 128bits é de cerca de 40% - 50%, porque só dobra o desempenho das memórias, mas ainda tem outras coisas na placa que continua a mesma coisa, como o clock da GPU, etc.

E a diferença de AGP8X pra 4X é de cerca de 5% (dizem).

tambem concordo. Num é 100% de rendimento a mais de 64bits pra 128bits :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza a pontuação no benchmark não dá essa diferença de 100%... Nunca! Mas eu falei quanto ao acesso à memória e não ao desempenho geral... Podem confirir na tabela que tem aqui mesmo no Clube.. Lá mostra que uma Radeon 9600XT com sua memória rodando a 600Mhz possui uma vazão de 9,6GB/s, sendo ela uma de 128bits.... já uma 9700 com memória rodando em "apenas" 540Mhz faz uma taxa de 17,2GB/s... Porque essa diferença? Simples: em cada clock, ela acessa 256bits por vez, enquanto a 9600XT acessa somente 128bits por ciclo de clock... Ah, e se for colocar na ponta do lápis, dá exatamente o dobro. É simples a conta:

9600XT: memo a 600Mhz e 128bits = (600*128)/8 = 9.6GB/s

9700 : memo a 540Mhz e 256bits = (540*256)/8 = 17.2GB/s

9700 : memo a 600Mhz e 256bits = (600*256)/8 = 19,2GB/s , o que na poderia ter o dobro de acesso que uma VGA de 128bits caso essa 9700 exixtisse ou exista.

B)B)B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê galera,

Primeiramente eu queria agradecer a prontidão de vocês em relação a esses dúvidas qu postei.Obrigado Vocês que responderam ! você são muito rápidos no post, primeira vez que entro aqui e realmente fiquei impressionado, acho até que vocês deveriam divulgar mais esse forum! muito util...assim quem sabe vocês não consigam colocar mais anuncios ...assim vocês acabam ganhando seus dimdim... assim vocês podem continuar ajudando os leigos, eu mesmo fui passado pra tras quando comprei minha placa de video.Estaria mais bem informado se tivesse entrado aqui antes...

Agora tenho outra duvida: eheheh minha placa de RivaTnt2, 32mb m64 olha as especificaçlões que eu achei de um cara vendendo ela no mercado livre e em outro site tb. Tá certo isso ? >

PLACA DE VGA TNT M64

32RAM

Especificações do produto:

Modelo: Riva TNT2

Maior Performance 2D/3D

Alta Qualidade em DVD Playback

300 Mhz!! RAMDAC

Memória: 32MB SDRAM

Pixel (Pixels/Sec): 250 Milhões

Triangulos/Sec: 8.3 Milhões

AGP

Resolução Maxíma: 2048 x 1536 pixel

Chip Set: NVidia Riva TNT2

Plug and Play

Características especiais:

Otimizado Para:

-Direct3D

-DirectX®

-OpenGL®

-MPEG-I e MPEG-II

-Anti-aliasing

-TextureBlend support

Interface AGP interface

4x/2x AGP supports

Memory 32MB SDRAM

General features 64bit memory interface

128-bit 2D and 3D graphics accelerator

300 MHz RAMDAC

2nd Generation 128-bit Twin Texel architecture 2 texture-mapped, lit pixels-per-clock cycle

Single-pass multi-texturing

32-bit color with 32-bit Z/stencil Buffer

NVIDIAR shading rasteriser

Optimized for Direct3D acceleration with complete support for Microsoft DirectX 5.0, 6.0 and OpenGL support

DVD sub-picture alpha blend composite - Advanced support for DirectDraw

Supports NTSC, NTSC-EIA (Japan), and PAL (B, D, G, H, I, M and N) TV formats

15-pin D-Sub VGA connecto

High quality

video playback DVD and HDTV ready motion compensation for MPEG-2 decoding up to 1920x1080 NTSC format

e de acordo com as contas

9600XT: memo a 600Mhz e 128bits = (600*128)/8 = 9.6GB/s

9700 : memo a 540Mhz e 256bits = (540*256)/8 = 17.2GB/s

9700 : memo a 600Mhz e 256bits = (600*256)/8 = 19,2GB/s , o que na poderia ter o dobro de acesso que uma VGA de 128bits caso essa 9700 exixtisse ou exista

qual seria a velocide dessa minha placa mãe fazendo esses calculos que o amigo lc_ss fez logo em cima,em G.B/s ???

Resumindo : Quantos bits tem minha placa e taxa de transferencia. A minha tem cooler ja vi umas que não tem... E alguem sabe me dizer se vale a pena um upgrade pra um raedom9200 64bits q sempre vejo em anuncio no mercado livre por R$179,00?? Lembrando q tenho uma placa-mãe asus a7a133, agp 4x. Tenho só 128 de memoria. Eu não tô querendo pagar mais que 300 reais numa placa não, uma vez que jogo SIM, mas quase não tennho pra jogar e tô sem $$$. Gosto de Outlive e Cycling Manager 4. A minha placa mãe roda UnrealTornament2004? ehehehe

valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra fazer esse cálculo, você tem que saber quantos bits sua VGA trabalha de acesso à memória... Se ela tiver 4 chips de memória, dessas retangulares, então ela tem 64bits... Multiplica pela frequência da memória e divide por 8, ai você vai ter a vazão dela. Caso tenha 8 chips de memória, então ela tem 128bits e ai você faz esse cálculo usando 128 ao invés de 64. Mas essa vazão não quer dizer tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...