Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o Debian 3.0 r2


Guilherme Paula

Posts recomendados

Olá, eu uso o Kalango Linux, e gostaria de aprender mais da "base" do sistema. Mas estou com receio de instala-lo aqui, pois o meu conhecimento no Linux se restringe ao ambiente gráfico, e poucos comandos do console. Me indicaram o Debian CDD, mas ele é meio otimizado para o Gnome, e como eu só gosto do KDE, e que eu precisaria configurá-lo do 0, eu ou instalar o Debian normal mesmo. E a partir disso me surgiram umas dúvidas.

1º) Quais daqueles 7 CD's são necessarios para instalar o sistema ?

2º) Para que serve cada CD ?

3º) É muito difícil de instalar e de mexer como todo mundo diz ?

4º) Quando te espaço em disco é necessário ?

5º) Da pra ir instalando só os pacotes que eu preciso (tipo o instalador do Mandrake), ou instala tudo de uma vez só (como o Kurumin) ?

6º) Precisarei instalar os drivers manualmente ? Ou ele ja reconhece ?

7º) Ele é em português do Brasil ?

8º) Essa versão r2 é a versão estável ?

9º) Caso sim, qual então vem com os pacotes mais atualizados ?

Por enquanto só são essas dúvidas, conforme for eu posto mais.

Quem souber algumas dessas respostas, mesmo que não seja todas, poste por favor.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o CDD, eu nunca usei.

Atualmente eu uso o SARGE, e aconselho você a usá-lo.

você só precisa do primeiro cd, pega ai o link para fazer o download:

http://cdimage.debian.org/pub/cdimage-test...386-netinst.iso

e pronto.

Ele é em português (e brasileiro), também é bem simples de instalar. Você só precisará instalar o que quiser, use o dselect, ele é bem simples.

Se você quiser, também poderá usar o apt-get, que também é muito simples:

por exemplo para instalar o kde:

apt-get install kde

pronto, ele já vai baixar todas as dependências e vai te entregar instalado.

Quanto ao espaço eu não sei o mínimo, mas tudo depende muito do que você vai instalar.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo suas perguntas...

Ele vem com Kde sim, se não me engano

Tem um particionado bem simples na instalação .)

Quanto ao velox, o 'normal' seria só adsl-setup e depois adsl-start

Estou pegando o meu debian sarge pra instalr direto do hd..sem queimar cd....

Aí depois posso te dizer sobre o velox hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este cd que você está baixando, na verdade somente vem a instalação básica, ou melhor dizendo, somente o que é necessário para o computador funcionar.

Assim que você terminar a instalação, faça a seguinte sequência de comandos para você poder instalar o gráfico:

apt-get update

---

apt-get install x-window-system kde-i18n-ptbr kdm

---

Desta forma ele fará o download e a instalação de todas as dependências para instalar o modo gráfico no seu Debian.

Se você preferir você pode usar o dselect, ele faz a mesma coisa que o apt-get, só que ele mostra uma lista de tudo que é possível instalar.

Comandos para te ajudar com o dselect:

/ - Tecle barra e depois a palavra a ser pesquisada

\ - Repete a última consulta

+ - Marca um pacote para ser instalado

- - Desmarca, ou desinstala um pacote

_ - Desinstala um pacote e todas as suas configurações e dependências

Estes são os básicos, para mais comando dá uma olhada na ajuda do dselect e do apt-get

man dselect

man apt-get ou apt-get --help

Pronto, sobre o qtparted, você pode instalá-lo fácilmente com o dselect, para ver todos os pacotes disponiveis no Debian viste o site www.debian.org e dá um olhada em pacotes.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edmafer

Este cd que você está baixando, na verdade somente vem a instalação básica, ou melhor dizendo, somente o que é necessário para o computador funcionar.

Bem, eu peguei o CD do Sarge completo, até porque o link que você me deu está quebrado.

Mesmo esse, eu precisarei instalar o ambiente gráfico ?

-- Editado --

E outra coisa, qual o MD5 desse CD ? No instalador, quando eu pedi para checar a integridade do CD, falou que estava com dados corrompidos. Será que é por causa do CDRW que eu usei ?

Nesse site de um tal de jigdo está dando:

484d6044ac4a220e51e5ea9054042ecc

E o meu está dando:

c66db0c644abc563bf25df2bd93bff37

:tantan:

E agora ? Que Jigdo é esse ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você estiver instalando, em uma das etapas ele vai te perguntar o que você quer instalar, ele te dá algumas opções, como por exemplo:

Ambiente gráfico, Servidor WEB e etc.

Eu não sei se ele vai pegar direto do CD, ou se ele vai baixar da internet. Até por que eu sempre preferi baixar a instalação básica, e somente fazer download daquilo que me interessa.

A instalação do Gráfico eu sempre fiz como te explicitei acima.

Quanto ao MD5, eu não vou saber te dizer onde tu vai achar, mas quanto ao jigdo, é uma outra forma de instalação, que também não conheço.

Infelizmente não vou poder ajudá-lo muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...