Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Futuro da AMD em 2005


Edu_Gnipper

Posts recomendados

"O site inglês AnandTech publicou um artigo sobre o RoadMap da AMD em 2005 no que toca aos processadores simples Core Athlon 64 e Sempron.

O Athlon 64 3700+ Socket 939 deveria assim chegar no segundo trimestre de 2005, as suas características ainda são desconhecidas (2.2ghz e 512Ko ou 1Mb de cache L2?, instruções SSE3). Este segundo trimestre também marcará o fim da produção dos processadores Socket 754.

No terceiro trimestre de 2005 deveriam chegar os processadores Athlon 64 4200+ e FX-57 (a 2.8Ghz e disponível, talvez em Dual Core), estes processadores deveriam

ser mais rápidos que os actuais Ahtlon 64 (frequência a volta dos 2.6 e 2.8Ghz e 1 Mo de cache L2)."

(por: david_95 -> Link para o tópico de notícias sobre o Futuro da AMD 2005)

e então o socket 754 já tem data para o fim, então o jeito é esperar que o socket 939 se torne viável.
(por: netadmin)
O socket 754 vai ter pouco tempo de vida...
(por: pereira13)
Putz, que balde de água fria. Logo agora que eu tava quase comprando um A64 3200+ S754 vem essa notícia de que este socket está acabado para A64 pra desanimar  . Não que seja uma surpresa total, mas eu achava que iria haver ao menos mais alguns lançamentos de A64 para este socket. Por outro lado eu acho que comprar um A64 S939 com uma placa-mãe sem PCI-E também é uma situação meio desconfortável.
(por: Fischer)

Eu seeeeeempre disse isso aqui no forum. Mas tinha neguinho que me chamava de louco ou mal informado... :P

Mas não esperem que os processadores socket 939 caiam de preço tão rápido assim!!!!! Atéééé a linha 754 ficar obsoleta "oficialmente", vai render muito dinheiro para fabricantes de placas-mãe e pra amd (pois é uma linha econômica, a tendência é todo mundo migrar do socket A pro 754 direto).

Quem quer montar um sistema novo agora no começo de 2005 (como eu fiz semana passada), está ou ficou desesperado!!! O problema é que ficou um "buraco" na tecnologia (digamos assim...): Ou você monta um sistema socket A (462) com os melhores processadores e placas-mãe, para você não ficar tão atrasado daqui 1 ou 2 anos (pelo menos até o lançamento do Windows x64); ou você já parte direto pra plataforma 939, que ainda está muito caro e você é obrigado a importar as peças. Não vale nada a pena investir na plataforma 754...sinceramente... :muro:

Pergunta: "Então quem quer fazer um upgrade ou montar um novo sistema, deve fazer o que afinal, rapá ?" :tantan:

Resposta: Quem não tem tanta grana pra investir num novo sistema baseado na plataforma 939, pensa que a solução é ficar na 754... "pelo menos eu vou ter um processador 64 bits e lá lá lá"...PENSAMENTO ERRADO :wacko: !!! Sinceramente, faça como eu: compre um Athlon XP Mobile 2500+ ou 2600+, uma TOP placa-mãe e bons kits de memórias. Aí você faz um oczinhu básico sem precisar subir a tensão stock (quando muito pra 1.7, 1.75) e fica feliz da vida :D .

porque feliz??? porque com essa minha configuração eu ganho de muitos sistemas de plataforma Athlon 64 socket 754 !!!! Não acredita ?? Então procure se informar em sites gringos de testes de benchs e desempenhos sobre isso...

A dica está dada: Não migre pro socket 754....ou vá pra 939 direto, ou fique com os melhores produtos da linha 462 (socket A).

Abraços, Edu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Huahua, olha o meu post ali :D! Sinceramente eu pensava que os Athlon 64 S754 iriam durar um pouco mais, mas agora já to pensando em uma configuração socket 939, mesmo sem PCI-E :rolleyes: . Ainda bem que pelo menos a placa-mãe tem pra vender no Paraguay, o problema vai ser pegar o processador. Acho que vou pegar na Pirainfo. Esses adiamentos no upgrade já estão me deixando cansado, mas antes de eu voltar as aulas eu to com esse pc montado, promessa de escoteiro :P .

Fischer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja esperava por isso, ja que o s939 ta ficando mais acesivel, e com os novos processadores de 90nm saindo agora, a tendencia é baixar mais ainda os preços...o problema é comprar por enquanto, ja que é quase sempre por importação.

Mas olha, desempenho por desempenho o s754 é melhor que o s939, como mostrado no topico abaixo na comparação dos processadores, porém quem comprar hoje o s754 ficara limitado a placas mães sem muitos recursos.

O que quero dizer é que discordo com você sobre não valer a pena comprar um s754, quem não tem muita grana pra gastar pode optar por um a64 2800+ com uma placa mãe de 350 reais, ja que essa configuiração é melhor que mobiles e Semprons por um preço similar.

Agora, com certeza vale a pena esperar e comprar um s939 daqui uns meses, um A64 s939 3500+ ta mais ou menos R$1100,00, uma boa placa mãe sai por R$500,00....até que não ta tão caro, ja teve mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edu_angra@16 jan 2005, 15:26

O Athlon 64 3700+ Socket 939 deveria assim chegar no segundo trimestre de 2005, as suas características ainda são desconhecidas (2.2ghz e 512Ko ou 1Mb de cache L2?, instruções SSE3). Este segundo trimestre também marcará o fim da produção dos processadores Socket 754.

Não, a fabricação de processadores do socket 754 não acabará no segundo semestre, serão lançados e fabricados processadores Sempron, o socket 754 ficará como a plataforma de baixo-custo.

porque feliz??? porque com essa minha configuração eu ganho de muitos sistemas de plataforma Athlon 64 socket 754 !!!! Não acredita ?? Então procure se informar em sites gringos de testes de benchs e desempenhos sobre isso...

E por acaso não é possível fazer overclock nos processadores do socket 754? A resposta é sim.

Com o sistema adequado é possível rodar um Athlon 64 socket 754 ou Sempron 3100+ a 2.4 GHz, deixando qualquer Athlon XP Mobile para trás, gastanto pouco dinheiro a mais.

A dica está dada: Não migre pro socket 754....ou vá pra 939 direto, ou fique com os melhores produtos da linha 462 (socket A).

Detalhe, os "melhores produtos" do socket 462 não são melhores que os "produtos medianos" do socket 754.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... vai de cada um né... :rolleyes:

Só não quero ver neguinho investir num sistema completo em socket 754, e daqui 1 ou 2 anos (quando lançarem o Windows x64) se arrepender e ficar chorando porque não vai ter dinheiro pra migrar pra 939, :cry: . Ainda mais dizendo que leu algum artigo aqui no forum e aí decidiu investir na plataforma 754 ! :muro:

Abraços... :stupid:

Para notícias existe o fórum de notícias! 2ª vez que você é alertado quanto a isso!

Isso aqui não é notícias..... :muro::muro::muro:

É informação, conselho, ajuda, etc...

Ok !? :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esperaí pessoal esse negocio que a AMD não vai mais fabricar processadores dessa plataforma 754 foi má interpretada, ta tudo errado, vocês entenderam ERRADO, pois o que lí aqui pela net, e de que a AMD vai para de fabricar os processadores 462 em julho mais ou menos, e ja agora nesse 1º trimestre lançara mais dois processadores da linha 754: o 3000 e o 3200...........

Vejam o que diz o boletim do CDH:

Boletim 415 - 21/12/2004

Organizado por Rodrigo Chia

 

4. Fim do soquete A tem data marcada

Segundo um artigo do AnandTech, a aposentadoria do soquete A (462) nos

chips da

AMD já tem data marcada, para o terceiro trimestre de 2005. É nessa

época que

deverão sair de produção os últimos modelos Sempron com esse tipo de

soquete. A

linha Athlon XP, como noticiamos no boletim 413, não passará nem de

2004.

Com o fim do soquete A, todos os Sempron passarão a ser derivados do

Athlon 64,

mas sem contar com os recursos de 64 bits. Ainda de acordo com o site,

já no primeiro

trimestre de 2005, serão lançados os primeiros chips Sempron com

soquete 939

(3000+ e 3200+), somando-se aos diversos modelos soquete 754.

Leia o artigo do AnandTech:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2303

Agora vejam o trecho do testo que fala no FIM DO SOCEKT 462:

Final Thoughts

If we take a look at the bigger picture, what we see for 2005 is that things will remain largely static with a few notable exceptions. Socket A is going to disappear, which comes as little surprise. Socket 754 becomes the new value platform and socket 939 fills in as the mainstream and performance platform - and even adds a couple of value options later in the year. Meanwhile, socket 940 will continue as the platform for workstations and servers. The notable exceptions are that we'll see the introduction of dual core processors, and we'll also see a shift to the 90 nm SOI process for AMD. The maximum clock speed of any single chip planned for 2005 appears to be 2.8 GHz at present, although there is a slight chance that we could see a 3.0 GHz chip at the end of the year. What this means is that those of you that went out and splurged on an FX-55 are going to be very close to the maximum performance available for games for the next year.

Agora vejam a tradução que fiz on-line no Babel fish:

Se nós fizermos exame de um olhar no retrato mais grande, o que nós vemos para 2005 é que as coisas remanescerão pela maior parte de estática com algumas exceções notáveis. O soquete A está indo desaparecer, que vem como pouco a surpresa. O soquete 754 transforma-se a plataforma nova do valor e o soquete 939 preenche como a plataforma do mainstream e do desempenho - e adiciona mesmo um par de opções do valor mais tarde no ano. Entrementes, o soquete 940 continuará como a plataforma para estações de trabalho e usuários. As exceções notáveis são que we'll vêem a introdução de processadores duplos do núcleo, e we'll vêem também um deslocamento 90 ao processo do nm SOI para AMD. A velocidade de pulso de disparo máxima de toda a única microplaqueta de planeamento para 2005 parece ser 2.8 gigahertz no presente, embora haja uma possibilidade ligeira que nós poderíamos ver uma microplaqueta de 3.0 gigahertz no fim do ano. O que este os meios são que aqueles de você que saiu e splurged em um FX-55 estão indo ser muito perto do desempenho máximo disponível para jogos por o ano seguinte.

A lógica esta na cara como a AMD iria parar de fabricar processadores numa plataforma tão nova(754) e iria deixar a 462 que se eu não me engano tem uns 5 anos na ativa??? Não tem lógica!!!!!!!!!!

Portanto tenham mais atenção antes de postarem algo e antes de comentar algo que não sabem com certeza, ok????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahahaha sinceridade ? acho muito difícil a amd parar de lançar os athlon 64 socket 754 ! primeiro ela não teria lucro nenhum em fazer isso ! segundo porque parar de lançar um processador que tem desempenho superior ao da socket 939 ? po e tambem ano passado quando falaram que os athlon xp iriam parar de ser fabricados demoro pakas pra isso acontecer ! pra falar as verdade foi no finalzin do ano de 2003 que comeáram a fala que iriam parar de fabricar athlon xp ! e so agora em 2005 que vão parar definitivamente ! para mim a socket 754 ainda tem uma vida muito longa ! e acredito que ela vai se tornar a plataforma para baixo custo ! :D

obs: agora todo mundo que ta ai falando para não comprar processador socket 754 ta para mim falando bobeira ! porque creio eu que ninguém aqui tem bola de cristal para prever o futuro !!!! ainda mais na informatica !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente não investiria sequer um centavo em conjuntos 754, ontem um cara me ofereceu um A64 3000 tal, quando perguntei o socket , 754, no mesmo instante eu dei pra trás,

será desperdicio de dinheiro ( pra quem tiver )

e mal investimento pra quem tem poucos recursos,

eu mesmo só irei migrar pra 939 e vai demorar, num é todo ano q vou mudar de pc não, <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

confesso q agora fiquei bolado mesmo... já num tava muito animado com esse socket 754.. quero mesmo é pegar um 939... só q custa os oio da cara..uhauauhah..... :zoio:

então, certamente por enquanto vou comprar uma outra memo de 512Mb.. só q tava querendo trocar meu processador por uma 2800+, até pra melhorar o desempenho do conjunto, porque tenho certeza que esse 2200+ que tenho tá atrapalhando a performance do meu sistema, principalmente da vga, em jogos mais pesados como o CSS, onde o fps bate 130, mas tem umas quedas bruscas pra 20.

o q vocês acham? vale a pena ainda comprar um 2800+ barton diante da fatídica notícia de fim do Athlon XP? por quanto tempo ainda vou considerar q tenho um bom ou razoável computador se eu puser um XP2800+ e mais 512 de ram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo o que vocês estão falando parece que os socket 754 são ruizinhos ..

kramba a unica diferença é que na plataforma 939 existe dual channel e na socket 754 não tem isso... agora com o ganho de performance do dual channel é coisa minima....

os socket 754 vale a pena comprar sim..

é só olhar os preços dos socket939 e dos socket754.. você ja vai ver a diferença grande de preço...

eu continuo agora indo de socket754... por ser mais barato e não ter muita diferença de desempenho de alguns socket939...

agora os athlon64 socket754 vão continuar sendo processadores de baixo custo da amd... eles não vão sair do mercado não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha como sou pobre e não tenho como ter o PC TOPO DE LINHA, acho Soquete 754, bem promissor.

EX:

Se eu comprar um A64 + uma placa mãe NF3250GB + Geforce 6600GT AGP + 512MB DDR este sistema vai me oferecer uma performance satisfatória por muito tempo.

Como o soquete 939 não oferece um ganho de performance tão superior e tem custo consideravelmente maior.

Não me importa que AMD pare de fabricar CPU p/ o soquete 754 depois que eu comprar o meu, muito provavelmente no meu próximo upgrade já terá dois ou mais soquetes novos, A64 ou sabe se lá o nome do próximo + DDR2 ou DDR3 + PCI express 2 etc...

££ "Nunca defenderei uma marca porque elas só lucram em nossas costas, defendo sim o produto”.

OBS: cada caso é uma historia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Morpheus.@18 jan 2005, 15:29

pelo o que vocês estão falando parece que os socket 754 são ruizinhos ..

kramba a unica diferença é que na plataforma 939 existe dual channel e na socket 754 não tem isso... agora com o ganho de performance do dual channel é coisa minima....

os socket 754 vale a pena comprar sim..

é só olhar os preços dos socket939 e dos socket754.. você ja vai ver a diferença grande de preço...

eu continuo agora indo de socket754... por ser mais barato e não ter muita diferença de desempenho de alguns socket939...

agora os athlon64 socket754 vão continuar sendo processadores de baixo custo da amd... eles não vão sair do mercado não..

Diferença de desempenho? Nenhuma!

Diferença de preço? Pouca, fale a verdade!

Possibilidade de upgrades mais vantajosos no futuro? Acho que aí o pessoal que vai comprar S939 vai sair ganhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alexandre.ce@18 jan 2005, 15:20

confesso q agora fiquei bolado mesmo... já num tava muito animado com esse socket 754.. quero mesmo é pegar um 939... só q custa os oio da cara..uhauauhah..... :zoio:

então, certamente por enquanto vou comprar uma outra memo de 512Mb.. só q tava querendo trocar meu processador por uma 2800+, até pra melhorar o desempenho do conjunto, porque tenho certeza que esse 2200+ que tenho tá atrapalhando a performance do meu sistema, principalmente da vga, em jogos mais pesados como o CSS, onde o fps bate 130, mas tem umas quedas bruscas pra 20.

o q vocês acham? vale a pena ainda comprar um 2800+ barton diante da fatídica notícia de fim do Athlon XP? por quanto tempo ainda vou considerar q tenho um bom ou razoável computador se eu puser um XP2800+ e mais 512 de ram?

alguém pode me dar uma opinião sobre essa dúvida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim...

não da tanto mais chega aos 300 reais ou mais...

e não é todo mundo que tem dinheiro pra isso...

e a diferença de desempenho é pouca mesmo...

isso que ja fiz varios benchmarks com o meu processador e com de amigos meu da plataforma socket939 e realmente a diferença não é absurda não.. é muito pouca a diferença..

acho que ainda não é hora de comprar o socket939...

pra quem tem dinheiro vai em frente..

mais pra quem não tem tanto dinheiro.. qual é o problema de ir nos socket754? eles em bencks e em overclocks e etc etc são muito bons tambem... as vezes chegando a frente dos socket 939

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alexandre.ce@18 jan 2005, 16:06

alguém pode me dar uma opinião sobre essa dúvida?

sinceramente não vejo o porque investir no socket 462..

se tiver dinheiro invista nos socket939..

ou senão pode ir de socket754 sem medo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom galera, sem querer me intrometer demais, vou deixar minha opnião....

eu acho que quem quer fazer um up, ainda não é hora de investir... para mim o momento é de agitação tremenda... muitas tecnologias como o sata, o pci-e, o sli alem do proprio sistema 64 bits estão se "solidificando" ainda.... o dual está se aperfeiçoando e etc.... sinseramente.... acho que o momento agora é de esperar e ver para onde realmente as tendencias irão nos levar...

bom

essa é minha opnião.... fui

espero ter ajudado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MysticPower@18 jan 2005, 16:24

bom galera, sem querer me intrometer demais, vou deixar minha opnião....

eu acho que quem quer fazer um up, ainda não é hora de investir... para mim o momento é de agitação tremenda... muitas tecnologias como o sata, o pci-e, o sli alem do proprio sistema 64 bits estão se "solidificando" ainda.... o dual está se aperfeiçoando e etc.... sinseramente.... acho que o momento agora é de esperar e ver para onde realmente as tendencias irão nos levar...

bom

essa é minha opnião.... fui

espero ter ajudado....

isso concordo com você..

e é mais um motivo para esperar e comprar o athlon64 socket939 mais tarde..

sabe porque?

ele saiu agora.. vão aperfeiçoar mais ele ainda..

vai sair novas placas mães com mais recursos pro socket939..

assim você vai cmprar ele agora.. e daqui a pouco vão saindo novos recursos saindo e saindo e você la trocando toda hora... assim espera até a poeira baixar e comprar uma coisa boa de uma vez..

agora na minha opinião quer partir pro athlon64..

pega um sempron 3100+ ou a64 2800+ ou 3000+ com uma placa boa e pronto.. da pra usar mais um ano e meio... depois disso o a64 socket939 vai estar bem melhor.. dai sim vai valer a pena..

isso com menos de 1000 reais você compra um a643000+ socket754 e uma placa mãe chaintec ou outras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ricochete@17 jan 2005, 02:52

....A velocidade de pulso de disparo máxima de toda a única microplaqueta de planeamento para 2005 parece ser 2.8 gigahertz no presente, embora haja uma possibilidade ligeira que nós poderíamos ver uma microplaqueta de 3.0 gigahertz no fim do ano....

:tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...