Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

De que forma a fonte influencia na refrigeração?


Thamy

Posts recomendados

Olá pessoal,

Desculpem pela pergunta talvez boba, mas é uma dúvida que eu tenho...

Eu já ouvi diversas vezes algumas pessoas falando para verificar a fonte, que ela pode estar contribuindo para o superaquecimento do micro. Então eu gostaria de saber de que forma exatamente a fonte vai influenciar? Se eu tenho um micro que está com a temperatura um pouco elevada, e eu vier a trocar a fonte, a temperatura pode baixar? Sim ou não e por que?

Enfim, se não for pedir demais, gostaria de algumas explicações sobre isso...

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thamy, em primeiro lugar eu digo a você que não existe "pergunta boba" !

Respondendo: uma Fonte pode influir no superaquecimento do micro se ela for potente, de muitos Watts, e possuir uma ventoinha pequena e não condizente com a necessidade dela de se refrigerar (a si própria). Então o calor dela, que teria de ser dissipado para fora, por trás da gabinete, fica no interior e aumenta o calor já existente, dos outros componentes...

Resumindo... A Fonte deve ter uma ventoinha potente e grande capaz de colocar para fora todo calor gerado por ela mesma!

Acho que deu para entender, não!?

Qualquer dúvida, pergunte novamente!!!!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe que a fonte pode influenciar na temperatura do computador (e que já vi acontecer várias vezes) é o cooler dela ficar muito fraco ou parar!

Aí sim o computador vai esquentar! Teve uma vez aqui que o drive de CD tava super quente, coloquei a mão atrás do computador e quase queimei ela de tão quente que tava! O cooler tinha parado de funcionar.

Se quiser, diga como seu gabinete tá refrigerado que a gente te ajuda (número de coolers, onde estão, a temperatura atual, etc)! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sim Brothers@16 jan 2005, 11:39

Outro detalhe que a fonte pode influenciar na temperatura do computador (e que já vi acontecer várias vezes) é o cooler dela ficar muito fraco ou parar!

Aí sim o computador vai esquentar! Teve uma vez aqui que o drive de CD tava super quente, coloquei a mão atrás do computador e quase queimei ela de tão quente que tava! O cooler tinha parado de funcionar.

Se quiser, diga como seu gabinete tá refrigerado que a gente te ajuda (número de coolers, onde estão, a temperatura atual, etc)! :joia:

cara minha fonte é uma generica veinha mais resolvi mesmo assim subistiyuir o fan origi dela vagalzinhu por um akasa nebula...alem de bunito fikoi mais frio sim...

os coolers delas geralemnte sao uma *****... bom sao só geralemte os de 120mm já de fabrica os de 80 mm não :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sim Brothers@16 jan 2005, 11:39

Se quiser, diga como seu gabinete tá refrigerado que a gente te ajuda (número de coolers, onde estão, a temperatura atual, etc)!

Olá colegas,

Bom... Meu computador tem as configurações descritas na assinatura. Além disso, tenho um gabinete de 4 baias VCom e uma fonte de 400W (não sei a marca). Dentro do gabinete tem apenas uma ventoínha, colocada como exaustor na parte de trás do gabinete, abaixo da fonte. O cooler do processador é Box (veio junto com o processador quando eu comprei-os).

Estou muito preocupada com a temperatura do micro. Neste momento, a temp está em 57ºC, sendo que a temperatura ambiente está em uns 20ºC (Estou em Porto Alegre/RS). Em dias quentes ( ~ 40ºC), a temperatura do processador chegou a 70ºC.

Já me recomendaram trocar o cooler, dizendo que esse cooler box da AMD não estaria mais dando conta do recado. O problema é que eu não sei qual cooler comprar... Tive as seguintes indicações:

- VCom21B (Indicação aqui do fórum);

- MTEK SK358 (http://www.mtek.com.br/sk358.html)

- Akasa AK825 Carnival (http://www.digimer.com.br/detalhe.php?PROD_CODIGO=0000000769)

- Omega XP 3200 22ND50 (http://tecnovaz.akinaloja.com.br/loja/product_info.php?cPath=13&products_id=62)

Me disseram que seria melhor adquirir um que fosse com a base toda em cobre, pois a dissipação seria melhor... Já ouvi falar bem e já ouvi falar mal tanto do VCOM quanto do AKASA, aqui mesmo no fórum em um outro tópico. O MTEK é recomendação de um colega meu, que disse ser muito bom, mas eu nunca ouvi ninguém falar a respeito dele.

Eu estou bem perdidinha quanto a qual cooler comprar, só sei que preciso comprar um urgentemente, antes que meu processador frite! Já não me importo muito com o custo, quero mesmo é baixar a temperatura do meu micro (mas acho que não chegaria ao ponto de pagar R$150,00 por um cooler... Em torno de R$ 70,00 estaria de bom tamanho (Claro que se for menos, melhor)).

O que vocês tem a me dizer?

Obrigada pela disponibilidade de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema de temperatura do processador deve ser por causa do cooler box, é melhor você comprar outro cooler recomendo o Vcom21b é muito bom e o seu preço melhor ainda, se você puder comprar artic silver 5 tb para aplicar no processador seria bom já que essa pasta térmica é a melhor do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver como colocar um cooler na frente, puxando ar para dentro do gabinete, também ajuda muito!

Não sei se você tem como adaptar isso, mas o lado bom é que se tiver, um coolerzinho 80mm de 10 reais já dá um resultado razoável!

Mas troque o cooler do processador também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E independente do custo, se considerarmos apenas o benefício, qual cooler vocês me recomendam?

Eu já estou providenciando a ventoínha para colocar na parte da frente do gabinete, e também estou pensando em colocar um daqueles fans duplos no hd, pra ajudar um pouco mais na ventilação.

Obrigada pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre fonte aquecer o computador...

Se você pega uma fonte destas genéricas e põe alta potencia nela ela pode até ligar e funcionar, mas vai ter variações maiores de energia. Isto pode aquecer o micro das seguintes maneiras:

- Se tem variação grande é sinal que os componentes circuito de controle das tensões da fonte estão sobrecarregados, ou seja, estão trabalhando mais que deviam e com isso eles costuma ter um aqueciemento acima do normal.

- Ao usar uma tensão maior na placa mãe (coisa comum de acontecer) o mesmo vai acontecer com os componentes do circuito que regula a tensão da placa mãe, eles vão ter que trabalhar mais e a tensão a mais que é passada para eles eles vão transformar em calor dentro do micro.

Em relação ao seu problema de aquecimento...

Que gabiente está usando? 3 baias? 4 baias?

Tem alguma ventoinha atrás tirando o ar quente (é mais importante do que a da frente)?

O cooler para HD eu cheguei a conclusão que não é muito bom, tinha um e a unica coisa que ele fez direito foi encher a placa controladora do HD de poeira. Quase perdi um HD por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...