Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Agora podemos enterrar essa dúdida.....


Marcio_USB

Posts recomendados

  • Membro VIP

Matéria boa!

Mas o ponto de vista ainda não satisfaz à todos. Vejam um detalhe a mais e analisem se somente é interessante para a Concessionária de energia.

Vejam um exemplo fictício:

x .....................20metros.................................M onde:

>>>>>>>>10A corrente ativa

<<<<>>>>3A corrente reativa

O x seria o ponto de conexão do motor M, distante 20 metros dele. No cabo de alimentação estará circulando dois tipos de corrente: uma ativa e outra reativa. Vejam o esquema. C é o capacitor de correção.

Vamos agora usar a correção usando o capacitor para tal finalidade.

x .....................20metros...............................M+C <<<<3A(capacitor instalado aqui).

>>>>>>>>10A corrente ativa.

Observem que nessa nova situação, o cabo de alimentação do motor foi aliviado em 3A, que passa a ser fornecida junto à carga. Então, apesar de não ser cobrada a energia reativa, há a liberação de parte da corrente que circula pelo cabo de alimentação. Aliviando o cabo, a queda de tensão, antes presente, deixa de existir....é ai que se concentra uma das vantagens da correção do FP.

Claro que a Concessionária ganha com isso, mas a depender da qualidade da alimentação que serve ao consumidor, este também ganhará, pela melhoria geral que ocorre no sistema, desde a fonte geradora, até o ponto final, os circuitos de seu PC!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...