Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

slapt-get


Mr Burns

Posts recomendados

Estive pesquisando pela net para saber do que se tratava o apt-get do Debian e como funcionava. Alias, achei excepcional esse tipo de ideia.

Mesmo o Slackware 10 não vir com esse tipo de programa, já tem vários utilitários.

Segue um artigo no excelente Linux Hard com diversos utilitários:

Linuxhttp://linuxhard.org/publicacoes.php?acess...ao&id_texto=936

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente!!! Recomendo a todos instalarem esse slapt-get!! Muito loco!! Ele sincroniza com os servidores, baixa a lista m5dum para ver se está OK o pacote, integração total com o pkgtools e outras coisas da hora!!!

Podem pegá-lo aqui: http://www.linuxpackages.net/pkg_details.php?id=3326

E recomendo editarem o arquivo /etc/slapt-getr/slapt-getrc para incluir outros mirros... Isso mesmo!!! Suporte a mútiplos mirrors.

Eu pus aqui o maior para Slackware, o http://www.linuxpackages.net/. Nesse link vocês encotram listas de mirros no Linux Packages para sincronização: http://www.linuxpackages.net/mirrors.php.

É só editar o arquivo que disse acima, colocando, por exemplo, SOURCE=ftp://ftp4.linuxpackages.net/pub/Slackware-xx/, onde xx é a versão do seu Slack. O meu 10 fica SOURCE=ftp://ftp4.linuxpackages.net/pub/Slackware-10.0/.

Debians, vocês são f$#@ mesmo para ter esse ideia do apt-get... Muito louco!!

PS.: Sei que os Slackers mais conservadores vão odiar isso, mas se não gostam, então não instale.

Ah, assim como no apt-get, ele ajuda a resolver problemas de dependências de pacotes!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente!!! Achei uma ótima utilidade para ele: atualizar as correções de falhas do Linux. Acabei de atualizar aqui a libpng. O doido que ele achou uma velha no Slackware.com e uma nova no Linux Packages. E além disso ele já viu que eu tinha instalada uma versão. Então ele perguntou se eu queria por a versão mais nova.. DOIDO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí burns.... creio que essa é a principal razão de eu usar Debian... santo apt-get... hoje eu passei a tarde toda fora e enquanto isso deixei meu debian atualizando... já tá terminado... show de bola!!!

root@thinkpad:/# apt-get upgrade

Lendo Lista de Pacotes... Pronto

Construindo Árvore de Dependências... Pronto

Os pacotes a seguir serão mantidos em suas versões atuais :

  alsa-base alsa-utils cupsys k3b k3blibs knotes libkcal2 (...) xserver-xfree86 xterm xutils xvfb zlib1g zlib1g-dev

284 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 13 não atualizados.

É preciso fazer o download de 198MB/198MB de arquivos.

Depois de desempacotamento, 15,7MB adicionais de espaço em disco serão usados.

Quer continuar? [s/n]s

Obtendo:1 ftp://ftp.de.debian.org unstable/main cupsys-client 1.1.23-2 [91,4kB]

Obtendo:2 ftp://ftp.de.debian.org unstable/main debconf-utils 1.4.41 [33,0kB]

Obtendo:3 ftp://ftp.de.debian.org unstable/main gettext 0.14.1-7 [1555kB]

.

.

.

Obtendo:86 ftp://ftp.de.debian.org unstable/main xfree86-common 4.3.0.dfsg.1-10 [793kB]

Obtendo:87 ftp://ftp.de.debian.org unstable/main xserver-common 4.3.0.dfsg.1-10 [327kB]

Obtendo:88 ftp://ftp.de.debian.org unstable/main xserver-xfree86 4.3.0.dfsg.1-10 [5711kB]

67% [88 xserver-xfree86 5346016/5711kB 93%]                                          5064B/s 1h20m28s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh, muito legal Roger! Essa ideia de não precisar ficar procurando na net feito um desesperado pelo software, baixar, compilar, quebrar a cara com dependências... OSSO! Facilita de mais. Tipo, é bom para aprender, mas depois que já sabe como funciona acho besteira ficar perdendo tempo com isso. Ainda mais que as distribuições Linux já tem, na sua maioria, sistema de empacotamentos. Acho que eles podiam ser mais bem aproveitados...

Com slapt-get, só digito slapt --search k3b, por exemplo, e ele lista o que achou. aí é só slapt-get --show k3b para ver tudo sobre o pacote (tamanho, descrição, dependências, conflitos com seus pacotes que seu sistema pode ter com esse programa). É o que quero? slapt-get --install k3b. O resto ele faz tudo...

Tenho certeza de que, quando o Sarge ficar como estável, essa ideia de apt-get vai ser muito mais bem difundida para outras distros.

Ah, tem o slapt-get --upgrade também no Slackware!! Só que fica osso atualizar tud por discadão hahahaha :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja faz um tempo que venho me deparando com artigos sobre um tal de apt-build... ele é primo do apt-get só que mais f*dão (como diria o CyberFox)...

ao dar um apt-build tralálá <tal pacote> onde tralala é a opção de instalar... ele baixa as fontes do tal pacote e compila e instala o programa pra você...

isso mesmo, ele compila! pra você de acordo com tua arquitetura (k7, i586, i686, k6, etc e tal) que você informa em um arquivo de configuração dele...

ainda não tive tempo de testar... :cry: ... mas já ví uns 4 ou 5 rtigos sobre ele... é só procurar no google... e tb ví uma no "dicas kurumin" hoje de manhã... muito louco não?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... adoro instalar programas dos fontes... só que as vezes estou com preguiça e simplesmente não quero ter trabalho... e este slapt-get fica bem mais fácil... com um comando e sem se preocupar com as dependencias...

Mas se este apt-build for bom ai eu desando de vez e fico tranquilo aqui no meu Linux... =D... acho que vou testar este tambem... mas por enquanto estou ficando muito satisfeito com o slapt-get... pena que não consegui escontrar o qtparted por ele... sempre tenho problemas de dependencias ao instalar este programa...

R+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Roger_2@16 jan 2005, 21:36

ja faz um tempo que venho me deparando com artigos sobre um tal de apt-build... ele é primo do apt-get só que mais f*dão (como diria o CyberFox)...

ao dar um apt-build tralálá <tal pacote> onde tralala é a opção de instalar... ele baixa as fontes do tal pacote e compila e instala o programa pra você...

isso mesmo, ele compila! pra você de acordo com tua arquitetura (k7, i586, i686, k6, etc e tal) que você informa em um arquivo de configuração dele...

ainda não tive tempo de testar... :cry: ... mas já ví uns 4 ou 5 rtigos sobre ele... é só procurar no google... e tb ví uma no "dicas kurumin" hoje de manhã... muito louco não?!

Poxa!! Fino hein? Com esse o desempenho deve ser melhor dos programas, já que será compilado no meu Linux mesmo... O canal também seria que ele, além de baixar e compilar, cria-se o pacote.... Mas aí já é querer de mais hahaha! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mr Burns@17 jan 2005, 05:22

Poxa!! Fino hein? Com esse o desempenho deve ser melhor dos programas, já que será compilado no meu Linux mesmo... O canal também seria que ele, além de baixar e compilar, cria-se o pacote.... Mas aí já é querer de mais hahaha! :P

Isso e uma #####, testei esse apt-build e muito sem noção, 25% da distro não têm como compilar porque é depência do apt-build para você compilar tem que remover o binario do pacotes antes para depois compilar. Têm um topíco aqui que falei sobre detalhes disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se ele faz tudo que promete beleza, mas estou ainda estou fazscinado em instalar programas na mão afinal de conta esse é um charme das Distro . O Linux exije isso ai raciocínio e vontade de aprender ele exije dedicação talvez seja esse um dos fatores que muitos não fazem uma migração ficam recieosos em tocar o que é fácil para o que exije do usáurio.

Valeu..............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente!! Mas este tipo de instalação on line também é muito bom e, principalmente útil, já que resolve problemas de dependências. Tipo, eu instalo pacotes aqui na mão com o make da vida, instalo com pkgtool ou kpackege e também pelo slapt-get. Acho que fica mais a critério da pessoa... Mas como você disse, se quer aprender como funciona, e não ser mais um usuário, é legal fazer na mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!