Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fungo em fita VHS


Posts recomendados

Pessoal

Estou com um problema com uma fita VHS minha mesmo. Ela é muito antiga, e já fazia um bom tempo que eu não colocava-a pra rodar.

Estou querendo digitalizar o conteúdo, porém, quando eu coloco a fita para rodar, de repente o som some, a fita fita levemente + rapida e o contador do video fica parado (mesmo com a imagem ainda em movimento). Se eu paro a fita, ejeto e começo de novo tudo voltar ao normal, por alguns minutos e começa tudo de novo. Eu conversei com um tecnico em eletrônica e ele disse que pode ser fungo na fita. Como vocês fazem pra dar manutenção neste caso ?

Valeu

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha marcorr, fungo na fita voce pode tirar com um simples avanco na fita (FF) e uma voltada rapida tambem (REW), mas deve fazer isso da seguinte maneira...

Abra a parte superior do seu video, deixe-a exposta mesmo, ensira a fita VHS no seu video e não deixe ela dar o PLAY automaticamente, se ela der PLAY automaticamente aperte o botao STOP do video ou no controle remoto mesmo... Ai voce aperta o botao FF (Avancar) do controle remoto ou no video, tanto faz, ai quando ela chegar no final da fita, voce aperta o botao REW ( Retroceder) do controle ou no video mesmo... ok.

Mas tem um porém, depois que voce tiver feito isso com o video sem a parte superior ainda, voce deve tirar os FUNGOS que ficaram alocados em seu video, ok...

Assopre ou pegue aqueles aparelhos que fazem o ar Sair com muita pressao e passe-o na parte interna do seu video ate que voce tenha certeza de que sairam os FUNGOS dele, beleza...

Ai coloque novamente a parte superior do seu video no lugar, ok...

Ah! e pra lembrar, o seu video sempre vai parar a contagem no visorzinho que ele tem e continuar rodando pra frente ou pra tras a fita VHS, pois a contagem dos videos modernos, não muito antigos, so e feita quando a fita VHS tiver imagem, por exemplo...

voce tem uma fita VHS de duas horas de duracao, mas so tem uma hora gravada nela de imagens, o contador do visor do video, so vai fazer aquela contagem pelo visor dele ate onde tiver imagem que seria ate uma hora, certo! Depois que não tiver mais imagens na fita, ele para a contagem do visor, mas continua a passar a fita pra onde voce a colocar, pra frente por exemplo, entendeu ...

Bom....espero ter explicado direito...

E qualquer duvida, post ai novamente, ok!!!

Te mais...

Incosto. :-BEER:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

Valeu pelas dicas... Eu li forum sobre vhs, que o jr indicou e lá eles falam para usar alcool isopropilico, limpando a fita, enquanto ela avança, é isso ??

com o exemplo do encosto tb, fala de limpar a fita somente com o avanço...

então a limpeza é somente com a fita, a caixa deixa como esta ??

valeu

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Tenho um aparelho destes do paraguai baratinho só que ele queimou rápido demais, alguem aí conhece algum aparelho profissional de limpeza de fita que não seja estes da diplomat ou aqueles que tem que desmontar a fita, por que eu vi uma foto de um num site de uma empresa especializada em limpeza de fita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por KnightRaf@16 de março de 2006, 18:48

<_< Olá, a todos!

Quando foi limpar algumas fitas VHS :joia: , aqui em casa, elas estavam cheias de formiguinhas pequenas, dentro dela, estranho aparecer, formigas? Claro que essas fitas estavam com a caixinha, o que vocês acham? :wacko:

VHS> :chicote: formiguinhas.

Raf,

Na verdade é normal. Não sei por qual motivo as formiguinhas pequenas gostam de comer a fita, ou algum dos produtos que está superfície.

Nesse caso, tem que abrir o cartucho da fita e limpar tudo.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É interessante o que acontece quando alguém diz que tem um manual de qualquer coisa, surgem inúmeros posts pedindo o mesmo, coisa que dificulta vida de quem não pode ficar somente acessando a Web para enviar arquivos.

Minha dica é que usem o famoso software Emule, ele tem uma útil função que muitos desconhecem, é ótimo para se achar Tutorial sobre qualquer coisa, melhor que muitas bibliotecas.

Digitem a palavra Limpeza na pesquisa do software, irão se surpreender.

Para adquirirem o software é só clicar e copiar: Emule - Software P2P.

Na verdade é normal. Não sei por qual motivo as formiguinhas pequenas gostam de comer a fita, ou algum dos produtos que está superfície.

Meu amigo Pirata,

As formiguinhas se alimentam na realidade de fungos, apesar de cortarem folhas 24 horas por dia, o que elas produzem é fungo para alimentação.

Na fita VHS a comida já está pronta.

Abraços para todos.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o primeiro post acima, comigo funcionou varias vezes apenas avançando e rebobinando a fita. Se por acaso eu desse play e por fim sujasse a cabeça de impressão, eu limpava o video com aquelas fitas limpadoras que usam produtos de limpeza (normalmente alcool isopropilico). Mas nos piores casos, eu deixava um pouco a fita na luz do sol ( só um pouco pra chegar a derreter) e resolvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô Camaradas,

As grandes locadoras tem esse tipo de equipamento e até aqueles equipamentos profissionais (4 ou 5 mil dólares). Por uma cota pequena (sempre na faixa dos 10 reais) eles fazem esse serviço de limpeza de VHS.

É mais jogo do que essa parafernália toda. E olha que também tenho um rebobinador.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem rebobinadores de fitas VHS que possuem um dispositivo, um pequeno rolo com uma espécie de tecido na sua superfície que, quando a fita corre, entra em contato com a superfície da fita, limpando-a.

Pode ainda ser pingadas algumas gotas de álcool isopropílico neste rolo para que sua capacidade de limpeza seja aumentada.

Eu tenho um desses que comprei no paraguay faz uns 10 anos, quando a fita está muito suja eu passo ela umas 2 vezes, ela fica boa, a não ser que a qualidade da fita tenha sido estragada em relação ao substrato magnético, aí não tem muito o que fazer.

Dicas para não pegar fungo nas fitas, deixe em um lugar seco, que não pegue pó, tipo uma caixa com sílica gel para absorver a umidade, fungos gostam de umidade e escuridão para se desenvolver.

Quanto a limpar o cabeçote do vídeo caso tenha sujado, tem fitas de limpeza que na realidade são uma tira de tecido onde você pinga álcool isopropílico e ela passa como se fosse uma fita, limpando o cabeçote. Jamais use outro álcool, como o de farmácia, porque ele contém um pouco de água em sua composição.

Existem também uns sprays para limpeza de contatos elétricos que é feito de solventes que evaporam e não deixam resíduo. Testei um desses faz alguns dias para limpar o cabeçote de meu video e não estragou, a vantagem é que nada entra em contato com as cabeças, tipo a fita de limpeza que faz atrito e pode danificar depois de algum tempo. Não testei este spray de solvente nas fitas, pois pode conter algum componente que dissolva o plástico mas vou fazer um teste uma hora destas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • mês depois...
  • 1 ano depois...

[caro amigo estou precisando do manual de limpeza de vhs se pode me made por email obrigado.

eu estou com dificudades de limpar minhas fitas vhs poque não é só o mofo branco é tambem um resido dos fugos que fica grudado na pelicula da vhs e suja a cabeça de vídeo estou querendo saber com que produto eu posso limpar sem danificar as fitas caso augem saiba me envie. [email protected] eu agradeço :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...