Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A Placa Mãe P5GDC Deluxe possui 24 pinos


valmir_jr

Posts recomendados

Olha eu aqui outra vez

Estou com problema, acabei de montar a minha máquina e nem o led da placa mãe liga, a fonte foi comprada recentemente

Quando chegou a placa mãe aqui comecei a montar a máquina e notei que a pinagem era de 24 pinos e minha fonte possui apenas 20 pinos, bom, coloquei extamente no meio e tentei ligar o PC, nem o LED da placa mãe acendeu e nem rodou o cooler da fonte

O que pode estar acontecendo de errado? Essa fonte suporta essa placa mãe? Suporta as minhas configurações abaixo citadas?

Placa Mãe: Asus P5GDC Deluxe

Processador: Intel LGA775 Pentium 4 2.8Ghz 1MB L2 Cache

Placa de Vídeo: PCIEXP. 256 MB GF6600 Prolink TV\DVI

1 GB Memória DDR 400Mhz

1 Controladora RocketRaid 100 Dual-Channel

DVD-RW LG 4160

1 HD 80GB IDE ATA Seagate 7200 RPM 8MB Buffer

1 HD 120GB IDE ATA Maxtor 7200 RPM 8MB Buffer

2 HD 200GB IDE ATA Seagate 7200 RPM 8MB Buffer

1 HD 40GB IDE ATA Western 5400 RPM

1 HD 20GB IDE ATA Quantum 5400 RPM

Fonte Thermaltake W0008R 420W + Active PFC + Dual Fan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Suponha que a pinagem de um conector 24 pinos da placa seja assim(só exemplo):

1 - 12V entrada

2 - 5V entrada

3 - 3.3V etc entrada

Suponha agora que ao ligar um conector atx 20 pinos no encaixe de 24 da placa, os pinos que se ligaram não seguiram as voltagens corretas. Por exemplo.

No pino onde deveria entrar 3.3V, o correspondente pino conectado a ele foi de 12V ou outro diferente. Se tiver sorte, talvez a fonte simplesmente não ligue e nada de mais ocorra. Mas por outro lado, pode queimar qual quer componente da placa ou a fonte ou ambos!

Espero que tenha entendido o recado..... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe adapatador de 24 p/ 20 pinos e vice versa, se fosse você comprava um desse e tentava ligar a maquina se não ligar testa a fonte em outro pc, e a MB também, qual não funcionar tá ai o problema, se for fonte se pah queimou, ai você compra outra, e se for MB ai vcteve um prejuizo do cão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Meiraneto, captei a mensagem amigo :D

Agradeço também as dicas de todos os outros membros

Estou um pouco triste apenas pelo fato de ter ligado errado a fonte e talvez pode ter minha placa mãe ou algum outro componente

Bom, quando eu liguei a fonte, nem o cooler dela chegou a rodar, a máquina estava aberta e fiquei atento a qualquer anormalidade possível

Gosataria de saber se é possível eu ligar a Fonte Thermaltake W0008R 420W + Active PFC + Dual Fan nos 24 pinos da minha nova placa-mãe? se eu colocar no local certo ela funcionará?

Procurei o adaptador de 20 para 24 pinos e não achei em grande parte do mundo, apenas em um loja em portugal está disponível, a ThermalTake do Brasil ainda não têm o adaptador em nehum distribuidor, pelo menos foi o que consegui encontrar

A fonte que uso é uma Fonte Thermaltake W0008R 420W + Active PFC + Dual Fan, bom, aqui está o esquema de energia da minha placa mãe no link do manual da placa mãe

EATXRWR Asus P5GDC

+3 Volts - * * - Ground

+12 Volts - * * - +5 Volts

+12 Volts - * * - +5 Volts

+5V Standby - * * - +5 Volts

Power OK - * * - -5 Volts

Ground - * * - Ground

+5 Volts - * * - Ground

Ground - * * - Ground

+5 Volts - * * - PSON#

Ground - * * - Ground

+3 Volts - * * - -12 Volts

+3 Volts - * * - +3 Volts

http://www.asus.com.tw/pub/ASUS/mb/socket7...e1758_p5gdc.pdf

A pergunta: É possível ligar uma fonte de 20 pinos no esquema acima?

Bom caso não funcione, será que essa fonte suportaria as minhas configurações?

Fonte Master RS-450W 24Pin* Game

Especificações mais detalhadas da fonte no link abaixo

http://www.navenet.com/detalhes.asp?str=F&idProduto=75214

Abraços

JR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentei achar uma figura para mostrarmos as diferenças, mas deixemos isso de lado.

Como podemos ver, não há valores de voltagens no conector 24 pinos, que não existam numa fonte 20 pinos. Portanto, pode-se adaptar a fonte de 20 pinos para trabalhar como 24 pinos! Como? Simples. Retira-se um conector 24 pinos de outra fonte barata(claro) e faz-se o implante dos fios nas posições corretas, um a um. A fonte terá de ser aberta e os cabos serão implantados nas correspondentes posições.

Resumindo.

A linha de 12V da maioria das fontes é uma só. Então, se precisar de mais saídas do que estão disponíveis, basta soldar o cabo na placa da fonte, junto aos demais cabos de 12V. Para as demais linhas e para o terra(COM), usa-se o mesmo raciocínio.

Essa solução só teria lógica, claro, se o usuário prentender usar a fonte de 20 pinos como uma de 24 pinos, por ele ser de melhor qualidade que a outra de 24 pinos, que será usada somente para fornecer os cabos e o conector.

No caso de usar essa fonte de 24 pinos, creio que suportaria sem problemas. Pareceu-me muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, sai pesquisando a fundo na internet para tentar achar o adaptador da fonte de 20 pinos para 24 pinos

Acabei encontrado esse adaptador, gostaria de saber se serviria para a uso

Segue e foto no link

http://www.mercadolivre.com.br/org-img/ori...468827_2584.jpg

e as especificações estão aqui (que são quase nenhuma)

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=24468827

o enunciado do produto é: Adaptador Fonte ATX 10P Femea por 24P Macho Placa Server

a questão é: Será que com essa peça, seria possível até que enfim ligar uma placa mãe com 24 pinos de energia?

JR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, voltando ao assunto adaptador de 20 para 24 pinos

Tenho um questão interessante!!!

Hoje entrei em contato com um representante da Thermaltake e ele me disse que é possível ligar a Fonte Thermaltake W0008R 420W + Active PFC + Dual Fan - detalhes completos da fonte no link - http://www.thermaltake.com.br/index.php?me...utos&produto=29 nas placas mãe com 24 pinos

Segundo ele esses 4 pinos adicionais são para futuras comodidades que surgirão nessas novas placas, geramente associados a áudio ou vídeo ou algum recurso adicional da placa que exigirá um consumo bem maior de enrgia que as tradicionais placas

Para quem têm uma fonte com 20 pinos, é possível ligar essa fonte na pinagem de uma placa mãe que usa 24 pinos de alimentação?

Se é possível, que posição teria que ficar os pinos da fonte com 20 em relação a fonte de 24? sobrarão 4, mas eles não podem ser ligados no meio, seguindo o esquema abaixo onde esses 20 pinos irão fazer funcionar a máquina?

+3 Volts - * * - Ground

+12 Volts - * * - +5 Volts

+12 Volts - * * - +5 Volts

+5V Standby - * * - +5 Volts

Power OK - * * - -5 Volts

Ground - * * - Ground

+5 Volts - * * - Ground

Ground - * * - Ground

+5 Volts - * * - PSON#

Ground - * * - Ground

+3 Volts - * * - -12 Volts

+3 Volts - * * - +3 Volts

Superior ou inferior?

Abraços

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O superior ou inferior depende da placa mãe, da posição do conector...

Mas se você prestar atenção na foto http://www.mercadolivre.com.br/org-img/ori...468827_2584.jpg e nos dados que você passou abaixo dá para descobrir...

Pela informação que você passou a parte que estaria SEM o conector da fonte é

+3 Volts - * * - Ground

+12 Volts - * * - +5 Volts

Mas tem que olhar o lado certo que você vai ligar...

Para te ajudar um pouco a ligar:

O Fio amarelo é 12V,

O Vermelho é 5V,

O laranja é 3V,

O preto é terra (GND).

No momento que você ligou a placa com o conector no meio você colocou em curto pelo menos a linha de 12V com a linha 5VSB (sorte da fonte estar desligada, a 12V tava em zero) e como a linha que liga a fonte estava ligado no terra acredito que o seu micro tenha sobrevivido, somente a linha de 12V que estava sendo alimentado por 5V...

Mas se a fonte tivesse ligado pelo menos a placa mãe e a fonte tinham ido pro espaço, e sem direito a garantia...

Acho que você teve sorte, se queimou alguma coisa pode ter sido a fonte (a linha 5VSB, a unica que estava ligada) mas posivelmente sobreviveu.

Ps.: Se não sabe como ligar então não liga. Contrate um tecnico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carvalhoso e todos os outros membros que aqui postaram

Obrigado pela grande dica, funcionou perfeitamente, aogra é bem simples ligar uma fonte de 20 pinos em uma de 24 pinos.

Quando liguei estava preparado para ver algo queimado ou algo assim ,mas não tinha, apareceu a a primeira tela e tudo mais

Está aparecendo um outro problema, a máquina fica ligada até começar a carregar a controladora IDE onboard, e quando tento entrar na bios a máquina simplesmente desliga e só apertando o power novamente para ligá-la. Tentei rodar sem entrar na BIOS e ela desliga do mesmo jeito

Alguma ideia do que pode acontecer para a máquina simplesmente desligar após um tempo? (10 a 30 segundos mais ou menos)

Tentei ligar com todos os HDs, aconteceu o problema, removi todos os HDS e fiquei apenas com o HD de sistema e mais o DVD LG, aconteceu o problema, removi a fonte e coloquei um genérica para tentar ligar a máquina e nem ligou, verifiquei as memórias e estão bem encaixadas e na primeira tela reconhece 1GB de memória que possuo, portanto acho que estão boas, o clock do processador está mostrando exatamente o 2.8 que possuo

Verifiquei toda a instalação elétrica da rede elétrica onde está o computador e coloquei um no-break novo

Será que a fonte que tenho - Thermaltake W0008R 420W + Active PFC + Dual Fan - detalhes completos da fonte no link - http://www.thermaltake.com.br/index.php?me...utos&produto=29 - não guenta nem ligar a máquina?

O que poderia acarretar esse tipo de problema? Ligar e após um tempo desligar?

Existe solução?

Abraços

JR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genial Carvalhoso

Falou e disse!!!

O processador estava frouxo, bastou apertar e pronto, funcionou, sei que esse tópico de processador deve ser postado no tópico processadores, peço desculpa por estar postando aqui a réplica aos moderadores.

Bom estou profundamente agradecido por ter obtido êxito na ligação da fonte seguindo a pinagem correta, a fonte que possuo guenta tranquilamente 7HDs + as minhas configurações sem aquecer muito. Agora sei que é possível ligar uma fonte de 20 pinos em uma placa-mãe de 24 pinos

Demorei para postar porque a máquina está ligada desde que o Carvalhoso postou a última mensagem e deu por fim a todos os problemas que eu estava tendo.

Agradeço a todos que aqui contribuiram para esse excelente fórum

Espero poder estar sempre de olho aqui no fórum e tentando ajudar na medida do possível com o curto conhecimento que tenho

Grande Abraço

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por valmir_jr@19 jan 2005, 15:51

Genial Carvalhoso

Falou e disse!!!

O processador estava frouxo, bastou apertar e pronto, funcionou, sei que esse tópico de processador deve ser postado no tópico processadores, peço desculpa por estar postando aqui a réplica aos moderadores.

Bom estou profundamente agradecido por ter obtido êxito na ligação da fonte seguindo a pinagem correta, a fonte que possuo guenta tranquilamente 7HDs + as minhas configurações sem aquecer muito. Agora sei que é possível ligar uma fonte de 20 pinos em uma placa-mãe de 24 pinos

Demorei para postar porque a máquina está ligada desde que o Carvalhoso postou a última mensagem e deu por fim a todos os problemas que eu estava tendo.

Agradeço a todos que aqui contribuiram para esse excelente fórum

Espero poder estar sempre de olho aqui no fórum e tentando ajudar na medida do possível com o curto conhecimento que tenho

Grande Abraço

Junior

hahaha... coitado desse computador! :D Bom, já que seu computador usa um processador que esquenta bastante, use a pasta térmica ArticSilver5 e um bom cooler! Muito boa sua configuração.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membro VIP

Não sou o valmir_jr mas posso responder como foi a ligação...

Foi sem adaptador, colocando o conector da fonte em uma das extremidades do conector da placa mãe e deixando 4 pinos do conector da placa mãe sem nada.

Em algumas placas isso vai funcionar sem problemas, mas tem placas que será necessário utilizar o adaptador para 24 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carvalhoso e Rafaelm_

Bom, conforme postado aqui, a placa-mãe realmente funcionou legal por um curto tempo, mas começou a apresentar problemas devido a falta de correta alimentação ou sinceramente não tenho uma explicação correta para o fato (pelo menos da minha parte)

Frequentemente a máquina se tornava instável e simplesmente travava ou desligava, acabei conseguindo o adaptador que veio junto com uma fonte da thermaltake que comprei e foi só alegria....a máquina realmente é boa mesmo

Agora está rodando tudo beleza

Valeu

Abraços

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valmir jr.

li todos as mensagens aqui e fico feliz que você, depois de muita luta e paciencia, resolveu tudo. Acredito que essa experiencia fará você crescer em muito, não é?

algumas coisa queria colocar aqui como um pequeno complemento. me estranha uma fonte desse porte ter um conector de 20 pinos apenas. ontem instalei uma fonte purepower 430W da Thermaltake na maquina de um cliente, vindo com 24 pinos, ou melhor 20+4 pinos pois os 4 adicionais podem ser removidos caso haja a necessidade de uma conexão com uma placa de 20 pinos somente.

A minha outra colocação está diante da grande dificuldade de adaptação desse conector de 20 pinos em um padrão de 24 pinagens. Veja só, como teste, usei uma outra fonte também de 20 pinos numa placa de 24 e só nesse momento percebi que estava lhe dando com uma placa de 24 pinos. Logo peguei o manual e me inteirei da situação. Comparei as pinagens da outra fonte de 20+4 pinos e percebi que os 4 pinos adicionais se moviam. Logo me perguntei, se a de 24 pode ser adaptada em uma de 20 pinos, porque não haveria a possibilidade do contrário? Não pensei duas vezes! Olhei a posição dos pinos, fazendo as combinações necessarias dos formatos quadrados, arredondados dos contatos e pimba!! encaixado e ligado.

Então eu pergunto: existiu mesmo o encaixe desse conector de vinte pinos de forma errada, ou o problema logo apos isso era do processador que você relatou mais tarde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estou tendo o mesmo problema na montagem da minha máquina, minha fonte é genérica 20 pinos e minha placa-mãe é uma Asus P4v800D-X que pede 24 pinos.

Lendo este tópico pensei em ligar direto, mas observei que ( pelo menos na minha fonte) há uma diferença entre a tensão da Fonte 3,3V , para o que a placa mãe requer 3,0V.

Será que esta diferença de tensão não causará danos à minha placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para quem não quer usar um adaptador de 20 para 24 pinos, pode fazer uso de um conector de 4 pinos atx P4. Nesse caso, pode-se implantar os cabos amarelos, mas com voltagens que não combinariam com a cor! Ou seja, solda-se um cabo amarelo na L5V, um amarelo na L3.3V, etc. As cores estarão trocadas, mas a tensão será a correta!

Para quem é mais teimoso e tem jeito pra coisa, pode desmontar o conector de 4 pinos e remontar com os cabos nas cores corretas, implantando em seguida na placa da fonte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estou com um problema igual aqui e pelo que andei lendo no fórum as opiniões sobre o assunto estão bem divididas: uns acham que o adaptador é desnecessário e outros acham que é fundamental.

Eu acho que a resposta é uma só: depende da sua fonte e da sua configuração.

Algumas pessoas terão problemas usando uma fonte de 20 pinos numa placa-mãe de 24 pinos e outras não.

Mas me parece correto afirmar que usando todos os 24 pinos a fonte é menos exigida. Posso afirmar isso porque o manual da minha placa-mãe (ASUS P5SD2-X) diz que apesar dela ser 24 pinos poderá ser usada com fonte de 20 pinos, desde q ela tenha no mínimo 15A no +12v. Essa exigência não existe no caso de uso dos 24 pinos.

Então, seria correto afirmar que o menos arriscado é sim usar todos os 24 pinos da sua placa-mãe, ou com o adaptador ou com fontes que já vem com 24 pinos! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...