Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o formato pra dvd?


Visitante

Posts recomendados

Para se ter uma boa qualidade de som no DVD, qual seria o formato adequado? Ouvi dizer q era o 5.1, mas será q o 7.1 não é melhor? Outra dúvida: O DVD-ROM avulso vem com placa decodificadora? Enfim, o q eu preciso prara aproveitar bem o sisteme DVD no meu  PC?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte amiguinho... Primeiro, sobre o som:

O sistema 5.1 pode ser codificado em Dolby Digital (mais usado atualmente) ou DTS (melhor qualidade, porém imperceptivel, dizem...).

Existem sistemas chamados DD (Dolby Digital) EX e DTS EX, que são codificados em 6.1 canais... Ou seja, um canal traseiro a mais que o ouvinte tem para uma melhor distribuição espacial do som. O sistema de 7.1 canais, podemos dizer, é a mesma coisa que o 6.1 canais, porém, ao invés de UMA caixa traseira, o ouvinte coloca DUAS caixas. Mas o som que sai nessas duas caixas são IDENTICOS, ou seja, é apenas UM canal de som que sai para as duas caixas. Bom, essa foi a explicação para o FORMATO de som.

Outra coisa importante: Vamos supor que voce queira assistir um filme em Dolby Digital (5.1). voce precisa de 3 coisas:

1. Um titulo em DVD que possui essa codificação de audio. Hoje em dia a maioria vem com DD 5.1. Poucos em DTS e raros em DD EX ou DTS EX. Alguns filmes antigos lançados recentemente vem no formato DD 2.0, ou seja, ESTEREO, dois canais apenas. Sendo assim, você não obtem 5.1 canais.

2. Decodificador do audio. voce precisa ter um Home Theater, ou seja, um amplificador de som, que possui um decodificador DD ou DTS ou AMBOS, e mais 6 caixas de som (lembre-se que sao 5 caixas de som + um subwoofer (o PONTO 1 de 5.1 quer dizer o subwoofer! ;)). voce pode optar por um Home Theater de 6.1 ou 7.1 tambem! Mas sao caros!

3. E por ultimo o aparelho de DVD. Se voce quer fazer tudo isso pelo computador, você precisa de um drive de DVD.

Respondendo sua outra duvida, sobre o DVD-ROM.... Atualmente, os drives de DVD-ROM não VÊM com decodificadora. Lembre-se que, a decodificadora é uma placa a parte, não é "embutida" no drive... A Creative fabricava a Dxr3, mas saiu de linha. porém, há uma similar que voce pode encontrar neste site americano www.sigmadesigns.com. Alem dessa placa decodificar o video (MPEG-2) ela decodifica DivX tambem!!!! Ela possui saída de audio digital (que voce liga no seu Home Theater) e saida de video tambem (pra você ligar na TV). porém, a imagem no monitor do PC é muito melhor (qualidade). Ah! Lembre-se que essas placas de video mais novas possuem SUPORTE a DVD, mas não sao iguais a uma decodificadora dedicada. Uma decodificadora faz muita diferenca na qualidade da imagem, ok? voce pode optar por comprar apenas o drive, e deixar que o seu processador faça o trabalho de decodificar a imagem. porém, a imagem não obtem a mesma qualidade e voce fica impossibilitado de ligar o DVD na TV. O audio, voce consegue ligar no Home Theater atraves de uma placa de som com saida digital. Qualquer duvida, pode me mandar email ou pelo icq. Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...